terça-feira, 4 de agosto de 2015

ESPÍRITO SANTO QUE REGENERA




Jo.3.3-7
Introdução:O que é regeneração?Regeneração é o ato de formar-se de novo,reconstituir-se, emendar-se,reabilitar-se,efetuar novo a organização em termos de reestruturar,isso é regeneração.

I  O ESPÍRITO SANTO CONDUZA O ARREPENDIMENTO
1-Definição(2 Co.7.10;Sl51.3-4)
·       Arrependimento por um mal cometido – Lamentar-se.
·       Desistência de algo feito ou pensado no passado.
·       Dar uma volta de 360º, voltar atrás,para corrigir o rumo – seguir no rumo certo.
Mudança de opinião
·       O verdadeiro arrependimento não poderá ocorrer sem que haja  a tristeza genuína por causa  do pecado.
·       O arrependimento quando acontece no coração, pelos pecados cometidos, leva o arrependido a salvação.
·       Os incrédulos(não salvos) quando se arrependem, são salvos, tornando-se  cristãos(seguidores de Cristo).
·       Os que se tornam cristãos,arrependem-se continuamente à fim de manterem a alegria e a graça do seu relacionamento com Deus(Jesus).
Mudança de Sentimento
·       A tristeza do mundo é um remorso que não santifica, e, como tal não produz a capacitação redentora.
·       É apenas o orgulho  ferido por ter  sido pego em pecado e da luxúria(interesse  incansável por prazeres carnais, lascívia ).
·       Esse tipo de tristeza leva somente  a culpa, à vergonha,ao desespero, à depressão e a autocomiseração(sentimento de compaixão de si mesmo), e a falta de esperança.
Mudança de comportamento
·       Verificamos na Parábola do filho Pródigo(Perdulário,esbanjador) que aquele jovem diante do caos,parou,pensou e ponderou a sua situação, tomou uma decisão,mudou de atitude,voltou a casa do pai.
·       A tarefa não foi muito fácil, temos grande dificuldade em mudar de atitude,somente uma situação bastante difícil, nos levará a considerar a situação e mudar.
·       Isto é mudança de comportamento, e dar uma volta de 360º, e voltar ao ponto de partida e retomar o rumo certo.Sozinho não conseguiremos, precisamos do auxilio do Espírito Santo.
·       O filho se humilhou diante do seu pai,pediu perdão, e se submeteu a ser apenas Servo.
·       O pai a muito tempo aguardava a volta do filho, e quando o viu chegando sua alegria foi sem medida.
·       Deus age assim com os que se voltam para Ele, é Misericordioso,Amoroso, Benigno e Salvador.  
2-Necessidade
·       A salvação é uma necessidade para todo homem(ser humano) e é universal(abrangente), pois independe da etnia(Jo.3.16).
·       A salvação começa pelo arrependimento, confissão,perdão e santificação.
·       A missão do Filho de Deus, está ligada  de maneira  inseparável do supremo amor de Deus pela humanidade (Jo.6.32, 51).
·       A humanidade ( os não salvos) está em constante rebelião contra Deus, pois suas praticas abomináveis,ao longo do tempo vem provocando a ira de Deus, como aconteceu no tempo de Noé.
·       Um dia Deus dará um basta a essa situação, fará prevalecer sua justiça, ainda estamos no tempo da graça,mas,a porta  um dia se fechará,e muitos ficarão de fora.
·       Devemos lembrar que até  mesmo os crentes que foram transformados e não são controlados pelo pecado,podem negligenciar  suas responsabilidades espirituais,desobedecendo à orientação do Espírito Santo ou cometer um ato pecaminoso(Rm 8.5; Ef.4.17).
·       Jesus fez essa menção, e fez uma ordenança  que  Eles (as 5igrejas) se arrependessem dos seus pecados(Ap.2.3-5). Lembremos que a igreja pode pecar.
3-Resultado(Mt.18.21,22)
·       Sem o arrependimento não poderá haver remissão de pecado.
·       Pedro questionou ao Senhor Jesus, quantas vezes devemos perdoar nosso irmão,pois no ensinamento dos alguns Rabinos, que orientavam seus discípulos, que uma vez  que Deus perdoava os inimigos de Israel, apenas 3vezes, era presunçoso e desnecessário  perdoar qualquer pessoa  mais de 3 vezes.(Am. 1.3,6.9.11).
·       Jesus respondeu – setenta(70) vezes(x) sete(7) – isto,é, varias vezes sem conta, e não só 490.
·       Ainda que vivamos totalmente pela misericórdia  e perdão, somos demorados para perdoar as ofensas de nossos irmãos.Há 3 pontos a considerar: 1-A maravilhosa clemência do Senhor;2-A severidade  irracional do servo para com o seu conservo;3-O senhor reprovou a crueldade do seu servo(Mt.18.23-34).
4-Resistência ao Espírito Santo
·       Resistir ao Espírito Santo, e se recusar a se arrepender do erro,isto é recusar a oferta de Deus, e continuar pecando.
·       Blasfemar contra o Espírito Santo, é atribuir a Satanás as obras  que Jesus fazia, foi por isso que Jesus disse,quem pecar contra o Espírito Santo(blasfemar) não tem perdão.
·       Os religiosos(praticas superficiais),são os que mais  resistem a voz do Espírito Santo(Mt.12.31 ; At. 7.51).
·       Homem de dura cerviz (parte  durada nuca), isto,é, rebelde que não aceita admoestação.
II  O ESPÍRITO DÁ NOVA VIDA
1-Realidade da morte(Rm3.23;Rm 5.12)
·       No começo o primeiro Adão pecou e trouxe a realidade da morte, que  nós herdamos por causa da transgressão.
·       Jesus, o segundo Adão, sem pecado, trouxe a reconciliação do homem transgressor com Deus, o Senhor.
·       A natureza de Adão tornou-se culpável e corrupta, e assim agem seus descendentes.
·       Assim todos pecamos nele, a morte é o salário do pecado.
2-Fonte da vida(At.4.12;Jo.14.6)
·       Cristo é o caminho para o Pai, que os pecadores conhecem como o Deus em forma humana, em seu sacrifício expiatório, como nosso advogado.
·       Ele é a verdade, que cumpre todas as profecias referente  ao Salvador.
·       Crendo nessa profecia, os pecadores vão Ele, que é o caminho ao encontro do Pai.
·       Ele é a vida,e por seu Espírito vivificador,aqueles que estão mortos no pecado, recebem  nova vida.
·       Ninguém que não seja vivificado por Ele, que é a vida,e ensinado por Ele, que é a verdade,poderá aproximar-se de Deus como Pai.
3-A nova vida em Cristo  
·       Nicodemos temia ou se envergonhava de ser visto com Jesus,por isso escolheu encontrar-se com  Ele a noite.
·       Jesus não deixou de receber Nicodemos por ser noite, desse modo nos aprendemos  com Jesus, os bons princípios do relacionamentos com os mais fracos.
·       Os homem ímpios, que estão mortos em seus próprios delitos, não sentem prazer nas coisas espirituais, pois são escravos de Satanás, é precisam de libertação.
·       (a)-Os crentes podem ser repreendidos pelo Senhor, mas não serão condenados com o mundo,pois sua união com Cristo por meio da fé, os manterão seguros(Rm 8.1).
·       (b)- Todos pecaram, todos se fizeram culpáveis diante de Deus,e sendo transgressores da lei, estando de baixo da lei, ficando debaixo da maldição.
·       ( c)-O que vencer  será vestido  com as vestes  brancas(pureza),a pureza da graça,e será recompensado com a pureza da glorificação.
·       (d)-A humanidade está dividida em duas categorias:Os que pertencem a Deus, e os que pertencem ao maligno.
·       (e) – O Espírito Santo é chamado de “os sete espíritos”, o perfeito Espírito  de Deus,em que há diversidade de dons e operações(Ap1.8).
·       (f)-.A esperança  da ressurreição em gloria deve guardar os cristãos de desonrarem seus  corpos com luxúria carnais.Se  a alma  se une  a Cristo por fé, torna-se membro do seu corpo espiritual(I Co.6.19).
·       (g)- Todos os filhos de Deus são nascidos de novo, este novo nascimento(espiritual) acontece por meio da Palavra de Deus, e pelo Espírito de Deus(Jo.1.12)
III O ESPÍRITO SANTIFICA
1-Santificação
·       Deus mostra seu aborrecimento pelo pecado através do sacrifício e sofrimento do seu Filho,para que o crente seja perdoado e justificado.
·       A santificação é um processo ao longo da vida do crente, e a medida que o crente  se envolve  com a oração,jejum e meditação da Palavra de Deus e aplicação em sua vida diária, ele adquiri santificação.


2-Propósito
·       É nos justificar pelo sangue  de Jesus, por ele somos considerados justos diante de Deus, como se nunca tivéssemos cometido pecado.
·       Somos diariamente lavados pela Palavra quando meditamos nela,ela nos lava a  mente,vontade,sentimentos,emoções,consciência,e como se tomássemos banho nos lavando de toda sujeira, tirando as imperfeições.
·       Então adquirimos o “bom cheiro Cristo” que é agradável  as pessoas em redor de nós.
·       Somos admoestados pelo Espírito Santo a crescer e amadurecer na Palavra(I Pe.2.1-3).
·       A nos assemelharmos a Cristo(I Jo 3.9), deixar(despojar) do velho homem, e nos revestir do Novo Homem, é uma obra  progressiva do Espírito Santo em nossas vidas(Rm 8.5-16;Gl 5.16;Ef.4.20).
IV O ESPÍRITO INTEGRA NA FAMÍLIA DE DEUS
1-O espírito de adoção
·       Somos recebido na família de Deus como”filhos adotivos”,ficando com os mesmos direitos do filho legitimo(Rm 8.15-17).
·       O filho primogênito  é o herdeiro entre os homens, e todos os filhos de Deus terão a herança dos primogênitos.
2-O herdeiro de Deus
·       No sistema romano, somente na idade adulta,a criança poderia tomar posse da sua herança.
·       Nos recebemos uma posição honrosa na família de Deus, e precisamos nos manter merecedor dessa honraria.
·       Paulo faz seria admoestação ao Gálatas pela maneira como estavam vivendo, pois agiam como criança, ao se submeterem ao jugo da lei(Gl 4.6,7).
·       Os gálatas receberam o Espírito de Adoção, e queriam  a se submeter novamente ao espírito de escravidão(jugo).
·       Que o temperamento(temperança) e a conduta  dos filhos demonstre para sempre  a nossa adoção, e  que o Espírito Santo testifique  com o nosso espírito de que somos filhos e herdeiro de Deus.
3-Intimidade com o Pai
·       Precisamos acreditar que de fato somos filho de Deus,e como tal somos de herdeiros como Jesus é.
·       Precisamos cada vez mais ter uma intimidade com Deus, estamos sempre nos relacionando com Ele, como Pai amoroso, e a Jesus como nosso irmão mais velho, porém amoroso também.
·       É preciso abrir  nosso entendimento, a respeito das coisas espirituais, e não confundir com as matérias. Céu é céu e terra é terra.
4-A plenitude dos direitos  
·       Apesar de desfrutar os direitos de filhos de Deus, ainda assim aguardamos a completa realização da promessa, quando teremos o privilegio de recebermos o nosso corpo glorificado.
·       Então estaremos na presença de Deus, junto a Jesus, nosso Salvador.
·       Que maravilho ao contemplarmos o rosto maravilhoso de Jesus, sentir sua mão, ouvir sua voz suave e meiga.
·       Estamos no céu junto aos anjos glorificando e louvando ao Senhor.
·       ENTÃO DIREMOS SEM VACILAR, COMO FORMO  TU ÉS SENHOR.

Pr. Carlos Borges(CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário