sábado, 12 de setembro de 2015

O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO



At. 2.1-5
Introdução: O Batismo no Espírito é uma promessa confortadora para nós cristãos que vivemos num mundo tão conturbado. Todos nós devemos buscar esse batismo “de fogo” através da manifestação, pois somente cheios da plenitude do Espírito Santo é que podemos vencer as provações e tentações que nos rodeiam. Da mesma forma que o batismo com água é um sinal visível de arrependimento e salvação da pessoa, o batismo no Espírito é também um sinal de que aquele que já se arrependeu e foi salvo, permanece em Cristo santificando sua vida e recebe poder para testemunhar. O batismo com o Espírito de Deus é visível através dos frutos que o cristão produz. Isso é ser cheio do Espírito Santo.

I IMPORTÂNCIA
1-Prometido por Deus
·       Buscar o Espírito Santo: “quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem” Lucas 11.13. Receber o poder do Espírito Santo é algo que deve ser almejado e buscado por todos os cristãos, sendo indispensável ao testemunho da fé, ter o coração aquecido por Deus para a missão.
·       Todo aquele que confessa a Jesus Cristo como Senhor de sua vida tem o Espírito Santo (I João 4.2,3).
·       O homem ou a mulher, ao crer na justificação de seus pecados através do sangue de Jesus Cristo, tem uma experiência pessoal com o Trino Deus, recebendo então o Espírito Santo em sua vida. Na caminhada de fé, ao se santificar, a pessoa pode receber uma nova experiência, sendo cheio/a do Espírito como uma força capacitadora para testemunhar (Atos 1.8).
·       Mais importante do que os fatores externos tão enfatizados em relação ao batismo com, ou no, ou do Espírito é a realidade interior, ou seja, o que importa é o que acontece, o que muda na vida da pessoa que é cheia do Espírito Santo.
·       Embora Jesus tenha dito que “estes sinais seguirão os que creem” (Marcos 16.17), infelizmente é comum se ver o contrário: os que creem seguir os sinais, copiando o que os outros fazem. Isso não é crer para ver e sim ver para crer. Também não é fé, é misticismo.

2-Ordenado para os discípulos
·       "E Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco" (João 14:16). Muitos escritores do Antigo Testamento prometeram um derramamento do Espírito (Joel 2:28, 29). João Batista – o precursor de Jesus – anunciou às multidões que aquele que viria depois dele, o Messias, batizaria os arrependidos com o Espírito Santo e com fogo. 
·       Mas os discípulos de Jesus não viam a necessidade do Espírito durante Seu ministério. Jesus estava perto deles. Por que precisariam de outro Consolador? É evidente que Jesus não estaria perto para sempre, pelo menos em carne. O plano de salvação pedia que Ele partisse, a fim de ministrar os méritos de Sua expiação no santuário do alto, antes de voltar e buscar os que comprou com Seu sangue. 
·       Assim, Ele prometeu enviar-lhes Seu Espírito. O Espírito seria seu guia e consolador, visto que eles não poderiam seguir o Mestre amado aonde Ele estava para ir em breve. 
·        O Consolador vindouro deveria ser companheiro constante dos discípulos. Ele os sustentaria e confortaria em suas perdas, além de compensar a partida do seu Amigo. Mas, a promessa do Espírito não foi só para eles, mas para nós, também. 
·       Assim, é claro por estes textos que, qualquer que seja a obra do Espírito, esta inclui o processo de santificação, mudança de hábitos, de ações e de palavras. Mais importante ainda, também inclui mudança de coração


3-Mandamento para a Igreja
·       O batismo com o Espírito Santo é uma promessa para todo aquele que crê e que faz parte da Igreja. É um revestimento de poder, que visa capacitar o cristão a testemunhar sobre Cristo e realizar a obra de Deus no poder e na virtude do Espírito (Atos 1.8). Mas para receber este batismo é preciso crer e buscar, como ¬ zeram os primeiros cristãos, que permaneceram em oração (Atos 2.1-4), aguardando o cumprimento da promessa de Jesus em Atos 1.4,5.
·       É possível a igreja hoje ser revestida com o poder do Espírito Santo? É possível sermos revigorados pelo poder do alto? É possível sermos tomados de uma profunda convicção de pecado e uma intensa sede de Deus?
·       Ao longo da história, várias vezes, Deus visitou o seu povo: a igreja primitiva, Valdenses, Reforma Morávios, Puritanos, Missões, Avivamentos.
·       Vamos observar algumas verdades importantes do texto em apreço: A igreja estava com as portas fechadas, com medo dos judeus. Jesus estava ausente. Os discípulos estavam em crise. Hoje estamos também assim: cheios de tensões, fechados, com medo, acovardados. Precisamos, também, de experimentar o derramamento do Espírito Santo.
·       O derramamento do Espírito é uma promessa do Pai – 1:4. O profeta Joel já havia profetizado: “E acontecerá depois que derramarei do meu Espírito sobre toda carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões; até sobre os servos e sobre as servas derramarei o meu Espírito naqueles dias” (Jl 2:28, 29).
·       Hoje, temos ânimo para começar uma reunião de oração, mas não temos fibra para continuar. É fácil ter entusiasmo quando as circunstâncias são favoráveis. Mas Deus busca em nós persistência.

II NATUREZA
1-Distinto da Salvação
·       “Ouvindo os apóstolos, que estavam em Jerusalém, que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram-lhe Pedro e João; os quais, descendo para lá, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo; porquanto não havia ainda descido sobre nenhum deles, mas somente havia sido batizado em o nome do Senhor Jesus. Então, lhes impunham as mãos, e recebiam estes o Espírito Santo.” Atos 8:14-17.
·       Na situação acima, veja que primeiramente foram batizados nas águas, nasceram da água, e posteriormente, foram batizados com o Espírito Santo, nasceram do Espírito, foram regenerados e passaram a ser nova criatura.
·       Agora veja a situação em que primeiramente foram batizados com o Espírito Santo, e depois batizados nas águas. 
·       “Ainda Pedro falava estas coisas quando caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. E os fiéis que eram da circuncisão, que vieram com Pedro, admiraram-se, porque também sobre os gentios foi derramado o dom do Espírito Santo; pois os ouviam falando em línguas e engrandecendo a Deus. Então, perguntou Pedro: Porventura, pode alguém recusar a água, para que não sejam batizados estes que, assim como nós, receberam o Espírito Santo? E ordenou que fossem batizados em nome de Jesus Cristo. Então, lhe pediram que permanecesse com eles por alguns dias.” Atos 10: 44-48.
2- Revestimentos de Poder
·       Ao aceitar o Senhor Jesus como único e suficiente salvador, o crente é transformado de pessoa natural à pessoa espiritual, de filho do mundo a filho de Deus, gerado não na carne, mas no Espírito. João 1.12-13.
·       A frequência nos cultos, à oitiva da palavra de Deus e a seguir o batismo nas águas lhe garantem a limpeza de suas vestes espirituais João 15.3; 13.10.
·       O crente assim esta vestido com vestes espirituais, tendo sua salvação garantida se permanecerem na Igreja que é o corpo de Cristo, com a garantia que as portas do inferno não prevalecerão contra ela Mt. 16.18. Glória a Deus, aleluia!
·       O revestimento do poder do Espírito é necessário a Igreja para fazer as obras de Deus At.1.8. Jesus disse: Mas recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda Judeia, Samaria e até os confins da terra.
·       A Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo é poderosa, e as portas do inferno não podem prevalecer contra ela em sua ação missionária, mas precisa do revestimento do Espírito, para que através do amor possa liberar perdão, derrubando as barreiras do preconceito e o muro das inimizades entre as nações e assim dar o testemunho da verdade, anunciando o Evangelho em toda a terra.

3-Batismo no Espírito Santo
·       Muito emocionalismo se tem visto ao falar de batismo no Espírito Santo, porém vemos que uma experiência com Deus pode conduzir a uma emoção, mas uma emoção nem sempre conduz a uma experiência com Deus. É preciso ter muito cuidado com isso.
·       Infelizmente, com relação a algumas pessoas que enfatizam o batismo espiritual, o que tem marcado sua experiência não são os frutos e sim um anseio por “adivinhar” o futuro. Necessitamos ser cautelosos para não confundir o ego, os pensamentos, emoções e vontades com a ação do Espírito Santo.
·       Outra triste marca deixada por enganos são os modismos que têm estabelecido padrões extra bíblicos para as igrejas, dando rótulos como: avivados, renovados, pentecostais, tradicionais, frios, quentes, etc., com cultos shows que embora revestidos de alegria não conduzem ao arrependimento de pecados.
·       Isso tem causado divisão no corpo de Cristo e confundido o mundo acerca do cristianismo, atrapalhando o testemunho da Igreja.

II PROPÓSITOS
1-Testemunhar de Cristo
·       Jesus nos comissionou para sermos suas testemunhas (Jo 15.27; At 1.8).
A palavra “Testemunha” é de uso corrente nos tribunais, onde designa a declaração que uma testemunha presta a autoridades a fim de esclarecer fatos do seu conhecimento.
·       Cada crente deve testemunhar de Cristo. Testemunhar é falar do que Cristo fez por nós e pregar Sua mensagem (At 10.39-42). Também é dar o exemplo de uma vida cristã. É mostrar ao mundo que fomos transformados por Cristo. É a genuína expressão do Evangelho do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo na vida do crente.
·       Jesus mandou aos que foram alcançados por Sua graça, que dessem testemunho do que ele fez (Mt 8.4; Mc 5.19; Lc 9.60). Vemos na Bíblia, muitos novos convertidos testemunhando (Jo 1.40-42; 4.28-30 39-42). O Senhor ordenou à Sua igreja que anunciasse o evangelho (Mt 28,19,20).
2- Vencer as Adversidades
·       O abatimento de espírito pode ser chamado também se sentimento de autocomiseração, ou depressão. Uma pessoa que, em meio à adversidade, se deprime, tem maior dificuldade para vencer e sair da adversidade.
·       O leproso não admitiu a lepra como sendo sua. Ele estava leproso no corpo, mas sua saúde mental e espiritual não foi afetada.
·       Para não deixar-se abater, diante da adversidade, é preciso nutrir sempre o coração com boas doses de alegria. Assim, quando vier o dia mal, seu coração terá reservas, o suficiente para aceitar a adversidade e passar por ela sem abatimento - Pv 17:22.

3-Operar Prodígio
·       O fato de uma igreja mostrar o acontecimento de milagres em seu templo prova que ela é uma igreja verdadeira e que seus líderes são verdadeiros servos de Deus.
·       A igreja verdadeira é apoiada na Palavra. Sendo assim, os cultos são centralizados e apoiados na exposição da Palavra de Deus e na pessoa de Jesus Cristo, que é o centro da Bíblia, e não em milagres ou qualquer outro sinal visível de poder.
·       Questionamento que devemos levantar com relação à igreja: Igreja prega corretamente a Bíblia? Tem tempo suficiente em seus cultos para a exposição da Palavra? Prega heresias como a teologia da prosperidade e o culto aos milagres? Prega doutrinas estranhas que não se enquadram no que a Bíblia diz? Tem ênfase em Jesus Cristo ou nos sinais que fazem seus líderes?.

4-Comunicação sobrenatural
·       Devemos confiar em Deus de todo o nosso coração, crer no sobrenatural. Às vezes pode parecer simples, você pode até dizer: “Ah, é fácil crer no sobrenatural! Eu creio, pois sinto que vai acontecer.” Mas não é assim. Crer no sobrenatural de Deus não é sentir que algo vai acontecer, pois posso sentir que algo vai acontecer e não acontece.
·       Agora, quando cremos no sobrenatural de Deus, em algo que Deus vai fazer acontecer, acontece, porque depende dele e não de nós. Deus não mente, Ele é fiel.
·       É preciso crer verdadeiramente, trazer à existência as coisas que não existem.

IV RECEBENDO O BATISMO
1-Ser Salvo em Jesus Cristo
·       Fica claro então que para ser salvo basta crer em Jesus, contudo há muitas confusões quanto ao que é crer em Jesus, pois muitos confundem crer com acreditar e não é isso que a Bíblia defende.
·       Outro erro comum é imaginar que não precisamos fazer nada, pois o ato de crer não nos impõe nenhuma responsabilidade. Este também não é o padrão bíblico para quem exerce sua fé em Jesus Cristo.
·       Portanto, crer em Jesus não é um gesto da boca para fora, implica em mudança de vida e total submissão à palavra de Deus, só assim poderemos afirmar que cremos em Jesus e verdadeiramente seremos salvos.

2-Obedecer a Deus
·       É impossível uma pessoa servir honestamente a Deus se o seu coração não obedece a Ele. Não importa quão ativo somos em atividades religiosas, o que importa é quão OBEDIENTES somos a Ele, porque é a nossa obediência e a quem nós obedecemos que determinam a quem servimos na realidade. Como Tiago 4:7-8 nós diz: “Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos para Deus, e ele se chegará para vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de espírito vacilante, purificai os corações.”.
·       Precisamos chegar perto de Deus para que Ele chegue perto de nós. Não O podemos servir à distância, sem O conhecer. Só podemos servir àquele a quem obedecemos e a quem nos submetemos (Filipenses 2:5-11).

3-Crer e Pedir o Batismo
·       A palavra batismo carrega muitos significados, um deles é limpar totalmente os pecados, e outro é unir. Assim, devemos entender que “ser batizado pelo Espírito Santo” é conhecer e crer no método que Jesus usou para resolver o problema das iniquidades dos pecadores, e que é por essa fé que recebemos o batismo do Espírito Santo.
·       Jesus diz que a razão pela qual Ele foi batizado por João era cumprir toda a justiça de Deus com o método desse batismo que Ele recebeu de João.
·       É assim que podemos estar unidos ao Espírito Santo, e a Bíblia também diz que nós recebemos o Espírito Santo por crer na graça da remissão de pecados, que Jesus foi crucificado e derramou Seu sangue por aceitar que todos os pecados da humanidade fossem passados a Ele por meio de Seu batismo.

Pr. Carlos Borges(CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário