sábado, 30 de julho de 2016

EVANGELIZAÇÃO E DISCIPULADO QUE FUNCIONAM

1 Tm. 2. 1-6
Introdução: Mas a evangelização propriamente dita é a proclamação do Cristo bíblico e histórico como Salvador e Senhor, com o intuito de persuadir as pessoas a vir a Ele pessoalmente e, assim, se reconciliarem com Deus.

I ENSINAMENTO
1-O que é evangelização.
·        Como já temos visto evangelizar é tarefa para todos os cristãos. Vimos também que evangelizar é compartilhar o Evangelho do Reino: a possibilidade do ser humano colocar-se debaixo do governo de Deus, através da vida, morte e ressurreição de Cristo.
·        É bom lembrar que o objetivo do evangelismo é o DISCIPULADO. Ninguém melhor para nos ensinar sobre como evangelizar do que o próprio Senhor. Vamos estudar João 4 e aprender os princípios do evangelismo pessoal.
·        Aprendendo com Jesus os Princípios do Evangelismo Pessoal: Jesus nos deixou um maravilhoso exemplo de como evangelizar através do seu encontro com a mulher samaritana (João 4:1-29).

2- O que é discipulado
·        A ordem de fazer discípulos é descrita por dois gerúndios que mostram o que é necessário para fazer discípulos de Cristo: batizando (19) e ensinando (20).
·         Algumas pessoas têm interpretado mal este texto, sugerindo uma lista de três passos sucessivos (Fazer discípulos - batizar - ensinar). Certamente devemos continuar ensinando depois do batismo do novo discípulo, mas não é o ponto fundamental deste texto.
·        Para se tornar discípulo de Cristo, a pessoa precisa ser batizada para remissão dos pecados e precisa ser ensinada "a guardar todas as coisas" que Jesus tem ordenado. Vamos pausar para considerar esses dois requisitos do processo de fazer discípulos.
·        Jesus deu importância ao batismo. Muitas doutrinas hoje tratam o batismo como ato de pouca importância, até sugerindo que ele não tem lugar no plano de Deus para a nossa salvação. Tais idéias não vêm de Jesus. Aqui ele apresenta o batismo como necessário para ser discípulo dele, e sabemos que ninguém será salvo sem ser seguidor de Jesus (Atos 4:12).
·        Em Marcos 16:16, Jesus disse que precisamos crer e ser batizado para sermos salvos. Ele mandou que os apóstolos pregassem a mesma mensagem, e eles foram obedientes ao Senhor.
·        É ir até eles, interessar-se por eles, despertar a curiosidade deles, dar a apalavra no momento oportuno, dar o próprio testemunho e não condenar.

3-O que não é evangelização
·        Consideramos também que hoje geralmente somos ineficientes em nossa proclamação do evangelho devido aos nossos contatos com modelos evangelísticos defeituosos.
·         Embora muitas práticas evangelísticas proporcionem o crescimento das igrejas, há também muitas que inibem o crescimento das mesmas.
·        Ao mesmo tempo em que há igrejas que não crescem porque não estão evangelizando, há igrejas que não crescem justamente porque estão evangelizando de maneira errada.
·        A necessidade  que temos em nos relacionar com um número de pessoas cada vez maior, o que tem influenciado grandemente para que sejamos ineficientes na proclamação do evangelho.
·        Perder-se nas narrativas de histórias pessoas, contar experiências fora do contexto “evangelização.”.
·        Apresentar-se como alguém superior por “crente” ou demonstrar falta de amor pela alam sem Deus e sem salvação. Como também pregar aquilo que não vive.

II DESAFIOS ATUAIS
1-A população mundial
·        Quando Deus chamou a Paulo para ir à Europa, mostrou-lhe, numa visão, um varão macedônio que lhe rogou, dizendo: "Passa à Macedônia e ajuda-nos!” (At 16.9).
·        Esse homem, que o apóstolo viu em sua visão, apresentava no seu pedido todos os sofrimentos, angústias e decepções em que os povos na Europa viviam naquele tempo, por não conhecerem o caminho da salvação.
·        O mesmo clamor ainda hoje se ouve! O clamor dos que não foram alcançados pelo amor de Cristo deve representar para nós motivo real para realizarmos urgentemente a obra missionária.
·        Qual deve ser sua resposta diante deste imenso desafio? De que forma você pode contribuir para a expansão do Reino de Deus? Qual é a sua parcela neste empreendimento divino?

2-Os perdidos que sofrem sem Deus
·        A Palavra de Deus afirma que ninguém poderá subsistir sem o Seu perdão. Independentemente da conduta dos homens, foi para perdoar-lhes os pecados que Cristo morreu, e a rejeição deste perdão redunda, inexoravelmente, em condenação.
·        Segundo a Bíblia, todos os homens e todas as mulheres que morrem sem o perdão de Deus, são, imediatamente, lançados em um lugar provisório de castigo e de tormento, cujo nome é Sheol, ou Hades.
·        Todavia a maior necessidade das pessoas é espiritual (Mc 6.34).
·        Todo homem tem um vazio em seu coração do tamanho de Deus, como nada é maior do que Deus, somente Deus pode preencher esse vazio.

3- Avanços das religiões
·        Há várias explicações para o crescimento do cristianismo na Ásia, a começar pela perda de credibilidade do comunismo e o avanço da religião na China, onde mesmo diante da perseguição, não é possível conter a conversão de novos fiéis.
·        A pesquisa do Centro de Estudos sobre as Novas Religiões (CESNUR) realizadas entre os dias 21 e 24 de junho também aponta um fator demográfico que explicaria esse crescimento de pessoas religiosas na Ásia: as pessoas religiosas têm mais filhos.
·        Outro dado divulgado na pesquisa é que assim como o cristianismo, o islamismo também tem crescido e juntas essas duas religiões representam 48% da população mundial. A previsão é que em 2020 elas alcancem 57,2% do mundo.
·        Para a África a expectativa é que daqui a sete anos 50% da população se declare cristã, tornando o cristianismo à maioria absoluta no continente. A estimativa está baseada no dado de que o número de cristãos cresce em dobro em relação ao crescimento da população em geral. Quando a pesquisa cita cristianismo está somando católicos e protestantes.
·        As previsões para a Europa estão relacionadas ao aumento do número de pessoas sem religião, que em 2020 pode chegar a dois terços da população. Essa quantidade, porém não representa a realidade da Itália, o único país que continua com 80% de sua população se declarando cristã.
·        As previsões são otimistas para o cristianismo, em 2020 a expectativa é que haja 2,2 bilhões de cristãos e desses, 25% (700 milhões) serão pentecostais e carismáticos.
III COMEÇE AGORA
1-É nossa Missão
·        Mas até hoje, ainda existem muitas pessoas que continuam achando que estão salvas por que Jesus morreu na Cruz.
O que nos salva é seguirmos os ensinamentos dEle a cada nova oportunidade que nos é dada.
·        Difícil? Claro que é afinal, nem um de nós são tão evoluído quanto Ele, mas não é impossível e Deus nos dá todas as chances para que isso aconteça.
·        Evangelizar é olhar nos olhos, saber ouvir e falar, é essencial tocar o território do coração, é amar o outro na sua totalidade. O melhor evangelizador é aquele que consegue ouvir o que o coração do outro está falando e isso só é possível quando se sabe ouvir com o coração.
·         O evangelizador que sabe ouvir revela uma capacidade extraordinária, que é a de silenciar para aprender.

2-Você Pode
·        Escolha um local e um momento apropriados. Se quiser sair por aí e compartilhar sua mensagem com o maior número de pessoas receptivas possível, permita que elas venham até você.
·        Prepare sua mensagem pessoal. Você pode destacar e marcar versos ou histórias específicas da Bíblia para a hora de evangelizar.
·        Prepare várias perguntas. É útil deixar a simples conversa e começar uma discussão sobre a fé ao fazer perguntas pungentes.
·        Prepare-se. Você pode considerar orar e se preparar para um dia de conversas sobre sua fé.
·        Algumas pessoas acham muito complicado compartilhar a fé e as experiências na Igreja, e é preciso ter coragem para conversar sobre crenças com sujeitos que podem nem sempre ter interesse no assunto.

3-Aproveite as oportunidades
·        Por que não aproveitar as oportunidades e investir no evangelismo e discipulado das crianças? É chegada a hora das igrejas, das missões evangélicas e dos crentes em geral, investirem seus esforços para alcançar a nova geração para o Senhor Jesus!
·        Provérbios 24.1 faz um apelo à evangelização, e esta pode assumir diferentes formas. Desde que JESUS ofereceu a água da vida à mulher samaritana no poço de Jacó (Jo 4.4-15), e desde que Filipe se assentou ao lado do Etíope em sua carruagem para anunciar-lhe as boas novas de JESUS (At 8.26-40), o evangelismo pessoal tem sido uma oportunidade enorme para testemunhar de CRISTO aos parentes, amigos, vizinhos e colegas de trabalho que ainda não o conhecem.
·        É uma ordem de CRISTO. (Mc 16.15)
·         Há muitos perdidos que precisam conhecer JESUS. ( Rm 3.23)
·         Estão surgindo muitas heresias e muitas pessoas estão aceitando por não conhecer JESUS. (II Pe 2.1) (Atos 2.36-40)
·         O amor de JESUS nos impulsiona a falar dEle aos outros. (2Co 5.14-15)


Pr. Carlos Borges(CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário