sábado, 4 de fevereiro de 2017

O QUE SIGNIFICA UNÇÃO,UNGIR E UNGIDO -PARTE 4

A T O S  2: 1-6  e  15- 21
1 E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordantemente no mesmo lugar;
2  E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.
3  E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.
4  E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
5  E em Jerusalém estavam habitando judeus, homens religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu.
6  E, quando aquele som ocorreu, ajuntou-se uma multidão, e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua.
15  Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, sendo a terceira hora do dia.
16  Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel:
17  E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos terão sonhos;
18  E também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e as minhas servas naqueles dias, e profetizarão;
19  E farei aparecer prodígios em cima, no céu; E sinais em baixo na terra, Sangue, fogo e vapor de fumo.
20  O sol se converterá em trevas, E a lua em sangue, Antes de chegar o grande e glorioso dia do Senhor;
21  E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.

DEFINIÇÕES SOBRE A UNÇÃO DO ESPÍRITO SANTO:
unção espiritual (dic. bíblico) - é a capacidade dada por Deus a alguma pessoa, credenciando - a para cumprir umas missões específicas, especiais dentro dos propósitos divinos.

outras definições
1) unção - é a capacidade sobrenatural dada por Deus para que possamos desempenhar algo (At 1:8 - 2:1-4).
2) unção - símbolo da presença do Espírito Santo, que nos guarda, nos instrui em todas os caminhos que devemos andar, para o aperfeiçoamento do nosso próprio ministério (jo 1:32, 33 - 1 jo 2:27).
3) unção - traz conhecimento, sabedoria, capacitação sobrenatural para a obra de Deus (anunciar o evangelho com alegria, poder, autoridade, manifestação de cura, etc) (At 4:29-31).
4) unção - faz separação, marca espiritual que traz consequências no mundo físico (lc 24:49 - ef 1:13 - 4:30).
5) unção - poder do Espírito Santo capaz de destruir todo tipo de amarra espiritual, trazendo liberdade e poder para quem recebe - (is 10:27).
6) unção - é o revestimento do poder do Espírito de Deus.
7) unção - É a ação do Espírito Santo.

termos técnicos e teológicos sobre a unção
unção (dic. aurélio) - ato ou efeito de ungir, untura, untar com óleo ou com unguento, aplicar óleos consagrados.
unção (teologia bíblica) - unção vem do substantivo grego, “chrisma”; daí vem o verbo chrio; e o adjetivo christós, que significa “ungido”. no hebraico, o termo ungido é messias, aplicado a cristo. a unção, na bíblia, pode ser entendida de modo espiritual e literal, com a APLICAÇÃO DO AZEITE OU ÓLEO SOBRE ALGUÉM OU SOBRE ALGUM OBJETO.
UNÇÃO COM ÓLEO (DIC. BÍBLICO) - METÁFORA BÍBLICA QUE SIMBOLIZA O DERRAMAMENTO DO ESPÍRITO SANTO SOBRE ALGO OU ALGUÉM.

Como receber a Unção?
a unção está relacionada aos dons espirituais (1 co 12:1-11), ou seja, o dom do Espírito Santo é considerado uma unção do espírito, porém nem toda unção é dom.
toda pessoa que recebe a cristo deus derrama da unção do espírito, e além da unção recebe o próprio espírito santo (jo 1:12 - 1 co 6:19).
a unção se manifesta sendo pouca ou muito, dependendo da busca, desejo e consagração do crente (lc 11:9-13), e também da vontade soberana de Deus (At 9:15, 16 - fl 2:13).
porém quando a unção é muito pouca, o crente fica apenas como uma lata de azeite vazia, tem óleo mas não sai da lata, ou seja não aparece.
quando a unção é percebida dizemos então que o crente é ungido, pois ele está cheio do espírito.

QUEM PRECISA DA UNÇÃO ? - Necessitamos da unção do Espírito Santo para tudo o que Deus nos chamou a fazer no Seu serviço. Aqueles que pregam e ensinam a Palavra de Deus precisam da unção do Espírito Santo, assim como todos os demais que a proclamam de forma não tão pública, como no aconselhamento, discipulado e evangelização pessoal.

Para partilhar o Evangelho, todos necessitamos de unção de Deus cada vez que abrimos nossa boca para ajudar alguém. Para sermos pais, desde a fase de bebezinho até a de adulto, precisamos de unção do Espírito Santo.

Temos necessidade dessa unção para qualquer serviço – seja para participar de equipe de louvor, para dirigir o culto, para dons de administração, socorros ou misericórdia. Seja qual for a forma de servir a Deus, há necessidade do óleo do Espírito. Resultados espirituais nunca virão por meios naturais.

Embora a unção do Espírito Santo seja um dos ingredientes mais imprescindíveis do ministério, no mundo evangélico do século 21 é também um dos mais negligenciados, desprezados e ausentes. A unção nada tem a ver com nossas habilidades naturais – e tudo a ver com a infusão sobrenatural do Espírito Santo.

Tem manifestações inconfundíveis da mão e do sopro sobrenatural de Deus sobre pessoas cujos dons e capacidades eram apenas medianos, ou até inferiores à média. Como se explica isso ? Somente por meio da unção e o poder do Espírito Santo.

QUAL É A NOSSA PARTE ? - A unção é obra e dom de Deus. Se assim é, qual a nossa parte nisso ? Como podemos cooperar com Deus para receber tal unção do Espírito ? Há vários elementos que tem relação com a unção, os quais, em meu entender, podem ser classificados em dois aspectos. Primeiro, o aspecto da vida ungida, ou seja, minha preparação pessoal para o ministério da Palavra. Depois, o aspecto de Deus conceder lábios ungidos para proclamar poderosamente a Palavra de Deus, seja para uma única pessoa, seja para uma multidão.

"Mas tu, filho do homem, ouve o que eu te digo... Abre a boca e come o que Eu te dou" - Ezequiel 2:8.
UNÇÃO PARA MINISTRAR A PALAVRA
UMA VIDA UNGIDA ! - Uma vida ungida é o fundamento tanto para a preparação da mensagem como para sua proclamação. A preparação da mensagem é fundamental, mas se não tivermos, em primeiro lugar, uma vida ungida e dedicada a estudar e buscar o Senhor, toda a nossa proclamação será vazia. Não terá unção do Espírito Santo.

Lemos como Esdras preparou seu coração, determinando que estudaria a lei de Deus e ensinaria seus estatutos e ordenanças em Israel. Primeiro se dispôs a aprender – a praticar e ter uma mensagem de vida – para só então proclamá-la.

O Salmo 39:9 diz: “Meu coração queimava dentro de mim, ao meditar nisto o fogo se inflamava, e deixei minha língua falar”. Quantas vezes usamos nossas línguas para falar, seja a uma pessoa só, seja a um grupo, sem que antes esse fogo tenha ardido no coração ! Se quisermos uma vida ungida, precisamos deixar Deus falar conosco antes de comunicar Sua Palavra a outrem.

Lemos sobre Moisés, que comparecida ao lugar determinado (à tenda ou ao monte) e falava com o Senhor, para só depois sair e transmitir aos filhos de Israel tudo aquilo que Deus lhe havia falado.

No final de 1 Samuel 3 e início do capítulo 4, há uma progressão que é preciosa e poderosa. O texto diz ali que o Senhor se revelou a Samuel pela Sua Palavra. O Senhor falava a Samuel e, depois, a palavra de Samuel saía para todo Israel. Lemos ali também que o Senhor não permitia que nenhuma de Suas Palavras caísse por terra.
 
A Palavra de Deus na boca de um servo ungido é poderosa, e esta se torna a Palavra de Deus. Não adianta só usar a Bíblia e querer que está se cumpra na vida dos que a escutam, isto só será profético se haver unção.

Quantas religiões usam a Bíblia e nem por isso a palavra dita se torna Rhema, ou seja viva na pessoa que ouviu. Infelizmente muitos pregam, mas nada acontece por que não tem unção na pregação e na vida do pregador.
Pr. Carlos Borges (CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário