terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

O CÉU

O CÉU
Jo. 14.1-6
Introdução: Não ouvimos muitos sermões sobre o céu atualmente. Isso pode parecer estranho, já que a alegria de todo cristão é refletir sobre estar com o Senhor por toda a eternidade. A promessa do céu está no núcleo maior do evangelho que pregamos. Mas há uma razão pela qual não ouvimos muito sobre esse assunto jubiloso. O fato é que a Bíblia não diz muito sobre como o céu é. Jesus nunca se assentou com os discípulos e explicou a glória e a majestade dos céus. Ele realmente disse ao ladrão sobre a cruz, 'Hoje estarás comigo no paraíso', mas não disse como seria.

I O LAR ETERNO
1- A Casa do Pai
·        O apóstolo Paulo se refere aos céus quando fala de ter sido levado ao paraíso.
·        Ele diz que viu e ouviu coisas que abalaram tanto a sua mente, que ele não tinha linguagem para descrevê-las.
·        A ideia que se tem da descrição de Paulo é a de que, mesmo se ele pudesse explicar o que viu, as nossas mentes humanas não conseguiriam compreender.
·         Seja o Quê For Que Paulo Tenha Testemunhado no Céu Isso O Impactou de Tal Maneira, Que Para o Resto da Vida Ele Quis Ardentemente Estar Lá.
·        Paulo era grato por sua vida, por seu chamado, seu ministério.
·        Creio que ele amava o povo de Deus com paixão. Mas ao longo dos seus anos de ministério, o contínuo desejo de Paulo era ir para o lar celestial e estar com o Senhor.
·        O seu coração simplesmente ansiava estar lá.

2- Lar Preparado (Jo. 14.1-3).
·        Jesus está atualmente a preparar um lugar para nós real num céu real.
·        “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim (Jesus).Na casa de Meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito, pois VOU PREPARAR-VOS UM LUGAR e, quando eu for e vos preparar lugar, VOLTAREI e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também”(João 14:1-3 Versão Almeida Revista e Atualizada, 2a edição.
·        Jesus está vindo ao nosso mundo uma segunda vez para nos levar para uma mansão especialmente preparada para nós, numa cidade celestial cuja glória ultrapassa os nossos maiores sonhos: a Nova Jerusalém.

3-Eternidade luz e alegria
·        Na Eternidade com Deus, receberemos a coroa da vitória. Então nossa luta terá chegado ao fim, à dor, o luto e as lágrimas jamais existirão.
·         Jamais sentiremos fome ou sede. Jamais teremos cansaço ou seremos assolados pela doença. Não haverá mais despedida nem relacionamentos quebrados.
·         Faremos parte da gloriosa família onde jamais haverá contenda, jamais haverá qualquer maldição. 
·         Não haverá mais  noite. Lá conheceremos como somos conhecidos e estaremos para sempre com o Senhor. Por isso, “Consolai-vos uns aos outros com essas palavras” (1 Ts 4.18).
·        Precisamos refletir, a vida é curta e incerta.
·        Não conhecemos o nosso amanhã. Projetos, sonhos em como ganhar dinheiro, gastar dinheiro, comer e beber, casar e dar-se em casamento, tudo isso pode acabar para nós num piscar de olhos.
·        E aí, o que temos feito pela nossa alma imortal? Estamos desperdiçando o nosso tempo ou usando-o sabiamente?
·         Estamos preparados para encontrarmos com Deus?
·         A eternidade está vinda, vindo, mui rapidamente sobre nós. Estamos indo muito rápido para ela. 

II CIDADE ESPECIAL
1- Fundamentos Eternos
·        Deus tem um Plano Eterno para a humanidade.
·        Ele revelou esse plano aos Seus apóstolos e profetas que o registram nas Escrituras sob a orientação do Espírito Santo.
·        Por isso, para compreendê-lo, precisamos do auxílio do próprio Espírito Santo para iluminar nosso entendimento e nos conduzir a toda verdade. 
·        A  obra do Espírito Santo, os ensinos principais relacionados ao Plano Eterno de Deus, sobre os quais a vida de um discípulo deve estar apoiada: São os Fundamentos. 
·        A palavra fundamento significa base, alicerce, fundação. Em analogia com a construção de um edifício, o alicerce é a primeira etapa a ser realizada, não sendo possível levantar quaisquer paredes antes dele.
·        Eles devem ser firmes e bem construídos para que possam sustentar todo o peso do edifício, pois fundamentos fracos podem comprometer toda a edificação. 
  • Os fundamentos são absolutos (não mudam com o tempo)
  • Os fundamentos devem ser bem aprendidos e memorizados.
  • Os fundamentos devem ser ensinados a todos os discípulos.
  • Os fundamentos devem ser relembrados constantemente.
2-Não há morte
·        “Preciosa é à vista do SENHOR a morte dos seus santos” (Salmos 116:15).
·        Por que para Deus é preciosa a sua vista a morte de seus santos? Primeiro Deus ama seus filhos e deseja ter sua companhia para sempre.
·         Segundo, para os que crerem em Jesus Cristo, a morte é o momento de saída deste mundo e entrada instantânea na eternidade.
·        Terceiro, o lugar de destino é o mais extraordinário lugar criado por Deus e que a mente humana jamais poderia compreender em toda sua amplitude, pois, “Nem os olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam” I Cor. 2:9.
·        Esta é uma das muitas confortantes e abençoadas declarações na Sagrada Escritura relativas a esse grande evento do qual a carne tanto se apavora.
·        Se o povo do Senhor fizesse mais frequentemente um estudo em oração e fé sobre o que a Palavra diz a respeito da sua partida deste mundo, a morte perderia muito, se não todos, dos seus terrores.
·        Mas, infelizmente, em vez de fazê-lo, deixam sua imaginação correr solta, se entregam a temores carnais, andam por vista, em vez de pela fé.
·        Olhando para o Espírito Santo como orientador, vamos nos esforçar para dissipar, à luz da revelação divina, algumas das trevas que a incredulidade lança até mesmo sobre a morte de um cristão.

3-Livre da Impureza
·        A vida cristã exige constante vigilância, perseverança e santidade na caminhada à Nova Jerusalém, onde só os puros habitarão (Ap 21:27).
·        Deus é santo e deseja que sejamos como Ele é.
·        Viver uma vida santa é viver em conformidade com os preceitos morais da Bíblia e em contraste com o modo de vida pecaminoso do mundo.
·       Por isso a santificação é um elemento essencial na vida do cristão. 
·        Deus é santo e exige santidade daqueles que o adoram; Ser santo é um imperativo para todo o cristão que deseja as bênçãos do Senhor sobre a sua vida, pois a impureza é um obstáculo à santidade e promove a separação entre Deus e o homem (Is 58:2).

III A PORTA DO CÉU
1-A igreja Verdadeira
·        Nos tempos atuais existe uma variedade quase infinita de igrejas(denominações).
·         Isso é ótimo porque existem vários tipos de pessoas e grupos sociais que precisam ser alcançados pela “multiforme Graça de Deus” (I Pedro 4.10).
·        Contudo, isso pode ser perigoso ou confuso, pois, como vou saber qual igreja está correta? Para isso sabemos que a Bíblia é a regra de fé e prática de uma Igreja verdadeira.
·        No tempo do apóstolo Paulo, ele também enfrentou desafios para caracterizar a Igreja de acordo com a vontade de Deus. Paulo escrevia e viajava pelas comunidades cristãs ensinando a Palavra de Deus para que não “estejais passando tão depressa daquele que vos chamou na graça de Cristo para outro evangelho” (Gálatas 1.6).
·        Não podemos ir à igreja somente por costume ou para cumprir um ritual religioso. Também não devemos frequentar a Igreja como se fosse um clube social.
·        O culto é a hora e lugar de adoração. Muitas comunidades são tão ativistas que quase não sobra tempo para estar em adoração íntima com o Senhor da Igreja.
·        Deus não quer festas, passeios, retiros, encontros e outras atividades que tanto procuramos.
·        O que Deus quer é adoração. Tudo na igreja é válido se feito para adorar a Deus (Colossenses 3.23).

2- A Família de Deus na terra
·        Deus nos criou e designou o casamento e a família como a mais fundamental das relações humanas.
·        Em nosso mundo de hoje em dia, vemos famílias atormentadas pelo conflito e arrasadas pela negligência e o abuso.
·        O divórcio tornou-se uma palavra comum, significando miséria e dureza para os múltiplos milhões de suas vítimas.
·        Muitos homens jamais aprenderam a serem esposos e pais devotados. Muitas mulheres estão fugindo de seus papéis dados por Deus.
·        Pais que não têm nenhuma ideia de como preparar seus filhos estão assim perturbados pelo conflito com seus rebentos rebeldes.
·        Outros simplesmente abandonam seu dever, deixando filhos sem qualquer preparação ou provisão.
·        Quando temos dificuldade com a geladeira, entendemos que o fabricante, que escreveu o manual do usuário, sabe mais sobre o aparelho do que nós. Lemos o manual para resolver o problema.
·         Quando vemos tantos problemas nas famílias de hoje, só faz sentido que nosso Criador, que escreveu o "manual do usuário", sabe mais a respeito da família do que nós, precisamos ler o manual para achar como construir e manter bons lares.
·         Encontramos estas instruções na Bíblia. Ela nos guia em cada aspecto do serviço a ele, incluindo a realização de nossos papéis na família.
3-Galardão e Recompensa
·        Paulo disse que a obra de cada crente vai ser provada pelo fogo e, "se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento edificou, esse receberá galardão" (1 Co 3:14). 
·        Em 2 Coríntios 5 está escrito que todos nós haveremos de aparecer perante o tribunal de Cristo, "para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito" (v. 10).
·        A distinção entre dádiva e recompensa (galardão) nas Escrituras é bem clara. 
·        Na Graça o melhor serviço é sem valor, a obrigação não é reconhecida e o valor não é considerado. 

·        Porém, o Galardão é merecido; é o salário pelo serviço prestado, recebido pelas obras através do labor e sacrifício. No Galardão o menor serviço é lembrado, a obrigação é reconhecida e o valor é considerado. 
Pr. Carlos Borges(CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário