sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

A NOVA JERUSALEM



A NOVA JERUSALÉM
Ap. 21.23-27
Introdução: No relato do apóstolo João sobre a nova terra, em Apocalipse 21-22, atenção especial é dada para a Nova Jerusalém, a capital do céu eterno. Quase metade de Apocalipse 21 é dedicada a descrever as propriedades físicas da magnífica metrópole. Seu glorioso esplendor será o coração da nova terra, porque é aqui que o próprio Deus habita.

1-Virá do Céu (Ap. 21.1-3)
·        A terra, como conhecemos, não durará para sempre.
·        Depois do grande Juízo final, Deus criará nova terra (ver Rm 8.18-21; 2 Pe 3.7-13).
·        Deus também prometeu a Isaías que criaria uma terra nova e eterna (Is 65.17; 66.22).
·        Não sabemos como será a aparência da nova terra, ou estará localizada, mas Deus e seus seguidores – aqueles cujos nomes estão escritos no livro da vida - serão reunidos para nela viver por toda a eternidade.
·        A nova Jerusalém é onde Deus viverá entre seu povo.
·        Ao invés de subirmos para encontrá-lo, Ele descerá para estar conosco, exatamente como quando Deus se tornou homem, em Jesus Cristo, e viveu entre nós (Jo 1.14).
·        Onde quer que Deus reine, existe paz, segurança e amor.   
·        A última visão do livro mostra o estado exaltado dos servos fiéis na gloriosa presença de Deus.
·        Como nas cenas de julgamento nos capítulos anteriores e, considerando os limites de tempo do cumprimento no início e no fim do livro, acredito que esta cena descreve, no seu sentido primário, a vitória dos perseguidos daquela época, e a bênção de descansar na proteção divina.
·         Mas, como a cena do julgamento diante do grande trono branco prefigura o julgamento final, esta cena da exaltação dos vencedores prefigura a glória eterna de todos os vencedores.
·        João continua descrevendo as suas visões, e obviamente continua usando linguagem simbólica.
·         Ele não viu uma cidade literalmente vestida de noiva (21:2), mas viu mais uma cena que simboliza o estado vitorioso dos fiéis e a bênção da presença e proteção de Deus. Os contrastes, também, continuam.

2- A Cidade do Deus Vivo (Hb. 12.22).
·        Como cristãos, somos cidadãos da Jerusalém Celestial já no presente; por Cristo governar a nossa vida.
·        O Espírito Santo está sempre conosco, experimentamos uma íntima comunhão com os outros crentes.
·        As recompensas completa e a realidade da Jerusalém celestial é retratada em Apocalipse 21.
·        E quando ele falou isso a respeito de Jerusalém, ali estava tudo completamente arrasado e destroçado.
·        Mas a verdade é que não há outra cidade na face da terra como Jerusalém.  Há muitas cidades conhecidas por seu tamanho, seu clima e beleza, suas atrações turísticas, ou ainda por sua força industrial. 
·        Mas nenhuma delas se compara em majestade a Jerusalém,
 por quê?
Porque Jerusalém é a cidade de Deus, a capital da nação que Deus criou por sua palavra e com a qual Ele mais tarde estabeleceu um laço eterno, um pacto de sangue incondicional.

3-Eterna e Bela
·        Emílio Conde, num momento de raríssima inspiração, assim cantou a esperança do crente em relação à Nova Jerusalém: “Quão glorioso, cristão, é pensares/ Na cidade que não tem igual / Onde os muros são de puro jaspe E as ruas de ouro e cristal / Pensa como será glorioso / Verse a triunfal multidão / Que cantando, aguarda a chegada / Dos que vencem a tribulação.” (Harpa Cristã, 26).
·        A beleza da cidade é singularmente indescritível. Utilizando-se da limitação e das imperfeições da linguagem humana, embora inspirado por Deus, João assim descreve-nos a Ditosa Cidade: “E veio um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das últimas sete pragas e falou comigo, dizendo; Vem, mostrar-te-ei a esposa, a mulher do Cordeiro”.
·         E levou- me em espírito a um grande e alto monte e mostrou-me a grande cidade, a santa Jerusalém, que de Deus descia do céu.
·        E tinha a glória de Deus. A sua luz era semelhante a uma pedra preciosíssima, como a pedra de jaspe, como o cristal resplandecente.
·        E tinha um grande e alto muro com doze portas, e, nas portas, doze anjos, e nomes escritos sobre elas, que são os nomes das doze tribos de Israel.
·        A Nova Jerusalém é somente a capital da nova terra, que por sua vez é o centro de um vasto universo de hostes estelares.
·         Por mais poderosa que a imaginação humana tenha provado ser, o que Deus preparou para nós está muito além de nossa capacidade de imaginar ou fantasiar.

II CIDADE DE DEUS
1- Deus será o Santuário
·        O Éden era um verdadeiro santuário até a introdução do pecado por Eva e Adão (Gênesis 3:6). Deus já estava começando a mostrar seu plano, que era habitar juntamente com seu povo, sua criação. Mas o homem foi lançado fora do jardim (Gênesis 3:23).
·        O plano do Senhor prosseguiu, ele querendo mostrar para o homem a importância de sua habitação. Chegando ao livro de Êxodo, o Senhor, semelhantemente, mostra ao povo a riqueza, a pureza e a santidade de sua habitação através do tabernáculo (Êxodo 40:34-35).
·         A glória do Senhor encheu o tabernáculo. Olhe bem cada detalhe que o Senhor descreveu a Moisés em Êxodo 25-27: a arca, o propiciatório, a mesa, o candelabro, as cortinas, a coberta de peles, o véu das colunas, o átrio, o altar, os utensílios.
·        Olhe cada detalhe, como o Senhor nos mostra a riqueza onde ele habita--um santuário rico por sua presença, tanto que o sumo sacerdote entrava na presença do Senhor uma vez por ano.
·        Pela primeira vez, em dois mil anos, os judeus de todo o mundo puderam ir ao Muro Ocidental para orar (com choro compulsivo de muitos soldados judeus que pisavam ali pela primeira vez na vida).
·        Vamos raciocinar um pouquinho: se Deus criou Israel por Sua palavra, se Deus jurou defender Israel e se Deus escolheu Jerusalém como sua habitação na terra, contra quem estão lutando os que desejam destruir (riscar do mapa) Israel? Claro, contra o próprio Deus.
·        O Templo de Jerusalém, centro da presença de Deus entre seu povo, será o principal lugar de adoração.
·        Nenhum templo será necessário na nova Jerusalém, porque Deus estará presente em toda parte.
·        Ele será adorado em toda a cidade e nada nos impedirá de estar com ele. 

2-Livre de contaminação
·        Ap 21:27-E NÃO entrará nela coisa alguma que contamine (ou nada impuro), E cometa abominação (ou vergonhoso as coisas), OU mentira (ou mentiras, ou é hipocrisia): MAS (apenas) SÓ OS QUE ESTÃO INSCRITOS NO LIVRO DA VIDA DO CORDEIRO.
·        Nada que contamine ou é impura (ou pecado), não perdoada, não guardada, pessoa jamais entrará em Nova Jerusalém.
·        Apenas aqueles escritos no livro da vida do Cordeiro serão capazes de entrar na presença de Deus; devemos primeiro ser lavado pelo sangue do cordeiro para o pecado nos separa de Deus.
·        Ali os santos não terão nada de impuro remanescentes neles, ninguém impuro será admitido entre eles.


·        Nas igrejas (denominações) do mundo, às vezes acontecem coisas abomináveis, ordenações solenes são profanadas e prostituídas por homens maus para fins profanos, mas nenhuma abominação dessas terá lugar no céu.
·        A Nova Jerusalém está completamente reservada para aqueles que são chamados, escolhidos e fiéis, que estão escrito não só no registro da igreja visível, mas no livro da vida do Cordeiro.

3- Os Tronos Divinos
·        Jerusalém do Trono do Senhor – Ele promete que a igreja do evangelho, aqui chamada de Jerusalém, tornar-se-á eminente.
·        Duas coisas a tornarão famosa: 1- A morada especial de Deus e o domínio sobre ela.
                                                    Ela será chamada de trono do Senhor – de sua glória.
                                                    Seu governo e sua graça.
·        O acesso dos gentios a ela, todas as nações se tornarão sujeitas a esse trono, que nele é estabelecido, e nunca mais andarão segundo o proposito do seu coração maligno.
·        O rio do paraíso é descrito pela sua fonte – o trono de Deus e do Cordeiro.
·        Todas as nossas fontes de virtudes, consolo e glória estão em Deus, e todos os nossos rios que provem dele passam pela mediação do Cordeiro.
·        Deus declara a Sua dignidade e domínio como tendo um trono, um reino, e um cetro desse reino.
·        Ele tem todo o direito, governo, autoridade e poder , tanto como Deus da natureza, da graça, e da glória, e como mediador.


III CIDADE DE LUZ
1- A Luz da glória de Deus.
·        Concernente à glória celestial e majestosa de Deus, é bem verdade que ninguém pode contemplar essa glória e sobreviver.
·         Sabemos que ela existe, mas não a vemos. Deus habita em luz e glória inacessíveis, que nenhum ser humano pode vê-lo face a face (1Tm 6.16).
·        A experiência da glória de Deus, no entanto, é algo que todos os crentes terão na consumação da salvação, quando virmos a Jesus face a face. Seremos levados à presença gloriosa de Deus (Hb 2.10; 1Pe 5.10; Jd 24), compartilharemos da glória de Cristo (Rm 8.17,18) e receberemos uma coroa de glória (1Pe 5.4).
·        Até mesmo o nosso corpo ressurreto terá a glória do Cristo ressuscitado (1Co 15.42,43; Fp 3.21).


2- Caminhando na luz
·        Eu sou a luz do mundo -A doutrina é que Cristo é a luz do mundo, Jesus mais uma vez falou com eles, embora tivesse falado muitas coisas, e sido rejeitado, Ele ainda falou mais uma vez.
·        Que masmorra o mundo seria sem o sol, assim, ele seria sem Cristo, que trouxe luz ao mundo (Jo 3.16).
·        Muito seguem uma luz falsa que os leva à destruição; mas Cristo e a luz verdadeira.
·        Não é o suficiente olharmos para essa luz e contemplá-la, mas precisamos segui-la, acreditar nela, e andar nela, pois é lâmpada para nossos pés, e não apenas para nossos olhos.
·        Eles terão a luz da vida, o conhecimento e alegria de Deus, que será para eles a luz da vida espiritual neste mundo, e vida eterna no outro mundo, na qual não haverá morte ou escuridão.
·        Se seguirmos a Cristo, sem dúvida seremos felizes em ambos os mundos.
·        Se seguirmos a Cristo, o seguiremos para o céu.

    3-Resultado da luz
·        Já não precisamos de nenhuma forma de luz humana, nem da luz do sol, porque o próprio Senhor brilhará sobre nós.
·        Hoje dependemos da luz para termos visão das coisas ao nosso redor.
·        Mas na glória, com Deus, sua luz iluminará a todos.
·        Teremos visão perfeita e conhecimento acima de toda compreensão humana.
·        Pessoas classificadas como Luz, logo reconhece à sua natureza, e sentem uma necessidade enorme de diariamente concentra-se.
·        Não se consideram Sol com todo o seu brilho, pelo contrário, tem a convicção de que é Lua, sabem que não podem brilhar sozinhas, pois não tem fonte de luz, sua fonte é CRISTO, o verdadeiro astro rei que diariamente resplandece a sua luz e é logo é refletida na sua vida.
·        São pessoas que não brilham por brilhar, mas para iluminar a vida de outras pessoas.
·        Não vieram para clarear o dia, pois isso o Sol já faz, que diferença faria uma luz acesa durante o dia? Nenhuma não é mesmo?
·        Seres de luz tem uma missão nesta vida, fazer com que sua luz resplandeça nas trevas com o intuito de que a mesma torne-se Luz.
·         São pessoas resolvidas, que não se ofuscam com nenhum outro brilho, estão acostumadas a andarem com outros seres de Luz, e entendem que quanto maior o brilho significa que maior é a luz, sendo assim menor fica a escuridão (Trevas).

Pr. Carlos Borges (CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário