terça-feira, 5 de dezembro de 2017

SINAL VERMELHO NO PÚLPITO




1 Tm 4.12-16
Introdução: Mais do que uma simples lista de “faça” ou “não faça”, a Bíblia nos dá instruções detalhadas de como um Cristão deve viver. A Bíblia é tudo que precisamos para saber como viver a vida Cristã. No entanto, a Bíblia não se dirige diretamente a exatamente todas as situações que vamos ter que encarar em nossas vidas. Como então ela é suficiente? Em situações assim é que temos que aplicar a Ética Cristã. Portanto, Ética Cristã pode ser definida como os princípios que são derivados da fé Cristã e pelos quais agimos. Enquanto a Palavra de Deus talvez não cobre cada situação que temos que encarar em nossas vidas, seus princípios nos dão os padrões pelos quais devemos agir nas situações onde não temos instruções explícitas. Por exemplo, a Bíblia não diz nada diretamente sobre o uso ilegal de drogas, no entanto, baseado nos princípios que aprendemos das Escrituras, podemos saber que é errado.


I  ÉTICA
1-Vida e pregação (1 Tm 4.12)
·        Timóteo era um jovem pastor.
·        Seria fácil para os cristãos daquela época inclusive os mais velhos, tratá-lo com desprezo devido sua pouca idade.
·        Porém para ganhar o respeito  dos congregados e anciões, ele tinha que  ser o exemplo na Palavra, no trato com as pessoas, na caridade(amor na prática), no espírito( ser espiritual sem demagogia, ou fanfarronice),na fé (experiências com Deus) e na pureza(santidade sem vanglória.)
·        A Palavra professa que os cristãos, como o próprio nome diz, devem ser imitadores de Cristo.
·        O bom pregador, não é o que encanta no púlpito, com seus jargões, entusiasmo, “histerismos espirituais”, posturas antiética.
·        A Escritura afirma que Deus criou o ser humano à Sua semelhança (Gn1:26-27).
·         Isso significa que o homem partilha, ainda que de modo limitado, do caráter moral de seu Criador.
·        Embora o pecado haja distorcido essa imagem divina no ser humano não a destruiu totalmente. Deus requer uma conduta ética das Suas criaturas: “Sede santos porque eu sou santo” (Lv 19, 2; 20, 26).
·        Todos nós temos o chamado de Deus para pregar o Evangelho, para anunciar as boas novas da salvação (Marcos 16:15).
·         No entanto, algumas pessoas são chamadas por Deus para pregar esse Evangelho de uma forma especial, através da exposição da Palavra de Deus seja em um púlpito de uma igreja, num pequeno grupo, numa célula ou até mesmo em uma reunião evangelística ao ar livre.
·        É muito importante que a pessoa que deseja ser uma pregadora da palavra entenda se tem realmente esse chamado.
·        Uma das formas de se saber isso é analisando o próprio coração: Você tem um grande desejo de ensinar as pessoas sobre as coisas de Deus?
·         Gosta muito de estudar a Bíblia e de aprender os significados das passagens bíblicas?
·        Fica torcendo para que alguém te chame para ministrar a palavra de Deus em algum lugar?
·         Ora muito a Deus pedindo que te ajude a ser um bom pregador?
·        Se você respondeu sim a essas perguntas é porque dentro do seu coração arde essa chama que Deus colocou em você para ser um pregador da Palavra.

2-Amar os ouvintes (Jo 21.15-17)
·        Jesus perguntou três vezes a Pedro se ele o amava.
·        Na primeira vez Jesus disse: Simão, filho de Jonas, amas-me ( termo grego-ágape ) mais do que estes?
·        Na segunda vez, Jesus repetiu a pergunta, usando novamente  o termo grego ágape, mas focou somente  Pedro.
·        Na terceira vez, Jesus usou o termo grego Phileo, que significa afeição, afinidade ou amor fraternal, estava perguntando a Pedro. Você é meu amigo?
·        Nas três em que foi interrogado por Jesus, Pedro  respondeu utilizando o termo grego Phileo, Jesus não estava em buscas de respostas rápidas e superficiais.
·        Pedro teve que enfrentar os seus verdadeiros sentimentos  e motivações  quando Jesus o confrontou.
·        Se o pregador não ama os ouvintes de suas pregações, não poderá pregar como Jesus pregou, com amor, compaixão e misericórdia.
·        Pois nos dias atuais, temos os verdadeiros pregadores da Palavra e os mercadores da palavra.
·        Púlpito de uma igreja não é um Reality Show, onde o povo vota, aceitando ou rejeitando.
·        O pregador é um Atalaia de Deus, e discípulo de Jesus, se o Atalaia não desempenhar o seu o papel espiritual, e seus ouvintes não forem devidamente advertido do tempo do fim, Deus decerto requeira do Atalaia o sangue do pecador. É muito sério a missão do pregador.

3-Ser Honesto.
·        É melhor aprender com os erros dos outros do que com os nossos.
·        Deus requer e merece honestidade.
·        A Bíblia diz em Salmos 51:6 Eis que me amas  a verdade no íntimo, e no oculto me faze conhecer a sabedoria.
·        O Senhor não aprova desonestidade em transações de negócios.
·        A Bíblia diz em Provérbios 20:23 Pesos fraudulentos são abomináveis ao Senhor; e balanças enganosas não são boas.
·        Seja honesto e aberto.
·         A Bíblia diz em 1 Tessalonicenses 2:3 Porque a nossa exortação não procede de erro, nem de imundície, nem é feita com dolo.
·         2 Coríntios 8:21: Pois zelamos o que é honesto, não só diante do Senhor, mas também diante dos homens.
·        Podem ser pedra de tropeça na vida de muitos pregadores e crentes:
        (a)-Não honrar sua dividas- falta de honestidade
        ( b)-Plagiar sermões de outro pregador – é roubo
        (c)-Usar ilustrações , experiências pessoas de outros como se fossem suas –é plagio.
        (d)- Forjar dados estatístico para embasar a sua pregação –é  mentira
        (e)- Apresentar um padrão de vida no púlpito e outro no cotidiano, e desafia seus ouvintes a     viverem os padrões de vida que ele não vive – é hipocrisia.
·        Não pode haver apedrejamento contra os  preteridos e lisonja em favor dos preferidos-  é acepção de pessoas.
·        Mencionar  experiências  negativas, dando os nomes das pessoas envolvidas – é zombaria.
·        Citar as limitações físicas das pessoas  sob qualquer pretexto espúrio, principalmente com fins hilários é escárnio.
·        Honestidade não é como carteira de identidade, é um DNA moral, quem não tem, não é filho legitimo do Pai que o gerou.

II  APARÊNCIA PESSOAL
1-Higiene Pessoal
·        A higiene pessoal é desejável em todas as horas, mas certos aspectos da higiene pessoal não são apenas importantes, mas também compulsórios.
·         De acordo com os eruditos, a limpeza é de três tipos: purificação ou lavagem ritual para realizar a oração; manter o corpo, roupas e ambiente limpos; e especificamente remover a sujeira que se acumula nas várias partes do corpo como dentes, narinas, sob as unhas, nas axilas e em torno da região púbica.
·        A palavra árabe para pureza é Tahara é significa estar livre de sujeira, espiritual e física.  A pureza é a chave para a oração. Tahara espiritual significa estar livre de pecado e idolatria e denota acreditar na Unicidade de Deus. 
·         É tão importante quanto a limpeza física.  Antes de uma pessoa se apresentar diante de Deus na conexão especial que é a oração, deve assegurar-se de que seu coração esteja livre de pecado, arrogância e hipocrisia. 
·        Uma vez que isso se concretize, ou pelo menos muito desejado, ela é capaz de se limpar de todas as impurezas físicas.  Isso geralmente é alcançado usando água.

2-Traje adequado
·        A vestimenta mais importante do discípulo verdadeiro de Jesus é interna e  espiritual.
·        Ele já tem removido os panos sujos de pecado e maus  pensamentos, e tem os substituído por novas roupas de santidade e entendimento da vontade de Deus (veja Colossenses 3:1-16).
·         Ele procura cada dia ser mais parecido com seu Senhor, e se esforça para desenvolver as atitudes piedosas que Jesus ensinou e demonstrou (Mateus 5:1-12).
·         Essas transformações internas vão modificar seu comportamento externo, é claro.
·         Ele não vai mentir ou furtar como pessoas mundanas (Efésios 4:25-29).
·         Todos os aspectos da vida dele são colocado sob controle do Deus santo a quem ele serve (1 Pedro 1:13-16).
·        Desde o jardim de Éden, Deus tem orientado seu povo sobre roupas modestas.
·         Vamos procurar entender esse ensinamento, e tenhamos a fé e o amor suficiente para aceitar o que ele diz, mesmo se não o compreendemos (Isaías 55:6-9).
·        Deus quer que homens e mulheres usem roupas. Não somos como animais, que não sentem vergonha de sua nudez.
·        Podemos entender, também, que a vontade de Deus desde o princípio é que usemos vestimentas que cobrem o corpo, não meramente alguma coisa embrulhada no corpo para esconder as partes mais íntimas.
·        Cada servo de Deus precisa ser honesto e sincero aqui: as roupas de praia usadas hoje em dia seriam mais parecidas com as roupas que Deus fez, ou com as cintas que Adão e Eva fizeram?
·        Hoje, homens do mundo tiram suas camisas e mostram suas coxas para todo o mundo na praia ou na rua.
·        Homens que servem a Deus precisam perguntar para si, honestamente, se isso é realmente o que Deus pretendia que o povo santo fizesse.

3-Expressão facial e gestos
·        Os gestos são movimentos que devem complementar uma mensagem, uma conversação, de forma leve e sincrônica.
·        Normalmente estão relacionados com os pensamentos e emoções. Geralmente acontecem com movimentos de membros superiores (braços e mãos) acima da linha da cintura e na altura do peito ou com movimentos de membros inferiores (pernas e pés).
·        Entretanto, cada pessoa possui e desenvolve ao longo de sua vida gestos muito particulares que denotam uma comunicação espontânea e real.
·        Mesmo sabendo que a gesticulação pode ser aprendida e treinada, não há como ensina-la ostensivamente, pois o comportamento poderia ficar artificial.
·         Em comunicação, nada deverá superar a naturalidade.
·        Mesmo sabendo que a gesticulação pode ser aprendida e treinada, não há como ensina-la ostensivamente, pois o comportamento poderia ficar ARTIFICIAL. Em comunicação, nada deverá superar a NATURALIDADE.
·        Outros gestos menores, mais restritos e quase imperceptíveis, são utilizados normalmente por pessoas mais tímidas e comedidas.
·        Nesse caso também se observa situações na qual a pessoa não consegue EXPRESSAR SUAS IDEIAS, PENSAMENTOS E SENTIMENTOS DE MANEIRA CONVINCENTE prejudicando o objetivo da situação e da COMUNICAÇÃO.

III LINGUAGEM APROPRIADA
1-Linguagem a evitar
·        -A GÍRIA- A Gíria está presente nos diversos setores da sociedade. As camadas sociais menos favorecidas são as que usam com maior frequência. Fator que não é difícil de entender. Pois geralmente são os recursos de linguagem  disponíveis a esta classe.  Pois não tiveram acesso, ou não concluíram a escola formal.
·        (b) – AS  ILUSTRAÇÕES -Se expormos conceitos sem ilustrá-los deixaremos uma boa parte do auditório sem compreender a nossa mensagem, isto porque uma ilustração apropriada esclarece e fixa a mensagem na mente dos presentes.
·        ( c)-PALAVRAS DURAS- Quem prega a Palavra, deve evitar o uso de palavras duras, criticas, ameaças, ou qualquer termo oral que venha ferir, constranger, magoar ou até afastar a pessoa da igreja.
·        (d) – OPORTUNIDADES- O pregador não poder se valer da oportunidade de estar no púlpito com um microfone na mãos para destilar seus “venenos” contra seus algozes, ou querer corrigir alguém sob o pretexto de ensino da palavra, até porque a própria PALAVRA já é um advertência.
·        (e) – ILUSTRAR SUA MENSAGEM COM ALGUMA CONFIDENCIA- Não é ético o pregador utilizar uma confidencia, para adornar suas mensagem a titulo de ilustração, é quebra de decoro espiritual, não pode expor algo que lhe foi confiado em segredo.
·        (f)- TRATAR ASSUNTOS COM CUNHO PRECONCEITUOSO- O preconceito não pode fazer parte da vida de um pregador, seja em que circunstancia for, todos são iguais perante Deus, pois Deus não faz acepção de pessoas, como o ser humano faz.

2-Considerar a ocasião
·        O pregador dever ter muita sabedoria e bom censo para não desperdiçar a oportunidade  que ele tem para pregar a apalavra de Deus.
·        Deve ser objetivo na sua pregação, que é levar uma alma aos pés do Senhor Jesus, e não se diluir em considerações frustrantes.
·        O pregador não pode ficar na sua evasiva pois uma alma tem fome e sede de Deus, se o pregador transformar sua pregação em evasivas, ira frustrar “aquela alma necessitada” pode ser que ela não tenha outra oportunidade de ouvir a pregação do evangelho.

3-Porta voz de Deus
·        O pregador é um ATALAIA  de Deus para aquele momento, ele não está na torre, mas, no púlpito da Igreja do Senhor, e sua voz deve se fazer ouvir bem audível.
·        O pregador é Atalaia, é um mensageiro de Deus, que tem por obrigação  advertir seu povo dos seus juízos, se o Atalaia não advertir, e o Senhor vier cumprir seus juízos, ele irá requerer do Atalaia o sangue daquele que não foi avisado por negligencia do atalaia(Ez 3.16-21).
·        O pregador é diferente do Arauto(profeta), que já traz a sentença, o juízo de Deus, até porque o pregador dependendo de sua vida espiritual( não condizente com a vontade de Deus) poderá também receber uma sentença de Deus( profecia). 

IV- OUTROS CUIDADOS
1-Uso do tempo
·        É preciso que o pregador se atenha ao horário para não ser enfadonho aos seus ouvintes.
·        Pregador sem pregação e uma negação.
·        Pregador – leiloeiro -  que ao invés de pregar a mensagem, fica falando do púlpito: fica mando o irmão dizer algo para outro irmão; manda  o irmão cutucar o outro irmão para não dormir no culto; manda os irmãos levantarem a mão etc. Lembra a aquela seção de leilão, em que o leiloeiro pergunta quem dá mais....

2- Humor
·        Não é uma boa combinação, pregação com humorismo.
·        Se humorismo salvasse alguém o circo seria um lugar indicado para isso.
·        Deus é santo e importa que seus servos sejam santos também, não tão santo como ele, mas, com relação ao mundo, somos sim santos.
·        Deixemos o humor de lado, pois o Senhor é a nossa força e alegria, pregadores vazios da Palavra de Deus, estão mais vazios que muitos que estão no meio da membresia.

3-Motivação errada
·        O grande pregador CHARLES H. SPURGEON, fez alusão a pregadores com motivos errados, eles causam grandes prejuízos a si mesmo e a igreja do Senhor Jesus.
·        As falhas são: buscar a sua própria popularidade; quer agradar a sua plateia e converter as pessoas de qualquer jeito para aumentar sua  estatística de salvos; quer um prestigio que ele não tem; pregar com  floreado, imitando alguns pregadores modernos; e ter uma pregação muito superficial, longe da sua realidade espiritual; fazer pregações que deixem a ideia de que Deus não deixara ninguém ir para o inferno; Fala do amor de Deus, omite a santidade do seu amor; evite a pregação doutrinária da depravação da humanidade, para não ofender o “moralista”.

Pr. Carlos Borges(CABB)
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário