domingo, 24 de dezembro de 2017

REFLEXÃO NA MENSAGEM DO NATAL

Dia 25 de dezembro é o Aniversário de Jesus, um pequeno infante que nasceu em Belém da Judeia, cujos pais eram José e Maria.
Houve a necessidade de que José e Maria fossem a Judeia para se alistarem, pois cada um deveria se alistar em sua própria cidade, e José e Maria eram da Judeia.
Quando eles foram para Judeia, Maria estava gravida, a viagem era longa e cansativa, ao chegarem na cidade, que estava agitada por causa do recenseamento, não havia local para se hospedarem, e a situação deles ficou mais grave, porque Maria começou a sentir dores do parto, diante do imprevisto, José procurou um local onde Maria pudesse se abrigar, como eram pobres sem recursos financeiros, pela gravidade dos fatos, lhe concederam um estábulo, e ali foi improvisado um berço, usando uma manjedoura(um cocho onde os animais comiam), Maria usando alguns tecidos, forrou a manjedoura, para que o infante(bebe) pudesse ficar confortavelmente, e assim nasceu Jesus, que era Filho de Deus, um príncipe, pois Deus é Rei dos Reis, não houve um séquito anunciando o seu nascimento, como acontece com as realezas humanas, mas, pela providencia Divina um anjo foi até ao campo onde havia alguns pastores que na vigília da noite guardavam seus rebanho, e foi lhes anunciado o nascimento do Salvador na cidade de Davi (Belém), e foi lhes dado um sinal:"Achareis o menino envolto  em panos e deitado  em uma manjedoura".
No mesmo instante  do anunciado do nascimento de Jesus, uma grande multidão de Anjos Celestiais, louvando a Deus dizendo"Glória a Deus nas alturas, paz  na terra, boa vontade para com os homens"(Lc2.14).
Os pastores foram a Belém, e questionaram  a Herodes onde estava o novo Rei, o que deixou Herodes aflito( não admitia concorrente ao trono).
Esses pastores levaram OURO, INCENSO E MIRRA, já profetizando o futuro do pequeno infante(menino). O Ouro -falava da realeza de Jesus; O Incenso, falava da sua missão sacerdotal, que seria o sacerdote que iria efetuar o sacrifício para remissão do pecado da humanidade, sendo ele o próprio CORDEIRO DE DEUS QUE TIRA O PECADO DO MUNDO; A Mirra, falava do seu futuro sacrifício pela humanidade para reconcilia-la com Deus, salvando-a do pecado para os que o aceitam com  seu Salvador  e creem no seu sacrifício vicário (substituto). A partir dessa época o pequeno infante iria enfrentar a maior perseguição para impedi-lo de realizar o seu ato de redenção da humanidade.
O Natal de hoje  está muito longe do verdadeiro espírito do Natal de Jesus, natal não é comida e bebida, hoje o natal tomou uma outra simbologia, é um natal mercantilista, em algumas situação é falso, pois esperar chegar o dia 25 de dezembro para ofertar alguma coisa para os necessitados, dar um abraço, ser solidário, perdoar alguém, reatar amizade há muito tempo interrompida, buscar os necessitados para lhes ofertar um pouco de comida ou dar um presente, etc...
Que bom se todo dia fosse Natal, não haveria faminto, necessitado, pessoas excluídas   da sociedade, ou famílias famintas, enfim seria bom para muitas pessoas, principalmente para os idosos, seriam mais respeitados e amados, pois eles tem muitas lições de vida para dar-nos. Quantos idosos estão esquecidos nos asilos( mas é possível que a família desses idosos, no Natal estão fazendo grande festas regradas de muitas iguarias e bebidas, troca de presentes ou outras atitudes), Esse não é o Natal de Jesus.
Que nessa época de Natal possamos refletir mais no Verdadeiro Sentido do Natal, creio que esse é o único aniversário que o aniversariante não ganha presente, quem ganha são os outros.
Olhemos um pouco para dentro de nós, e façamos como Jesus fez, nos amou primeiro, nos deu a sua vida, sua paz, sua presença, e acima de tudo nos deu a oportunidade de sermos semelhança a Ele, no amor, perdão, longanimidade, benignidade, mansidão, temperança, pacificador, solidário. 
Que o menino Jesus, que no passado nos trouxe  grande alegria, hoje possa  nos trazer uma grande certeza de salvação, pois o menino da manjedoura, tornou-se  o nosso GRANDE SALVADOR..

"FELIZ NATAL E TODOS AOS AMIGOS DO BLOG - S.O.S - ALMAS.
Pr. Carlos Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário