domingo, 14 de janeiro de 2018

TODOS PECARAM



Rm 1.17-20
Introdução: Pecado é qualquer ato, sentimento ou pensamento que vai contra os padrões de Deus. Quem peca desrespeita as leis divinas, fazendo o que é errado ou injusto do ponto de vista de Deus. (1 João 3:4;  5:17) A Bíblia também fala sobre o pecado da omissão, ou seja, deixar de fazer o que é certo. — Tiago 4:17. Portanto pecar é errar o alvo, numa competição de tiro ao alvo, quem erra o alvo não vence a competição, na vida espiritual quem erra o alvo não vence o pecado, logo perde a salvação que é o MAIOR PREMIO para a humanidade.

I JUSTOS VERSUS ÍMPIOS
1-O justo viverá pela fé
·        Hebreus 10.38 - Mas o meu JUSTO VIVERÁ PELA FÉ. E, se retroceder, não me agradarei dele.
·        O escritor de Hebreus encoraja seus leitores a não abandonarem a sua fé em tempos de perseguições, mas a mostrarem, por sua resistência, que a sua fé é real.
·        Ter fé significa descansar naquilo que Cristo fez por nós no passado, mas também significa confiar naquilo que Ele faz por nós no presente, e fará no futuro (Rm 8.12; Gl 3.10-13).
·        É normal buscarmos por coisas que nos garantem segurança antes de tomarmos decisões em nossas vidas.
·        Ninguém toma uma decisão séria no mundo natural sem estar respaldado de algo que está vendo ou apalpando.
·        Se alguém vai casar, o normal é sempre pensar em adquirir a casa própria antes disso, fazer contas relacionando as contas fixas iniciais com a renda, e outros muitos cuidados.
·        Poderia citar aqui diversas situações que acontecem no nosso dia a dia onde buscamos encontrar segurança em coisas visíveis e apalpáveis. 
·        Habacuque 2.4 diz: “Eis que a sua alma se incha, não é reta nele; mas o justo, pela sua fé, viverá”.
·        Os ímpios da Babilônia que confiavam em si mesmos caíram por terra; mas os justos viveram por sua fé e confiança em Deus.
·        Ele é citado por Paulo em Romanos 1.17 e em Gálatas 3.11; e também pelo escritor de Hebreus em 10.38.

2- A ira de Deus
·        O que é a Ira de Deus? - A ira é definida como "a resposta emocional à percepção do mal e injustiça", frequentemente traduzida como "raiva", "indignação", "cólera" ou "irritação".
·        Tanto os seres humanos quanto Deus expressa à ira.
·        Entretanto, há uma grande diferença entre a ira de Deus e a do homem. A ira de Deus é santa e sempre justificada; a do homem nunca é santa e raramente é justificada.
·        No Antigo Testamento, a ira de Deus é uma resposta divina à desobediência e pecado do homem.
·         A idolatria era com frequência o motivo para a ira divina.
·         Salmo 78:56-66 descreve a idolatria de Israel.
·        A ira de Deus é constantemente direcionada para aqueles que não seguem a Sua vontade (Deuteronômio 1:26-46, Josué 7:1; Salmo 2:1-6).
·         Os profetas do Antigo Testamento frequentemente escreveram de um dia no futuro, o "dia da ira" (Sofonias 1:14-15).
·        A ira de Deus contra o pecado e a desobediência é perfeitamente justificada porque o Seu plano para a humanidade é santo e perfeito, assim como Deus é santo e perfeito.
·        Deus providenciou uma maneira de podermos ganhar o favor divino - o arrependimento - o qual afasta a ira de Deus do pecador.
·        Rejeitar o plano perfeito é rejeitar o amor, a misericórdia, graça e favor de Deus e incorrer a Sua justa ira.
·        A ira de Deus é uma coisa espantosa e assustadora.
·         Somente aqueles que foram cobertos pelo sangue de Cristo derramado por nós na cruz podem estar seguros de que a ira de Deus nunca cairá sobre eles.
·         "Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira de Deus  (Romanos 5:9).



­3- A revelação de Deus
·        Desde a criação, quando Deus se encontrava com o homem e a mulher todos os dias até que eles pecaram e se esconderam de Deus, até hoje Deus está procurando se revelar à humanidade.
·        Vários homens que Deus procurou o Senhor chamou mais de uma vez para mostrar que está interessado em se revelar muitas vezes (I Samuel 3.4; I Reis 19.9,13).
·        Deus se revela a você muitas vezes em sua vida e sempre te dá oportunidades de conhecer a Sua vontade, bem como a sua Palavra.
·        A paciência de Deus é tão grande que está sempre insistindo em nos procurar.
·        Deus quer se revelar muitas vezes a nós!
·        A paciência de Deus é tão grande que está sempre insistindo em nos procurar.
·        A revelação de Deus não tem uma forma única de se manifestar para que a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida” (Efésios 3.10). Deus é criativo e por isso se revela de formas variadas para despertar atenção em seus servos. Se Deus se revelasse apenas de uma forma, estaria limitando o seu poder.
·        Desde que nós estejamos  sensível a perceber a revelação de Deus, até um pequeno gesto, palavra ou sentido podem ser entendidos como uma mensagem do Senhor para nossa vida.
·        Deus se revela de muitas maneiras pra nós!
·        A revelação de Deus não tem uma forma única de se manifestar para que “a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida” (Efésios 3.10). Deus é criativo e por isso se revela de formas variadas para despertar atenção em seus servos. Se Deus se revelasse apenas de uma forma, estaria limitando o seu poder.
·        Não há limites para a revelação de Deus porque o Senhor enche os céus e a terra com a sua glória (Habacuque 2.14).
·        O universo foi criado por Deus e em toda parte pode-se perceber a revelação do Criador.
·         Mas é das alturas que vem a revelação de Deus, “porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos” (Isaías 55.9).
·        Buscar a Deus nas alturas significa que mesmo que o Senhor se revele aqui, não é algo terreno ou humano, mas espiritual (Tiago 3.17).
·        Quando oramos, subimos mais alto na presença de Deus.
·        Deus quer se revelar a nós nas alturas em oração!


II CONSEQUENCIAIS
1-Conhecimento de Deus
·        Uma vez que o conhecimento de Deus e das coisas divinas é uma parte e ramo da verdadeira piedade, ou da religião experimental, pois sem isto não pode haver boa disposição na mente para com Deus, pois não existem afetos nem desejos por um objeto desconhecido.
·        Observemos que, enquanto os homens estão em um estado natural, não regenerado, e não renovado, pelo Espírito Santo, eles são desprovidos de conhecimento divino – o tempo antes da conversão é um tempo de ignorância, o que não foi apenas o caso do mundo gentio em geral, antes que o evangelho chegasse até eles, mas de cada pessoa em particular, judeus ou gentios (Atos 17.30; I Pedro 1.14), todos os filhos e filhas de Adão estão nas mesmas circunstâncias, porque a ilustração disto pode ser notada.
·        O homem sábio diz “que não é bom proceder sem refletir”, Prov 19.2; ou melhor, isto pode ser assim entendido, “sem o conhecimento a alma não está disposta àquilo que é bom”, não pode estar bem disposta para com Deus, nem ser apta para toda boa obra, ou para o desempenho correto de qualquer exercício religioso, mas está disposta ao que é mau; pois onde a ignorância reina nenhuma coisa boa habita.



2- Enganosa sabedoria
·        “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Eu, o SENHOR esquadrinha o coração, eu provo os pensamentos; e isso para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações.”
·        Há uma expressão muito ouvida em novelas, filmes, em palestras, já conhecidas por todos “siga o que seu coração mandar”. Mas será que a palavra de Deus também pensa assim, será que ela concorda com essa frase? Salomão, homem mais sábio que já existiu disse em provérbios 4: 23 “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem às saídas da vida.”.

3- Honrar mais a criatura
·        “Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça”. Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lhes manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se veem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. Rm 1.18-23

III DEUS OS ABANDONOU
1-Entregues a vergonha
·        Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si; pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. “Amém.” [Romanos 1:24, 25
·        Uma ilustração da inclinação dos seres humanos de se virarem ou se desviarem daquilo que é objetivado pode ser visto sempre que os bebês recebem um novo brinquedo.
·        Frequentemente eles terminam brincando com a embalagem e não com o brinquedo! Por que isso acontece?
·        Acho que provavelmente devido ao fato de não compreenderem a função do brinquedo.
·        Eles preferem a caixa por que é mais simples e faz sons agradáveis quando eles batem ou a esmagam no chão!

2-Atos homossexuais
·        O plano de Deus para os relacionamentos sexuais representa o ideal Dele para sua criação.
·        Infelizmente, o pecado perverteu o uso natural das dádivas de Deus.
·        Muitas vezes, o pecado significa não só negar a Deus, mas também negar a maneira como fomos criados.
·        Quando as pessoas dizem que qualquer tipo de relacionamento sexual é aceitável, desde que ninguém seja prejudicado, engana-se.
·        Ao longo ou ao curto prazo, o pecado fere indivíduos, famílias, sociedade inteira.
·        A homossexualidade(atração e prática  sexuais com pessoas do mesmo sexo) era difundida nos dias  de Paulo quanto é atualmente, embora hoje  seja considerada por muitos como aceitável, até por algumas denominações.




3- Sentimentos perversos

·        Uma pessoa perversa se vê diante de pensamentos obsessivos e destrutivos ao considerar que as atitudes humanas não são sinceras.
·         Evidentemente, é uma condição anormal da personalidade, na qual o “perverso/a” desenvolve sentimentos de destruição em relação a seus semelhantes através de pensamentos e atos de caráter maldoso.
·         Inúmeros estudos científicos indicam que a conduta perversa costuma ser congênita, mas afirmam que a falta de afeto em etapas precoces (na infância), propiciam a formação de uma mente de características perversas.
·        O perverso desenvolve uma personalidade conflitiva, suas fantasias sempre são conscientes, e sempre trata de prejudicar, humilhar e maltratar outras pessoas.
·        Um perverso desenvolve uma conduta em certa medida psicopática, que se manifesta desde a infância até a idade adulta, tanto em âmbito familiar, quanto no profissional, etc.

  Pr. Carlos Borges(CABB)




Nenhum comentário:

Postar um comentário