terça-feira, 9 de janeiro de 2018

QUEM É DEUS E QUEM É JESUS




·        Que duas características são básicas na natureza de Deus? A Bíblia diz em Salmos 145:17 “Justo é       o Senhor em todos os seus caminhos, e benigno em todas as suas obras.”
·        Como a Bíblia descreve a Deus? A Bíblia diz em Deuteronômio 32:4 “Ele é a Rocha; suas obras são perfeitas, porque todos os seus caminhos são justos; Deus é fiel e sem iniqüidade; justo e reto é ele.”
·        Que diz a Bíblia sobre o poder de Deus? A Bíblia diz em Jó 36:5 “Eis que Deus é mui poderoso, contudo, a ninguém despreza; grande é no poder de entendimento (força do coração)” .
·        Podemos confiar que Deus manterá as Suas promessas? A Bíblia diz em Deuteronômio 7:9 “Saberás, pois, que o Senhor teu Deus é que é Deus, o Deus fiel, que guarda o pacto e a misericórdia, até mil gerações, aos que o amam e guardam os seus mandamentos.”
·        Descreve Deus numa palavra. A Bíblia diz em 1 João 4:8 “Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.”
·        Deus tem compaixão. A Bíblia diz em Salmos 86:15 “Mas tu, Senhor, és um Deus compassivo e benigno, longânimo, e abundante em graça e em fidelidade.”
·        Deus é imparcial. A Bíblia diz em Atos 10:34-35 “Então Pedro, tomando a palavra, disse: Na verdade reconheço que Deus não faz acepção de pessoas; mas que lhe é aceitável aquele que, em qualquer nação, o teme e pratica o que é justo.”
·        Que sacrifícios está Deus disposto a fazer para me assegurar um bom futuro? A Bíblia diz em João 3:16 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”
·        Deus nos deu o melhor exemplo de verdadeiro amor. A Bíblia diz em 1 João 4:9-10 “Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: em que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por meio dele vivamos. Nisto está o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.”
·        Deus deleita-se em ser misericordioso conosco mesmo quando não merecemos. A Bíblia diz em Miquéias 7:18 “Quem é Deus semelhante a ti, que perdoas a iniqüidade, e que te esqueces da transgressão do resto da tua herança? O Senhor não retém a sua ira para sempre, porque ele se deleita na benignidade.”
·        As bênçãos de Deus não são dadas só mente aos justos. A Bíblia diz em Mateus 5:45-46 “Para que vos torneis filhos do vosso Pai que está nos céus; porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e faz chover sobre justos e injustos. Pois, se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? não fazem os publicanos também o mesmo?” .
·        Nada impede a Deus. Ele quer que tenhamos tudo. A Bíblia diz em Romanos 8:32 “Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como não nos dará também com ele todas as coisas?”.
·        Deus nos ama como um pai cheio de ternura. A Bíblia diz em 1 João 3:1 “Vede que grande amor nos tem concedido o Pai: que fôssemos chamados filhos de Deus; e nós o somos. Por isso o mundo não nos conhece; porque não conheceu a ele.”
·        O amor de Deus é como um refúgio. A Bíblia diz em Salmos 36:7 “Quão preciosa é, ó Deus, a tua benignidade! Os filhos dos homens se refugiam à sombra das tuas asas.”
·        Devemos seguir o exemplo de Deus. A Bíblia diz em 1 João 4:11 “Amados, se Deus assim nos amou, nós também devemos amar-nos uns aos outros.”
·        O amor às vezes requer disciplina. A Bíblia diz em Hebreus 12:6 “Pois o Senhor corrige ao que ama, e açoita a todo o que recebe por filho.”
·        Deus nunca nos abandona. A Bíblia diz em Jeremias 31:3 “De longe o Senhor me apareceu, dizendo: Pois que com amor eterno te amei, também com benignidade te atraí.”
·        Existe algo que possa nos separar do amor de Deus? A Bíblia diz em Romanos 8:38-39 “Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.”    
·        Deus é Onisciente,Onipresente e Onipotente –O criador  do Universo conhece cada mínimo detalhe de sua criação(veja salmo 139)
·        Deus é Santo – A Incomparável  santidade  de Deus é digna  da nossa  adoração(veja  Is.6.1-8).
·        Deus é Amoroso e justo – A justiça de Deus  é temperada  pelo  seu amor(veja  2 Pe.3.3-9).
·        Deus é Pessoal – Esta característica  de Deus coloca-o  à parte  dos chamados “deuses” das  religiões(veja At. 17.22-31).
·        Deus está no controle – É importante  lembrar  que Deus  está  sempre no controle, mesmo que as  coisas  em torno  de nós  pareçam  um caos( veja  Hc 3.3-17).
·        O Deus da Bíblia  é o único Deus Verdadeiro  - Embora  alguns  insistam na existência  de muitos deuses,somente o Deus da Bíblia é o Deus Vivo e Verdadeiro, digno da nossa devoção(veja Is.45.9-23).                                                             
QUEM É JESUS

·        Jesus não é apenas um personagem histórico importante, também não é alguém para ser lembrado apenas em datas comemorativas, como seu nascimento e sua morte. Jesus é o nome que dividiu a história em antes e depois dele.
·        Jesus é o filho de Deus que se fez homem e morreu na cruz do calvário para nos dar a oportunidade de alcançarmos a salvação de nossas almas.
·         A morte de Jesus foi um gesto de amor e misericórdia e por mais que o homem tente não vai conseguir entender a dimensão deste amor.

Com base na Bíblia, podemos afirmar que Jesus é:

·        O salvador da sua alma. Basta você crer e aceitá-lo como seu Senhor e salvador.
·        João 3:16 - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
·        Aquele que pode te libertar dos vícios e curar doenças do corpo e da alma. Pode te abençoar e transformar completamente sua vida e a vida de toda sua família.
·        Mateus 11:28 - Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
·        Mas também é aquele que tem o poder de lançar no inferno todos aqueles que recusarem a crer.
·        Lucas 12 4-5 Digo-vos, amigos meus: Não temais os que matam o corpo, e depois disso nada mais podem fazer.
·        Mas eu vos mostrarei a quem é que deveis temer; temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno; sim, digo, a esse temei.
·        Jesus está vivo e é o único caminho que poderá conduzir o homem até a vida eterna, não há intermediários nem intercessores, creia apenas porque a salvação só existe em Jesus.
·        Muitas coisas mais podemos afirmar sobre Jesus, procure conhecê-lo melhor, pois ele conhece todas as suas ações, sejam elas boas ou más, conhece seus pensamentos, suas vontades e seus desejos.
·        Hoje, ele está te oferecendo uma oportunidade que não deve ser desprezada, a oportunidade de conhecê-lo. Pense nisso e não deixe para amanhã a salvação que está sendo oferecida agora.
                                              O que a Bíblia diz  sobre  Jesus
·         Jesus  era humano – Jesus tornou-se  nosso  exemplo  de Deus  em forma humana(veja Fp.2.5-11)
·        Jesus era divino – Mesmo sendo um ser humano .Ele continuou sendo  Deus divino(veja Cl. 1.5-20).
·        Jesus tinha uma missão especifica a cumprir – Jesus  veio para  salvar  a humanidade do pecado( veja  Lc. 4.16-21).
·        Jesus fez sacrifício definitivo – Jesus  suportou um tremendo  sofrimento para  que  pudéssemos desfrutar da eternidade com Ele ( veja  Is.  53).

·        Jesus tem o  grande poder de transformar as pessoas- Jesus pode transformar a mais terrível pessoa numa  das mais  poderosas testemunha( veja  At.4.13)
·        Jesus tem um domínio eterno – O Reino de Jesus estende-se  além das dimensões  do espaço e tempo(veja Ap.1.4-8).  

  Pr. Carlos Borges(CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário