terça-feira, 16 de julho de 2019

A MISSÃO DO PASTOR TIMÓTEO



1º Tim 1.1-5
Introdução: Timóteo é um dos personagens mais conhecidos do Novo Testamento. Duas epístolas neo testamentária são endereçadas a ele. Também existem várias referências diretas e indiretas sobre ele em outros livros da Bíblia, como Atos, 1 Coríntios e Tessalonicenses. Muitas pregações são feitas sobre a pessoa de Timóteo, geralmente enfatizando o seu exemplo como jovem obreiro que a Bíblia descreve.

I A MISSÃO DE TIMÓTEO
1- Pai e filho na fé (1 Tm 1.1,2)
·        Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, pelo mandato de Deus, nosso Salvador, e de Cristo Jesus, nossa esperança, a Timóteo, verdadeiro filho na fé, graça, misericórdia e paz, da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor. – 1 Timóteo 1:1-2.
·        Dou graças a Deus, a quem, desde os meus antepassados, sirvo com consciência pura, porque, sem cessar, me lembro de ti nas minhas orações, noite e dia.
·         Lembrado das tuas lágrimas, estou ansioso por ver-te, para que eu transborde de alegria pela recordação que guardo de tua fé sem fingimento, {a mesma que, primeiramente, habitou em tua avó Lóide e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também, em ti}. – 2 Timóteo 1:3-5
·        Por esta razão, pois, te admoesto que reavives o dom de Deus que há em ti pela imposição das minhas mãos.
·         Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação. 
·        Não te envergonhes, portanto, do testemunho de nosso Senhor, nem do seu encarcerado, que sou eu; pelo contrário, participa comigo dos sofrimentos, a favor do evangelho, segundo o poder de Deus, que nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus.

2- A Missão de Timóteo (1 Tim 1.1-5)
·        Timóteo foi muito bem instruído espiritualmente por sua mãe e por sua avó.
·         No livro de Atos dos Apóstolos podemos perceber como ele era querido entre os membros da igreja que foi implantada ali.
·        Tanto era boa a sua conduta, que os irmãos que estavam em Listra e em Icônio davam bom testemunho dele (At 16:1, 2).
·        Timóteo era um exemplo não apenas dentro da comunidade cristã de que era membro, mas diante da sociedade a qual fazia parte.
·        Seu exemplo era tão positivo que sua reputação chegou até Icônio.
·         Essa conduta não foi construída de uma hora para outra, mas foi resultado de uma aprendizagem que começou quando ele era ainda muito novo.
·        Paulo fala sobre isso quando escreve: Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, e que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. (2 Timóteo 3:14, 15).

3- O Legalismo e a Lei (1 Tm 1.6-11)
·        O Legalismo e a Lei (1Tm 1.6-11) - Os falsos mestres legalistas usavam a Lei do Antigo Testamento e as genealogias para criar inovações doutrinárias de todo tipo, que faziam as pessoas se desviar da fé verdadeira.
·        Legalismo é o estilo de vida de pessoas que acreditam que o cumprimento das regras torna o indivíduo merecedor do favor e da salvação divina.
·        Legalismo significa pôr as regras acima de Deus e das necessidades humanas.
·         É o estilo de vida de pessoas que acreditam que o cumprimento das regras torna o indivíduo merecedor do favor e da salvação divina.
·         Esse pensamento não é Bíblico e foi condenado por Cristo. Vejamos o que a Bíblia diz:
·        Lucas 18:11- 14 – “O fariseu, posto em pé, orava de si para si mesmo, desta forma: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros, nem ainda como este publicano; jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho. O publicano, estando em pé, longe, não ousava nem ainda levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, sê propício a mim, pecador! Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que se exalta será humilhado; mas o que se humilha será exaltado.”.
·        De fato, a Lei não é o Evangelho, mas o Evangelho não é desprovido da Lei. A Lei e o Evangelho não estão em conflito, mas se completam.


II A GRAÇA NA VIDA DE PAULO
1- Principal dos pecadores (1 Tm 1.12-13)
·        Paulo mesmo disse: “Segundo a graça que me foi dada...” (I Cor. 3: 10).
·          Então, A GRAÇA foi dada para Paulo, a revelação está com Paulo!
·        Por isso, TEMOS QUE VER como ele via para entender como ele entendia, e pensar como ele pensava...  Mas como Paulo recebeu essa revelação?
·        Os discípulos foram dispersos (Atos 8: 1), e o Senhor Jesus apareceu á Saulo (Atos 9: 3 a 5) no caminho de Damasco.
·        E á ele foi revelado A GRAÇA ao ser arrebatado até o terceiro céu, no Paraíso... (II Cor. 12: 2, 4).
·        E então Paulo continuou a obra de Deus na terra, uma vez que “os discípulos” tinham sido dispersos.
·         Mas veja que, Paulo não anunciava o evangelho segundo os homens, mas segundo a revelação que tinha recebido de Jesus. (Gál. 1: 11).
·          E então, segundo a revelação de Deus que foi dada á Paulo, ele pôs o Fundamento, que é Cristo.
·         Paulo afirmou aos Gálatas: “... conheceram A GRAÇA que me fora dada...” (Gál. 2: 9).
·         A revelação COMPLETA da Graça está com Paulo! Paulo discerniu que o homem não tinha mais pecado, pois não estava mais debaixo da lei, por isso “o pecado NÃO TEM domínio sobre nós”.
·        “Pois não estamos debaixo da lei, MAS DEBAIXO DA GRAÇA...” (Rom. 6: 14).
·          E por que “o pecado não tem domínio” sobre nós?  
·        Porque Jesus se manifestou “PARA ANIQUILAR” o pecado pelo sacrifício de si mesmo!”(Heb. 9: 26) Essa é que é a verdade”!


2-De perseguidor a apóstolo (1 Tm 14-16)
·        Talvez este seja o homem mais conhecido como representante do cristianis­mo, além de ser de fundamental importância para a história da igreja.
·        Saulo, seu nome aramaico na comunidade judaica em Jerusalém, e Paulo, a forma romana de seu nome, ecoam nos livros de teologia e também de filosofia.
·         Ele também é o homem que mais escreveu sobre doutrina no Novo Testamento: treze cartas são de sua autoria. Paulo foi o primeiro teólogo da igreja e foi chamado por alguns de seu segundo fundador.
·        Era natural de Tarso, uma importante cidade da Cilícia, e era cidadão romano, título que herdou de seu pai ou de algum parente que prestou serviços ao império e como recompensa ganhou a cidadania.
·        Sua educação preliminar foi doméstica tendo seu pai como tutor.
·         Em Filipen­ses 3.5, Paulo nos mostra credenciais de quem mantém em dia sua ligação com a família: circuncidado no oitavo dia, israelita da tribo de Benjamim, hebreu nascido de hebreus.
·        Com aproximadamente seis anos, Paulo foi à escola da sinagoga para ser educado na Torá e no hebraico.
·        De acordo com Atos 22.3, foi educado em Jerusalém aos pés de Gamaliel.
·         Este era um rabino moderado (At 5.34-39). Em­bora Paulo não o mencione em suas cartas, seu estilo reflete o método rabínico de pensar.

3- A Deus seja a glória!(1 Tm 1.17)
·        Esta oferta de louvor é oferecida a Deus em vista da misericórdia que ele havia demonstrado a um pecador tão grande.
·        É o surto daquela emoção agradecida que inchava seu peito, e que não seria negada expressão, quando Paulo se lembrou de sua vida anterior e da misericórdia de Deus para com sua alma.
·         De certa forma, interrompe o trem de suas observações, mas o coração estava tão cheio que exigia expressão.
·        É apenas um exemplo da alegria e gratidão que enche a alma de um cristão quando ele é conduzido por uma série de reflexões que o conduzem às lembranças de seu antigo pecado e perigo, e ao fato de que ele obteve misericórdia e tem agora a esperança do céu.
·         O apóstolo Paulo não com frequência, de acordo com um modo de escrita que era comum entre os hebreus, interpõe uma expressão de louvor no meio de seus raciocínios; compare Romanos 1:25; 2 Coríntios 11:31.
·         Deus é chamado Rei aqui, como ele é frequentemente nas Escrituras, para denotar que ele governa o universo.
·        No versículo 17, Paulo louvou a Deus por sua salvação.
·         Esta é uma das muitas doxologia que Paulo escreveu.
·        Grandes pensamentos e notáveis declarações impulsionavam-no a repentinas e espontâneas expressões de louvor, no meio de seções inteiras, e não apenas ao término das suas cartas.

II O BOM COMBATE
1- O Bom combate (1Tm1. 18).
·        “Timóteo, meu filho, dou-lhe esta instrução, segundo as profecias já proferidas a seu respeito, para que, seguindo-as, você combata o bom combate, mantendo a fé e a boa consciência que alguns rejeitaram e, por isso, naufragaram na fé.” (1 Tm 1.18-19).
·        Paulo está incentivando Timóteo a que combata o combate da fé.
·         Jesus nunca prometeu uma vida fácil.
·         Por causa do pecado, aflições fazem parte da realidade da vida e, por causa da dureza do coração, é preciso lutar constantemente para não ser endurecido pela natureza pecaminosa e ser transformado, dia após dia, à imagem de Cristo.

2- Coração, consciência e fé (1Tm 1.19).
·        Em seguida, vem um alerta sobre alguns crentes que haviam naufragado na fé.
·        Salvação não se perde uma vez em Cristo, nada nem ninguém podem tirar alguém das mãos do Salvador.
·         No entanto, é possível que verdadeiros cristãos venham a se afastar, sejam enganados por falsas doutrinas e deixem de desfrutar uma vida de comunhão plena e paz com Deus.
·         O ensino de Paulo é que Timóteo permaneça firme em sua caminhada para que também não venha a se afastar da fé.
·        Eu e você não estamos imunes a nos afastar de Deus.
·        Se baixarmos a guarda em nossa vida espiritual, estaremos expostas a um esfriamento de nossa fé.
·         Precisamos nos manter firmes na vida de oração e estudo da Palavra, para nos apegarmos à Verdade de Cristo e não nos desviarmos por causa de falsos ensinos.

3- Hereges Blasfemadores (1 Tm 1.19,20)
·        Himeneu, Alexandre e Fileto foram três homens que aparecem na narrativa bíblica do Novo Testamento.
·        Eles viveram no período apostólico da Igreja Primitiva e são citados por Paulo como sendo pessoas que causaram danos à pregação do Evangelho.
·        Pela forma com que são mencionados na Bíblia, é possível que Himeneu, Alexandre e Fileto tenham exercido algum papel de liderança na comunidade cristã da época.
·        O nome Himeneu é derivado de Hímen, o deus grego do matrimônio. Himeneu é citado apenas em duas passagens bíblicas (1 Timóteo 1:19, 20; 2 Timóteo 2:17). Na primeira passagem, Himeneu aparece associado a Alexandre, enquanto na segunda ele aparece em conexão com Fileto.
Pr. Carlos Borges (CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário