1º Tim 1.1-5
Introdução: Timóteo é um dos
personagens mais conhecidos do Novo Testamento. Duas epístolas neo testamentária
são endereçadas a ele. Também existem várias referências diretas e indiretas
sobre ele em outros livros da Bíblia, como Atos, 1 Coríntios e
Tessalonicenses. Muitas pregações são feitas sobre a pessoa de Timóteo,
geralmente enfatizando o seu exemplo como jovem obreiro que a Bíblia descreve.
I A MISSÃO DE TIMÓTEO
1- Pai e filho na fé (1 Tm 1.1,2)
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Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, pelo mandato de Deus, nosso Salvador, e de Cristo Jesus,
nossa esperança, a Timóteo, verdadeiro filho na fé, graça, misericórdia e paz, da parte de Deus Pai e
de Cristo Jesus, nosso Senhor. – 1 Timóteo
1:1-2.
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Dou graças a Deus, a quem, desde os meus
antepassados, sirvo com consciência pura,
porque, sem cessar, me lembro de ti nas minhas orações, noite e dia.
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Lembrado das tuas lágrimas, estou ansioso por ver-te, para
que eu transborde de alegria pela
recordação que guardo de tua fé sem fingimento, {a mesma que, primeiramente,
habitou em tua avó Lóide e em tua mãe
Eunice, e estou certo de que também, em ti}. – 2 Timóteo 1:3-5
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Por esta razão, pois, te admoesto que reavives o
dom de Deus que há em ti pela imposição das minhas mãos.
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Não te envergonhes, portanto, do testemunho de nosso Senhor, nem do seu encarcerado,
que sou eu; pelo contrário, participa comigo dos sofrimentos, a favor do evangelho, segundo o poder de Deus, que nos
salvou e nos chamou com santa vocação; não
segundo as nossas obras, mas conforme a sua
própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus.
2- A Missão de Timóteo (1 Tim 1.1-5)
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Timóteo foi muito bem instruído espiritualmente
por sua mãe e por sua avó.
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No livro de Atos dos Apóstolos podemos
perceber como ele era querido entre os membros da igreja que foi
implantada ali.
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Tanto era boa a sua conduta, que os irmãos que
estavam em Listra e em Icônio davam bom testemunho dele (At 16:1, 2).
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Timóteo era um exemplo não apenas dentro da
comunidade cristã de que era membro, mas diante da sociedade a qual fazia
parte.
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Seu exemplo era tão positivo que sua
reputação chegou até Icônio.
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Essa
conduta não foi construída de uma hora para outra, mas foi resultado de uma aprendizagem
que começou quando ele era ainda muito novo.
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Paulo fala sobre isso quando escreve: Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste,
e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, e que desde a tua
meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a
salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. (2 Timóteo 3:14, 15).
3- O Legalismo e a Lei (1 Tm 1.6-11)
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O
Legalismo e a Lei (1Tm 1.6-11) - Os falsos mestres legalistas
usavam a Lei do Antigo Testamento e as genealogias para criar inovações
doutrinárias de todo tipo, que faziam as pessoas se desviar da fé verdadeira.
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Legalismo é o estilo de vida de pessoas que
acreditam que o cumprimento das regras torna o indivíduo merecedor do favor e
da salvação divina.
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Legalismo significa pôr as regras acima de Deus
e das necessidades humanas.
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É o
estilo de vida de pessoas que acreditam que o cumprimento das regras torna o
indivíduo merecedor do favor e da salvação divina.
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Esse
pensamento não é Bíblico e foi condenado por Cristo. Vejamos o que a Bíblia
diz:
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Lucas 18:11- 14 – “O fariseu, posto em
pé, orava de si para si mesmo, desta forma: Ó Deus, graças te dou porque não
sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros, nem ainda como
este publicano; jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto
ganho. O publicano, estando em pé, longe, não ousava nem ainda levantar os
olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, sê propício a mim, pecador!
Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque
todo o
que se exalta será humilhado; mas o que se humilha será exaltado.”.
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De fato, a Lei não é o Evangelho, mas o
Evangelho não é desprovido da Lei. A Lei e o Evangelho não estão em conflito,
mas se completam.
II A GRAÇA NA VIDA DE PAULO
1- Principal dos pecadores (1 Tm 1.12-13)
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Paulo mesmo
disse: “Segundo a graça que me foi dada...” (I Cor. 3: 10).
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Então, A GRAÇA foi dada para Paulo, a
revelação está com Paulo!
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Por isso,
TEMOS QUE VER como ele via para entender como ele entendia, e pensar como ele
pensava... Mas como Paulo recebeu essa revelação?
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Os
discípulos foram dispersos (Atos 8: 1), e o Senhor Jesus apareceu á Saulo
(Atos 9: 3 a 5) no caminho de Damasco.
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E á ele foi
revelado A GRAÇA ao ser arrebatado até o terceiro céu, no Paraíso... (II Cor.
12: 2, 4).
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E então
Paulo continuou a obra de Deus na terra, uma vez que “os discípulos” tinham
sido dispersos.
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Mas
veja que, Paulo não anunciava o evangelho segundo os homens, mas segundo a
revelação que tinha recebido de Jesus. (Gál. 1: 11).
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E então, segundo a revelação de Deus que
foi dada á Paulo, ele pôs o Fundamento, que é Cristo.
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Paulo
afirmou aos Gálatas: “... conheceram A GRAÇA que me fora dada...” (Gál. 2: 9).
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A revelação COMPLETA da Graça está com Paulo!
Paulo discerniu que o homem não tinha mais pecado, pois não estava mais debaixo
da lei, por isso “o pecado NÃO TEM domínio sobre nós”.
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“Pois não
estamos debaixo da lei, MAS DEBAIXO DA GRAÇA...” (Rom. 6: 14).
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E por que “o pecado não tem domínio”
sobre nós?
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Porque Jesus
se manifestou “PARA ANIQUILAR” o pecado pelo sacrifício de si mesmo!”(Heb. 9:
26) Essa é que é a verdade”!
2-De perseguidor a apóstolo (1 Tm 14-16)
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Talvez este seja o homem mais conhecido como
representante do cristianismo, além de ser de fundamental importância para a
história da igreja.
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Saulo, seu nome aramaico na comunidade judaica
em Jerusalém, e Paulo, a forma romana de seu nome, ecoam nos livros de teologia
e também de filosofia.
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Ele
também é o homem que mais escreveu sobre doutrina no Novo Testamento: treze
cartas são de sua autoria. Paulo foi o primeiro teólogo da igreja e foi chamado
por alguns de seu segundo fundador.
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Era natural de Tarso, uma importante cidade da
Cilícia, e era cidadão romano, título que herdou de seu pai ou de algum parente
que prestou serviços ao império e como recompensa ganhou a cidadania.
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Sua educação preliminar foi doméstica tendo seu
pai como tutor.
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Em
Filipenses 3.5, Paulo nos mostra credenciais de quem mantém em dia sua ligação
com a família: circuncidado no oitavo dia, israelita da tribo de Benjamim,
hebreu nascido de hebreus.
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Com aproximadamente seis anos, Paulo foi à
escola da sinagoga para ser educado na Torá e no hebraico.
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De acordo com Atos 22.3, foi educado em
Jerusalém aos pés de Gamaliel.
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Este era
um rabino moderado (At 5.34-39). Embora Paulo não o mencione em suas cartas,
seu estilo reflete o método rabínico de pensar.
3- A Deus seja a glória!(1 Tm 1.17)
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Esta oferta de louvor é oferecida a Deus em
vista da misericórdia que ele havia demonstrado a um pecador tão grande.
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É o surto daquela emoção agradecida que inchava
seu peito, e que não seria negada expressão, quando Paulo se lembrou de sua
vida anterior e da misericórdia de Deus para com sua alma.
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De certa
forma, interrompe o trem de suas observações, mas o coração estava tão cheio
que exigia expressão.
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É apenas um exemplo da alegria e gratidão que
enche a alma de um cristão quando ele é conduzido por uma série de reflexões que
o conduzem às lembranças de seu antigo pecado e perigo, e ao fato de que ele
obteve misericórdia e tem agora a esperança do céu.
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O
apóstolo Paulo não com frequência, de acordo com um modo de escrita que era
comum entre os hebreus, interpõe uma expressão de louvor no meio de seus
raciocínios; compare Romanos 1:25; 2 Coríntios 11:31.
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Deus é
chamado Rei aqui, como ele é frequentemente nas Escrituras, para denotar que
ele governa o universo.
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No versículo 17, Paulo louvou a Deus por sua
salvação.
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Esta é
uma das muitas doxologia que Paulo escreveu.
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Grandes pensamentos e notáveis declarações
impulsionavam-no a repentinas e espontâneas expressões de louvor, no meio de
seções inteiras, e não apenas ao término das suas cartas.
II O BOM COMBATE
1- O Bom combate (1Tm1. 18).
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“Timóteo, meu filho, dou-lhe esta instrução,
segundo as profecias já proferidas a seu respeito, para que, seguindo-as, você
combata o bom combate, mantendo a fé e a boa consciência que alguns rejeitaram
e, por isso, naufragaram na fé.” (1 Tm 1.18-19).
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Paulo está incentivando Timóteo a que combata o
combate da fé.
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Jesus
nunca prometeu uma vida fácil.
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Por causa
do pecado, aflições fazem parte da realidade da vida e, por causa da dureza do
coração, é preciso lutar constantemente para não ser endurecido pela natureza
pecaminosa e ser transformado, dia após dia, à imagem de Cristo.
2- Coração, consciência e fé (1Tm 1.19).
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Em seguida, vem um alerta sobre alguns crentes
que haviam naufragado na fé.
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Salvação não se perde uma vez em Cristo, nada
nem ninguém podem tirar alguém das mãos do Salvador.
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No
entanto, é possível que verdadeiros cristãos venham a se afastar, sejam
enganados por falsas doutrinas e deixem de desfrutar uma vida de comunhão plena
e paz com Deus.
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O ensino
de Paulo é que Timóteo permaneça firme em sua caminhada para que também não
venha a se afastar da fé.
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Eu e você não estamos imunes a nos afastar de
Deus.
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Se baixarmos a guarda em nossa vida espiritual,
estaremos expostas a um esfriamento de nossa fé.
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Precisamos nos manter firmes na vida de
oração e estudo da Palavra, para nos apegarmos à Verdade de Cristo e não nos
desviarmos por causa de falsos ensinos.
3- Hereges Blasfemadores (1 Tm 1.19,20)
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Himeneu, Alexandre e Fileto foram três homens
que aparecem na narrativa bíblica do Novo Testamento.
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Eles viveram no período apostólico da Igreja
Primitiva e são citados por Paulo como sendo pessoas que causaram danos à
pregação do Evangelho.
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Pela forma com que são mencionados na Bíblia, é
possível que Himeneu, Alexandre e Fileto tenham exercido algum papel de
liderança na comunidade cristã da época.
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O nome Himeneu é derivado de Hímen, o deus grego
do matrimônio. Himeneu é citado apenas em duas passagens bíblicas (1 Timóteo
1:19, 20; 2 Timóteo 2:17). Na primeira passagem, Himeneu aparece associado a
Alexandre, enquanto na segunda ele aparece em conexão com Fileto.
Pr. Carlos Borges (CABB)
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