sábado, 20 de julho de 2019

ORAÇÃO E A CONDUTA DAS MULHERES


1 Tm 2.1-6
Introdução: Em 1 Timóteo 2, Paulo inicia ensinando sobre o dever de orar por todas as autoridades. Os cristãos dessa época enfrentavam a impiedade do imperador Nero, o qual lhes fazia muito mal. Mesmo assim, é dever dos cristãos suplicar, orar, interceder e dar graças a Deus em favor das autoridades.
I INTERCESSÃO POR TODOS
1-Oração em favor de todos ( 1Tm 2.1-4)
·        Embora Deus seja o Todo Poderoso e saiba todas as coisas, escolheu nos deixar ajuda-lo a mudar o mundo através de nossas orações.
·        Este trabalho é um ministério para nós devido a nossa limitada compreensão, mas é uma realidade.
·        Paulo nos exorta a orar uns pelos outros  e pelo nossos líderes  de governo (Estadual, Municipal, Federal e Eclesiástico).
·        Nossas orações  sincera terão resultados poderosos(Tg. 5.16).
·        Oração é um modo de viver.
·        Oração é comunhão com Deus
·        Oração é comunicação com Deus pessoal e digno de confiança.
·        Oração é comunhão com um Deus residente no cristão.
·        Oração exige tempo com Deus.
·        Oração exige disciplina dos pensamentos.
·        Oração é o primeiro passo para conhecimento de Jesus.
·        Oração é reconhecer a presença de Deus.
·        Oração é dar a Deus acesso as nossas necessidades.

2- Todas as classes de pessoas (1Tm 2.2)
·        A ordem de Paulo para orar pelos reis era notável, considerando que Nero, um governador publicamente conhecido por sua crueldade, era o imperador  naquele momento(54 – 68 d.C).
·        Quando Paulo escreveu esta carta, a perseguição era uma ameaça crescente para os crentes.
·        Mais tarde - quando Nero precisou atribuir a alguém a culpa pelo grande incêndio que destruiu a maior parte de Roma em 64 d.C – acusou os cristãos  romanos para eliminar a suspeita em relação a sua própria pessoa.
·        Quando a nossa vida está seguindo calma e pacificamente é difícil nos lembrar de orar pelas autoridades, porque frequentemente pensamos que certamente farão um bom governo.
·        É mais fácil nos lembrarmos de orar quando enfrentamos problemas .
·        Mas devemos orar pelas autoridades ao redor do mundo, para que haja liberdade para a expansão do evangelho em todas as sociedades.

3- A vontade de Deus (1 Tm.2.3,4)
·        O discurso prossegue com a explanação de que a salvação em Cristo, está à disposição de todos.
·        Paulo revela o desejo de Deus de salvar a toda a humanidade e não apenas alguns poucos escolhidos.
·         O Espírito Santo procura orientar aos cristãos em todas as áreas da vida. Aqui não é diferente.
·        Por meio de Paulo Ele dá conselhos aos homens e as mulheres para que se comportem de forma decente e ordeira, de forma que o seu comportamento na comunidade local, reflita a luz do Filho de Deus.
·        Não existe maior fraqueza no cristianismo do que aceitar os padrões do mundo.
·        Não existe maior fragilidade na vida de um cristão do que aderir, aceitar, pensar ou agir de acordo com o modelo fracassado do mundo.
·        Nós já estivemos no mundo e sabemos que ele não nos deu nada de bom.
·        A Bíblia diz que o mundo jaz do maligno, e quando o Senhor nos comprou deste mundo, deste mercado de escravos e nos trouxe para a Sua Igreja, Ele nos chamou para vivermos uma vida poderosa.
·        Ele nos chamou, porque já nos libertara do império das trevas com a Sua obra na cruz do Calvário.
·         Ele disse que saímos da morte para a vida.
·        Fomos chamados para viver vitoriosamente.


II A BASE PARA ORAÇÃO
1- Um só Deus e Mediador (1 Tm 2.5)
·        Quem ama Jesus ora!
·        A oração aproxima mais de Deus e faz uma grande diferença na sua vida, trazendo muitas bênçãos.
·        Não dá para viver como cristão sem orar.
·         Descubra nesse estudo bíblico como suas orações podem afetar sua vida de maneira poderosa.
·        Orar deve ser uma coisa contínua.
·        Você pode orar de manhã, de tarde, de noite, em casa, na escola, no trabalho, na rua, no chuveiro, sentado, deitado, de pé.
·         Não precisa ser sempre alto, você também pode orar em silêncio.
·         Claro, você vai pensar em outras coisas, mas a Bíblia está falando sobre ter uma atitude de oração, lembrando-se de Deus constantemente e submetendo tudo a Ele.
·        Ele é o único Deus e Mediador.
·        Jesus ensinou a oração do Pai Nosso como um modelo para quem está aprendendo a orar.
·        Você não precisa repetir essa oração exatamente, mas pode usá-la para fazer suas próprias orações.
·        Na oração do Pai Nosso você aprende a pôr a vontade de Deus em primeiro lugar, a fazer pedidos, a perdoar e pedir perdão e a buscar a proteção de Deus contra o mal.

2- O Resgate de Cristo (1 Tm 2.6).
·        Adão, o primeiro homem, foi criado perfeito, ou seja, sem pecado.
·         Ele podia ter vivido para sempre.
·         Mas perdeu essa oportunidade quando escolheu desobedecer a Deus, (Gênesis 3:17-19).
·         O pecado é como um defeito.
·        E, quando teve filhos, Adão passou esse defeito para eles, (Romanos 5:12).
·         É por isso que a Bíblia diz que Adão “vendeu” a ele e a seus filhos como escravos do pecado e da morte. (Romanos 7:14)
·        Nenhum dos filhos de Adão podia recuperar o que ele tinha perdido, já que todos eram imperfeitos. — Salmo 49:7, 8.
·        Por meio do sacrifício de Jesus, Deus livra, ou salva, a humanidade do pecado e da morte.
·        A Bíblia diz que o sangue derramado de Jesus é como o preço de um resgate, (Efésios 1:7; 1 Pedro 1:18, 19).
·         É por isso que Jesus disse que veio à Terra para “dar a sua vida em resgate por muitos”. — Mateus 20:28, Almeida, revista e atualizada.
·        Deus ama a humanidade, por isso ele providenciou uma maneira justa de perdoar e até apagar nossos pecados. (Romanos 5:6-8) - O resgate de Jesus é essa maneira justa.

3- Pregador e Apóstolo (1 Tm. 2.7)
·        O apóstolo Paulo foi o autor de 13 dos livros do Novo Testamento, que fundou várias igrejas no início do Cristianismo.
·         Ele não seguiu Jesus durante seu ministério, mas teve uma visão de Jesus mais tarde.
·        O ministério de Paulo se concentrou em todos que não eram judeus.
·        Na sua juventude, Paulo era mais conhecido como Saulo.
·         Ele era judeu, da cidade de Tarso e era do grupo dos fariseus, como seus pais.
·         Saulo estudou em Jerusalém debaixo de Gamaliel, um dos professores e teólogos mais famosos dos judeus. Saulo teve uma educação privilegiada!
·        Um dia, enquanto ia a caminho de Damasco para prender mais cristãos, uma luz brilhou e o cegou e Saulo ouviu uma voz lhe perguntando por que ele O estava perseguindo.
·        Essa voz era Jesus (Atos dos Apóstolos 9:4-6).
·        Saulo ficou cego e ficou esperando em Damasco, como Jesus tinha ordenado.
·         Então Jesus enviou um homem chamado Ananias para falar com Saulo.
·        Ananias impôs as mãos sobre Saulo e ele tornou a ver e foi batizado (Atos dos Apóstolos 9:17-19).
·        Desse momento em diante, Saulo foi um homem diferente.
III DEVERES DE HOMENS E MULHERES
1- Homens crentes (1 Tm 2.8)
·        A grande questão está no fato de que as características do crente verda­deiro não são externas, mas trata-se de uma atitude de coração, de uma mudança de mente, da maneira como se relaciona com o Senhor Jesus.
·        O ver­dadeiro crente procura ser semelhante a Jesus.
·        O texto da lição de hoje nos ajuda a examinar exatamente essa dimensão do caráter cristão que se manifesta no relacionamento do crente com Jesus.
·        Um homem de aliança e que seja um homem de fé. Diz a Palavra de Hebreus 11:8: “Pela fé Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber  por herança; e partiu sem saber para onde ia.”
·        Tu és um homem de Deus, deves ser um homem de fé.
·         Tua mulher quer que tu sejas um homem de fé, acredite e obedeça.
·         Noventa e nove por cento dos crentes acreditam na Bíblia, menos de nove por cento praticam-na.
·        Há muita gente que acredita em tudo que eu digo, mas muito poucos vivem e praticam o que eu ensino. Lê Marcos 10:17-22.
·        Tiago 2:19 diz: “Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios creem e tremem.” Então, não é o crer. Lê Tiago 1:22.
2- Mulher Crente (1 Tm. 2.9,10).
·        Os últimos versos do livro de Provérbios são dedicados a louvar o caráter de uma mulher.
·        A mesma que não tem nome, mas que bem poderia ser algumas das grandes mulheres de Deus.
·        Que existiram e existem em nossos tempos.
·        Essa mulher apresenta virtudes no cuidado da família, do marido, dos filhos; na forma honesta e dedicada com que trabalha; no exemplo que dá ao próximo, na forma sabia com que vive sua vida etc.
·        Esse texto mostra um resumo das qualidades das mulheres de Deus e como elas são importantes.
·        É muito fácil reclamamos de nossa sociedade, governo, prefeito, dos acontecimentos atuais.
·        Mas quantas vezes você já orou por estas pessoas e pela a situação atual de nossa sociedade?
·        Cristãs sem falar sobre suas boas obras (1 Timóteo 2:9-10; 5:10). No serviço. Quando lembramos que Jesus disse que o maior no reino de Deus será aquele que serve (Marcos 10:35-45), então parece muito provável que as pessoas maiores no reino têm sido as mulheres. A Bíblia menciona várias mulheres, por exemplo: Dorcas, que continuamente praticava ações de bondade e caridade (Atos 9:36-39); uma Maria que "muito trabalhou por vós" (Romanos 16:6); Febe que servia à igreja de Cencréia (Romanos 16:1-2); e Maria, irmã de Marta e de Lázaro, que ungiu o corpo de Jesus para seu sepultamento (Marcos 14:3-9). A Bíblia raramente menciona mulheres.


3-Conduta das Mulheres (1 Tm. 2.11-15)
·        Paulo não queria que as mulheres efésias ensinassem, porque ainda não tinham conhecimento ou experiências suficiente.
·        A igreja de Éfeso tinha problemas particulares com os falsos mestres.
·        Evidentemente, as mulheres  eram especialmente  suscetíveis  aos falsos mestres(2 Tm 3.1-3), porque ainda não tinham conhecimento bíblico suficiente para discernir a verdade.
·        Além disso, alguma mulheres estavam aparentemente ostentando sua  nova liberdade cristã vestindo roupas  improprias (1 Tm.2.9).
·        Paulo estava dizendo a Timóteo para não colocar alguém (neste caso, as mulheres ) que ainda não fosse maduras na fé, em uma posição de liderança (ver 1 Tm 5.22).
·        O mesmo princípios se aplicam ás igreja hoje ( 1 Tm 3.6).

Pr. Carlos Borges (CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário