sábado, 31 de agosto de 2019

FORTE E APROVADO


2 Tm. 2.1-6
Introdução: Em 2 Timóteo 2, Paulo exorta Timóteo a dedicar-se inteiramente a prática do Evangelho de Jesus. Ele dá o exemplo do soldado, do atleta e do lavrador. Paulo mostra como estas três classes de pessoas, só recebem a recompensa mediante dedicação e trabalho árduo. A vida cristã é uma luta sem trégua, e se desenrola em um campo de batalha. Não podemos entrar nessa peleja fiados em nossa força nem estribados em nosso entendimento. Somos fracos demais para arrostar (sem medo, olhar de frente, encarar) o inimigo tão medonho.


II FORTIFICA-TE É UMA ORDEM
1- Forte na Graça (2 Tm. 2.1).
·        Ele prossegue falando sobre seu próprio sofrimento e como tem suportado tudo, por causa de Cristo e do Reino de Deus.
·         Assim ele mostra que para Timóteo ser aprovado ele precisa dedicar-se ao conhecimento e a prática da Palavra de Deus. 
·        Em seguida, ele distingue que em uma casa há vasos de honra e de desonra e como devemos glorificar a Deus.
·        A dedicação devida ao Evangelho.
·        Suportando tudo pelo Evangelho.
·        O obreiro aprovado.
·        Vasos de honra e vasos de desonra.
·        Portanto, você, meu filho, fortifique-se na graça que há em Cristo Jesus.

2- Forte para ensinar outros (2 Tm 2.2)
·        Timóteo esforçar-se por encontrar homens capazes de instruir outros com o mesmo ensinamento que ele tinha recebido de Paulo.
·        Timóteo deveria ordenar líderes na igreja os quais seriam fiéis ao ensino de Paulo (lTm 3.1-7; 5.17).
·        Paulo usou três analogias para explicar por que Timóteo deveria esperar que a sua tarefa fosse exigir um trabalho árduo:
·        Os soldados excelentes se esforçam para agradar seu comandante (obediência).
·        Os atletas devem competir de acordo com as regras do jogo (preparo).
·        Os lavradores deveriam receber sua recompensa antes dos outros (esperança-Fé).
·        Paulo tudo suportava por causa dos eleitos o que nos remete a também Gálatas 4.19 onde ele sofria dores de parto pelos que estariam sendo formados em Cristo Jesus.

3- Forte no Sofrimento (2 Tm. 2.3).
·        Chama esse filho espiritual de Paulo a persistir na batalha, aceitando sofrimento com confiança no Senhor.
·         Ele usa ilustrações de soldados, atletas e agricultores e cita o exemplo vitorioso de Jesus para encorajar Timóteo na sua batalha.
·        É notável que, no meio de instruções sobre serviço como soldado, Paulo frisa a atitude do servo que não busca contendas e sim, a salvação daqueles que se opõem a Cristo.
·        Todos tiveram a oportunidade de assistir a filmes que mostram um exército, como treinam suas armas, como lutam em uma batalha.
·        Tudo isto desde o ponto de vista terreno.
·        A Bíblia descreve o cristão como um soldado de Jesus Cristo.
·        O que mais falou acerca deste assunto foi o apóstolo Paulo (II Timóteo 2.3,4; II Co. 10.4).

II FORTE E BOM SOLDADO
1- Alistado no seu exército (2 Tm. 2.3).
·        Primeira característica: Conhecer o seu inimigo.
·        Todo soldado consciente, valoroso, um soldado pertence a uma tropa de Elite, é aquele que conhece o seu inimigo.
·         E o nosso maior inimigo, é Satanás.
·        Segunda característica: Preparar sua vida para o sofrimento.
Todo soldado quando vai a guerra sabe que as coisas não serão um mar de rosas.
·        Terceira característica: Se reveste de toda a armadura que Deus lhe tem proporcionado.
·        O propósito de Paulo nesta abordagem vai muito além do mero registro de fatos sobre o conflito entre dois exércitos.
·         Paulo investiu sua vida nessa guerra e escreveu para fortalecer a determinação de Timóteo em dar continuidade à batalha: “Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação”.
·        “Não te envergonhes, portanto, do testemunho de nosso Senhor, nem do seu encarcerado, que sou eu; pelo contrário, participa comigo dos sofrimentos, a favor do evangelho, segundo o poder de Deus” (2 Timóteo 1:7-8).
·         “Tu, pois, filho meu, fortifica-te na graça que está em Cristo Jesus.... Participa dos meus sofrimentos como bom soldado de Cristo Jesus” (2 Timóteo 2:1, 3).
·         “Conjuro-te, perante Deus e Cristo Jesus, que há de julgar vivos e mortos, pela sua manifestação e pelo seu reino: prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina” (2 Timóteo 4:1-2).

2- Jesus em Primeiro Lugar (2 Tm. 2.4).
·        Jesus é o cabeça da igreja.
·         Essa verdade está meridianamente clara em Efésios 5.23.
·         Nenhum homem, por mais culto ou piedoso, poderia ser o comandante da igreja universal.
·         Somente Jesus tem essa honra. Jesus é o dono da igreja, o Senhor da igreja, Ele é a cabeça que governa a igreja, o bispo universal da igreja.
·        Jesus é a pedra sobre a qual a igreja está edificada.
·        A igreja está alicerçada na interpretação de Pedro, Jesus é a pedra sobre a qual a igreja está edificada, é na fé, como disse Pedro a Jesus: Tu és o Cristo, o filho do Deus vivo.
·        O próprio Pedro deixou claro que Jesus, e não ele é a pedra sobre a qual a igreja está edificada.
·        No começo do seu ministério Pedro disse que Jesus é a pedra (Atos 4.11) e no final do seu ministério, quando escreveu sua primeira carta, tornou a enfatizar esse mesmo fato (1 Pedro 2.4-8).
·        Você foi convocado a fazer parte do Exército de Deus.
·         O que é necessário para ser um soldado de Cristo? 
·        É preciso viver de acordo com os princípios bíblicos os quais aprendemos e acreditamos.

3- Fidelidade de atleta e agricultor (2. Tm 5.13).
·        “Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus” (Mt 5.16).
·        “Nenhum soldado vai à guerra cercado de luxúrias, nem vai à batalha deixando um quarto confortável, mas sim uma tenda estreita e provisória, em que há muita dureza, severidade e desconforto”.
·        Tendo o atleta de competir com honestidade, o lavrador, por sua vez, tem de trabalhar arduamente.
·         O sucesso na lavoura só é conseguido com muito trabalho.
·        Isso é verdade particularmente em países em desenvolvimento, antes de se ter as técnicas da mecanização moderna.
·        Em tais circunstâncias, o sucesso da exploração agrícola depende tanto do suor como da habilidade.
·        Paulo tem por objetivo instruir seu discípulo Timóteo a não desistir, por pior que possa parecer uma situação contrária em sua vida, pois ele mesmo dá a entender de que está preso ao escrever esta carta.
·        Por isso ele dá os exemplos de soldado, atleta e lavrador como semelhanças de posturas dos cristãos.
·        Não podemos esmorecer, não podemos retroceder, não podemos desistir, mas precisamos ir em frente.
·        Olhar para o alvo que é Jesus, olhar para o céu, olhar para o futuro e viver o presente intensamente, “esquecendo-me das coisas que para trás ficaram”, pois “as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo”.

III OBREIRO APROVADO
1-Maneja bem a Palavra (2 Tm. 2.15).
·        “Manejar bem” a Palavra significa, na linguagem de Paulo, “fazer um corte reto”.
·        O pedreiro constrói a parede em linha reta.
·        O carpinteiro risca a obra em linha reta.
·         O agricultor ara a terra em linhas retas. Semelhan­temente, o obreiro do Senhor que interpreta a Bíblia, terá que interpretá-la corretamente – em linha reta!
·        Para conseguir esse resultado, o intérprete da Palavra terá que entender os períodos ou “dispensações” e isso por sua vez requer o estudo diligente das Escrituras e a observação minuciosa da revelação divina aos homens.
·        O preguiçoso jamais saberá interpretar o pensamento divino.
·        Por isso Paulo assim exortou a Timóteo: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se enver­gonhar…” II Tm 2.15.
·         A palavra “procura (no original grego, “spoudason”) significa “apressar-se, ser diligente”. Manejar bem significa usar as faculdades racionais, a inteligência, como em Isaías 1.18, onde Deus convoca Seu povo, “Vinde, pois e arrazoemos”. diz o Senhor”.

2- Não Passar Vergonha (2 Tm. 2.16-18).
·        A quem Timóteo devia pregar a palavra?
·        O contexto sugere que Timóteo, como ancião, pregaria a palavra dentro da congregação cristã.
·        Em vista das pressões exercidas por opositores, ele devia manter o equilíbrio espiritual e declarar com destemor a palavra de Deus, não filosofias humanas, ideias pessoais ou especulações inúteis.
·         É verdade que isso podia gerar oposição da parte de alguns que talvez tivessem inclinações erradas. (2 Timóteo 1:6-8;  2:1-3,  23-26;  3:14, 15).
·         Timóteo, porém, por acatar o conselho de Paulo, continuaria a ser uma barreira para a apostasia, assim como o próprio Paulo havia sido. — Atos 20:25-32.

3-Aprovado por Deus (2 Tm. 2.19-26).
·        “O Senhor conhece quem lhe pertence” e “afaste-se da iniquidade todo aquele que confessa o nome do Senhor”.
·        Os falsos ensinos, com todas as suas qualidades atraentes, não durarão.
·        O Senhor conhece os que são seus, pode se referir as palavras de Moisés por ocasião da rebelião de Corá e diversos companheiros seus, que desafiaram a liderança de Moisés.
·        O ministro de Cristo traz permanentemente à memória o que de útil aprende.
·        Afasta-se de conflitos que nada acrescentam à sua vida espiritual e ao ministério que exerce. Eles só contribuem para a perdição de quem fala e ouve. V. 14, 16, 23.
·        Marcas do caráter do ministro aprovado por Deus: irrepreensível; consciência limpa; correção no conhecimento, na vivência e na exposição do Evangelho que é a palavra da verdade v. 15; Esdras 7. 10; Efésios 1. 13.
·        O acolhimento do falso ensino desconstrói o bem e conduz vidas para a perdição eterna. V. 17; Gênesis 3.
·        Líderes que fazem afirmações vigorosas a respeito do que não entendem afastam da fé os ingênuos.  v. 18.

Pr. Carlos Borges (CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário