domingo, 24 de novembro de 2019

VIVENDO NO ESCONDERIJO DO ALTÍSSIMO



Sl. 91-1-7
Introdução: É comum nas casas, nas empresas e escolas encontrarmos uma Bíblia aberta no Salmo 91. Às vezes, pela ação do tempo, as páginas até ficam empoeiradas e amareladas. Outros penduram na porta de suas residências quadros que estampam uma cópia do Salmo 91.
Muitos utilizam o Salmo 91 para rezar, enquanto outros citam trechos do Salmo 91 em suas orações, mas será que compreendem o seu significado? E ainda existem aqueles que, nem mesmo leram o Salmo 91 por completo, mas por recomendação, fazem dele um amuleto.

I ASPECTOS GERAIS
1- Autor, título e data.
·        O salmo 91 é um salmo sem título, sendo conhecido apenas como salmo 91, e não tem seu autor mencionado.
·        Porém, alguns apontam o profeta Moisés como o escritor do Salmo 91, por causa de certas evidências internas (expressões idiomáticas).
·        Outros apontam como autor o salmista e rei Davi, mas, na verdade, não há como precisar quem redigiu o Salmo 91.
·        O salmo 91 é considerado um salmo muito forte, mas se você acha que não funciona para você e que Deus não te guarda e protege de todo mal e da violência por rezá-lo.
·        Então, hoje, o salmo 91 é considerado uma oração escrita por Moisés, uma crença vinda de estudiosos dos salmos.
·        Moisés também escreveu o salmo 90, mas é o salmo 91 capaz de ajudar as pessoas a vencerem tribulações, sendo considerada a oração mais poderosa da bíblia e usado entre os judeus.
·        Para entendê-lo melhor, você pode procurar um estudo evangélico com explicações do significado de cada versículo. 

2- Classificação
·        O Salmo 91 e muitos outros são considerados proféticos ou messiânicos pela Teologia cristã.
·        Eles apontam para a vinda do Messias.
·        Sendo com frequência citados no Novo Testamento da Bíblia com o objetivo de identificar Jesus Cristo como o cumpridor da promessa.
·        A história do canto do salmo na liturgia do culto cristão corre paralela à história da liturgia, da música e das igrejas (mais corretamente confissões, denominações ou ministérios) cristãs.
·        Após o desenvolvimento do salmo responsorial no século IV, a função do salmista acaba por se transformar num ministério próprio.
·        Mais tarde incluído até no clero local.
·        No entanto, esse ministério acaba por cair em desuso com a especialização crescente dos cantores e com a instituição das scholae (hospedagem), ao mesmo tempo em que a participação do povo se reduz.
·        Certa feita o Senhor Jesus questionou os fariseus acerca do Salmo 110, e eles não puderam respondê-lo de quem o Messias era filho: (Mt 22:42 -46).
·        Através da abordagem que Jesus fez, verifica-se que os Salmos, como parte das Escrituras, tem por objetivo dar testemunho do Cristo.
·        O Salmo 110 demonstra que o Messias não seria somente filho de Davi, antes era Senhor de Davi, indicando a sua divindade.

II ESCONDERIJO DO ALTÍSSIMO
1-Invisivel pela fé (Sl. 91.1-9).
·        “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará” (Salmo 91:1).
·        Quando colocamos a nossa Fé em Deus, Ele se torna uma proteção (defesa), um amparo, um refúgio quando sentimos medo.
·        Assim como o salmista colocou a sua confiança em Deus, devemos também escudar a nossa Fé em sua promessa de vida.
·        A forma de fazermos isto é vivendo Nele e permanecer Nele. Colocar a nossa devoção diária a serviço do reino de Deus.
·        O primeiro passo para interpretar Salmo 91 é responder a seguinte pergunta (Sl 91:1).
·        Quem habita no esconderijo do Altíssimo?
·        É possível aos homens mortais residirem no recôndito do Altíssimo?
·        A resposta está no decurso do próprio Salmo: “Porque tu, ó SENHOR, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação” (Sl 91:9).
·        Quando escreveu esta profecia, o salmista fez referência a alguém que, naquele exato momento estava residindo no esconderijo (lugar oculto) do Altíssimo.
·        E que, no futuro, haveria de deixar a habitação do Altíssimo.
·         Quando deixasse o esconderijo do Altíssimo, seria necessário refugiar-se à sombra do Onipotente (Jo 16:28).

2-Não te assustará (Sl. 91.5,6).
·        Quem se esconde debaixo das asas do Senhor não temerá o que muitos temem: o pavor da noite.
·        Lembrando de que na época da escrita dos salmos havia muita guerra no deserto e invasões inesperadas que aconteciam na calada da noite.
·         Sem esquecer de que, à noite, também é o momento da invasão dos animais pequenos indesejável tais como muriçocas, baratas, rãs, cupins e ratos, sem querer elencar aqui alguns mais.
·        Eu não temerei! Ao contrário, eu me fortalecerei como aquela que tem convicção no poder do Senhor que me ama e que cuida de mim todo o tempo.
·       Na sequência, o salmista lembra-me de que não somente o medo da noite que me assola será capaz de me paralisar.
·       A flecha que voa de dia, representando bem os momentos de enfrentamento passados em lançamentos de flechas nas guerras.
·       O inimigo lança numerosas flechas ao ar e realmente não se tem certeza do caminho que a flecha percorrerá e em cima de quem ou do quê ela cairá.
·       Pois dependerá da força de quem lançou, da distância e da direção e velocidade dos ventos, coisas bem difíceis de serem mensuradas em um momento de batalha.
·       Também podemos ser afligidos durante o dia por muitas coisas que estão fora do nosso domínio.
·        “Você não temerá o pavor da noite nem a flecha que voa de dia, nem a peste que se move sorrateira nas trevas, nem a praga que devasta ao meio-dia.” Salmo 91.5-6.
3-Palavra de Fé (1.7-9)91.7,8 — Mil [...] dez mil.
·        Tal como os israelitas no Egito foram poupados dos perigos que assolaram seus vizinhos (Êx 9.26; 10.23; 11.7), os crentes no Senhor estão inteiramente protegidos de todo e qualquer ataque inimigo.
·        Olharás e verás. O castigo dos ímpios é tão certo quanto à redenção dos justos.
·        Das calamidades gerais, eles serão preservados de modo particular.
·        “Quando milhares e dezenas de milhares caírem pela doença ou pela espada da batalha, a tua direita”.
·        Nada disso chegará perto de ti, nem o medo da morte.
·        Quando multidões morrem ao nosso lado, embora devessem estar preparados para a nossa própria morte.
·        No versículo 8 se refere à destruição do primogênito egípcio pela pestilência. 

III DÁ ORDENS AOS SEUS ANJOS
1-Lares protegidos (Sl. 91.10).
·        “Nenhum mal te suceder, nem praga alguma chegará a tua casa (tenda)”.
·        Ainda que aflições e turbulências caiam sobre ti, não haverá nenhum mal verdadeiro nelas, pois elas virão do amor de Deus e deverão ser santificadas.
·        Elas surgirão não para ter machucar, mas para o teu bem, mesmo que, atualmente, não sejam agradáveis, mas penosas, ainda assim, elas serão tão boas no final que tu mesmo declararás que elas são inofensivas.     
2- O diabo reconheceu (Sl. 91.11-13).
·        91.11-13 — Seus anjos [...] em pedra. Estas palavras foram usadas por Satanás para tentar o Salvador (Mt 4.5,6).
·        O leão e a áspide.
·        A imagem de animais e serpentes neste versículo ilustra todo o mal que possa ameaçar o Enviado.
·        O Pai O protegerá totalmente, não importa o perigo.
·        “Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra. Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente.” (Salmos 91:11-13).
·        Nessa parte do Salmo 91, afirma-se que os anjos são enviados para que guarde os caminhos o servo de Deus, para que nem mesmo pedras firam seus pés.
·         Ele pode pisar leão, cobra e nada de mal acontece!
·        Não podemos nos deixar contaminar com a visão limitada e temporal de prosperidade humana.
·        Se fizermos isso, acabaremos trabalhando para Hollywood em filmes de super-heróis, ou cometendo equívocos teológicos do tipo: “sou filho do dono do outro e da prata então posso tudo no que me fortalece!”.
·        Não! Fuja disso, pois são sutilmente palavras do Diabo.

3- Promessas venceu os peregrinos (Sl. 91.14-16).
·        91.1 4 — O termo traduzido aqui por amou não procede do verbo usual hebraico para amar.
·        Contém mais a ideia de ter por perto e até de abraçar apertado com amor (Dt 7.7; 10.15). Conheceu o meu nome trata de uma relação íntima e experiente com o Pai (Jo 1.18). 
·        91.15,16 — As promessas de Yahweh são de livrar o Messias (v. 15) e de lhe conceder abundância de dias (v. 16).
·         São promessas do Pai de fazer reviver Seu Filho e de lhe conceder Sua vida eterna (SI 16.10,11; 72.15; 118.17,18).
·         A salvação reservada para o Enviado não é justificação (pois Ele já é justo por Si próprio), mas, sim, libertação da morte, sob a forma de Ressurreição (como em 118.21).
·         O Salmo 91 conclui, assim, de forma dramática, com uma promessa do Pai ao Filho quanto à Sua vitória final sobre a morte (1 Co 15.20,21).
·        Abundâncias de Dias- Um homem pode morrer jovem e, ainda assim, morrer pleno de dias, satisfeito com sua vida.
·        Ademais eles terão vida eterna  no outro mundo.
       
      Pr. Carlos Borges (CABB)

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