domingo, 21 de agosto de 2022

ANDANDO NA LUZ DA PALAVRA DE DEUS

                                           SALMO 119.105-110

Introdução: Qual é a finalidade da luz? Não é dissipar as trevas? Quem anda nas trevas  o que pode lhe acontecer? Sabemos que em tal situação os riscos  de acidentes e até mesmo a morte pode acontecer, por isso usamos a luz para podermos andar  sem ter o risco de acidente ou outro problema mais sério, na vida espiritual não é diferente, por isso o salmista disse as frases do Salmo 119.105 -Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e luz para os meus caminhos." 

No teatro, as luzes que ficam diante do palco, junto aos pés dos atores são chamadas de " ribalta", sua finalidade é delimitar  o espaço até o "poço", lugar onde fica a orquestra tocando as musicas que acompanham o espetáculo.

Deus também nos providenciou uma "ribalta"(luz) para delimitar nossos passos no palco da vida, fins não cairmos no "poço" do pecado. A leitura diária da Palavra de Deus, ilumina os nossos caminhos nesta presente vida, fins podermos caminhar em segurança, até as moradas celestiais. Só podemos ser bem sucedido  no caminhar com Deus se contarmos  com as luzes da ribalta divina a nos mostrar o caminho.

Precisamos ter muito cuidado, para não pensarmos que por termos lido a Bíblia várias vezes, possamos pensar que não podemos cair nas armadilhas de Satanás, achar que a luz que tivemos  na semana, no mês, no ano ou até mesmo ontem é o suficiente para nos manter seguro, hoje no caminho.

Não podemos pensar que o tempo investido em pesquisas, meditação na Palavra de Deus é o suficiente para que possamos transformar a vida de quem quer que seja. Nós não só precisamos ler a Palavra  de Deus, para preparar qualquer mensagem ou pregação, mas também nos alimentarmos dela, para preparar a nossa alma e nosso espírito.

O mineiro que trabalha nas minas subterrâneas jamais desce a mina, sem antes verificar se a luz (lâmpada do capacete) tem condições de permanecer acesa durante o tempo em que ele irá permanecer  no interior da mina. Devemos ser assim diligente com relação a Palavra de Deus. Não podemos lê-la inteira uma única vez e depois deixá-la de lado, como faríamos com qualquer livro.

A luz que recebemos da Palavra de Deus deve ser renovada, revitalizada e solidamente  restabelecida todos os dias. A verdade de Deus renovada em nós a cada dia, funciona como a luz do mineiro. Ao olharmos  na direção indicada por Deus, podemos ver melhor para onde estamos indo, atingindo seu propósito para nossa vida e dos demais que nos cercam.

Para gravá-la  tão profundamente em nossos corações até que ela se torne parte de nós, precisamos abri-la e dizer :"SENHOR, FALA COMIGO HOJE E MOSTRA-ME O QUE PRECISO SABER  E FAZER". Devemos continuar a ler, meditar, amar, obedecer e fazer  o que ela nos manda fazendo assim, a  luz da nossa  ribalta divina, não permitira que venhamos a cair no "poço do pecado", pois  ela estará como luz para nossos caminhos, sempre estará CARREGADA.

Pr. Capl. Carlos Borges (CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário