sábado, 5 de abril de 2025

A INCONSTÂNCIA DOS GÁLATAS

 

GÁLATAS 1.1-24

Introdução: Os mestres judaizantes tinham persuadido os gálatas de que Paulo lhes tinha ensinado a nova religião imperfeitamente e de segunda mão. Para refutar isso, Paulo apela à história de sua conversão, e à sua entrevista com os apóstolos quando se encontrou com eles em Jerusalém.

 I SAUDAÇÃO APOSTÓLICA

1-Paulo, apóstolo de Jesus (Gl.1.1)

1.      A autoria apostólica desta magnífica carta é praticamente inquestionável, mesmo por eruditos mais céticos.

2.      O apóstolo Paulo fundou as Igrejas da Galácia e escreveu esta Carta para defender o seu apostolado e o Evangelho que ele pregava – a salvação pela graça por meio da fé em Jesus Cristo.

3.      Paulo estava e irritado com as acusações que ele estava sofrendo e com o desvio doutrinário dos crentes.

4.      O que Paulo quis dizer em Gálatas 1?

5.      Paulo tinha palavras fortes para esses gálatas, e eles tinham que entender que ele escrevia com autoridade; na verdade, autoridade apostólica. 

6.      Paulo esperava que os cristãos respeitassem sua autoridade como apóstolo de Jesus Cristo.

7.      É nosso dever também respeitar a autoridade de Paulo como apóstolo.

8.      Gálatas foi chamado de “Declaração de Independência da liberdade cristã”.

9.      “Gálatas é uma carta apaixonante, é o derramamento da alma de um pregador em chamas por seu Senhor e profundamente comprometido em levar seus ouvintes a uma compreensão do que é a fé salvadora.” 

 2-Irmãos e companheiros (Gl.1.2)

1.      A época de Paulo, a Galácia era uma província romana situada na região central da atual Turquia.

2.      A maior parte dessa nação era um grande e fértil planalto para onde havia se mudado um grande número de pessoas por causa das condições favoráveis à agricultura.

3.      Um dos objetivos de Paulo durante sua viagem missionária era visitar regiões densamente povoadas a fim de atingir o maior número possível de ouvintes.

4.      A Carta às Igrejas da Galácia não foi escrita por um mestre que se auto constituiu pastor de Igrejas, mas por um apóstolo como os Doze escolhidos por Jesus.

5.      Paulo, o autor desta Carta, recebeu um chamado de Deus para cumprir a missão de pastor de Cristo aqui na terra.

6.      Sua missão não procede de fonte humana ou de qualquer agência da terra, mas diretamente dos Céus.

 3-Graaça e paz da parte de Deus (Gl.1.3)

1.      Todo o plano de Deus era nos salvar através da morte de Jesus.

2.      Fomos salvos do poder da iniquidade que existe no mundo atual.

3.      Um mundo governando por Satanás e cheio de ódio cruel, uma crueldade sem conta, provocando, mortes, tragédias, tentações e enganos (esta última uma de suas armas preferidas).

4.      Ser resgatados desse mundo não significa ser retirado dele, significa não ser mais seu escravo.

5.      Você foi salvo e para viver para Deus.

6.      Será que sua vida reflete toda a gratidão que sente por essa salvação?

7.      Será que você transferiu para Cristo toda a lealdade que tinha para com esse mundo?    

 II A INCONSTÂNCIA DOS GÁLATAS

1-O espírito de Paulo (Gl.1.6)

1.      Desviar-se do Evangelho da Graça é apostatar-se de Deus.

2.      Admiro-me de que vocês estejam abandonando tão rapidamente aquele que os chamou pela graça de Cristo

3.      Na primeira viagem missionária, Barnabé e Paulo passaram pelo sul da Galácia implantando igrejas.

4.      Mas, assim que partiram, outro grupo chegou: os falsos apóstolos judaizantes que tentaram acrescentar obras da lei, como a circuncisão no Evangelho que Paulo havia pregado.

5.      Com as palavras “admiro-me de que vocês estejam abandonando tão rapidamente”, Paulo demonstra seu total espanto.

6.      Já é de se espantar a apostasia na Igreja, quanto mais em tão rápido tempo!

7.      Perceba que as igrejas não estavam totalmente desviadas do Evangelho, mas sim estavam em processo de apostasia.

 2-O outro evangelho (Gl.1.7)]

1.      Adulteram o Evangelho da Graça e causam confusão na Igreja.

2.      O que ocorre é que algumas pessoas estão perturbando, querendo perverter o evangelho de Cristo”.

3.      “Perturbar” e “perverter”, prestem bastante atenção nestas palavras, pois elas nos ensinarão a característica de falsos profetas!

4.      A palavra traduzida por “perturbando” é tarasso, a mesma usada no Concílio de Jerusalém em Atos 15.24, que, conforme cremos, foi realizado logo após a escrita desta carta.

5.      Como os falsos mestres estavam perturbando àquelas igrejas?

6.      Causando confusão mental.

7.      Ao ensinar que a salvação dependia também de obras da lei os judaizantes estavam deixando os Gálatas confusos.

8.      O objetivo destes falsos mestres era claro: eles estavam “querendo perverter o evangelho de Cristo”.

9.      Ou seja, eles estavam adulterando o sabor do Evangelho da Graça adicionando o tempero da lei.

 3-Anátema é maldito (Gl.1.8)

1.      Tanto àqueles que ensinam, quanto os que dão ouvido a falsos evangelhos sofrerão a ira divina (8-9).

2.      Se nem Paulo, nem os apóstolos originais e nem anjos estão acima do Evangelho da Graça, o que não dizer dos falsos apóstolos (8-9)

3.      Exposição- “Mas ainda que nós ou um anjo dos céus pregue um evangelho diferente daquele que lhes pregamos, que seja amaldiçoado! Como já dissemos, agora repito: Se alguém lhes anuncia um evangelho diferente daquele que já receberam, que seja amaldiçoado!”

4.      Paulo invoca o juízo divino em tom de seriedade extrema.

5.      O fato de repeti-lo, afirma isso.

6.      Algumas versões, em vez da palavra “amaldiçoado” trazem a palavra “anátema”. O que isto significa?

7.      Anathema é uma palavra grega que, no Novo Testamento, tem o sentido de “maldição espiritual”.

8.      A Septuaginta, a versão grega do Antigo Testamento, traduziu a palavra harem (MALDIÇÃO) como anathema.

 III PAULO, A PROVA VIVA

1-Agradar a Deus ou a homens? (Gl.1.10)

1.      Acaso me busco agora a aprovação dos homens ou a de Deus? 

2.      Ou estou tentando agradar a homens?

3.       Se eu ainda estivesse procurando agradar a homens, não seria servo de Cristo.

4.      Paulo aqui nos encoraja a permanecer firmes na vontade de Deus e não das dos homens.

5.      Infelizmente muitos tem se dobrado ao desejo humano para não perder amizades, vínculos e popularidade.

6.      Em nome do “bem-estar” e da falsa paz, ficam no anonimato ou em cima do muro nas questões onde precisa haver correção e mudança de conduta.

7.      Devemos procurar ter atitudes como a do apóstolo, que buscava agradar a Deus em tudo.

8.      Com isso ele perdeu muitas coisas, mas ganhou o favor e a aprovação de Cristo, e é isso o que importa.

9.      Paulo considerou tudo como sem valor quando conheceu Jesus (Fp.3:7-11).

10.    Verdadeiramente, este homem teve um encontro com o Senhor, pois seus “frutos dignos de arrependimento” (Mt 3:8), foram claramente vistos em suas atitudes de dedicação, zelo e temor para com o seu novo Senhor.

2-De perseguidor a apóstolo (Gl.1.13)

1.      Gálatas 1.13 [Deus] nos tirou da potestade das trevas e nos transportou para o Reino do Filho do seu amor. 

2.      As duas citações desenvolvem essa verdade com base na obra redentora de Cristo (Cl 1.14), sugerindo que o verbo livrar refere-se à separação e livramento das tentações deste presente século.

3.      Gálatas 1.13, 14 Judaísmo aqui significa o estilo de vida judaico, que se baseava em parte na obediência ao Antigo Testamento e em parte em outras tradições dos pais, ou líderes do povo (Mt 15.2).

4.      A conduta de Paulo antes de sua conversão fez com que ele se sobressaísse no judaísmo de duas formas: (1) ele era cuidadoso ao guardar a Lei e as tradições, certamente mais cuidadoso do que os judaizantes na Galácia (G1 6.13); (2) ele perseguia a igreja de Deus para destruí-la (n v i), fazendo isso sob a autoridade de líderes religiosos judeus (At 8.3; 9.1,2).

 3-Primeiras experiências (Gl.1.23)

1.      Gálatas 1.21 Após sua breve viagem a Jerusalém (Gl.1.18,19), Paulo foi para a Síria e a Cilicia, provavelmente a mesma viagem mencionada em Atos 9.30, na qual foi de Jerusalém ao lugar onde passou a infância, Tarso, na Cilicia (At 22.3).

2.      Gálatas 1.22, 23 Ao que parece, notícias sobre o ministério contínuo de Paulo em Tarso e nas regiões vizinhas chegavam constantemente às igrejas da Judeia (Jerusalém), uma vez que Barnabé teve a confiança de procurar Paulo para ajudar na obra na Antióquia da Síria (At 11.25,26).

3.      Paulo fala a respeito da sua conversão para mostrar que a mensagem que proclamava vinha diretamente de Deus que o havia incumbido de pregar as Boas Novas aos gentios.

4.      Depois de ter sido chamado por Deus.

5.      Paulo não consultou mais ninguém e passou três anos na Arábia.

6.      Em seguida, falou com Pedro e Tiago, mas não teve nenhum outro contato com os judeus cristãos por muitos anos.

7.      Durante esse tempo, Paulo os gentios a mensagem que Deus lhe havia enviado.

8.      Não vinha do discernimento humano, mas de Deus.

 Pr. Capl. Carlos Borges (CABB)

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