Is.61.1 a 62.5
Introdução: Os seres humanos não podem fazer nada mais do que ungir com
óleo, mas o Senhor unge com Seu Espírito, único que pode equipar uma pessoa
para desempenhar o seu encargo. Subentendida na unção encontra-se também a
vocação e a nomeação para esse cargo.
1- O Senhor me ungiu (Is.61.1-4)
1.
v.1.-O
Espírito do Senhor Jeová está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar
Boas Novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a
proclamar liberdade aos cativos e a abertura de prisão aos presos.
2.
Há pouca dúvida
de que nós, como nação, precisamos de avivamento.
3.
O Brasil precisa
se voltar para Deus.
4.
Ao olharmos para
a condição de nosso país, ficamos surpresos com o colapso moral da sociedade.
5.
É hora de um
avivamento genuíno, mas deve começar com cada um de nós.
6.
Precisamos de uma Nova Consciência do Caráter de Deus. (Isaías 6: 1-4).
7.
Ele (Isaías), que é o melhor mestre das Escrituras, deu-nos a melhor
explicação sobre esses versículos, até mesmo o Senhor Jesus, que leu essa
passagem na Sinagoga de Nazaré e aplicou-o inteiramente a si mesmo, dizendo:
“Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos (Lc.4.17.18-21).
1.
A Confissão de
Isaías. v5.
2.
Sua visão fez
algo por Isaías.
3.
Isso o mudou
completamente.
4.
Ele não gritou,
ele começou a soluçar.
5.
Isso o fez chorar
porque o levou a um sentimento de pecado.
6.
Esta é a maior
necessidade para nós vermos avivamento!
7.
Ele gritou: “Ai
de mim!”
8.
Esta era a
expressão exterior da convicção interior.
9.
Vendo Deus, ele
tomou consciência de si mesmo.
10.
A mesma coisa
aconteceu com Pedro em Lucas 5:8: “Afasta-te de mim, porque sou um homem
pecador, ó Senhor.”
11.
Aconteceu com
João em Ap.1:17, “E quando eu o vi, caí a seus pés como morto…”
12.
Ele disse: “Estou
perdido, porque sou um homem de lábios impuros…”
13.
Ele confessou seu
pecado e sua impotência para fazer qualquer coisa a respeito.
14.
Ele confessou que
era impuro e que seu povo também era impuro.
15.
Ele não disse ao
Senhor quão honesto e correto ele era… ele sabia que não era.
16.
Lábios impuros
são o resultado de um coração impuro. Mt. 15:11
17.
A Purificação
de Isaías. v6-7-A brasa viva.
18.
Veio do altar de
bronze onde os sacrifícios foram oferecidos.
19.
Deus trouxe a
purificação depois que Isaías se arrependeu.
20.
Antes que ele
pudesse ser usado por Deus, ele precisava ser purificado por Deus.
21.
Os lábios foram
limpos.
1.
Pois ele me
vestiu com as vestes da salvação e sobre mim pôs o mandato da justiça, qual
noivo que adorna a cabeça como um sacerdote, qual noiva que se enfeita com
joias. Porque, como a terra produz os seus renovos, e como o jardim faz brotar
o que nele se semeia, assim o Senhor Deus fará brotar a justiça e o louvor
perante todas as nações (Is 61:10-11 NVI)
2.
Quando Paulo
escreveu Romanos 4, certamente estava lembrando deste texto.
3.
O gozo de alguém
que foi vestido “com as vestes da salvação e o mandato da justiça” (Is 61:10b).
4.
A salvação e a
justificação não vêm de nós, nem de qualquer coisa dentro de nós.
5.
É posto,
“imputado”, como em Romanos 4. Vem de fora, de Deus.
6.
Vem pela fé no
Justificador e o Salvador, Jesus.
7.
No versículo 11
de Isaías 61, o autor usa a imagem das plantas verdejantes da terra para
ilustrar como esta justiça, este gozo e louvor, vão encher a terra – vai
brotando, de lugar em lugar.
8.
Assim está
acontecendo.
9.
Há missionários
levando a mensagem de salvação e há resultados nos lugares mais remotos da terra.
10.
Mas a obra não se completou ainda.
11.
Ainda há muitos
que nunca ouviram.
12. Vamos, igreja brasileira, ajuntar com os que estão
fazendo missões, para encher esta terra com a verdade da mensagem de Deus.
13. O que quer dizer Isaías 61 11?
14. Vem de fora, de Deus.
15. Vem pela fé no
Justificador e o Salvador, Jesus.
16. No versículo 11 de Isaías
61, o autor usa a imagem das plantas verdejantes da terra para ilustrar
como esta justiça, este gozo e louvor, vão encher a terra - vai botando, de
lugar.
17. Assim está acontecendo.
1-Uma coroa de Beleza (Is.62.1-3)
1.
Assim como o
profeta é um vidente, é também um orador.
2.
Por amor de Sião
e Jerusalém, não por amor de qualquer interesse particular dele, ou por amor da
igreja.
3.
Por ter um
carinho e preocupar-se por Sião, ele decide dar continuidade a este clamor de
urgência.
4.
A igreja será
muito admirada e verdadeiramente admirável
5.
E será uma coroa,
não em Sua cabeça, mas em Sua mão, como glória e beleza para Ele.
6.
Da perspectiva
ampla da nova fama de Israel entre os povos, o texto volta e concentra-se na
intimidade do cuidado amoroso de Javé por seu povo.
7.
Uma coroa de
ornamento (parece-nos tradução mais acurada do que coroa de glória) é algo para
ser admirado, algo que seu proprietário gostará de mostrar, que o fará
orgulhoso.
8.
A coroa de
ornamento desperta a admiração e o cuidado de seu proprietário. Nessa figura,
manifesta-se o quanto Javé estará cativado por Israel, objeto de sua paixão.
9.
E Israel será um
diadema real na concha da mão (melhor do que apenas mão) do seu Deus.
10.
Um diadema real,
um objeto preciosíssimo, abrigado e protegido na concha da mão.
11.
Articulam-se aqui
o amor e cuidado de Javé por seu povo.
1.
Aqui entra novo
personagem: tua terra.
2.
Nos vv. 4 e 5
temos tu e tua terra, como duas personalidades distintas.
3.
Ambas, tu e tua
terra, são vistas como parceiras femininas numa relação amorosa.
4.
Tu, o povo de
Israel representado simbolicamente por Sião e Jerusalém, não mais serás chamada
Desamparada (melhor seria Abandonada).
5.
Israel, na sua
situação de miséria e devastação, é a própria imagem da mulher abandonada,
largada por seu homem, violentada por outros.
6.
Agora, com a
intervenção de Javé, essa situação passou.
7.
Não mais serás
chamada 'Abandonada'.
8.
Tua terra' não
mais será chamada 'Desolada'. Como vimos, a terra estava queimada, arrasada, em
ruínas.
9.
Também essa
realidade passou, não mais será.
10.
Como se
caracteriza essa nova situação de tu e tua terra?
11.
Tu serás chamada
Minha-Delícia ou Meu Desejo — aqui a relação amorosa entre Javé e Israel chega
à sua mais ousada expressão.
12.
Incompreensivelmente,
Javé te ama, essa parceira infiel, desgarrada, opressora, assassina,
prostituída (veja, entre outros, 57.1-13 e 17; 58.1-7; 59.2-15) — apesar de
tudo.
13.
V. 5: Vem agora a
explicação. Inverte-se a ordem dos personagens.
14.
Subentende-se, a
partir do emprego do mesmo verbo desposar (ba'al — Almeida: esposar), que 5a se
refere à tua terra.
15.
Poderíamos
traduzir: Assim como um jovem toma por esposa uma moça, assim te tomarão por
esposa teus filhos.
16.
Não precisamos
nos preocupar em desarmar possíveis conotações incestuosas.
17.
O sentido é
simples: a terra de Israel, que havia sido violentada e arrasada por invasores,
será, de direito, tomada por esposa pelos filhos de Israel.
1.
Isaías 62.6,
7 O pronome na primeira pessoa do singular refere-se ao Senhor (v. 1,8).
2.
Os guardas são os
profetas (Is 56.10).
3.
Vós que fazeis
menção do Senhor é o sinônimo de Isaías para guardas e demonstra que os
profetas eram intercessores.
4.
As expressões não
haja silêncio em vós e nem estejais em silêncio estabelecem uma conexão entre a
oração do profeta e as promessas do Senhor no v. 1 (Is 64-12; 65.6).
5.
Isaías 62.8 Jurou
o Senhor.
6.
Veja outros
exemplos em Isaías 14-24; 45.23; 54-9.
7.
Nunca mais.
8.
Essa expressão
garante que as bênçãos da aliança irão durar mais que a maldição.
9.
Isaías 62.9 Nos
átrios do meu santuário.
10.
Essa expressão
antecipa a reconstrução do templo (Lv.23.39, 40; Dt 12.17,18; 14.22-27;
16.9-17).
11.
Isaías
62.10 Veja os imperativos passai e preparai em Isaías 40.1; 51.17; 52.11.
12.
Os profetas
oravam não apenas pelo povo (v. 6,7), mas também o incentivava a adorar.
Portas, provavelmente, são os que estão nos átrios do santuário (v. 9).
13.
O profeta instrui
os adoradores do versículo 9 a passar pelas portas para louvar ao
Senhor. Preparai o caminho significa incentivar o povo a ir ao templo
para adorar (Is 40.3,4; 57.14).
1-Vestes
salpicadas (Is.63.1-3)
1-
Quem
é este que vem de Edom, de Bozra, com vestes de vivas cores [NVI: ‘com as
roupas tingidas de vermelho’], que é glorioso em sua vestidura [NVI: ‘num manto
de esplendor’; no original: ‘enfeitado em seu vestuário’], que marcha na
plenitude da sua força? Sou eu que falo em justiça, poderoso para salvar. Por
que está vermelho o traje, e as tuas vestes, como as daquele que pisa uvas no
lagar?
2-
O
lagar, eu o pisei sozinho, e dos povos nenhum homem se achava comigo; pisei as
uvas na minha ira; no meu furor, as esmaguei, e o seu sangue me salpicou as
vestes e me manchou o traje todo.
3-
Porque
o dia da vingança me estava no coração, e o ano dos meus redimidos é chegado
[NVI: ‘e chegou o ano da minha redenção’].
4-
Olhei,
e não havia quem me ajudasse, e admirei-me de não haver quem me sustivesse;
pelo que o meu próprio braço me trouxe a salvação, e o meu furor me susteve
(cf. Is 59: 16-17).
5-
Na
minha ira, pisei os povos, no meu furor, embriaguei-os, derramando por terra o
seu sangue”.
6- O profeta
mostra de novo que YHWH está presente como o Deus vivo. Ele é temível em Sua
ira (63: 1-6), porém, inclina-se em bondade para com Seu povo, mostrando-lhes
misericórdia e restaurando- lhes o consolo e deliciando-se em Sião (Is 66: 2;
13).
.2-O
dia da vingança (Is.63.4-6)
1-
Não há nada
necessário para a compreensão desta passagem, mas uma referência ao
cap. Isaías 59: 16-17, onde quase as mesmas palavras são usadas para
descrever a mesma coisa.
2-
Esses versículos
podem ser lidos no passado.
3-
Alguns críticos
pensam que a frase, embebedá-los, Isaías 63: 6 poderia
ter sido traduzida, foi embebedada com eles; isto é, “fiquei
bêbado com o sangue deles”.
4-
Essa expressão é
comum aos escritores hebreus, mas aparece com maior elegância e propriedade
neste local, pois aqueles que pisam na prensa de vinho geralmente são
inebriados por esse meio. Ver cap. Isaías 24:20. Salmos 60:
3; Salmos 60:12.
5-
Vitringa, em sua
investigação dessa profecia, observa, primeiro, que não se
deve interpretar a morte e a paixão de nosso Salvador, mas a libertação da
igreja de certos inimigos com grande matança e efusão de sangue; e segundo
que sob esta figura é descrito o julgamento final e peremptório pelo qual o
Messias, o libertador e vingador de seu povo.
1- Os céus representam o governo universal de Deus sobre
o espaço e o tempo (Sl II.4-6). Comigo diz respeito ao Israel personificado (Is
59.9-15).
2- As pessoas que compõem o povo de Israel são filhos de
Deus (v. 8).
3- Ele é seu Pai porque os criou como nação (Dt 32.6; Jr
3.4,9).
4- É raro encontrar nas páginas da Bíblia hebraica uma
declaração explícita acerca de Deus como Pai, embora a ideia esteja sempre
implícita.
5- Abraão e Israel, os pais humanos do povo (Is 51.2),
eram limitados em seu conhecimento — em contraste com Senhor, o Pai e Redentor
do povo desde a antiguidade (Is 41.14).
6- Chamaram pelo teu nome significa que o Senhor o povo é propriedade de
Deus (Dt 28.10; Jr 14.9).
Pr. Capl. Carlos Borges (CABB)
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