quinta-feira, 10 de abril de 2025

O ESPÍRITO DO SENHOR ESTÁ SOBRE MIM

 


Is.61.1 a 62.5

Introdução: Os seres humanos não podem fazer nada mais do que ungir com óleo, mas o Senhor unge com Seu Espírito, único que pode equipar uma pessoa para desempenhar o seu encargo. Subentendida na unção encontra-se também a vocação e a nomeação para esse cargo.

 I AS BOAS NOVAS

1- O Senhor me ungiu (Is.61.1-4)

1.      v.1.-O Espírito do Senhor Jeová está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar Boas Novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos e a abertura de prisão aos presos.  

2.      Há pouca dúvida de que nós, como nação, precisamos de avivamento.

3.      O Brasil precisa se voltar para Deus.

4.      Ao olharmos para a condição de nosso país, ficamos surpresos com o colapso moral da sociedade.

5.      É hora de um avivamento genuíno, mas deve começar com cada um de nós.

6.      Precisamos de uma Nova Consciência do Caráter de Deus. (Isaías 6: 1-4).

7.      Ele (Isaías), que é o melhor mestre das Escrituras, deu-nos a melhor explicação sobre esses versículos, até mesmo o Senhor Jesus, que leu essa passagem na Sinagoga de Nazaré e aplicou-o inteiramente a si mesmo, dizendo: “Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos (Lc.4.17.18-21). 

 2- Sacerdote do Senhor (Is.61.5-9)

1.      A Confissão de Isaías. v5.

2.      Sua visão fez algo por Isaías.

3.      Isso o mudou completamente.

4.      Ele não gritou, ele começou a soluçar.

5.      Isso o fez chorar porque o levou a um sentimento de pecado.

6.      Esta é a maior necessidade para nós vermos avivamento!

7.      Ele gritou: “Ai de mim!”

8.      Esta era a expressão exterior da convicção interior.

9.      Vendo Deus, ele tomou consciência de si mesmo.

10.    A mesma coisa aconteceu com Pedro em Lucas 5:8: “Afasta-te de mim, porque sou um homem pecador, ó Senhor.”

11.    Aconteceu com João em Ap.1:17, “E quando eu o vi, caí a seus pés como morto…”

12.    Ele disse: “Estou perdido, porque sou um homem de lábios impuros…”

13.    Ele confessou seu pecado e sua impotência para fazer qualquer coisa a respeito.

14.    Ele confessou que era impuro e que seu povo também era impuro.

15.    Ele não disse ao Senhor quão honesto e correto ele era… ele sabia que não era.

16.    Lábios impuros são o resultado de um coração impuro. Mt. 15:11

17.    A Purificação de Isaías. v6-7-A brasa viva.

18.    Veio do altar de bronze onde os sacrifícios foram oferecidos.

19.    Deus trouxe a purificação depois que Isaías se arrependeu.

20.    Antes que ele pudesse ser usado por Deus, ele precisava ser purificado por Deus.

21.    Os lábios foram limpos.

 3-A Alegria do Mestre (Is.61.10-11)

1.      Pois ele me vestiu com as vestes da salvação e sobre mim pôs o mandato da justiça, qual noivo que adorna a cabeça como um sacerdote, qual noiva que se enfeita com joias. Porque, como a terra produz os seus renovos, e como o jardim faz brotar o que nele se semeia, assim o Senhor Deus fará brotar a justiça e o louvor perante todas as nações (Is 61:10-11 NVI)

2.      Quando Paulo escreveu Romanos 4, certamente estava lembrando deste texto.

3.      O gozo de alguém que foi vestido “com as vestes da salvação e o mandato da justiça” (Is 61:10b).

4.      A salvação e a justificação não vêm de nós, nem de qualquer coisa dentro de nós.

5.      É posto, “imputado”, como em Romanos 4. Vem de fora, de Deus.

6.      Vem pela fé no Justificador e o Salvador, Jesus.

7.      No versículo 11 de Isaías 61, o autor usa a imagem das plantas verdejantes da terra para ilustrar como esta justiça, este gozo e louvor, vão encher a terra – vai brotando, de lugar em lugar.

8.      Assim está acontecendo.

9.      Há missionários levando a mensagem de salvação e há resultados nos lugares mais remotos da terra.

10.     Mas a obra não se completou ainda.

11.    Ainda há muitos que nunca ouviram.

12.    Vamos, igreja brasileira, ajuntar com os que estão fazendo missões, para encher esta terra com a verdade da mensagem de Deus.

13.    O que quer dizer Isaías 61 11?

14.    Vem de fora, de Deus.

15.    Vem pela fé no Justificador e o Salvador, Jesus.

16.    No versículo 11 de Isaías 61, o autor usa a imagem das plantas verdejantes da terra para ilustrar como esta justiça, este gozo e louvor, vão encher a terra - vai botando, de lugar.     

17.    Assim está acontecendo.

 II O POVO DO MESSIAS

1-Uma coroa de Beleza (Is.62.1-3)

1.      Assim como o profeta é um vidente, é também um orador.

2.      Por amor de Sião e Jerusalém, não por amor de qualquer interesse particular dele, ou por amor da igreja.

3.      Por ter um carinho e preocupar-se por Sião, ele decide dar continuidade a este clamor de urgência.

4.      A igreja será muito admirada e verdadeiramente admirável

5.      E será uma coroa, não em Sua cabeça, mas em Sua mão, como glória e beleza para Ele.

6.      Da perspectiva ampla da nova fama de Israel entre os povos, o texto volta e concentra-se na intimidade do cuidado amoroso de Javé por seu povo.

7.      Uma coroa de ornamento (parece-nos tradução mais acurada do que coroa de glória) é algo para ser admirado, algo que seu proprietário gostará de mostrar, que o fará orgulhoso.

8.      A coroa de ornamento desperta a admiração e o cuidado de seu proprietário. Nessa figura, manifesta-se o quanto Javé estará cativado por Israel, objeto de sua paixão.

9.      E Israel será um diadema real na concha da mão (melhor do que apenas mão) do seu Deus.

10.    Um diadema real, um objeto preciosíssimo, abrigado e protegido na concha da mão.

11.    Articulam-se aqui o amor e cuidado de Javé por seu povo.

 2-O Casamento (Is.62.4-5)

1.      Aqui entra novo personagem: tua terra.

2.      Nos vv. 4 e 5 temos tu e tua terra, como duas personalidades distintas.

3.      Ambas, tu e tua terra, são vistas como parceiras femininas numa relação amorosa.

4.      Tu, o povo de Israel representado simbolicamente por Sião e Jerusalém, não mais serás chamada Desamparada (melhor seria Abandonada).

5.      Israel, na sua situação de miséria e devastação, é a própria imagem da mulher abandonada, largada por seu homem, violentada por outros.

6.      Agora, com a intervenção de Javé, essa situação passou.

7.      Não mais serás chamada 'Abandonada'.

8.      Tua terra' não mais será chamada 'Desolada'. Como vimos, a terra estava queimada, arrasada, em ruínas.

9.      Também essa realidade passou, não mais será.

10.    Como se caracteriza essa nova situação de tu e tua terra?

11.    Tu serás chamada Minha-Delícia ou Meu Desejo — aqui a relação amorosa entre Javé e Israel chega à sua mais ousada expressão.

12.    Incompreensivelmente, Javé te ama, essa parceira infiel, desgarrada, opressora, assassina, prostituída (veja, entre outros, 57.1-13 e 17; 58.1-7; 59.2-15) — apesar de tudo.

13.    V. 5: Vem agora a explicação. Inverte-se a ordem dos personagens.

14.    Subentende-se, a partir do emprego do mesmo verbo desposar (ba'al — Almeida: esposar), que 5a se refere à tua terra.

15.    Poderíamos traduzir: Assim como um jovem toma por esposa uma moça, assim te tomarão por esposa teus filhos.

16.    Não precisamos nos preocupar em desarmar possíveis conotações incestuosas.

17.    O sentido é simples: a terra de Israel, que havia sido violentada e arrasada por invasores, será, de direito, tomada por esposa pelos filhos de Israel. 

 3-Os Atalaias de Deus (Is.62. 6-12)

1.      Isaías 62.6, 7 O pronome na primeira pessoa do singular refere-se ao Senhor (v. 1,8).

2.      Os guardas são os profetas (Is 56.10). 

3.      Vós que fazeis menção do Senhor é o sinônimo de Isaías para guardas e demonstra que os profetas eram intercessores.

4.      As expressões não haja silêncio em vós e nem estejais em silêncio estabelecem uma conexão entre a oração do profeta e as promessas do Senhor no v. 1 (Is 64-12; 65.6).

5.      Isaías 62.8 Jurou o Senhor. 

6.      Veja outros exemplos em Isaías 14-24; 45.23; 54-9. 

7.      Nunca mais. 

8.      Essa expressão garante que as bênçãos da aliança irão durar mais que a maldição.

9.      Isaías 62.9 Nos átrios do meu santuário. 

10.    Essa expressão antecipa a reconstrução do templo (Lv.23.39, 40; Dt 12.17,18; 14.22-27; 16.9-17).

11.    Isaías 62.10 Veja os imperativos passai e preparai em Isaías 40.1; 51.17; 52.11.

12.    Os profetas oravam não apenas pelo povo (v. 6,7), mas também o incentivava a adorar. Portas, provavelmente, são os que estão nos átrios do santuário (v. 9).

13.    O profeta instrui os adoradores do versículo 9 a passar pelas portas para louvar ao Senhor. Preparai o caminho significa incentivar o povo a ir ao templo para adorar (Is 40.3,4; 57.14).

 III A VITÓRIA FINAL DO MESSIAS

1-Vestes salpicadas (Is.63.1-3)

1-      Quem é este que vem de Edom, de Bozra, com vestes de vivas cores [NVI: ‘com as roupas tingidas de vermelho’], que é glorioso em sua vestidura [NVI: ‘num manto de esplendor’; no original: ‘enfeitado em seu vestuário’], que marcha na plenitude da sua força? Sou eu que falo em justiça, poderoso para salvar. Por que está vermelho o traje, e as tuas vestes, como as daquele que pisa uvas no lagar?

2-      O lagar, eu o pisei sozinho, e dos povos nenhum homem se achava comigo; pisei as uvas na minha ira; no meu furor, as esmaguei, e o seu sangue me salpicou as vestes e me manchou o traje todo.

3-      Porque o dia da vingança me estava no coração, e o ano dos meus redimidos é chegado [NVI: ‘e chegou o ano da minha redenção’].

4-      Olhei, e não havia quem me ajudasse, e admirei-me de não haver quem me sustivesse; pelo que o meu próprio braço me trouxe a salvação, e o meu furor me susteve (cf. Is 59: 16-17).

5-      Na minha ira, pisei os povos, no meu furor, embriaguei-os, derramando por terra o seu sangue”.

6-     O profeta mostra de novo que YHWH está presente como o Deus vivo. Ele é temível em Sua ira (63: 1-6), porém, inclina-se em bondade para com Seu povo, mostrando-lhes misericórdia e restaurando- lhes o consolo e deliciando-se em Sião (Is 66: 2; 13).

.2-O dia da vingança (Is.63.4-6)

1-      Não há nada necessário para a compreensão desta passagem, mas uma referência ao cap. Isaías 59: 16-17, onde quase as mesmas palavras são usadas para descrever a mesma coisa.

2-      Esses versículos podem ser lidos no passado.

3-      Alguns críticos pensam que a frase, embebedá-los, Isaías 63: 6 poderia ter sido traduzida, foi embebedada com eles; isto é, “fiquei bêbado com o sangue deles”.

4-      Essa expressão é comum aos escritores hebreus, mas aparece com maior elegância e propriedade neste local, pois aqueles que pisam na prensa de vinho geralmente são inebriados por esse meio. Ver cap. Isaías 24:20. Salmos 60: 3; Salmos 60:12.

5-      Vitringa, em sua investigação dessa profecia, observa, primeiro, que não se deve interpretar a morte e a paixão de nosso Salvador, mas a libertação da igreja de certos inimigos com grande matança e efusão de sangue; e segundo que sob esta figura é descrito o julgamento final e peremptório pelo qual o Messias, o libertador e vingador de seu povo.

 3- A bondade do Messias (Is.63.7-19)    

1-      Os céus representam o governo universal de Deus sobre o espaço e o tempo (Sl II.4-6). Comigo diz respeito ao Israel personificado (Is 59.9-15).

2-      As pessoas que compõem o povo de Israel são filhos de Deus (v. 8).

3-      Ele é seu Pai porque os criou como nação (Dt 32.6; Jr 3.4,9).

4-      É raro encontrar nas páginas da Bíblia hebraica uma declaração explícita acerca de Deus como Pai, embora a ideia esteja sempre implícita.

5-      Abraão e Israel, os pais humanos do povo (Is 51.2), eram limitados em seu conhecimento — em contraste com Senhor, o Pai e Redentor do povo desde a antiguidade (Is 41.14).

6-      Chamaram pelo teu nome significa que o Senhor o povo é propriedade de Deus (Dt 28.10; Jr 14.9).

Pr. Capl. Carlos Borges (CABB)

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