quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

A Soberania de Deus

Deus tem um plano (Ef 1.9-11).É inconcebível que o Deus de sabedoria infinita criasse o mundo sem um plano definido.Esse plano é conhecido pelos teólogos  reformadores de "Decretos de Deus".
Esses decretos de Deus,são na verdade o seu eterno propósito,que segundo o conselho de sua vontade, pela qual, para sua  própria glória Ele tem  predestinado tudo que acontece.
Há os decretos Positivo(diretivos), que está sob sua vontade direta, com propósito especifico.
Há os decretos Permissivos(tem sua permissão), mas não está dentro da sua vontade direta, como exemplo a escolha de Saul.
O plano de Deus é eterno -O plano de Deus foi concebido antes da criação de tudo(Ef.1.4).
O Plano de Deus é imutável- Deus, por ser imutável,seus planos não mudam(Is 46.10).
O Plano de Deus inclui os  acontecimentos particulares -O Plano de Deus  abrange  os fatos  históricos desde Gênesis a Apocalipse, pois em toda a trajetória da humanidade, Deus sempre esteve presente nos acontecimentos, ora agindo(diretamente) ou permitindo(aceitando momentaneamente os fatos).
O Plano de Deus inclui os eventos casuais - Sorte e azar, não fazem parte dos propósitos de Deus,a sorte pode ser lançada pelos homens, mas é Deus que dará a palavra final.
O Plano de Deus abrange os atos  bons e maus dos homens - todo está debaixo da direção de Deus,seja direta ou indireta, tudo terminará nos propósitos de Deus para sua glória.
No Plano de Deus os atos maus  são controlados de modo que se traduzem em bens - Deus pode e faz com que atos maus contra os seus escolhido, redundem em benção para estes,é dará a paga para aqueles, fazendo a sua justiça prevalecer.
Isto por que Deus é soberano na Administração do seu Plano, muitas vezes não gostamos do agir de Deus, mas, no decurso dos fatos Deus sempre estará com a verdade.

Ev. Carlos Borges(CABB). .

Nenhum comentário:

Postar um comentário