terça-feira, 22 de outubro de 2013

A EXPERIÊNCIA DA CONVERSÃO



A EXPERIÊNCIA DA CONVERSÃO
Jo. 3.3-6
Introdução: O homem foi criado à semelhança de Deus, e o propósito de Deus foi que a criatura o adorasse como criador, e o servisse. Porém o homem o desobedeceu pecando e se apartando de Deus. A separação provocou a morte espiritual, porém Deus que ama sua criatura, estabeleceu um plano de resgate, para trazer de volta a vida sua criatura que havia MORRIDO, espiritualmente.

I O QUE É CONVERSÃO
1-Regeneração (Tt. 3.5/Ef. 2.1-5).
·         As três pessoas da trindade são mencionada em Tt 3.5, porque elas participam da obra da salvação.
·         Baseado na obra redentora de Seu filho, o Pai nos perdoa e nos envia o seu Espírito Santo, para nos lavar dos nossos pecados e nos renovar continuamente.
·         O fato de todas as pessoas, sem exceção, cometeram pecados prova que sem Cristo temos uma natureza má.
·         Estamos perdidos no mal e não podemos nos salvar, será que isso significa que apenas os cristãos são salvos?
·         Claro que não – muitas pessoas fazem bem ao próximo. Somente unidos a uma perfeita vida em Cristo poderemos nos tornar agradáveis aos olhos de Deus.
·         Regeneração é dar uma volta de 360º, deixar a pratica do pecado e se voltar para Cristo.

2-Justificação (Rm1. 17- Ef 2.8)
·         As Boas Novas revelam como Deus foi justo em seu plano para nos salvar e como podemos estar prontos e adequados para a vida eterna.
·         Ao confiar em Cristo, nosso relacionamento com Deus torna-se perfeito.
·         Do começo ao fim das Escrituras, Deus declara que estamos bem com Ele por causa de nossa fé em Cristo, e somente por esta fé.
·         Como a nossa salvação e até mesmo a nossa fé representam dádivas recebidas, devemos servir ao Senhor com gratidão, louvor e alegria.

Santificação (2 Co.5.17)
·         Os cristãos são pessoas completamente novas em seu interior.
·         O Espírito Santo lhes dá uma nova vida, sendo assim, não são mais os mesmos.
·         Não somos reformados, reabilitados, ou reeducados, somos recriados (novas criaturas), e passamos a viver em uma união vital com Cristo.
·         Por ocasião da conversão, não apenas viramos uma pagina de nossa vida velha, começamos uma nova vida sob o controle de um novo Mestre.

II O QUE NÃO É CONVERSÃO
1-Reforma Pessoal (Is. 64.6).
·         O pecado nos torna impuro e nos impede de nos aproximarmos de Deus, como se fossemos pedintes em trapos imundos, desejando participar da mesa do Rei.
·         Nossos melhores esforços ainda estão contaminados com o pecado, portanto, a nossa única esperança é a fé em Jesus Cristo.
·         Se implorarmos a aprovação de Deus, baseado em nossa “boa” conduta, Deus responderá que a nossa justiça não é mais do que “trapos imundo”, quando comparado à sua infinita justiça.
·         Esta mensagem destina-se principalmente às pessoas que não se arrependem, e não aos verdadeiros seguidores de Deus (Cristo).

2-Religiosidade (At 22.1-14)
·         Quando testemunharmos de Cristo, primeiro precisamos nos identificar com o nosso público, eles nos ouvirão com muito mais atenção se perceberem algo em comum com  conosco.
·         O apóstolo Paulo, sempre tentava estabelecer um ponto em comum com seu público antes de lançar uma defesa completa do cristianismo.
·         Depois de ganhar a atenção e estabelecer um ponto em comum com seu público, Paulo deu seu testemunho.
·         Contou como veio a crê em Cristo, ser razoável é bom, mas também é importante compartilhar o que Cristo tem feito em nossa vida.
·         Mas embora apresentemos bem a mensagem, nem todos a aceitarão. Paulo sabia disso, devemos fielmente e responsavelmente apresentar as boas Novas e deixar os RESULTADOS COM DEUS.

3-Frequentar a Igreja (AT 4.12)
·         Muitas pessoas reagem negativamente ao fato de não existir outro nome além do de Jesus ao qual possamos clamar por salvação.
·         Mas isso não foi algo que a igreja decidiu, foi o ensinamento do próprio Senhor Jesus Cristo (Jo 14.6).
·         Deus que designou a Jesus para ser o SALVADOR do mundo, ninguém mais pode ser igual a Ele.
·         Os cristãos devem ter a mente aberta para muitos assuntos, porém não devem questionar por intermédio de quem somos salvos do pecado, afinal, nenhum outro Mestre religioso poderia morrer por nossos pecados; nenhum outro veio a terra como o único Filho de Deus; nenhum outro ressuscitou dos mortos.
·         Nosso foco deve estar em Jesus, que foi dado pelo Pai como mediador, a fim de que o homem pudesse ter um relacionamento eterno com Deus, não existe qualquer outro NOME ou CAMINHO.

III EVIDÊNCIA DA SALVAÇÃO
1-Mudança (2 Co 5.17;Ef 4.22-24)
·         Quando enfrentamos grandes dificuldades, é fácil enfocarmos a dor em vez de nossa meta final.
·         Devemos nos espelhar nos atletas que concentram suas forças na linha de chegado sem levar em consideração o sacrifício e desconforto da competição, pois seu objetivo é vencer, nunca perder, e se perder, faz parte do processo de aperfeiçoamento.
·         O atleta vencedor receberá um “troféu” de valor momentâneo, pois são perecíveis, já os servos do Senhor, se vencerem suas jornadas, ainda que sobre sofrimento, recebererão um galardão (recompensa) eterno, que é morar com Jesus no céu.
·         Não importa o que nos acontecerá nesta vida, teremos a garantia de vida eterna, quando todo sofrimento terminar e toda a tristeza desaparecerá (Is. 35.10).

2-Vitória (I Jo 5.4) 
·         Jesus nunca prometeu que seria fácil obedecê-lo, mas, trabalho árduo e a autodisciplina de servir a Cristo não consistem em um fardo para aqueles que o amam.
·         E se a nossa carga começar a parecer pesada, podemos sempre confiar em Cristo para nos ajudar a suportá-la (Mt 11.28-30).
·         Uma pessoa pode estar carregando um pesado jugo de pecado, excessiva exigências dos líderes religiosos, opressão e perseguições e/ou cansaço na busca a Deus.
·         Mas Jesus liberta as pessoas de todas estas cargas.
·         O alívio que Ele promete é o AMOR, a cura e a paz com Deus, e não o fim de toda labuta.
·         O relacionamento com Deus mudará o trabalho enfadonho e sem sentido, transformando-o em objetiva produtividade espiritual.

3-Família de Deus (Jo 1.12
·         Todo aquele que aceitou Jesus Cristo como SALVADOR de sua vida renasceu espiritualmente, recendo uma nova vida de Deus.
·         Por meio da fé em Cristo, este novo NASCIMENTO ocorre de dentro para fora; nossa atitude, nossos desejos e motivos são reformulados.
·         Na cultura romana, o filho ADOTADO perdia todos os direitos que possuía em relação à família anterior, e recebia todos os direitos de filho legitimo em sua nova família.
·         Ele se tornava herdeiro dos bens de seu novo PAI, da mesma forma, quando alguém se torna um cristão, recebe todos os privilégios e responsabilidade de filho na família de Deus.
·         Um dos privilégios mais importante é ser guiado pelo Espírito Santo (Gl 4.5,6), possivelmente existem ocasiões em que não sentimos que pertencemos a Deus, mas o Espírito Santo testemunha que somos.
·         Sua presença em nosso interior nos faz lembrar quem somos e nos encoraja com o amor de Deus (Gl 4.5)

Ev. Carlos Borges(CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário