sábado, 12 de outubro de 2013

CONDIÇÕES FUNDAMENTAIS DA SALVAÇÃO






Condições Fundamentais da Salvação



Termo em Português
Termo em Grego
Referência
Significado
Fé (4º)
Pístis
Rm. 1.17;4.9,12.6
Convicção, Confiança-Fé é o meio pelo qual os pecadores podem experimentar e desfrutar de toda a benção da salvação. É a confiança plena em Jesus para salvação do pecado e do juízo que se aproxima.
Evangelho (2º)
Euangélico
Rm. 1.16;11.28
Boas NovasPaulo usa esta palavra para se referir à maravilhosa mensagem de perdão e de vida eterna  em Cristo.
Graça (1º)
Cháris
Rm. 1.5;5.2;12.3
Favor Gratuito de Deus- Refere-se à dádiva inexplicável de Deus. Ele dá coisas boas (especialmente a salvação) a pessoas que são indignas que jamais poderiam receber qualquer coisa por seus próprios méritos. A salvação é gratuita.É um presente de Deus, que se tornou acessível a todos pela morte de Cristo em nosso favor.
Justificação (10º)
Dikaíosis
Rm. 4.25;5.18
O ato de ser declarado justoÉ um termo legal usado por Paulo para descrever a transação espiritual por meio da qual Deus(o Juiz) declara  justos, ou aceitos diante Dele,todos aqueles que confiam em Cristo e aceitam a obra que Ele realizou na cruz.Tal veredicto só é possível porque Cristo cumpriu todas as  reivindicações da lei, as quais atestavam contra os pecadores.
Lei (5º)
Nómos
Rm. 2.12;4.13;7.12;10.4;13.8
A legislação promulgada por DeusPaulo enfatiza o caráter santo da Lei e a inabilidade dos pecadores para viverem de acordo com a vontade de Deus.Por causa disso, a Lei se torna um  fardo e uma maldição,e assim permanece até  que aceitemos a Cristo, o único que cumpriu perfeitamente todas as exigências da Lei.
Propriciação
(9º)
Hilasterion
Rm. 3.25
A satisfação da ira santa de Deus contra o pecado-A rebelião contra Deus resulta na ira divina, que será manifesta de forma clara no juízo. Quando morreu em nosso lugar, levando nossos pecados, Jesus satisfez integralmente a ira de Deus, anulando os efeitos dela em favor de todos os que nele acreditam.
Redenção (8º)
Apolytrosis
Rm. 3.24;8.23
O ato de livrar alguém pagando o preço requerido para a compra Este termo de natureza econômica é usado por Paulo em sentido teológico para descrever como Cristo pagou a penalidade requerida por Deus para os nossos pecados( a saber a morte), entregando a Sua  própria vida na cruz.Quando nós aceitamos a Jesus Cristo,Ele nos livra do pecado.
Retidão (6º)
Dikaiosýne
Rm. 3.5;5.17;9.30
O padrão divino de pureza, que revela a santidade e fidelidade de Deus Deus é santo, então Ele não pode tolerar o pecado.É por Jesus Cristo que nós  podemos encontrar  a justiça que é aceitável a Deus.Cristo não apenas toma nosso pecado, mas também nos concede a Sua pureza perfeita.
Salvação (3º)                                 
Sotería
Rm1. 16;10.10
Libertação, livramento da escravidão e da mortePalavra freqüentemente usada na Bíblia  para descrever alguém que foi salvo de algum dano. A palavra é usada por Paulo principalmente para denotar a libertação do pecado e de suas conseqüências mortais.
Pecado (7º)
Hamartía; hamártema
Rm. 3.9;5.12;7.11;8.2;14.23
Errar o alvo, desobedecer à Lei de DeusVárias  palavras diferentes na língua grega são usadas por Paulo para descrever a tendência  dos seres humanos para se rebelarem contra Deus. O pecado pode ser definido amplamente como qual atitude ou ação que se opõe ao caráter e a vontade de Deus. Pecado é o que traz a morte – ou seja,que traz a separação de Deus.


 Ev. Carlos Borges(CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário