segunda-feira, 28 de outubro de 2013

UTILIZE A PALAVRA DE DEUS




2 Tm 3.14-17
Introdução: A Bíblia, que é a Palavra de Deus, ela é considerado como uma espada de dois gumes, que penetra na divisão da alma e do Espírito, ossos e medulas, isto significa, que essa penetração, vai agir no lado material(ossos e medulas) e no espiritual(alma e espírito),qualquer pessoas que ouvir a ministração da Palavra de Deus, se ela não chegar até ao coração, não haverá transformação considerável. Por isso é necessário que os verdadeiros pregadores e evangelistas, se preocupem mais com as almas do que com os resultados ou “estatísticas de quantas almas ganharam” é preciso sentir pelas almas o que Jesus sentiu.

I  AUTORIDADE DA PALAVRA
1- Ganhar vidas(2 Tm 4.2)
·         Para Timóteo, era importante  pregar as Boas Novas de forma que  a fé cristã pudesse se espalhar por todo o mundo.
·         Cremos em Cristo hoje porque  pessoas como Timóteo foram fiéis a sua missão.
·         Ainda hoje, divulgar  as Boas Novas é de vital importância para os crentes, Jesus  virá muito breve, deseja encontrar  os crentes fiéis  prontos para a sua vinda.
·         Paulo admoestou a Timóteo a corrigir, repreender, e exortar, é difícil aceitar a correção. Ser informado de que é preciso mudar.
·         Não importa quanto a verdade possa nos ferir, devemos estar dispostos a ouvi-la, de maneira que possamos obedecer a Deus plenamente.
2-Ensino(Mc 1.21; Lc 10.19).
·         Jesus havia se mudado recentemente de Nazaré para Cafarnaum(Mt.4.12,13).Esta era uma cidade  próspera , que possuía muitas riquezas, porém, infelizmente, ali também havia muitos pecados e muita decadência.
·         Por se um local em que se  instalavam muitas  tropas romanas, as influências pagãs de todo o império eram comum.
·         Esse era o local ideal para Jesus proclamar  as Boas Novas do Reino de Deus tanto aos judeus como aos gentios.
3-Salvação(Rm 1.16;Gl 3.19)
·         Paulo não se envergonhava porque pregava  sobre a Boas Novas a respeito de Cristo., uma mensagem de Salvação que  tem o poder  de transformar vidas e é destinadas a todos, sem exceção.
·         Sem você fixa r sua atenção somente em Deus e naquilo que Ele está fazendo, não em sua  inaptidão, você não sentirá vergonha de  anunciar o Evangelho.
·         Por que o evangelho foi  anunciado primeiramente aos judeus? Por mais de dois mil anos tinham  a experiência  como povo especial de Deus, devido a aliança de Abraão com o Senhor.
·         Deus os elegeu não para o papel de favoritos, mas para  que contassem ao mundo o plano da salvação.


II  PODER DA PALAVRA
1-Revela o pecado(Rm 1. 29-31).
·         A verdade de nosso Senhor é mostrada na horrenda depravação do pagão, “que A LUZ VEIO AO MUNDO E OS HOMENS AMARAM MAIS AS TREVAS DO QUE A LUZ, porque sua obras eram más.” Porque todo aquele que faz o mal aborrece a luz.
·         O homem não pode ser levado  a uma escravidão maior do que de ser  entregue às suas próprias luxúrias.
·         Como os gentios não se agradaram em conhecerem a Deus, cometeram delito totalmente contrário  à razão e ao seu próprio bem-estar.
·         A natureza do homem, seja ele pão ou cristão, ainda é a mesma; e as acusações do apóstolo se aplicam com mais  ou menos intensidade ao estado e ao caráter dos homens de todas as épocas, até que  sejam levados a submeterem-se completamente à fé em Cristo, e sejam renovados pelo poder divino.

2-Penetra o coração(Hb.4.12)
·         A Palavra não é simplesmente uma coleção de Palavras  que foram pronunciadas por Deus, um veículo para comunicar ideias, ela é viva, transformadora, dinâmica à medida que opera em nós.
·         Com a precisão do corte do bisturi de um cirurgião, a Palavra de Deus revela quem somos e o que não somos.
·         Ela  penetra o centro de nossa  vida moral e espiritual, discerne o que está dentro de nós, tanto o bem como o mal.
·         Não devemos apenas ouvir a PALAVRA, DEVEMOS PERMITIR QUE ELA MOLDE A NOSSA VIDA, isto, é, não demos ser apenas ouvinte, mas, praticante.

3Gera a fé(Ef.2.8)
·         Como a nossa salvação  e até mesmo a nossa fé representam dádivas recebidas de Deus, devemos servir ao Senhor com gratidão, louvor  e alegria.
·         Tornamo-nos  cristãos pelo favor não merecido que recebemos de Deus, e não pelo resultado de qualquer esforço, capacidade, inteligência, ou ato ou serviço oferecido por nós.
·         Entretanto, como prova de gratidão por essa  dádiva tão graciosamente recebida, devemos ajudar nosso próximo com bondade, amo e carinho, sem a intenção de meramente  fazer um favor.
·         início, e o progresso e o poder  da fé vêm pelo ouvir, mas somente por ouvir a Palavra, porque  a Palavra de Deus fortalecerá a fé

4- Produz conversão(Tg 1.18) 
·         A coroa da vida é prometida a todos os que tem  o amor de Deus reinado em seus corações.
·         Toda alma que verdadeiramente  ama a Deus terá suas provas  neste mundo passageiro plenamente recompensadas no mundo futuro e eterno.
·         Os mandamentos de Deus e os tratos de sua providencia provam  os corações dos homens, e mostram a disposição que prevalece neles.
·         Um cristão verdadeiro passa ser uma pessoa tão diferente da que era antes, as influencias renovadores da graça divina, agem como se fosse renovado de novo.
·         Devemos  dedicar a todas as nossas habilidades ao serviço do Deus, para que possamos  ser uma espécie de primícias das suas criaturas.

III PALAVRA E ESPÍRITO
1-Inspirar a Palavra(2 Pe 1.21)
·         O Espírito Santo foi quem inspirou a Palavra de Deus aos autores que escreveram a Bíblia.
·         Hoje ele também continua inspirando o seus servos, quando do trato das coisas de Deus.
·         Todos os servos do Senhor devem dar lugar ao Espírito Santo em suas vidas, quer meditando, orando, falando ou pregando a Palavra de Deus.
·         Qualquer pregador que se achar dono da verdade, e querer pregar sua verdade, corre o risco de sofrer uma grande decepção.

2-Demonstrar a Palavra(1 Co 2.4)
·         Paulo poderia ter usado seus próprios argumentos intelectuais, para falar  aos seus ouvintes, porém em vez disso, ele compartilhou a mensagem simples de Jesus Cristo, permitindo que o Espírito Santo guiasse suas palavras.
·         Ao compartilhar  as Boas Novas com outras pessoas, devemos igualmente, seguir o exemplo de Paulo, e manter a nossa mensagem simples e básica.
·         O Espírito Santo dará poder  às nossas  palavras e as usará para que o nome de Jesus seja glorificado.

3-Interpretar a Palavra(1 Co 2.13-15)  
·         As palavras  de Paulo possuem  autoridade  porque sua fonte  é o Espírito Santo.
·         Paulo, não estava apenas  expondo suas convicções pessoas, mas, ele estava sob a inspiração do Espírito Santo, e se deixava  conduzir por Ele, inclusive nos seus escritos.
·         Os não cristãos, não podem entender as verdades espirituais  e não podem assimilar o conceito de que o Espírito Santo vive em cada um dos crentes.
·         Não espere que a maioria das pessoas aprove ou entenda  sua decisão de seguir a Cristo, isso tudo parece tolice para eles.
·         Da mesma maneira que uma pessoa  surda não pode apreciar uma boa musica, a pessoa que rejeita  a Cristo não pode entender as verdades do Espírito de Deus.

IV A PALAVRA DA VIDA
1-Medite na Palavra(1 Pe 2.2)
·         A característica  entre as crianças, e que  todas querem crescer, para ser igual ao irmão ou irmã mais velho(a).
·         Ao nascer de novo, nos tornamos bebês espiritualmente, um recém-nascido (espiritual),que vai precisar de cuidados  e alimento liquido(leite materno).
·         A necessidade do leite materno é um instinto natural de um bebê e demonstra o desejo pela nutrição que o levará ao crescimento.
·         Ler a Palavra de deus e meditar nela, é semelhante  ao leite materno, no caso espiritual o crescimento é espiritual, que nos fortalecerá para podermos  passar para a outra fase, do alimento solido(doutrina), e consequentemente nos fortalecer para seguir em frente até a volta de Jesus ou sermos recolhido a glória.

2-viva a Palavra(Tg 1.23-25).
·         É importante ouvir o que  a Palavra de Deus diz, mas é muito mais importante  obedecê-la e fazer o eu ela manda.
·         Podemos medir a eficiência do tempo do nosso estudo bíblico pelo efeito que  ele tem em nosso comportamento e atitude.
·         Façamos uma  pergunta a nós mesmo, estamos colocando em ação aquilo que estudamos na Palavra de Deus?
·         A Palavra é viva, porque ela nos vivifica, pois estávamos mortos  espiritualmente, e agora que aceitamos a Cristo e vivemos para Ele, somos vivificado pela sua Palavra e orientado pelo seu Espírito Santo, somos pedra viva, somos o Templo  do Espírito Santo e nos locomovemos, levando as Boas Novas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário