domingo, 17 de novembro de 2013

EXPONDO O CAMINHO DA SALVAÇÃO



Rm10. 9-13
Introdução: Precisamos aprender com Jesus, como nos aproximar das pessoas que ainda não são salvas, muitas vezes, na ansiedade de ganhar almas para o Senhor Jesus, nos tornamos muito afoito, e com grande ansiedade de ganhar a alma para o Senhor, que esquecemos, os ensinamentos que Ele nos deixou, começando com a mulher samaritana, e vamos até a mulher sírio-fenícia, temos também Nicodemos, o jovem rico, e Zaqueu.


I PERSUADINDO EM CRISTO
1-Produzir interesse (Jo 4.7-26)
·         Duas vezes por dia, de manhã e ao anoitecer, as mulheres iam retirar água.
·         Aquela samaritana, entanto, foi ao meio dia, provavelmente para evitar encontrar-se com pessoas que conheciam sua reputação, Jesus levou àquela mulher uma extraordinária mensagem sobre a fonte e a água pura que podiam saciar a sede espiritual dela para sempre.
·         A samaritana descendia de um povo mestiço, odiado, pelos judeus, era conhecida por estar vivendo em pecado, estava em um lugar público.
·         Nenhum judeu responsável conversaria com aquela mulher, pela circunstância que envolvia sua maneira de viver (em adultério).
·         Jesus, não fez acepção de pessoa, as boas Novas que Ele trazia eram para todos, apesar da posição, social, espiritual e etnia, para ele aquela mulher, era uma necessitada, que precisava de um salvador.
·         Jesus provocou naquela mulher uma NECESSIDADE de um Salvador, e, Ele já estava ali para indicar a ela o caminho da salvação.

2-Produzir convicção (At 16.13-15)
·         A salvação, não é uma casualidade, mas, uma necessidade na vida de cada um de nós, portanto é preciso haver uma convicção.
·         Como podemos levar as pessoas à convicção de que precisam ser salvas?
·         Só há mudança na vida de uma pessoa, quando ela tiver convicção, de que precisa mudar, só é salvo quem for convencido pelo Espírito Santo de Deus, não são as nossas palavras que convencem o pecador, mas, o Espírito Santo que convence o homem do juízo é do pecado.
·         A mulher samaritana foi convencida pelo Espírito Santo, que precisava de um salvador e mudar de direção, tornou-se uma “missionária”, e levou as Boas Novas as outras pessoas.
3-Produz Desejo (At. 16.30,31)
·         O desejo é uma condição necessária para que aja mudança na vida de alguém, ninguém come sem vontade, ninguém bebe água sem ter sede, o dorme sem ter sono.
·         Na salvação não é diferente, só é salvo quem quer ser salvo, a salvação não pode ser algo forçado.
·         O episódio do cárcere foi algo assim, quando o carcereiro percebeu sua condição e necessidade, arriscou tudo para encontrar a salvação.
·         A curiosidade sempre desperta o desejo, e o desejo leva a busca do objetivo, o que está sendo oferecido.
·         Foi assim com a mulher samaritana, Zaqueu e Nicodemos.
·         Em, tais circunstâncias, as pessoas acabam por perguntar, “o que devo fazer para ser salvo”, então é só expor-lhes o plano da salvação, e conduzir essa pessoa a Cristo.




II PASSOS PARA A SALVAÇÃO
1-Todos somos pecadores (Rm 3.23)
·         Alguns pecados parecem maiores que outros, porque suas consequências são mais graves, pecado não tem tamanho, tem consequência.
·         Que, matar é pior que odiar adulterar parece ser mais graves que o orgulho, na verdade ambos são pecados e tem suas consequências, vejamos o pecado como a chuva, não importa se está fina ou grossa, o que importa é que molha, assim é o pecado.

2-Reconhecer a Jesus (Fp 2.5-11; Jo 1.29).
·         O pecado muitas vezes é considerado como a doença, senão for curada, pode matar, e para evitar a morte, consulta-se um médico, e o médico receita o remédio, que o paciente toma para ser curado, se ele quiser  ficar curado, no pecado também é assim, quem quiser ser libertado (curado) tem que se arrepender (diagnosticar a doença), e aceitar a Jesus (tomar o remédio), para ter a vida longa( vida eterna).
·         A grosso modo Jesus foi o remédio (espiritual) que Deus (o médico dos médicos), enviou a terra para curar (salvar) os homens doentes (enfermos pelo pecado).
·         Jesus foi o modelo, tornou-se homem para ensinar os homens como servir a Deus, tornando-se seu filho por adoção, para posteriormente, morar com Ele no céu, junto com Jesus, nosso irmão mais velho.

3- Arrependimento (Mc 1.15; At 3.19)
·         O pecado é uma barreira espiritual, que separa o homem de Deus, e, portanto precisa ser demolida, para podermos ver a Deus.
·         O arrependimento é uma condição na estrada da vida, que nos permite fazer uma conversão (retorno de 360º), para então tomarmos a direção certa.
·         O arrependimento deve começar no coração, é terminar na consciência, para podermos então ter uma conscientização do que estamos fazendo é porque e para quê.
·         Sem arrependimento, não podemos prosseguir rumo ao céu, o pecado é um peso tão grande, que dificulta nossa caminhada, esse fardo deve ser tirado da nossa costa, para podermos flutuar(subir) rumo ao céu.

4-Receber a Cristo (Jo 14.6)   
·         Hoje a humanidade, está em busca de um atalho para  ir  para o céu, porém Jesus disse;... eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.
·         Jesus é um tipo de passaporte, que nos permite ir ao céu, o preço já foi pago por ele na cruz do calvário.
·         Quando um pecador confessa e recebe Cristo em seu coração, Jesus o confessa diante do Pai (Mt. 10.32).
·         Esse caminho para o céu tem um pequeno pedágio, (assim como as grandes estradas), o preço é a obediência a Palavra de Deus, pois não basta  só ler, é preciso viver os ensinamentos dessa palavra, como disse Tiago,.... não devemos ser somente ouvintes, mas, praticantes.

III LEVANDO A UMA DECISÃO
1-Espere uma resposta (Hb. 11.1).
·         Qualquer trabalho que venhamos a fazer para o Senhor, requer de seus servos, que o busque no sentido de saber como Ele quer que façamos o “serviço” para Ele, afinal ele é o dono da obra.
·         O pescador de peixe, tanto com linha como com redes, sabe que é preciso ter paciência, para poder pegar o(s) peixe(s), depois de pescar, o pescador vai cuidar do peixe (limpa-los), para posteriormente temperá-lo e cozinhar ou fritar.
·         O novo convertido, precisa de alguém que os assista, cuidando deles até que eles possam caminhar com seus próprios pés (ter maturidade espiritual) para prosseguir sozinho na fé.
·         Devemos lembrar que não podemos descartar a total assistência do Espírito Santo, ele é o orientador, o consolador.

2-Compromisso (Lc 14.27; Jo 10.10).
·         Todos os que aceitaram a Jesus como seu salvador, também assumiram um compromisso com Ele e com sua obra.
·         O novo convertido deve também ser instruído, que a partir do momento de sua conversão, ele será nova criatura (recriada), portanto seus velhos hábitos nocivos, que aviltam a Deus, devem ser substituídos por hábitos que glorificam a Deus.
·         Só podemos ter vida abundante, na proporção que também somos abundantes no serviço do Mestre.
·         A oração deve ser o meio de comunicação do servo com seu Senhor, onde ele expõe suas necessidades (suplicas), e a dos outros (intercessão).

3-Alimento espiritual (I Pe 2.2; Jo 3.3).
·         O novo convertido deve ser orientado, no sentido a receber a doutrina no seu método mais suave (leite espiritual).
·         Devemos ensiná-los gradativamente, à medida que o ensino é absorvido, pelo novo convertido.
·         Também deve ser instruído a dar testemunho, de tudo o que Deus tem feito em sua vida, neste, item, está incluso, as experiências espirituais, meditação da Palavra, e oração e consagração.
·         Um dos ensinos mais difíceis, ao novo convertido, está relacionado com a tentação, como explicar para o novo convertido que aceitou a Jesus com Salvador, que pode ser oprimido, e atribulado pelos espíritos imundos.
·         Disse Jesus, “no mundo tereis aflições, mas, tende bom animo”. “O servo não é maior do que seu Senhor”, “quem quiser me seguir tome a sua cruz e siga-me.”, logo ninguém está enganado com relação ao sofrimento, dores e angústias. TUDO ESTÁ ESCRITO NA PALAVRA DE DEUS.

Elaborado por Ev. Carlos Borges(CABB)  em 16/11/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário