segunda-feira, 19 de maio de 2014

CONSERVANDO A ESPERANÇA




Rm. 5.1-5
Introdução: O que é esperança? A esperança corresponde à aspiração de felicidade existente no coração de cada pessoa. Interessante observar que quem perde a esperança mais profunda perde o sentido de sua vida, e viver sem esperança não tem sentido.

I VENCENDO ATRAVÉS DE CRISTO
1-(Jesus é) Senhor sobre o Diabo (caluniador) e o Inferno
·         Jesus em Jo 16.33 disse: “No mundo (espiritual e físico) tereis aflição (tristeza pungente), mas, tende bom ânimo (coragem, esperança, intenção), eu (Jesus) venci o mundo (das trevas, e ardis de Satanás)”.
·         Jesus Cristo, na cruz do Calvário, já venceu o nosso opositor (Satanás, e seus demônios).
·         Jesus venceu todas as tentações, (Lc 4.1-13), pelo seu poder nós seus servos, também venceremos, se formos fiéis em obedecê-lo, aplicando em nossa vida os ensinamentos da sua Palavra.
·         Jesus nos prometeu que ““... as portas do Inferno não prevalecerão contra sua Igreja (Mt. 16.18).
·         Deus abriu o coração de Pedro para esse conhecimento mais profundo de cristo pela fé.
·         Pedro não estava simplesmente expressando uma opinião acadêmica sobre a identidade de Cristo, essa foi uma confissão da fé pessoal de Pedro, possibilitada por um coração regenerado.
·         Jesus é absolutamente, o Senhor sobre o Diabo (nosso caluniador) e o Inferno.
·         No livro de Apocalipse 1.17-18... João em visão viu o filho de Deus,glorificado, João caiu aos seus pés desfalecido, e ouviu Jesus dizer...E tenho as chaves da morte e do inferno”.
2-Jesus da ressurreição e vida.  
·         Jesus é a primícias dos ressuscitados, Ele ressuscitou dentre os mortos após ser crucificado e nos resgatar do pecado.
·         A prova mais inquestionável é que Ele apareceu aos seus discípulos e amigos, e também a uma multidão de cerca de 500 pessoas (seus seguidores) 1 Co. 15.1-8.
·         O próprio Jesus, afirmou que aquele que crê Nele, jamais morrerá.
·         Diante “do tumulo de Lázaro, Jesus enfatizou esse ensinamento, ao dizer a Marta que”. Ele era a ressurreição e a vida, e quem cresse Nele ainda que esteja morto  viverá,e todo aquele que viver crendo Nele nunca morrerá.(Jo.11.25-26).
·         As palavras de Jesus a Marta era palavras de conforto e esperança futura, porém Marta diante do quadro de dor, pela perda do irmão, estava focado no momento presente.
·         Era propósito de Jesus levar Marta, de uma fé abstrata na ressurreição futura, para uma confiança personalizada Nele, pois somente ele poderia ressuscitar os mortos, pois sem Cristo não há ressurreição, Ele é o dom da vida.

II VENCENDO ATRAVÉS DA DECLARAÇÃO DE FÉ
1-Declare que Jesus é o Senhor de sua vida.
·         A primeira confissão de fé que um novo convertido deve dar é de que Jesus é o Senhor de sua vida.
·         Essa declaração é muito importante, pois ela será doravante um combustível que alimentará o “motor” da sua fé.
·         Agindo assim nós estaremos mantendo viva à chama das nossas esperanças, a primeira porque em Cristo Jesus, somos mais que vencedores, a segunda que sua vinda é certa, a terceira que iremos morar com Ele, e a quarta que nossos sofrimentos e lágrimas serão extintos.
·         Precisamos contemplar as bênçãos recebidas, e glorificar a Deus, pois se formos olhar para os problemas que estão em derredor, perderemos a visão do céu.
·         Nosso barco navega no mar da vida, onde as tempestades são constantes, mas, nós temos um grande piloto, que nos levará ao porto seguro.
·         Os barcos tradicionalmente lançam suas ancoras no fundo do mar, fins não serem arrastados pelas ondas do mar, e ainda assim serão arrastados um pouco, pois o lugar onde a ancora foi lançada não é firme.
·         Porém o barco do crente (espiritual) a ancora é lançada no céu, onde é presa na rocha (que é Cristo), e a onda do mar da vida não poderá arrastar.

2-Declare que Jesus tem lhe abençoado   
·         Em sua graça providencia Deus já deu aos cristãos toda sorte de benção (Rm. 828).
·         Deus orquestra cada acontecimento da vida, mesmo o sofrimento, a tentação e o pecado, para trazer tanto a beneficio passageiros como eternos.
·         Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, como também dos que são chamados por Ele para alguma coisa, pois Deus está no controle de tudo.
·         Nós infelizmente temos uma visão míope para ver as bençãos de Deus em nossa vida (não vemos direito) e uma visão aguçada para ver as coisas ruins que acontecem.
·         Precisamos trocar as lentes dos nossos óculos espirituais, para vermos melhor o agir de Deus e seus propósitos.Nosso supremo destino é ser como Cristo.
·         O designo de Deus é mais que um simples convite, Ele nos convoca com um propósito em mente, devemos ser como Cristo e compartilhar da sua Glória.
·         Leia o profeta Habacuque 3.17-19. E reflita.

III VENDO POR UMA ESPERANÇA VIVA
1-Esperança e fé
·         A esperança é a vacina contra o desânimo, contra a possibilidade de invasão do egoísmo porque, apoiados nela, nos dedicamos à construção de um mundo melhor.
·         A perda da esperança endurece nossos sentimentos, enfraquece nossos relacionamentos, deixa a vida cinza, faz a vida perder parte do seu sabor.
·         No entanto, todos os dias, somos atingidos por inúmeras situações que podem nos desesperar.
·         A esperança é o combustível da vida, a forma de mantê-la viva é não prender os olhos nas tragédias; a cada desgraça que contemplamos corremos o risco de perder combustível. Existe na mitologia grega uma figura interessante chamada Fênix, que quando morria entrava em autocombustão e, passado algum tempo, renascia das próprias cinzas.
·          Essa ave, o mais belo de todos os animais fabulosos, simbolizava a esperança e a continuidade da vida após a morte.
·         Revestida de penas vermelhas e douradas, as cores do Sol nascente, possuía uma voz melodiosa que se tornava triste quando a morte se aproximava.
·         Alguns historiadores dizem que o que traria a Fênix de volta à vida seria somente o seu desejo de continuar viva, depois de completar quinhentos anos elas perdiam o desejo de viver e aí, se morressem, não mais reviviam.
·          O desejo de continuar a viver era sua paixão pela beleza que é a vida.

2-Aprendendo com os heróis
·         O capitulo 11 de Hebreus nos trás grandes ensinamentos de homens e mulheres de Deus que foram grandes vencedores em suas jornadas nesta vida.
·         A fé desses grandes heróis estava acima das circunstancias que os envolveram, e Deus era o seu alvo principal.
·         Eles também estavam cercados de uma “grande nuvem de testemunhas”, eram pessoas que comprovavam (testemunhas oculares do que Deus fez em suas vidas).
·         Foram exemplos que ficaram na historia do povo de Deus, para reforçar a fé e esperança em Deus para os povos que iriam advir (nova geração).
·         Jesus é a maior testemunha que pela fé e OBEDIÊNCIA venceu o mundo (Hb. 1-3).
Ev. Carlos Borges(CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário