sábado, 19 de julho de 2014

O HOMEM A GLORIA DA CRIAÇÃO



 HOMEM A GLÓRIA DA CRIAÇÃO
Gên. 1.26-28
Introdução: Em que sentido fomos feito a imagem de Deus? Obviamente Deus não nos criou exatamente como Ele, porque Deus não possui corpo físico. Em vez disso, somos reflexo da sua glória. Alguns pensam que nossa razão, criatividade, discursos ou autodeterminação são a imagem de Deus. Nunca serem totalmente como Deus é, pois ele é o criador supremo, porém temos a capacidade de refletir seu caráter através do amor, perdão, da paciência, bondade e fidelidade.
O autovalor do homem não está baseado em posses, atrativos físicos, ou aclamação pública, ao contrário, está baseada no fato de ser criado à imagem de Deus. Essa imagem está ligada no sentido Espiritual (Deus é espirito) e Moral (temos a parte moral de Deus).


I ORIGEM DO HOMEM
1-Criação Divina (Is. 45.11,12; Gn. 1.26-28).
·         No último dia da criação, disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gênesis 1:26).
·          Então, Ele terminou Seu trabalho com um “toque pessoal”. Deus formou o homem do pó e deu a ele vida, compartilhando de Seu próprio fôlego (Gênesis 2:7). Desta forma, o homem é único dentre toda a criação de Deus, tendo tanto uma parte material (corpo) como uma imaterial (alma/espírito).
·         Em termos bem simples, ter a “imagem” e “semelhança” de Deus significa que fomos feito para nos parecermos com Deus.
·         Adão não se pareceu com Deus no sentido de que Deus tivesse carne e osso, as Escrituras dizem que “Deus é espírito” (Jo. 4.24), e, portanto existe sem um corpo.
·         O corpo de Adão espalhou a vida de Deus, ao ponto de ter sido criado em perfeita saúde e não ser sujeito à morte.
·         A imagem de Deus se refere à parte imaterial do homem, ela separa o homem do mundo animal, e o encaixa na dominação que Deus pretendeu (Gên. 1.28), e o capacita a ter comunhão com seu criador.
·         Portanto o homem é um ser físico espiritual (espirito e alma) e racional (pensa e é moral), diferente dos animais que são criaturas de Deus, seres físicos irracionais (sem espirito e                                  alma).
2-Imagem de Deus (Gên.126; I Co 11.7; Tg 3.9).
·         Mentalmente, o homem foi criado como um agente racional e com poder de escolha: em outras palavras, o homem pode raciocinar e fazer escolhas.
·         Isto é um reflexo do intelecto e liberdade de Deus. Todas as vezes que alguém inventa uma máquina, escreve um livro, pinta uma paisagem, se delicia com uma sinfonia, faz uma conta ou dá nome a um bichinho de estimação, esta pessoa está proclamando o fato de que somos feitos à imagem de Deus.
·         Moralmente, o homem foi criado em justiça e perfeita inocência, um reflexo da santidade de Deus.
·         Deus viu tudo que tinha feito (incluindo a humanidade), e disse que tudo era “muito bom” (Gênesis 1:31). Nossa consciência, ou “bússola moral” é um vestígio daquele estado original. Todas as vezes que alguém escreve uma lei, volta atrás em relação ao mal, louva o bom comportamento ou se sente culpado, esse alguém está confirmando o fato de que somos feitos à própria imagem de Deus.

(A)-Personalidade
·         Por termos uma “alma” temos as condições de nos relacionarmos com outras pessoas semelhantes a nós, inclusive com Deus o Criador.
·         Deus é um ser social-amoroso, por isso a suas criaturas, criadas por suas próprias mãos, foram feitas para se relacionarem com Ele e com seus semelhantes (os outros).
(B)-Semelhança moral
·         Como o homem é um ser racional (que pensa e decide), tem a capacidade de fazer projetos, pensar, decidir e fazer, porém essa ação dever ser feita dentro da normativa moral, que é distinguir o certo do errado, levando em conta que nisso implica a lei da semeadura, pela qual somos responsáveis diante de Deus (o Criador), da sua Palavra (código de ética moral) da sociedade (onde estamos inseridos).
(C)-Natureza Racional
·         O homem é um ser racional, com capacidade de pensar, falar e decidir, diferente dos animais que não pensam, eles tem o instinto (no lugar do pensamento), se comunicam através de grunhidos ou sons, que os ajuda na sobrevivência. Por ser o homem um ser pensante, ele pode estudar discernir, avaliar e agir. Através de essa qualidade o homem poder ter comunicação com Deus.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      
 (D)-Capacidade de Governar
·         O homem nasceu com o designo de Deus para dominar, cuidar, governar, esse domínio dever ser na condição de administrar, cuidando, não é um domínio de tirania ou opressão. Mas governo com equidade, temperança, amor e justiça.
(E)-Autoconsciência
·         É outra qualidade que Deus deu ao homem, que ele tenha consciência de si mesmo, o que ele é e sua origem, e proposito diante de Deus e para Deus.
(F)- Natureza social
·         Deus fez o homem um ser tipicamente social, com afeto, gentil, solidário, cooperador, que possa ter comunhão com seu semelhante, que possa viver em unidade com outras pessoas (família), vida social (organizado em grupo- sociedade).
3-Ser Especial
·         Deus fez o homem um ser muito especial, dotado de grandes qualidades, Deus colocou no homem, qualidades que não se acham em outros animais. O homem é a coroa da criação, e a mulher a perfeição da perfeição.

II NATUREZA DO HOMEM
1-Aspecto físico
·         O homem é constituído de uma estrutura física, têm ossos, nervos e carne, ossos dão forma ao corpo (mantem o homem ereto), a carne cobre os ossos, os nervos movimentam os músculos.
·         O corpo humano é o templo do Espírito, onde o espirito Santo deve habitar, e ter comunhão perene com o homem.
·         Com o nosso corpo físico, podemos manter contato com as coisas físicas que nos rodeiam.
2-Aspecto Imaterial
·         A parte imaterial do homem e a alma e o espirito.
·         Na alma é onde estão as emoções, pensamentos, vontade, conhecimento, intelecto, a alma é uma espécie de “caixa Preta” do ser humano, ali estão registrados todos os seus atos.
·         No espirito, podemos ter a fé que nos liga diretamente com Deus e seu Espirito Santo.

III IMORTALIDADE DO HOMEM
1-Morte física (Is 59.1,2)
·         A morte é uma separação. Podemos entender este fato claramente, considerando como a Bíblia descreve a morte espiritual. Comecemos no livro de Gênesis, onde encontramos pela primeira vez o conceito de morte.
·         Quando Deus disse a Adão que não comesse da árvore do conhecimento do bem e do mal, ele revelou que a consequência da desobediência seria a morte no mesmo dia do pecado (Gênesis 2:17).
·          Com certeza, Deus cumpriu sua promessa sobre a consequência do pecado, porque ele sempre fala a verdade e nunca quebra uma promessa. Por causa do pecado do casal original, Deus expulsou-os do Jardim do Éden (Gênesis 3:23-24).
·         Mesmo tendo Adão vivido, em seu corpo físico, por 930 anos, ele e sua esposa morreram no dia de seu pecado, no sentido de que eles foram separados de Deus. A morte espiritual é a separação de Deus.

2-Razão da morte (Rm 5.12)
·         A morte é uma consequência do pecado (desobediência a Deus), por ter o homem pecado ele perdeu as características iniciais (original), e se submeteu a nova normativa.
·         O que era para ser imortal e santo perdeu esse vinculo e tornou-se mortal e pecador.
·         Por causa do pecado do homem, a terra tornou-se amaldiçoada, e o homem perdeu a comunhão com Deus, foi banido do paraíso, e teve que obter seu sustento com o suor do seu rosto.
3-Imortalidade (Lc 23.39-43)
·         Deus criou o homem para ser um ser imortal (vida eterna), mas, por causa do pecado, a morte entrou em cena, e o ser humano tornou–se mortal, sujeito a morte física (apenas o lado material).
·         Quando o ser humano morre, seu corpo desce ao pó, e sua alma, sobe para Deus, que deu o folego de vida.
·         Por ocasião da segunda vinda de Jesus, os salvos que faleceram, serão ressuscitados, e os vivos terão seus corpos transformados.
·          No julgamento final, haverá a separação e os salvos ficarão com Jesus no céu e os pecadores impenitentes (ímpios) estarão longe da presença do Senhor no hades em tormento eternos (Ap 20. 7-10).
Pr. Carlos Borges(CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário