quinta-feira, 31 de julho de 2014

QUE ESTÁS NO CÉU



At 7.55-58
Introdução: A frase “Pai Nosso, que estás no céu”, indica  que Deus não é apenas  majestoso e Santo, mas também  pessoal e amoroso. A primeira sentença desta oração modelo é uma declaração de louvor e um compromisso de honra e respeito ao nome santo de Deus. Se usarmos o nome de Deus levianamente, não estaremos lembrando-se de sua Santidade.

 O TERCEIRO CÉU
1-Conceito Paulino (2 Co 12.2).
Ø  Deus no começo criou o céu e a terra, ele é o criador, porém a Bíblia não revela quantos céus foram criados, mas, nós temos a expressão céu dos céus.
Ø   1º CÉU-Quando nós olhamos para cima vemos as nuvens e a noite, vemos as estrelas e a lua, isto, tudo a olho nu, sem nenhum equipamento.
Ø  2º CÉU- Mas nós sabemos que as coisas vão muito além de nuvens estrelas e lua, temos outra camada de céu, que não podemos olhar sem equipamentos adequados (telescópio).
Ø  3º CÉU- por fim temos uma camada de Céu, que precisa de mais do que equipamento, precisa de investigação, e isto ainda não está ao alcance da humanidade.
Ø  Paulo era um homem de Deus e como tal vivia ensinando as pessoas a respeito do reino de Deus, e como homem de Deus foi muito martirizado e ofendido.
Ø  Em suas visões, ele diz ter sido arrebatado, porém não sabia precisar de que maneira, se em espírito ou em corpo presente, ele afirma que esteve no terceiro céu (talvez no paraíso), tal fato tenho se sucedido quando ele foi apedrejado quase a morte (At 14.19,20).
Ø  Paulo mostrou esse episodio para mostrar que foi tocado por Deus de uma forma singular.

2- Realidade  do céu (Mt 6.9)
Ø  Jesus disse: “Portanto, vós orareis assim”. Deu padrão para louvar a Deus (6.9) interceder pela sua obra no mundo (6.10), pedir provisão das necessidades pessoais e diárias (6.11), e pedir auxílio para as lutas cotidianas (6.12,13).
Ø  Esse padrão ajuda os crentes a compreenderem a natureza e o propósito das orações pessoais no seu relacionamento com o Pai (que está no céu).
Ø  Ele transcende tudo o que está na terra, mas Ele também é uma pessoa e é amável.
Ø  Os cristãos, que trazem o santo nome de Cristo, devem ser responsáveis por honrá-lo em todos os aspectos das suas vidas.
Ø  Quando oramos para que o nome de Deus seja santificado, estamos orando para que o mundo honre o Seu precioso nome, e guardamos a volta de Cristo.

3-Escada Celestial (Gn 28.12)
Ø  A promessa de Deus a Abraão e Isaque também foi oferecida a Jacó. Mas isto não era suficiente para o neto de Abraão; Jacó precisava estabelecer seu próprio relacionamento pessoal com Deus.
Ø  Deus não possui netos; cada um de nós precisa ter um relacionamento pessoal com Ele.
Ø  Não é suficiente ouvir histórias maravilhosas sobre os crentes em nossa família (tanto a humana como a espiritual), nós precisamos fazer parte dessa história.
Ø  Não devemos ter medo de nos aproximar do Senhor em oração; mas precisamos nos unir a Ele com respeito por Ele ser a única pessoa que pode fazer alguma coisa em nosso beneficio.
Ø  É arrogante pensar que somos os únicos responsáveis por nossas realizações, Deus como criador, governa as nações e as pessoas.
Ø  A oração é uma escada espiritual que nos leva a presença de Deus, sabemos que existe escada de vários tamanhos, para cada altura, igualmente, precisamos saber a que altura do céu queremos chegar, ao 1º céu, 2º céu ou ao 3º céu onde está o trono da Majestade Divina.
Ø  Em 2 Rs 19.15, o Rei Ezequias ao se aproximar de Deus com confiança, não teve sua resposta por garantia nem se aproximou dEle de modo impertinente, antes, porém reconheceu a soberania de Deus e a total dependência que Judá tinha dEle.

II CIDADANIA CELESTIAL
1-Nossa Condição
Ø  Vamos pensar em nossa condição diante de Deus, na oportunidade que Jesus nos oferece de mudar essa condição, nas oposições que sobrevém àquele que quer aproveitar a oportunidade e na atitude diante de tais oposições.
Ø  Cego e mendigo, talvez seja essa a condição da pessoa que não tem Cristo. Esta era a condição do homem cego e mendigo que está registrado em Lc 18.35.
Ø  Podemos nos imaginar numa situação como esta? Este homem serve de figura da situação do homem sem Cristo, cuja condição espiritual é a de cego não vê as verdades de Deus e mendigo porque fica se alimentando das migalhas que Satanás lhe oferece.
Ø  Os mendigos frequentemente ficam a beira das estradas próximas às cidades, porque era onde podiam contatar a maioria das pessoas.
Ø  Mas aquele cego teve uma profunda esperança no Messias, ousadamente ele clamou por Jesus, ele não se importou se seria ou não atendido, simplesmente clamou, e, Jesus o atendeu e ele pode ver novamente pela fé.

2-Lugar do Tesouro (Lc 12.15)
Ø  Jesus disse que uma vida boa, não está relacionada com riquezas, por essa razão devemos nos guardar da cobiça.
Ø  As grandes empresas investem milhões nas suas propagandas comerciais e publicitárias, a fim de levarem os consumidores a acreditar que se comprarem seus produtos anunciados, serão mais felizes, estarão mais satisfeitos e confortáveis.
Ø  Hoje e ao longo da história da humanidade, Satanás, a exemplo dos empresários e comerciantes, também faz propaganda de seus produtos (riquezas, prostituição, vícios, rebelião, pornografia, adultério, roubo, corrupção, mentira etc..). e passa a imagem de que quem tais coisas praticarem será mais felizes do que o que Deus oferece.
Ø  A insensatez humana tem cegado muita gente, até mesmo dentro do circulo evangélico, muitos estão priorizando a riqueza, posição social, bens materiais, e a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, mais do que a vida espiritual no sentido bíblico.

3-Lugar de vivos (Lc 20.38)
Ø  O céu não será uma extensão da terra, será um lugar de vivos e salvos, no céu será um lugar paradisíaco, lá não seremos estranhos, lá reconheceremos nossos entes queridos, porém todos que lá estiverem passaram por transformação, o corpo será espiritual, não haverá lembranças de dor, sofrimento, lágrimas ou ressentimentos, lá só haverá gozo e alegria.
Ø  Deus não é Deus de mortos, mas, Deus de vivos lá verão os patriarcas, nossos entes queridos, amigos e irmãos, não será  como aqui na terra, não haverá casamento, porque já houve um único casamento, da IGREJA COM CRISTO, os demais serão apenas convidados para as bodas do Cordeiro.
Ø  Haverá situação mais auspiciosa para o povo de Deus do que está? Por isso que devemos lutar sem esmorecer para estarmos presente a esse grande acontecimento, que valerá por qualquer grande evento humanamente dito.

III ADORAÇÃO E RESPOSTA
1-Atmosfera Celestial (Rm 14.17,18)
Ø  Paulo diz que se deixarmos esses pequenos crepúsculos se tornarem importantes assuntos de dissenção, estaremos nos esquecendo de tudo a respeito do Reino de Deus.
Ø  Ele nada tem a ver com comida e bebida (Mt 6.31,33), na verdade ele consiste em uma vida de justiça, paz e alegria no Espírito Santo e afirma que os escrúpulos nada contribuem para isso.
Ø  Os crentes precisam se preocupar em fazer o que é correto e justo nas questões essenciais, mantendo a harmonia e a paz, e participando da alegria de Deus sem forçar os seus escrúpulos e estilos de vida sobre os outros.
Ø  Aqueles que servem a Cristo agindo corretamente perante Deus, mantendo a paz entre os crentes e participando dessa alegria com os outros, são aqueles que irão realizar um serviço aceitável a Cristo, além de serem AGRADVEIS A DEUS e às outras pessoas.

2-Agentes de Deus (Hb 1.14)
Ø  Os anjos são mensageiros de Deus, seres espirituais criados por Deus e sob sua autoridade (Cl 1.16).
Ø  Eles têm várias funções: servir os crentes (, Hb 1.14), proteger os desamparados (Mt. 16.10), proclamar as mensagens de Deus (Ap 14.6-12) e executar os juízos de Deus (At 12.1; Ap 20.1-3).
Ø  Cristo possui o direito de se assentar à destra de Deus (Hb 1.13), enquanto os anjos são seus servos.
Ø  O propósito dos anjos é servir, o propósito de Cristo é reinar, o fato de os anjos nos servirem deveria nos encorajar quando nos sentimos desprezados e esquecidos.
Ø  Pelo fato de Deus nos amar, ele envia os anjos para nos ajudar.

Pensai nas Coisas Celestiais (Cl 3.2)
Ø  Buscar as coisas do alto significa se esforçar para colocar as prioridades do céu na prática diária.
Ø  Pensar nas coisas do alto significa concentrar-se no eterno ao invés do temporal.
Ø  A expressão “porque já estais mortos”, significa que, como uma pessoa morta, não devemos cobiçar as coisas deste mundo.
Ø  O verdadeiro lar do cristão está onde Cristo vive (Jo 14.2,3), esta verdade nos dá uma perspectiva diferente sobre a nossa vida, devemos encarar a vida sob a perspectiva de Deus, procurando fazer a sua vontade.
Ø  Esse é o antidoto para o materialismo, alcançamos a perspectiva adequada acerca dos bens materiais quando assumimos a mesma visão que Deus tem com relação a eles.
Ø  Quanto mais consideramos o mundo ao nosso redor com a perspectiva de Deus, maior será nossa harmonia com Ele.
Ø  Não devemos estar demasiadamente apegados àquilo que é apenas TEMPORÁRIO (transitório).

Biblicamente
1º céu- É que vemos a olho nu (nuvens, pássaros, lua e estrelas).
2º céu- É o que precisamos de equipamentos para ver, pois não podemos ver a olho nu (os astros e galáxias, e asteroides).
3º céu- Morada de Deus, onde Deus estabeleceu seu trono e Reino, só podemos vê-lo através da oração ou arrebatamento ou quando estiver com Cristo.

Geograficamente

­­­­­­­­­­­­­­­­­­5________________________________________________________
. Exosfera- 10.000 km (divisão do planeta terra e o espaça sidera)

4__________________________________________________________
Termosfera 600 km

3_________________________________________________________
Mesosfera - 85 km

2___________________________________________________________
Estratosfera - 50 km

1_____________________________________________________________
Troposfera 15 km ( essas medidas são a contar  da superfície da terra ou mar)

 Pr. Carlos Borges (CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário