terça-feira, 15 de julho de 2014

ORAREIS AO PAI



ORAREIS AO PAI
Rm 8.14-17
Introdução: Uma família feliz é uma família onde há harmonia, paz, compreensão, amizade, onde os interesses não são individuais, mas, sim coletivos, onde a família tem uma liderança que promove o bem estar de todos, visando à harmonia, felicidade do grupo. Egoísmo, desrespeito e falta de comunicação, Deus ao instituir a Igreja, visava um grupo de pessoas que formassem uma família, a família de Deus ou o povo de Deus.

I TEMOS UM PAI
1-Importancia do conceito
Ø  Deus em toda a historias da Bíblia, tem se relacionado com três (3) tipos de pessoas ao longo da história da humanidade.
Ø  GENTIOS – Quem eram os gentios? Que a origem dos samaritanos remonta à época EM QUE REINO de Israel foi conquistado pelos assírios (722 a.C)? Estes, quando invadiram o país transformando-o em colônia, instalaram estrangeiros de muitas outras regiões. Com o tempo, eles foram se misturando com os israelitas que lá permaneceram, formando uma raça considerada impura pelos judeus (samaritanos).
Ø   A Bíblia nos relata que gentios eram os povos não judeus, isto, é, não vinham da descendência de Abraão, e consequentemente não estavam incluídas nas promessas de Deus para os filhos de Abraão.
Ø  Quanto aos filhos de Abraão, temos dois tipos de filhos de Abraão, temos os legítimos (linhagem biológica), e os descendentes espirituais (pela fé).
Ø  Na descendência de Abraão espiritual, está incluso os aceitam a Jesus como seu Salvador.
Ø  ISRAEL – Foi o povo que Deus escolheu em sua sabedoria, para ser o promotor do Reino de Deus aqui na terra, Deus deixou para esse povo um manual de conduta para toda a humanidade.
Ø  IGREJA – como Israel e os gentios, não foram obedientes aos propósitos de Deus na promoção do reino de Deus aqui na terra, Deus em sua sabedoria, instituiu a IGREJA, onde estão inserido os Judeus (naturais de Israel) e os Gentios (descendentes espirituais de Abraão pela fé). Quem não seguir o exemplo de Abraão em crer em Deus(pela fé) e no seu filho Jesus, pelo seu sacrifício na cruz do calvário.
Ø  Jesus censurou os judeus e os seus ouvintes, por ficaram apenas nas aparências, mas, viver como Jesus ensinou aos seus ouvintes e discípulos.

2-Ensino Domestico
Ø  O ensino de Deus para seu povo deve começar nos filhos, para ir moldando seus caráter, que no viver desses filhos o nome de Deus fosse glorificado, e a família reconhecida como parte do povo de Deus.
Ø  Os judeus consideravam gentios os samaritanos, pois era um povo considerado impuro, logo não seriam considerados como descendentes de Abraão.
Ø  Os ensinos na cultura dos judeus eram muito rígidos e visava manter o povo diferente dos demais povos, isto visava manter um povo separado dos demais que tinham vários deuses, onde prestavam seus cultos (pagãos).
3-Falsos vocativos
Ø  PANTÉISMO - O Panteísmo é a crença de que Deus é tudo e todo mundo e que todo mundo e tudo é Deus. O Panteísmo é semelhante ao Politeísmo (a crença em muitos deuses), mas vai além dele ao ensinar que tudo é Deus.
Ø  O Panteísmo é a suposição por trás de muitas seitas e religiões falsas (ex: Hinduísmo e Budismo, as várias seitas de unidade e unificação, e os adoradores da mãe natureza).
Ø  O que muitas pessoas confundem com Panteísmo é a doutrina da onipresença de Deus. Salmos 139:7-8 declaram: "Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também." A onipresença de Deus significa que Ele está presente em todos os lugares. Não há qualquer lugar no universo onde Deus não esteja presente. Isso não é o mesmo que Panteísmo.
Ø  EGOÍSMO é um substantivo masculino que nomeia um amor próprio excessivo, que leva um indivíduo a olhar só para os suas opiniões, interesses e necessidades, e que despreza as necessidades alheias.
Ø  UNIVERSALISMO não é em si uma ideologia comum, mas uma característica única na maneira de ver a vida humana, ou mundo. É comum ter diferentes ideologias universalistas, resultando muito opostos.
Ø  Ao longo da história, há pensamentos universalistas em todas as áreas da vida humana. Como exemplos, no campo da religião e teologia, Cristianismo e Islã, que são consideradas exemplos de universalismo religioso.
Ø  ANIMISMO - Pessoa que atribui a todos os elementos do cosmos (Sol, Lua, estrelas), a todos os elementos da natureza (rio, oceano, montanha, floresta, rocha), a todos os seres vivos (animais, árvores, plantas) e a todos os fenômenos naturais (chuva, vento, dia, noite) um princípio vital e pessoal, chamado de "ânima". Para essas pessoas, todos esses elementos são passíveis de possuírem: sentimentos, emoções, vontades ou desejos, e até mesmo inteligência.
II INVOCANDO O PAI
1-Nossa submissão
Ø  Há orações que são dirigidas a Deus, visando Deus mesmo, o que ele é, o que Ele faz, e o que Ele nos tem feito.
Ø  Outra coisa não buscamos, senão apresentar-lhe nossa gratidão, louvor e adoração.
Ø  Dentre os tipos (níveis) de oração, temos três (3) níveis ou tipos de oração: AÇÕES DE GRAÇA; LOUVOR; ADORAÇÃO.
Ø  AÇÕES DE GRAÇA – é a expressão do nosso reconhecimento e gratidão a Deus pelo que ele nos tem feito.
Ø  Basicamente é a oração que expressa gratidão a Deus pelas bênçãos que ele tem derramado sobre nós.
Ø  LOUVOR – A oração de louvor é um passo além das ações de graças. São expressões de louvor a Deus pelo que Ele faz.
Ø  Louvor é reunir todos os feitos de Deus e expressá-los em palavras, numa atitude e exaltação e glorificação ao seu nome, que é digno de ser louvado.
Ø  ADORAÇÃO – O tipo de oração que exalta a Deus pelo que Ele é. É a entrada no Santo dos Santos para responder ao amor de Deus.
Ø  Ali nada fala do homem, mas, de Deus, é o reconhecimento do que Deus é, é a resposta do nosso amor ao divino.
2-Sabedoria Divina
Ø  O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; todos os que cumprem os seus preceitos revelam bom senso. Ele será louvado para sempre!(Sl 111.10)
Ø  Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. (Tg 1.5)
Ø  Vocês devem obedecer-lhes e cumpri-los, pois assim os outros povos verão a sabedoria e o discernimento de vocês. Quando eles ouvirem todos estes decretos, dirão: "De fato, esta grande nação é um povo sábio e inteligente”. (Dt. 4.6)
Ø  Peça a Deus para encher a sua boca com as palavras que você precisa dizer hoje. Nenhuma questão é tão pequena que não requer sabedoria de Deus!(Joyce Mayer).
3-Nossa intimidade
Ø  A importância de poder ter um amigo, alguém íntimo, com o qual não precisamos usar máscaras e podemos contar as nossas fraquezas, e mesmo nos conhecendo a fundo não nos abandona.
Ø  Mas, por mais que tenhamos alguém com o qual conversamos e o consideramos nosso melhor amigo, haverá um momento em que esse amigo não estará, e nessa hora fica de pé aquele que tem a Deus.
Ø  Intimidade quer dizer: meter, colocar algo para dentro. Ter intimidade com alguém é colocá-lo dentro do coração, intimidade com Deus e deixá-Lo nos colocar em Seu Coração e colocá-Lo dentro do nosso coração.
Ø  Mas para ter intimidade com Deus há um preço. Só existe uma escola onde se aprende a ter intimidade com Deus e esse lugar é a cruz.
Ø   A cada dia que passa, o caminho vai se estreitando até que só caiba você, e ali você se deparará com a cruz.
Ø  E nesse momento você vai passar a ser amigo de Deus. Não dá para ter intimidade com o Senhor sendo apenas um espectador da cruz; isso só ocorrerá ao subimos nela.
Ø  É nessa hora que aprendemos a ser amigo de Deus Pai. Existem caminhos e passos que nos ensinam a estar grudados no Coração do Senhor.

III DEUS TRATADO COMO PAI
1-Ele se agrada
Ø  Jesus convida para uma breve reflexão. Ele quer ensinar. A propósito, a oração conhecida como “Pai-Nosso” ocorreu numa dessas estratégicas paradas de Jesus.
Ø  Ele interrompeu todas as suas atividades para discursar sobre o Autor da vida, a vida e o ser humano. Mateus (cap. 5-7) registra com riqueza de detalhes as palavras daquele singelo carpinteiro que, na mesma habilidade com que entalhou madeira, agora usa as palavras para entalhar  seus ensinos na mente e na alma humana.
Ø  Em meio ao seu célebre sermão, Ele ensinou como se dirigir a Deus em oração, estabelecendo uma plataforma em que a humanidade tivesse um diálogo íntimo, lúcido e aberto  com o misterioso Autor da vida, a quem Ele veio revelar. Para espanto de todos, Jesus revelou como Deus quer ser tratado: Como Pai.
2-Ele age
Ø  "Agrada-te do Senhor e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega teu caminho ao Senhor, confia Nele e tudo mais Ele fará." (Salmos 37; 4,5).
Ø  Mas, esperar em Deus, e de FATO entregar tudo em suas, e NAO SE PREOCUPAR! O mais importante: não ficar ANCIOSO! Esperar em Deus é confiar plenamente que a nossa vida está em suas mãos. Significa dizer a Deus: Tu és minha ajuda, Tu és a minha única esperança.
Ø  Ele nos coloca em posições muito além daquelas com as quais poderíamos sonhar, para descansarmos, enquanto alcançamos voos mais altos! Não desista jamais! Creia! Pois será através da tua fé que você contemplará o mover de Deus em tua vida!
3-Tratados como amigos
Ø  João 15: 15 “Já vos não chamarei de servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor, mas tenho-vos chamado de amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai tenho feito conhecer”.
Ø  Nessa passagem, João nos relata que certa vez ao conceder as últimas instruções aos discípulos, Jesus externou o sentimento de que não seriamos mais ser tratado como servos, mas sim como amigos.
Ø  Esse trecho me marcou muito (assim como vários outros), pois nesse momento Jesus mostra qual tipo de relacionamento que Deus quer ter conosco. E para a nossa felicidade, Ele quer um relacionamento mais íntimo possível e por isso ele nos tornou amigo dEle.
Ø  Só lembrando que isso só é possível porque Deus nos amou primeiro e porque sua misericórdia é infinita, pois não somos dignos de nada disso. E que fique claro que essa relação de amizade não pode ser considerada uma relação qualquer, pois essa relação é entre homem (nada) e Deus (tudo).

Pr.Carlos Borges(CABB)


Nenhum comentário:

Postar um comentário