terça-feira, 8 de julho de 2014

VÓS ORAREIS ASSIM



VÓS ORAREIS ASSIM
Mt. 6.9-13
Introdução: Jesus é o nosso exemplo para nossa oração. Ele passou longas horas em oração. Ele orava pelos discípulos, orava por enfermos, orava para ressuscitar mortos, orava para abençoar alimentos, orava para expulsar demônios, e por fim orava pelo cálice que ia beber (seu sacrifício na cruz).

I ORAÇÃO E RESPOSTA
1-Todos podem orar (Mt 544; Mt 24.20; Mt 26.41; Mc 13.33).
·         Deus tem um propósito a realizar, mas ele precisa que o homem esteja disposto a orar, para que se estabeleça Sua vontade aqui na Terra.
·         Está é a função da oração, preparar um caminho para que Deus realize Sua vontade, assim como uma locomotiva necessita dos trilhos para andar, Deus necessita da oração do homem para levar adiante Sua vontade.
·         Sendo assim o homem deve fazer com que sua vontade seja unida com a vontade de Deus para que se estabeleçam seus designíos, como podemos ver em 1 Jo 5:14-15 "E esta é a confiança que temos para com ele, que, se pedirmos alguma cousa segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estamos certos de que obtemos os pedidos que lhe temos feito.",
·         A oração tem como objetivos que nós venhamos a fazer com que a vontade de Deus se estabeleça aqui na terra, desta forma, deveram conhecer melhor a vontade de Deus, para que nossas orações sejam agradáveis a Deus e nossos propósitos sejam cumpridos.

2-Qualidade da oração (Mt. 6.7).
·         A oração não é algo formal, para atrair a atenção dos homens, como faziam os fariseus, e por isso foram condenados (v. 5).
·          Eles estavam acostumados a orar formalmente 18 vezes ao dia, segundo as leis herdadas dos antepassados, e observavam com rigor pontual os horários destinados à oração, onde quer que estejam.
·         Por isso, com frequência eram obrigados a orar em público, e os judeus, admirados, sempre os surpreendiam em sua prática nas esquinas das ruas.
·         A oração passou a ter, então, caráter de mero ritualismo, sem consistência espiritual, onde o que contava era a exterioridade sofisticada de palavras vazias para receber o louvor humano.
3-Oração Eficaz (Lc 17.3-5)
·         Quando Jesus disse aos seus discípulos: "Se teu irmão pecar contra ti, repreende-o; se ele se arrepender, perdoa-lhe. Se, por sete vezes no dia, pecar contra ti e, sete vezes, vier ter contigo, dizendo: Estou arrependido, perdoa-lhe".
·         Os discípulos disseram: "Senhor: Aumenta-nos a fé" (Lucas 17:3-5). Às vezes, usamos esta história para falar da necessidade de ter uma fé forte, mas Jesus disse que isso não exigiria muita fé! "Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a esta amoreira: Arranca-te e transplante-te no mar; e ela vos obedecerá" (versículo 6).
·          A ênfase não é a grande fé deles, mas para pequena fé num poderoso Deus. Isso é confortante.
(a)    Orar com o coração limpo de pecado -“Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto. Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo. Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário. Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores a ti se converterão.” Sl 51:10-13.
(b)   Orar com fé-Temos que crer que Deus existe e que é "galardoador dos que o buscam" (Hebreus 11:6). Um infiel não deveria fazer pedidos a Deus, e deixar de orar é um passo para a infidelidade (Romanos 1:21).
(c)    Orar segundo a vontade de Deus -“E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizemos.” (I Jo 5.14,15).
(d)   Orar com perseverança-A Palavra de Deus nos ensina a perseverar em oração. Não desistir até ver a bênção concretizada. Ele nos diz: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra, e, a quem bate abrir-se-lhe-á (Mt 7.7,8).
II ORAÇÃO SECRETA
1-Portas Fechadas (Lc 5.16)
·         Na oração secreta deve a pessoa mostrar-se tal qual é aos olhos perscrutadores de Deus. … Quão preciosa é a oração secreta — a pessoa comungando com Deus!
·          A oração secreta só deve ser ouvida por Deus, que ouve orações. Nenhum ouvido curioso deve partilhar do assunto das petições.
·          Calma, porém, fervorosamente, deve o espírito dilatar-se para Deus; e suave e permanente será a influência que procederá daquele que vê em segredo, cujo ouvido está atento à oração que provém do coração.
·          Aquele que, com fé simples, mantém comunhão com Deus, atrairá a si divinos raios de luz, que o fortalecerão e susterão no conflito com Satanás.
2-Conversa Franca (Mt 6.7)
·         Nas nossas orações não devemos ser muito repetitivos, pois Deus sabe das nossas necessidades, antes mesmos de esboçarmos quaisquer palavras.
·         Não devemos querer impressionar a Deus com palavras difíceis ou postura de “grande santidade”, pois Deus conhece o nosso coração, o que vale para Deus é um coração sincero, e não palavras bonitas.
·         Deus não se deixa escarnecer, pois ele conhece o homem (e mulher), nos mínimos detalhes.
·         O que Deus de seus filhos é um coração sincero e piedoso, onde o Espírito Santo possa habitar.
3-Fator Tempo(Lc 18.11-14)
·         Toda oração a Deus deve ser objetiva, e o tempo aplicado convenientemente na oração deve ter o proposito de sermos explícitos sem rodeios, pois Deus é onisciente.
·         Muitas vezes ficamos muito tempo orando sem expormos a Deus as nossas necessidades, às vezes reclamamos, murmuramos, ou nos queixamos a Deus.

III ORAR COM ESTILO DE VIDA
1-Persistência na oração.
·         A persistência deve ser uma qualidade do crente que ora, pois a oração deve ser como um tiro de arma de fogo, se não acertou no primeiro tiro, deve dar o segundo e assim sucessivamente.
·         Como a oração é uma petição reivindicando uma causa ou necessidade, é necessária que haja sucessivas petições cada uma respaldada na Lei da Palavra de Deus.
·         É preciso conhecer s Palavra de Deus, para podermos nos situar diante de cada situação.
·         Sabendo que nosso adversário trabalha continuamente para impedir que nossas orações cheguem ao Trono da Graça de Deus. (assim como fez com Daniel.
·         Devemos orar até recebermos a benção que estamos pedindo a Deus, respaldado na Sua Palavra.
2-Orar sem cessar
·         Orar sem cessar, nem sempre significa orar terminantemente, mas fazer orações escalonadas.
·         Podemos orar em varias situações ou locais, no ônibus, caminhando, sento em uma praça, em viagem de avião e navio, metro, trem etc...
·         Podemos orar pelos enfermos que estão internados em hospitais, clinicas, até mesmos pelos que estão sendo transportados em ambulâncias.

3-Estilo de vida  
·         A oração não dever para o crente como uma obrigação, mas, um estilo de vida, que lhe trás grandes vitórias.
·         Jesus quando esteve entre nós, Ele orava sistematicamente, e ensinou os seus discípulos a orarem, pois Ele sabia do grande efeito da oração na vida dos seus seguidores.
·         Daniel também orava frequentemente, por isso ele foi vitorioso, tornou governador de províncias.
·         Paulo também orava, e foi vitorioso, pois tinha unção e poder nas suas pregações.
·         Pela manhã devemos orar a Deus para nos dar uma jornada feliz, a tarde para nos reforçar e continuar na jornada, à noite para agradecer as vitorias e pedir proteção quando formos dormir.
·         Sem oração não há vitória, sem vitória não tem vencedor.
·         Para obtermos respostas as nossas orações, é preciso termos uma vida no altar, termos humildade, conhecimento da palavra de Deus e saber quem e Deus e quais os propósitos do sacrifício de Jesus.
Pr. Carlos Borges(CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário