domingo, 24 de maio de 2015

A IGREJA E SUA MULTIPLICAÇÃO


At.8.4-8
Introdução:A Igreja é um órgão vivo,é uma instituição criada por Deus,para um propósito de Deus, a igreja é composta de pessoas que foram alcançadas pela evangelização,e se converteram a Cristo.Quando estamos falando de igreja,não estamos falando de prédios(edificações) estamos falando de igreja espirituais, onde seus membros são o Corpo Místico de Cristo, regido pela Lei de Deus,onde todos os membros devem ser submetidos.

I NOVAS IGREJAS  SÃO NECESSÁRIAS
1-Sinal de vitalidade
·       Igrejas que se reproduzem são o meio mais rápido de ganhar muitas pessoas para o Senhor Jesus Cristo.
·       Jesus compara o poder dado por Deus à Sua Igreja para crescer e reproduzir com aquele das plantas, Marcos 4.
·       Ele planeja que Seu Reino seja reprodutivo, e tem nos dado uma parte neste processo.
·       Se sua igreja – ou a igreja daqueles a quem você treina – tem grupos caseiros, precisamos  aprender como multiplicar a igreja( templos).
·       Igrejas que se reproduzem rapidamente em igrejas (extensões-filhas e Originárias-mães) o que fazem através do poder que Deus lhes dá, e não confiam em dinheiro.
2-Sinal de saúde
·       Precisamos saber hoje, como uma saudável igreja se multiplica  e por que.
·       Ela é um corpo vivo de Cristo e deve normalmente reproduzir enquanto mais igrejas estão sendo geradas.
·       Deus dá a cada igreja obediente Seu poder para multiplicar, assim como Ele dá para todas as outras coisas vivas que Ele criou para se reproduzir segundo a sua própria espécie.
·       Nós enfatizamos a palavra “multiplicação” porque o crescimento da igreja tanto por adição quanto por reprodução é mais estratégico e bíblico do que crescimento apenas por adição.
3-Sinal de continuidade
·       A base da unidade da igreja  centra-se na  adesão à revelação que o Pai  deu aos primeiros  discípulos  por meio do Filho.
·       Os crentes também devem estar unidos  em fé comum na verdade que é recebida  na Palavra de Deus.
·       Não é uma unidade experimental, mas a unidade de vida  eterna comum partilhada  por todos que creem na verdade, e resulta no Corpo de Cristo(místico),todos partilhando da vida Dele.
·       Nós devemos ensinar aos novos crentes que Deus está trazendo-os para a família onde nós conhecemos uns aos outros intimamente.
·       Nós devemos viver nossa nova vida com os companheiros crentes, de modo que possamos reconhecer as barreiras à vida cheia do Espírito, arrepender-nos e sermos renovados.

II  METODOS QUE AJUDAM
1-Evangelismo pessoal
·       O que é evangelismo Pessoal?
·       É a ministração  da Palavra de Deus, a uma pessoa mostrando a elas, o perigo espiritual que elas correm,se  recusaram a aceitar a Jesus como seu salvador.
·       A importância vê-se no fato de que a evangelização dos pecadores foi o último assunto de Jesus aos seus discípulos antes de ascender ao céu. Nessa ocasião, Ele ordenou à Igreja o encargo da evangelização do mundo(Mc 16.15,19; At 1.8,9).
·       O alvo é tríplice: salvar os perdidos, restaurar os desviados e edificar os crentes.
·       Ele nos ordena com toda a autoridade no céu e na terra a fazer discípulos por ensiná-los a  obedecer a todos os Seus mandamentos em Mateus 28.18-20.
2-Pequenos Grupos
·       Conectar pessoas relacionalmente em grupos com o objetivo de conhecer e viver os ensinos de Jesus, amando um ao outro e cumprindo o mandamento de Cristo de fazer discípulos em todas as nações.
·       Obedecer ao mandato do Mestre: “Ide e fazei discípulos de todas as nações” – Mt. 28:18-2.
·       É plano de Deus que aqueles que se acham pelo seu nome, tornem-se como ele é nas suas atitudes e comportamento. Esta estratégia deve proporcionar transformação genuína no caráter de cada integrante.
·       Uma das grandes emoções da vida é comunicar o evangelho de maneira clara a uma pessoa que ainda não conhece a Cristo, de modo que a sua vida seja transformada e se torne um discípulo de Jesus Cristo.
·       Grupos pequenos foi o coração da estratégia de Jesus quando formou sua equipe de discípulos. Foi a base do crescimento da igreja dos primeiros três séculos.
3-Campanhas
·       Um aspecto importante do ministério de evangelização é que há determinadas atividades que não podem ser realizadas sem o envolvimento efetivo de toda a igreja.
·       Quando se realiza uma série de conferências para a qual se espera o comparecimento maciço das pessoas do bairro ou da cidade, e mesmo das autoridades locais, é necessário que haja uma grande mobilização de todas as igrejas da região, demonstrando que existe uma unidade de propósitos em proclamar o nome de Jesus Cristo como Salvador para todas as pessoas
·       O trabalho de mobilização envolve três etapas distintas, mas que se entrecruzam antes, durante e depois da realização da campanha evangelística: oração, preparação e discipulado.
4-Igrejas mãe e filha
·       Não é um termo muito apropriado, “ mãe e filha”, seria mais razoável, extensão da igreja já instituída.
·       Isto ajudaria parte da membrasia, que moram longe, e passariam a se congregar no novo templo, evitando assim a lotação do templo já instituído.

III PROPÓSITO E PLANEJAMENTO DE NOVOS TRABALHOS
1-Propósito  
a)Salvação e discipulado
·       O propósito da igreja(denominação) é obedecer o ide de Jesus(Mt.28.19).
·       Discípulo é um aprendiz, que  está aprendendo de alguém, alguma instrução sua  ou de alguém .
·       Todo ensino tem duas parte: uma pratica e outra teórica.
·       O discípulo por ficar mais tempo com seu mestre, acaba adquirindo alguma semelhança com ele.
b)Reunir os salvos na igreja(templo)
·       Devemos procurar  condições  e  local  onde podemos levar os novos convertidos a se reunirem com certa regularidade.Os crentes, os salvos, a Igreja deverá ser de igual forma e até melhor.
·        O que pode não ser constatado nas Igrejas, com a devida seriedade que se tiver, com o reunir da Igreja e com a prestação devida de contas que há para tudo.
·        Para quem se prestará contas por uma família que se desfez? Uma família que conviveu com um erro? Uma família que não teve exemplos? O Pai? A Mãe? Os filhos, os mais novos? Ignorar estas respostas, é ignorar o plano perfeito de Deus, para a humanidade, o plano perfeito de Deus para Igreja, e o seu destino final, a sua união com Jesus Cristo e sua estadia eterna ao seu lado.


c)interagir com a comunidade
·       Qualquer comunidade de fé saudável constitui-se em uma igreja atuante que influencia a sociedade da qual faz parte. Foi assim nos primórdios da igreja e também no período da reforma; dois grandes marcos na história da cristã.
·       Basta olhar para a igreja primitiva para entender do que falo. Nos relatos do livro de Atos dos Apóstolos, por exemplo, o médico Lucas nos mostra uma igreja viva, ativa e com atos que refletiam na sociedade local ao ponto de ser mencionado que eles caíram na graça do povo (Atos 2. 47).
2-Planejamento
·       (a)Orar-É necessário que ao implantarmos uma igreja, em um determinado local, devemos buscar as diretrizes de Deus, através do Espírito Santo, pois é ele que vai dar as coordenadas para a efetivação dos trabalhos.
·       (b)-Conhecer a população localÉ preciso ter um  conhecimento da comunidade local, para avaliarmos as diferenças existentes entre a nossa comunidade(evangélica) e a comunidade local(não evangélicos).
·       ( c) Definir quais as necessidade espirituais e materiais- Quando nós sabemos  quais as praticas espirituais que essa comunidade pratica(católica,espírita,umbandista etc...),podemos traçar estratégicas espirituais para  ensinar e combater o erro doutrinário, levando essas pessoas a crer em Jesus e se tornar um salvo.

Pr. Carlos Borges(CABB) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário