segunda-feira, 11 de maio de 2015

ESPÍRITO SANTO, UMA PESSOA QUE AJUDA


Rm 8.26-29
Introdução: Escolher, decidir e opinar são três coisas muito difíceis de se fazer. Se errarmos numa dessas nos frustramos e frustramos outras pessoas. E para não errarmos, precisamos ser amigos do Espírito Santo. Fazer com Ele esta parceria, como faziam os apóstolos em momentos de decisões importantes: “Com efeito, decidimos o Espírito Santo e nós”…
Vimos que o Espirito Santo em nosso dia-a-dia é primeiramente nosso aliado – que caminha ao nosso lado para lutar as nossas lutas;  Segundo que Ele é um intercessor- aquele que intervem em nossas vidas nos momentos difíceis para nos socorrer – e sofre a nossa dor juntamente conosco. E agora ele é o nosso guia.

I  ELE CONVENCE
1-Do Pecado
·       Sem a morte e ressurreição de Jesus (Cristo) nós não podemos ser salvos.
·       A sua morte  possibilitou a remoção  dos nossos pecados.
·       Se Ele (Jesus) não voltasse para o Pai, o Consolador, o Espírito Santo, não viria da maneira como Deus tinha planejado(Jo 7.39).
·       Convencer, quer dizer expor os fatos,convencer alguém da verdade, acusar , refutar ou interrogar uma testemunha.
·       O pecado do mundo é a falta de fé em Jesus.
·       O maior pecado é a recusa  em crer em Jesus(Jo 3.18).
·       Aqueles que  rejeitam a Jesus estão correndo o risco da separação eterna de Deus.
2-Da Justiça
·       O Espírito Santo  é quem convence o mundo da justiça,isto, porque  Jesus foi para o Pai.
·       A justiça está disponível as pessoas porque Jesus foi para o Pai.
·       A função do Espírito Santo será mostrar a todas as pessoas que somente Cristo(ungido) fornece  o padrão da justiça  de Deus.
·       O espírito Santo deve fazer  os incrédulos  reconhecerem o padrão perfeito de Deus antes de admitir a sua própria deficiência.
·       Isto também pode significar  que o Espírito Santo irá mostrar ao mundo  a inutilidade do fanatismo religioso.
·       O Espírito Santo mostra a inadequação dos cerimoniais e dos rituais quando o objetivo e proporcionar um bom relacionamento com Deus(Mt 5.20;RM 10.3;Fp3.6-9).
·       Todas as pessoas já estão sob o julgamento de Deus por causa do pecado, especificamente o pecado de não crer no Filho de Deus(Jo 16.9)
·       A única forma de escapar da condenação é crer em Jesus, o Filho de Deus, por que Deus enviou o seu Filho ao mundo não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele.
·       Aquele que crê é salvo do castigo e Deus quer que as pessoas  creiam(2 Pe 3.9).

II  ELE REGENERA
1-O novo nascimento
·       Nicodemos, quando foi até Jesus numa noite, não estava esperando um milagre. Não estava procurando a razão do cristianismo.
·       Ele pensou que estava fazendo tudo certo. Afinal era membro do Sinédrio, o conselho que regia os judeus.
·        Ele desconhecia qualquer necessidade em particular, mas foi atraído pela simplicidade, pela lógica e novidade dos ensinamentos de Jesus.
·        Ele contava com uma estimulante discussão de questões teológicas.
·        Mas Jesus, desde o início, colocou o dedo na verdadeira necessidade do seu visitante: "Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus."  Jo 3:3.
·       Milhões de pessoas crêem que temos de nos aperfeiçoar sozinhos antes de chegarmos ao Salvador - ficarmos puros e livres de todos os hábitos ruins.
·       Fazermos alguma coisa para nos purificar, talvez darmos uma grande contribuição.
·        Esta é a noção que muitas pessoas têm: a necessidade de se fazer um milagre sozinho antes de pedir a Deus para operar esse milagre. é estranho, não é? é o mesmo que querer ficar totalmente limpo antes de tomar banho.
·        O problema com todos esses esforços e auto-aprimoramento é que Deus diz que são inúteis.
·        Vamos incluir mais uma passagem: "Pode o etíope mudar a sua pele, ou o leopardo as suas manchas? Nesse caso também vós podereis fazer o bem, sendo ensinados a fazer o mal." Jr 13:23.
·       Quanto às tentativas de nos tornarmos bons, elas também não são bem-sucedidas.

2-Benção da Nova Vida
·       A nova vida que é produzida em nós após o novo nascimento, pelo Espírito Santo, ela é plena das maravilhas de Deus.
·       Paulo usou a adoção para ilustrar o novo relacionamento do cristão(nascido de novo,salvo) com Deus.
·       Na cultura  romana, o filho adotado perdia todos os direitos  que possuía  em ralação à família anterior, e recebia  todos os direitos  de filho LEGÍTIMO  em sua  nova FAMÍLIA.
·       Não somos mais escravos atemorizados,ao contrário, somos filho de Deus.
·       Que privilégio! Como filhos de Deus, participamos dos grandes tesouros  como co-herdeiros de Cristo.
·       Deus já nos deu  suas melhores dádivas;seu Filho,seu perdão e a vida eterna e mais Ele nos encoraja a pedir  qualquer  outra coisa coisa que possamos necessitar.

III ELE ENSINA
1-Instrutor
·       O consolador ensina somente as coisas de Cristo, no entanto, ensina mais do que Cristo ensinou.
·       Até a Crucificação, a Ressurreição e a Ascensão, o conjunto da doutrina cristã ainda estava incompleto e, portanto, não poderia ser plenamente comunicado aos discípulos de Cristo.
·        Em João 16:12,13, é como se Jesus dissesse: “Tenho-vos encaminhado um pouco no conhecimento da minha doutrina; ele vos conduzirá até ao fim do caminho.”
·        A ascensão teve por finalidade trazer maior comunicação da verdade como também maior comunicação de poder.
·       O Espírito Santo é o Intérprete de Jesus Cristo. Ele não oferece uma nova e diferente revelação, mas abre as mentes dos homens para verem o mais profundo significado da vida e das palavras de Cristo.
·       Como o Filho não falou de si mesmo, mas falou o que recebeu do Pai, assim o Espírito não fala de si mesmo, como se fosse fonte independente de conhecimento, mas declara o que ouviu daquela vida íntima da Divindade.
·       Os discípulos primeiro ouviram Jesus falar,nós  descobrimos as palavras de Jesus nas  Escrituras.
·       Ler,estudar, memorizar, meditar,e obedecer são ações  que  implantam as palavras  de Cristo firmemente  dentro de nós,e o Espírito Santo faz com que nos lembramos  de sua aplicação à medida  que nos movemos pela vida.
2-Intérprete
·       É o Espírito Santo que inspirou os escritores das Sagradas Escrituras,e é Ele também que nos ensina a interpretá-las.
·       Ele nos ensinas a aplicação dos ensinamentos das Escrituras em nossa vida.
·       Nos Inspira na pregação da Palavra Viva.
·       Nos admoesta na jornada desta vida terena, a procurar viver de modo a agradar a Deus.
·       Nos ensina a obediência aos ensinamento da Palavra de Deus.

3-Porta Voz
·       Porta voz é alguém que fala em nome de outrem, com autorização deste.
·       Os governos humanos tem seus porta vozes,que falam a população, aquilo que o governo quer instruir  a população.
·       Os porta vozes também ensinam os decretos do governo,que deverão ser obedecidos, apartir de então.
·       As palavras dos que pregam devem concordar coma Bíblia,e não contradizê-la.
·       As palavras dos pregadores devem estar direcionadas  a fazer as pessoas  odedecerem à vontade de Deus, e não a si mesmas.

III ELE ACONSELHA
1-Intercessor
·       Como cristão não dependemos de nossos próprios recursos para lidar com problemas.
·       Mesmo quando não sabemos as palavras certas para orar,o Espírito  Santo ora  com e por nós e Deus responde.
·       Com o Espírito Santo nos ajudando a orar, nós não precisamos ter receio de  nos aproximar de Deus.
·       Peçamos ao Espírito Santo para interceder por nós  segundo a vontade de Deus.
·       Então quando levarmos nossos pedidos  ao Pai, confiemos que Ele sempre fará o melhor.
2-Guia  
·       O que é um guia? – É uma pessoa que conhece bem  o caminho, e portanto poderá conduzir qualquer pessoa ao destino proposto.
·       O Espírito Santo é o nosso guia, ele nos levará a presença do Pai, nos levará ao trona da graça, e nos levará ao céu.
·       Também nos levará na condução da meditação, leitura,e ensino da Palavra de Deus.
·       Nos conduzirá na pratica da vida cristã,nos ensinado como nos portar diante das circunstâncias da vida.

3- Consolador
·       Consolador é alguém que consola a ausência de um ente querido, logicamente o Espírito Santos nos consola pela ausência física de Jesus.
·       Também nos consola que brevemente estaremos com Jesus nas moradas celestiais.
·       Paulo  dividiu  as pessoas em duas categorias: aquelas que se deixam  controlar por sua natureza pecaminosa, e  aquelas que se deixam controlar pelo Espírito Santo.
·       Todos nos estaríamos na primeira categoria se Jesus não tivesse nos oferecido um escape.
·       Perguntemos a nós mesmos, o que Jesus gostaria que fizesses-mos? Quando o Espírito Santo indicar o que é certo faça imediatamente.
·       Para sabermos  mais detalhes  sobre a luta  entre a nossa natureza pecaminosa  e a nossa vida em Cristo, vejamos  os textos de :Rm 6.6-8;Ef 4.22-24; Cl 3.3-15.


Pr. Carlos Borges(CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário