domingo, 17 de maio de 2015

PRINCIPIOS PARA SOLUCIONAR PROBLEMAS


2 Co. 4.8-11
Introdução: Todos nós temos problemas, uns de fácil solução outros de difícil solução e aqueles problemas que não tem solução. O ser humano, é dotado de um fator psicológico ou  psique  que reage diante de situações do cotidiano, dependendo do estado psicológico, ou psique, haverá uma reação,positiva ou negativa,os resultados podem ser bom ou ruim.Temos dentro de nós um “termômetro” que medirá a temperatura(tolerância) que irá disparar um gatilho ou acionar um detonador(reação).

I EVITE REAÇÕES ERRADAS (Precipitadas)
1-Irá  
·       Dependendo da pessoa, poderá haver uma reação imediata, ou demorada, mas, haverá uma reação ou controle.
·       Irar-se não é pecado, pecado é quando a ira produz uma reação, que pode ser de vingança (punir o culpado), ação física (agressão), ofensa (com palavras).
·       "Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira, nem deis lugar ao diabo" (Efésios 4:26), A ira nem sempre é pecado. A ira de Deus, mesmo sua ira furiosa, foi citada freqüentemente no Velho Testamento. Jesus também se irou: "Olhando-os ao redor, indignado e condoído com a dureza do seu coração..." (Marcos 3:5). Ser como Jesus significa desenvolver o tipo certo de ira antes que tentar eliminar a ira.
·       “Irar-se” não exige raiva. Há pouca necessidade de encorajar a ira! Antes, a sentença adverte sobre os perigos inerentes à ira: em sua ira "não pequeis... nem deis lugar ao diabo". Contudo, algumas situações realmente merecem a ira, uma ira justa.
·       Moisés desceu do Sinai e encontrou Israel envolvido com idolatria e festanças (Êxodo 32:1). Deveria Moisés ficar indiferente? Não! Ira ardente foi à resposta adequada ao insulto deles a Jeová.
·        Deus não repreendeu Moisés. Atirar as tábuas de pedra não foi correto; mas sua ira estava certa. Em outro caso, Potifar chegou em casa e encontrou sua esposa chorando por causa de um assédio que José lhe havia feito.
·       Ela mostrou prova (Gênesis 39:1). Deveria Potifar ficar furioso, encolerizado? Naturalmente que deveria! A acusação dela era uma mentira; a evidência dela era errada.
·        Contudo, a ira de Potifar era exatamente certa. Ainda, se um companheiro ridiculariza e calunia um irmão em Cristo? Você deveria irar-se? Ouso dizer que você estaria seriamente errado se não ficasse irado.
·       Não devemos deixar que o sol se ponha sobre a nossa ira, isto quer dizer que não devemos permitir que a nossa ira dure mais de um dia.
·       A nossa ira deve ser acesa quando vir nosso Deus ser desonrado ou quando as pessoas forem tratadas injustamente.
·       O pôr-do-sol, de acordo com o livro de Deuteronômio, é a hora em que todo o mal contra Deus e conta as pessoas deve ser corrigido (Dt. 24.13,15).
·       Não podemos revidar o mal, isto nos torna igual ou pior do que a pessoa que nos ofendeu, é uma espécie de “bulmerengue”, é um instrumento de origem Australiano que era usado na caça, que ao ser lançado volta ao ponto de origem (quem lançou).
·       Deixemos que a justiça de Deus seja a nossa vingança, pois ela será na medida certa e no momento certo, e em nós não haverá culpa ou injustiça.
2-Isolamento
·       O isolamento é um refugio que muitas pessoas utilizam para fugir de seus problemas e frustrações
·       Elias havia se isolado em uma caverna, por receio de Jezabel, que queria exterminá-lo após a morte dos profetas de Baal.
·       Muitas pessoas com grandes traumas tende-se isolar dos demais, para não ter seus segredos revelados.
·       Outros que fugindo de suas realidades acabam se isolando nos vícios das drogas.
·       Há pessoas que para esquecer-se de seus problemas, submetem-se em trabalho excessivo.
·       Outras buscam nos prazer, um tipo de isolamento das suas frustrações, essas pessoas precisam de ajuda urgentemente, podendo ser psicológica ou espiritual.

II USE UM METODO SISTEMATICO
1-Identifique o problema     
·       Todo problema tem uma causa, é preciso identificar a causa, para poder buscar a solução.
·       Quando nós identificamos as causas do problema, fica mais fácil obtermos a solução.
·       Se for de ordem financeira, devemos analisar e pensar numa maneira de obter os recursos necessários.
·       Se for de ordem Patológica (doenças) devemos buscar ajuda médica
·       Se for de ordem espiritual, devemos procurar a ajuda de pessoa mais indicada (pastor, amigo, ou o próprio Deus, no caso da falta de pessoas adequada).
·       Não devemos ficar remoendo os problemas, devemos buscar a solução o quanto antes.
·       Podemos também buscar na leitura da Palavra de Deus, resposta para o(s) nosso(s) problemas.

2-Entregue seus problemas a Deus
·       Você chega em casa sem fôlego, com vontade de se deitar e de dormir e apagar o dia de hoje, mas Deus o ama e quer carregar o seu peso. Deus não quer que você seja uma pessoa infeliz, Ele quer você realizado.
·        Cada um tem sua cruz, mas se somos discípulos amados de Deus, Ele tem uma promessa maravilhosa para nós: Repartir o peso da cruz e apagar as amarguras do nosso coração.
·       Entregue seus fardos nas mãos de Deus. Qual é a maior dificuldade pela qual você está passando agora? É seu filho nas drogas? São suas dívidas? Sua filha na prostituição? O que você vai entregar nas mãos de Jesus? Ele não disse que quer as coisas boas, mas quer os seus fardos, os seus problemas, aquilo que mais o aperta.
·       O grande fardo que nos arrebenta é o pecado. Vamos entregá-lo a Deus.
·       Até nas suas doenças Deus é misericordioso. Jesus abranda a dor em situações insolúveis, transbordando o bálsamo da esperança e do amor nelas. Às vezes a pessoa está com uma doença incurável, mas está feliz - é a ação de Deus na pessoa, é Jesus carregando o fardo dela. Deus lhe dá a tranqüilidade de que necessita.
·     Entregue seus problemas nas mãos de Deus. Não deixe que o desânimo estrague tudo o que você conquistou
·     Não deixe nada te perturbar, creia que Deus está no controle de tudo
Tenha fé.
·     Erga a cabeça agora, Sim, agora mesmo, Deus te vê, Ele te conhece e sabe tudo o que está acontecendo.
·     Ele tudo vê, Confie.... Tudo vai passar,Ele está aqui para te consolar.
·     Entregue sua vida nas mãos de Deus, deixe que ele te guie, você verá que o caminho é suave.
·     Tribulações sempre teremos, Mas com Deus no comando Venceremos.

3-Considere todas as soluções possíveis
·       Todo problema tem solução, toda solução requer atitude, e disposição de enfrentar as conseqüências.
·       Erros são desvios, sempre que se desvia de uma rota, podemos estar desorientado ou perdido.
·       Quando achamos que estamos desorientado ou perdido, devemos procurar a solução que é a busca do caminho certo (solução do problema).
·       O viajor, navegante, ou caminheiro, precisa de um mapa e uma bússola.
·       O mapa mostra o gráfico físico (estradas e variantes) a bússola mostra os pontos cardeais (norte, sul, leste e oeste).
·       Na vida espiritual, temos o mapa (a Bíblia) e a nossa bússola (Espírito Santo), que nos oriente na caminha na estada da vida.
·       Diante de um problema, precisamos saber qual a melhor solução, como aplicá-la, e quais as conseqüências, se são positivas ou negativas
4-Pondere as conseqüências
·       Nossas ações geram conseqüências podendo ser boa ou má, se for boa recebemos benefícios e forem maus, os malefícios.
·       Devemos ponderar o nosso linguajar, que também poderá nos trazer sérios problemas (animosidade).
·       Nossos atos são como sementes, dependendo onde são semeados, podem gerar frutos, bons ou maus.
·       Existe a lei da semeadura, aquilo que plantamos no devido tempo, colheremos.
·       O dito popular é valido “pensar para acertar e agir para vencer...”.

III REGOZIJE-SE E DÊ GRAÇAS
1-Regozijai-vos sempre 
Em tudo devemos dar graças, porque não sabemos qual a vontade do Senhor para nossa vida.
·       Devemos ponderar as tribulações, pois não sabemos se ela é uma prova de Deus para nossa vida ou uma opressão maligna.
·       A verdadeira alegria está acima das circunstancias.
·       A alegria vem de um relacionamento constante com Jesus.
·       Quando a vida dos crentes (salvos) está entrelaças com Jesus, Ele os ajuda a caminhar em meio as Adversidade.
·       Também ajuda a administrar a prosperidade sem ser egoísta, presunçoso, avarento.
·       A alegria de viver diariamente com Jesus, irá conservar os crentes sempre alegres.
·       Eles podem se alegrar graças à sua salvação garantida (se forem fieis ate o fim) e a sua esperança futura.

2-Deus fará tudo por você
·       Na navegação aérea ou marítima o comandante é responsável pelas vidas que ele leva ao destino.
·       Jesus também é o responsável pelas nossas vidas que Ele está conduzindo desde que o aceitamos como nosso Salvador.
·       Em sua providencia Deus orquestrará cada acontecimento da nossa vida, mesmo o sofrimento, a tentação e o pecado, para trazer tanto benefícios passageiros como eternos.
·       Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito (Rm 8.28).

Pr.Carlos Borges(CABB)


Nenhum comentário:

Postar um comentário