terça-feira, 9 de junho de 2015

GÁLATAS E EFÉSIOS




Ef. 1.1-6
Introdução: Ele escreveu esta carta às igrejas que havia estabelecido na região da Galácia. Estamos em meados do primeiro século. A Igreja tem aproximadamente duas décadas de vida. Em que acreditavam nessa época?Não é difícil averiguar por meio das mesmas Escrituras. Nessa época a Bíblia nos indica que todos os cristãos guardavam o sábado, como era o costume do próprio Paulo.
Em Atos 17:2 e 18:4 nos diz “Ora, Paulo, segundo o seu costume, foi ter com eles; e por três sábados discutiu com eles as Escrituras... Ele discutia todos os sábados na sinagoga, e persuadia a judeus e gregos”.


I GÁLATAS, A NATUREZA VERDADEIRA DO EVANGELHO
1-Introdução e autoria    
·       Gálatas-Autores: Paulo Data: Cerca de 55 - 56 dC.
·       Destinatários: Gálatas é a única cara que Paulo endereçou especialmente a um grupo de Igrejas.
·       A Galácia não era uma cidade, mas uma região da Ásia Menor, que incluía várias cidades.
·       Seu nome originou-se no Séc. III AC, quando uma tribo de pessoas da Gália migrou para o local.
·       No séc. I dC, o termo “Galácia” era usado geograficamente pra indicar a região centro-norte da Ásia Menor, onde os gálios tinha se estabelecido; politicamente, designava a província romana na parte centro-sul da Ásia Menor.
·       Paulo enviou esta carta para as igrejas na província da Galácia, uma área que incluía as cidades de Antioquia, Icônia, Listra e Derbe.

2-Contexto Histórico
·       Paulo enviou esta carta para as igrejas na província da Galácia, uma área que incluía as idades de Antioquia, Icônio, Listra e Derbe.
·       Data - A questão da data de Gálatas depende principalmente da correlação de 2.1-10 com as visitas de Paulo a Jerusalém registradas em At.
·        Embora o cap. 2 posse ser identificado com a chegada da fome em At 11.30, são encontradas poucas dificuldades para relacionar a carta com os acontecimentos de At 15.
·       Paulo provavelmente tenha escrito a carta por volta de 55 ou 56 dC, quando estava na Macedônia ou em Corinto, em sua terceira viagem missionária.
·       Gálatas contém divisões biográficas, doutrinárias e práticas de dois capítulos cada.
Na primeira seção (caps. 1-2), Paulo defende sua autoridade apostólica.
·       Na segunda seção, doutrinária, (caps 3-4), Paulo apresenta uma série de argumentos e ilustrações para provar a inferioridade da lei em relação ao evangelho e para estabelecer o verdadeiro propósito da Lei.
·       Na terceira, aplicação prática da doutrina (caps. 5-6), Paulo exorta os gálatas pra usarem adequadamente sua habilidade cristã e para não abusarem da mesma.
·       Ao invés de dar lugar ao pecado, o evangelho fornece meios para se obter a justiça que a Lei exige.

3-Conteúdo
·       Paulo ensina que Jesus coloca aqueles que têm fé nele (1.16; 3.26) em uma posição de liberdade (2.4; 5.1), libertando-os da servidão ao legalismo e à libertinagem.
·        A principal ênfase do apóstolo está na crucificação de Cristo como base para a libertação do crente da maldição do pecado (1.4; 6.14), do próprio eu (2.20) e da lei (3.12; 4.5). Paulo também descreve uma dinâmica união de fé com Cristo (2.20), visivelmente retratada no batismo (3.28).
·        Em relação à pessoa de Cristo, Paulo declara tanto sua divindade (1.1,3, 16) quanto sua humanidade (3.16; 4.4), que ele próprio revelou a Paulo (1.12).
·       Paulo ensina que Jesus coloca aqueles que têm fé nele (1.16; 3.26) em uma posição de liberdade (2.4; 5.1), libertando-os da servidão ao legalismo e à libertinagem.
·        A principal ênfase do apóstolo está na crucificação de Cristo como base para a libertação do crente da maldição do pecado (1.4; 6.14), do próprio eu (2.20) e da lei (3.12; 4.5).
·        Paulo também descreve uma dinâmica união de fé com Cristo (2.20), visivelmente retratada no batismo (3.28).
·        Em relação à pessoa de Cristo, Paulo declara tanto sua divindade (1.1,3, 16) quanto sua humanidade (3.16; 4.4), que ele próprio revelou a Paulo (1.12).

4-Esboço de Efésios
1-Origem Divina do Evangelho Gl1. 1-24
2-Defesa do Evangelho Gl. 2.1-21
3-A base do Evangelho GL3. 1ª 4.7
4-Desertores do Evangelho Gl4. 8-31
5-Aplicação do Evangelho Gl. 5.1 a 6.10
6-A glória do Evangelho Gl. 6.11-18

II EFÉSIOS A IGREJA GLORIOSA
1-Introdução e autoria
·       Efésios: Paulo, Data: Cerca de 60—61 dC.
·       Antecedentes - Éfeso era um importante porto da Ásia Menor, localizado perto da atual Izmir.
·       Tratava-se de uma das sete igrejas a quem Jesus endereçou suas cartas em Ap 2-3, um fato relevante para estudar esta epístola, uma vez que ela circulou originalmente para quase o mesmo grupo de igrejas.
·       Embora Paulo já tivesse estado em Éfeso antes (At 18.21), ele foi ministrar lá pela primeira vez no inverno de 55 dC.
·        Lá ele ministrou por dois anos inteiros (At 19.8-10), desenvolvendo um relacionamento tão profundo com os efésios que sua mensagem de despedida a eles é uma das passagens mais emocionantes da Bíblia (At 20.17-38).

2-Conteúdo
·       Enquanto estava preso em Roma, Paulo escreveu Efésios, Filipenses, Colossenses e Filemom.
·        Confinado e aguardando julgamento (3.1; 4.1; 6.20), o apóstolo escreve esta carta encíclica— para se lida por várias congregações.
·        Efésios e, provavelmente, a mesma carta mencionada em Cl 4.16 como estando presente em Laodicéia ao mesmo tempo em que circulava.
·       A mensagem pulsante de Efésios é “para louvor de sua (Cristo) glória” (1.6,12 14).
·        A palavra glória ocorre oito vezes e referem-se à grande excelência de Deus, sua sabedoria e seu poder.
·        O objetivo magnífico está na publicação do compromisso de Jesus de construir uma igreja gloriosa, madura e de um ministério “sem mácula, nem ruga” (5.27).
·       Efésio revela o processo pelo qual Deus está trazendo a igreja para seu objetivo destinado em Cristo.
·        Os passos básicos de amadurecimento são dados na direção do compromisso da igreja de lutar conta os poderes do mal.
·      ((1) antes da igreja ir para a guerra, ela deve andar; e 2) antes de andar, a igreja aprende onde ela está. a carta divide-se em duas seções: 1) a oposição do crente, caps 1-3 e 2) a prática do crente caps. 4-6.
·     Ef foi chamado de “Os Alpes do NT”, “O grande Cânon da Escritura” e “O ápice real das Epístolas”, não somente por seu grande tema, mas devido à majestade do Cristo revelado aqui.
·      Cap. 1: Ele é o redentor (1.7), aquele em quem e por quem a história será definitivamente consumida (1.10); e ele é o Senhor ressuscitado que não apenas ressuscitou dos mortos e do inferno, mas que reina como Rei, derramando sua vida através de seu corpo, a igreja— a expressão atual dele mesmo na Terra (1.15-23).
·      Cap. 2: Ele é o pacificador que reconciliou o homem com Deus e que também torna possível a reconciliação entre os homens (2.11-18); e ele é a “principal pedra da esquina” do novo templo, que consiste de seu próprio povo sendo habitado pelo próprio Deus (2.19-22).
·      Cap. 3: Ele é o tesouro em que são encontradas as riquezas inescrutáveis da vida (3.8); e ele é o que habita nos corações humanos, garantindo-nos o amor de Deus (3.17-19); e ele é o vencedor que acabou com a capacidade do inferno de manter a humanidade cativa (4.8-19).
·      Cap. 5: Ele é o marido modelo, dando-se sem egoísmo para realçar sua noiva— sua igreja (5.25-27 32).
·     Cap.6: Ele é o Senhor, poderoso na batalha, o recurso de força para seu povo enquanto eles se armam para a batalha espiritual (6.10).


3-Esboço de Efésios
1- A Igreja no plano de Deus- Ef. 1.1-14
2- A Igreja e o poder de Deus - Ef. 1.15 1 2.10
3- A Igreja como habitação de Deus - Ef. 2.11-22
4- A Igreja como revelação de Deus – Ef. 3.1-21
5- Os dons da Igreja – Ef. 4.1-16
6- Os padrões da Igreja – Ef. 4.17 a 5.21
7- A conduta da família - Ef. 5.22 a 6.9
8- A luta da Igreja – Ef. 6.10-24
Pr. Carlos Borges(CABB)

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