Ef. 1.1-6
Introdução: Ele
escreveu esta carta às igrejas que havia estabelecido na região da Galácia.
Estamos em meados do primeiro século. A Igreja tem aproximadamente duas décadas
de vida. Em que acreditavam nessa época?Não é difícil averiguar por meio das
mesmas Escrituras. Nessa época a Bíblia nos indica que todos os cristãos
guardavam o sábado, como era o costume do próprio Paulo.
Em Atos 17:2 e 18:4 nos diz
“Ora, Paulo, segundo o seu costume, foi ter com eles; e por três sábados
discutiu com eles as Escrituras... Ele discutia todos os sábados na sinagoga, e
persuadia a judeus e gregos”.
I GÁLATAS, A NATUREZA VERDADEIRA DO EVANGELHO
1-Introdução e
autoria
·
Gálatas-Autores: Paulo Data: Cerca de 55 - 56 dC.
·
Destinatários: Gálatas é a única cara que Paulo
endereçou especialmente a um grupo de Igrejas.
·
A Galácia não era uma cidade, mas uma região da
Ásia Menor, que incluía várias cidades.
·
Seu nome originou-se no Séc. III AC, quando uma
tribo de pessoas da Gália migrou para o local.
·
No séc. I dC, o termo “Galácia” era usado
geograficamente pra indicar a região centro-norte da Ásia Menor, onde os gálios
tinha se estabelecido; politicamente, designava a província romana na parte
centro-sul da Ásia Menor.
·
Paulo enviou esta carta para as igrejas na
província da Galácia, uma área que incluía as cidades de Antioquia, Icônia,
Listra e Derbe.
2-Contexto Histórico
·
Paulo enviou esta carta para as igrejas na
província da Galácia, uma área que incluía as idades de Antioquia, Icônio,
Listra e Derbe.
·
Data - A questão da data de Gálatas depende
principalmente da correlação de 2.1-10 com as visitas de Paulo a Jerusalém registradas
em At.
·
Embora o
cap. 2 posse ser identificado com a chegada da fome em At 11.30, são
encontradas poucas dificuldades para relacionar a carta com os acontecimentos
de At 15.
·
Paulo provavelmente tenha escrito a carta por
volta de 55 ou 56 dC, quando estava na Macedônia ou em Corinto, em sua terceira
viagem missionária.
·
Gálatas contém divisões biográficas,
doutrinárias e práticas de dois capítulos cada.
Na primeira seção (caps. 1-2), Paulo defende sua autoridade apostólica.
Na primeira seção (caps. 1-2), Paulo defende sua autoridade apostólica.
·
Na segunda seção, doutrinária, (caps 3-4), Paulo
apresenta uma série de argumentos e ilustrações para provar a inferioridade da
lei em relação ao evangelho e para estabelecer o verdadeiro propósito da Lei.
·
Na terceira, aplicação prática da doutrina (caps.
5-6), Paulo exorta os gálatas pra usarem adequadamente sua habilidade cristã e
para não abusarem da mesma.
·
Ao invés de dar lugar ao pecado, o evangelho
fornece meios para se obter a justiça que a Lei exige.
3-Conteúdo
·
Paulo ensina que Jesus coloca aqueles que têm fé
nele (1.16; 3.26) em uma posição de liberdade (2.4; 5.1), libertando-os da
servidão ao legalismo e à libertinagem.
·
A
principal ênfase do apóstolo está na crucificação de Cristo como base para a
libertação do crente da maldição do pecado (1.4; 6.14), do próprio eu (2.20) e
da lei (3.12; 4.5). Paulo também descreve uma dinâmica união de fé com Cristo
(2.20), visivelmente retratada no batismo (3.28).
·
Em
relação à pessoa de Cristo, Paulo declara tanto sua divindade (1.1,3, 16)
quanto sua humanidade (3.16; 4.4), que ele próprio revelou a Paulo (1.12).
·
Paulo ensina que Jesus coloca aqueles que têm fé
nele (1.16; 3.26) em uma posição de liberdade (2.4; 5.1), libertando-os da
servidão ao legalismo e à libertinagem.
·
A
principal ênfase do apóstolo está na crucificação de Cristo como base para a
libertação do crente da maldição do pecado (1.4; 6.14), do próprio eu (2.20) e
da lei (3.12; 4.5).
·
Paulo
também descreve uma dinâmica união de fé com Cristo (2.20), visivelmente
retratada no batismo (3.28).
·
Em
relação à pessoa de Cristo, Paulo declara tanto sua divindade (1.1,3, 16)
quanto sua humanidade (3.16; 4.4), que ele próprio revelou a Paulo (1.12).
4-Esboço de Efésios
1-Origem Divina do Evangelho Gl1.
1-24
2-Defesa do Evangelho Gl. 2.1-21
3-A base do Evangelho GL3. 1ª 4.7
4-Desertores do Evangelho Gl4.
8-31
5-Aplicação do Evangelho Gl.
5.1 a 6.10
6-A glória do Evangelho Gl.
6.11-18
II EFÉSIOS A IGREJA GLORIOSA
1-Introdução e autoria
· Efésios: Paulo, Data: Cerca de 60—61 dC.
·
Antecedentes - Éfeso era um importante porto da Ásia Menor, localizado perto
da atual Izmir.
·
Tratava-se de uma das sete igrejas a quem Jesus
endereçou suas cartas em Ap 2-3, um fato relevante para estudar esta epístola,
uma vez que ela circulou originalmente para quase o mesmo grupo de igrejas.
·
Embora Paulo já tivesse estado em Éfeso antes
(At 18.21), ele foi ministrar lá pela primeira vez no inverno de 55 dC.
·
Lá ele
ministrou por dois anos inteiros (At 19.8-10), desenvolvendo um relacionamento
tão profundo com os efésios que sua mensagem de despedida a eles é uma das passagens
mais emocionantes da Bíblia (At 20.17-38).
2-Conteúdo
·
Enquanto estava preso em Roma, Paulo escreveu
Efésios, Filipenses, Colossenses e Filemom.
·
Confinado
e aguardando julgamento (3.1; 4.1; 6.20), o apóstolo escreve esta carta
encíclica— para se lida por várias congregações.
·
Efésios
e, provavelmente, a mesma carta mencionada em Cl 4.16 como estando presente em
Laodicéia ao mesmo tempo em que circulava.
·
A mensagem pulsante de Efésios é “para louvor de
sua (Cristo) glória” (1.6,12 14).
·
A palavra
glória ocorre oito vezes e referem-se à grande excelência de Deus, sua
sabedoria e seu poder.
·
O
objetivo magnífico está na publicação do compromisso de Jesus de construir uma
igreja gloriosa, madura e de um ministério “sem mácula, nem ruga” (5.27).
·
Efésio revela o processo pelo qual Deus está
trazendo a igreja para seu objetivo destinado em Cristo.
·
Os passos
básicos de amadurecimento são dados na direção do compromisso da igreja de
lutar conta os poderes do mal.
·
((1)
antes da igreja ir para a guerra, ela deve andar; e 2) antes de andar, a igreja
aprende onde ela está. a carta divide-se em duas seções: 1) a oposição do
crente, caps 1-3 e 2) a prática do crente caps. 4-6.
·
Ef foi chamado de “Os Alpes do NT”, “O grande
Cânon da Escritura” e “O ápice real das Epístolas”, não somente por seu grande
tema, mas devido à majestade do Cristo revelado aqui.
·
Cap. 1:
Ele é o redentor (1.7), aquele em quem e por quem a história será
definitivamente consumida (1.10); e ele é o Senhor ressuscitado que não apenas
ressuscitou dos mortos e do inferno, mas que reina como Rei, derramando sua
vida através de seu corpo, a igreja— a expressão atual dele mesmo na Terra
(1.15-23).
·
Cap. 2:
Ele é o pacificador que reconciliou o homem com Deus e que também torna
possível a reconciliação entre os homens (2.11-18); e ele é a “principal pedra
da esquina” do novo templo, que consiste de seu próprio povo sendo habitado
pelo próprio Deus (2.19-22).
·
Cap. 3:
Ele é o tesouro em que são encontradas as riquezas inescrutáveis da vida (3.8);
e ele é o que habita nos corações humanos, garantindo-nos o amor de Deus
(3.17-19); e ele é o vencedor que acabou com a capacidade do inferno de manter
a humanidade cativa (4.8-19).
·
Cap. 5:
Ele é o marido modelo, dando-se sem egoísmo para realçar sua noiva— sua igreja
(5.25-27 32).
·
Cap.6: Ele é o Senhor, poderoso na batalha, o
recurso de força para seu povo enquanto eles se armam para a batalha espiritual
(6.10).
3-Esboço de Efésios
1- A Igreja no plano de Deus- Ef.
1.1-14
2- A Igreja e o poder de Deus
- Ef. 1.15 1 2.10
3- A Igreja como habitação de Deus
- Ef. 2.11-22
4- A Igreja como revelação de
Deus – Ef. 3.1-21
5- Os dons da Igreja – Ef.
4.1-16
6- Os padrões da Igreja – Ef. 4.17
a 5.21
7- A conduta da família - Ef.
5.22 a 6.9
8- A luta da Igreja – Ef.
6.10-24
Pr. Carlos Borges(CABB)
Nenhum comentário:
Postar um comentário