quinta-feira, 4 de junho de 2015

O ESPÍRITO SANTO NA VIDA DE JESUS

Lc 4.17-21
Introdução: Jesus Cristo, era a Palavra Viva, que habitou entre nós, e veio para nos  ensinar como andar  nos caminhos do Senhor.
Os Evangelhos,são relatos dos atos e ensinos deixados por Jesus, para orientação dos seus seguidores (servos).
O Espírito Santo, esteve  presente na vida de Jesus, no seu ministério, e na vida da igreja que é a noiva do Cordeiro.

I  O ESPÍRITO SANTO, NO ANÚNCIO DA VINDA DE JESUS
1-A linhagem de Cristo( Gn 3.15)
a)     Nascido de mulher-(Gn 3.15)-Após amaldiçoar a serpente física(cobra) Deus voltou-se para a serpente espiritual(Satanás), com suas  mentiras sedutoras,  maldiçoou-a.
·       Uma profecia dizia, que o nascido de mulher iria ferir a cabeça as serpente ( idéias satânicas), este iria esmagá-la (destruir completamente).
·       A descendência de Satanás, iria entrar em guerra, com a descendência de Cristo.
·       A luta seria sem trégua, e só iria terminar  no final dos tempos quando Cristo venceria  a maldade no mundo.
b)     Descendente de Abraão(Gn 12.3)-Jesus seria o nascido de mulher,que viria  da descendência de Abraão(Gn 12.3).
c)     Da tribo de Judá(Gn 49.10)-Seria da tribo de Judá,uma tribo muito aguerrida, foi muito prospera, Judá foi comparada a um leão,por sua ferocidade (destemor)e pela estratégia de guerra (sabedoria), daí a expressão, “Leão de Judá” e Jesus e cognominado Leão da tribo de Judá.
d)     Da linhagem de Davi (Is 7.14;Jr 23.5)-De igual modo,quando trata-se  de reinado, vem a mente a linhagem de Davi( que era da tribo de Judá) e Cristo seria seu  legitimo herdeiro e sucessor.
2-Seu Nascimento (Is 7.14)      
a)     Nascido de uma virgem(Is7.14)- Os oráculos de Deus, profetizaram que o Messias(ungido em hebraico) e Cristo(ungido em Grego), seria  nascido de uma virgem(jovem com idade de casar).
b)     Nascido na cidade de Belém (Mq 5.2) – Nasceria da cidade de Belém (casa de pão), Efrata nome antigo de Belém de Judá, Jesus, era conterrâneo de Davi, pois ambos nasceram em Belém de Judá.
c)     A fuga para o Egito(Os 11.1)-José e Maria, fugiram para o Egito, fins preservarem a vida da criança, pois o rei Herodes, havia dado ordem para matarem todas as crianças de 2 anos para baixo.
3-O seu ministério (Sl 110.4)  
a)     Um sacerdote da ordem de Melquisedeque (Sl110.4)- “Tu és  sacerdote...”.Seria a primeira vez  na história de Israel que um rei servirá ao mesmo tempo como Sumo-Sacerdote (sacerdote maior) .Cristo (o renovo Is 4.2), construiria  o templo no qual  o mundo  adoraria a Deus(2 Sm 7.13;Is 2.2-4).
b)     Na região da Galiléia (Is 9.1,2)-Seu cumprimento final se dará na segunda vinda  de Cristo, quando a região (Galiléia) estiver  livre do jugo dos invasores estrangeiros.A vinda do Messias é sinônimo da vinda da luz , que eliminará as trevas do cativeiro((Is 42.16; Is 49.6; Is 58.8).A luz que  substituirá as trevas da opressão assíria será uma criança,o Deus encarnado(Is 7.14).Os seus 4 títulos reais(Is 9.6) ilustram sua natureza divina-humana e seu programa de salvação universal.
c)     Ungido com poder e sabedoria  do Espírito(Is11.1,2;Is 42.1;Is 61.1) – Assim como Davi imaginou um reino de justiça e paz,o novo Davi(Jesus),o renovo ou raiz da descendência  de Davi(Is 53.2),estabelecerá um reino incomparavelmente maior.
4-Seus últimos dias na Terra
a)     Entrada triunfal em Jerusalém (Is 62.11)Quando Jesus entrou em Jerusalém montado em um jumento foi evacionado pela multidão. A palavra Hosana, tem a sua transliteração da expressão hebraica que foi traduzida  como Salva-nos” no Sl118.5.A multidão gritou essas palavras para Cristo quando ele entrou triunfante em Jerusalém (Mt 21.9).Pouco dias depois a multidão o rejeitou porque Ele não prometeu a libertação político-militar.
b)     A traição (Zc11.12,13)-Jesus, foi traído por 30 moedas de prata, valor irrisório, que era pago,como indenização por um escavo chifrado por um boi(Ex 2132).Judas recebeu exatamente esse valor para trair o Senhor nosso supremo Pastor.Os judeus, do templo ao oferecerem essa quantia a Judas,estavam dizendo com isso, que Jesus não valia mais do que um escravo comum.
c)     Sua morte (Is 53)- Israel não recebeu Jesus em seu primeiro advento (Jo1.9-11).Em sua primeira vinda, o povo não reconheceu o grande e encarnado(em carne e osso) o poder de Deus na pessoa de Jesus, o salvador deles.Ele foi desprezado, rejeitado,ignorado,foi humilhado, escarnecido, sofreu fisicamente e psicologicamente e espiritualmente. O profeta fala em Is 53.2-5, da aversão que as nações descrentes tinham pelo Messias crucificado e da falta de respeito que eles demonstravam pelo Filho encarnado de Deus.
d)     A sua ressurreição (Sl 16.10) – No Salmo 16.10 Davi expressa  sua confiança em Deus, mas foram aplicadas messianicamente à ressurreição de Cristo (o grande Davi).Como porta voz de Deus, Davi sabia que Deus manteria o seu juramento e Cristo voltaria.A ressurreição de Jesus Cristo teve muitas testemunhas.
II  O ESPÍRITO  NA VIDA DE JESUS
1-A encarnação do verbo
·       O verbo (palavra) se fez carne (se humanizou) e habitou (morou entre nós).
·       Deus em  seu amor  por nós, tornou-se  humano(Jesus)  e  nos falou diretamente com conosco( ao homem).
·       A palavra  encarnou, significa, tomar a forma de humana.
·       Jesus, tornou-se  o único  caminho e a verdade  que nos levará a Deus.
2-Identidade do Filho de  Deus Sua
·       Sua identificação foi revelada pelo anjo, quando foi anunciado a Maria que ela iria conceber um filho(Lc 1.35).
·       O Espírito Santo é  que iria realizar a obra  no ventre de Maria,sem a participação  do homem.
·       Era um ato criativo do Espírito Santo, não se tratava de uma coabitação, como acontece entre os seres humanos.
·       Na mitologia  pagã, os deuses vinham a terra e coabitavam  com  as mulheres, e o fruto dessa coabitação, era a geração de semi-deuses, isto, é, meio homem e meio deuses.
·       Jesus era cem por cento(%) humano e cem por cento(%) divino.
3- a identidade de Jesus
·       O Espírito Santo, revelou a Izabel que Maria  estava grávida do Salvador(Lc 1.41-42).
·       Quando Maria foi visitar  Izabel,quando Izabel ouviu a saudação de Maria,a criança que estava no vente de Izabel(João) reagiu a presença do Salvador.
·       João o precursor  do Messias deu testemunho de Jesus, mesmo antes de nascer.

4-O desenvolvimento de Jesus
·       Os Evangelhos não dão grande ênfase a infância de Jesus, nem sobre a vida adulta, pelo menos até aos 30 anos.
·       Há alguma citação sobre Jesus, sobre seus doze (12) anos,  quando  esteve no templo.
·       Porém o Espírito Santo, sempre  esteve com Ele, e foi de certo modo, seu tutor, instrutor e orientador pessoal.
III O ESPÍRITO SANTO NO MINISTÉRIO DE JESUS
1-O batismo de Jesus
·       João Batista ( o que batiza), recebeu de Deus, um sinal para reconhecer o Filho de Deus.
·       No Rio Jordão, esse sinal  foi autentico,com a manifestação corpórea de uma ave(pomba) e a voz do Altíssimo,dizendo...”Este é meu Filho amado em quem me comprazo(Mt 3.17).
·       Essa expressa, diz o seguinte... este é o meu Filho que tanto amo, e que me dá prazer(ele me ama e me obedece).
2-A tentação no deserto  
·       O Espírito Santo, sempre esteve com Jesus, nunca o abandonou, nem nas horas mais difíceis.
·       Ele auxiliou Jesus em todas as áreas do seu ministério.
·       Na hora das provas o  preparou, de modo que ele pode resistir as tentações no deserto.
·       A tentação de Jesus, no deserto teve como alvo, sua natureza humana.
·       Não era apenas uma vitória mental, isto,é, controle sobre seus pensamentos, mas, uma experiência que ele viveu de fato e da qual saiu vitorioso.
3-Confirmação do Ministério
·       O serviço  religioso na sinagoga envolvia uma leitura da lei e uma leitura dos profetas, com desenvolvimento que vinculavam os dois textos.
·       Jesus, leu os textos de Is. 61.1-3, ele levou as palavras proféticas que descreviam  seu próprio ministério.
·       Jesus ao citar esses versículos (Is 61.1-3),demonstrou que tinha consciência  de estar cumprindo o oficio de Messias(Lc 4.24).
·       Ele curou os quebrantados de coração, o que faz referencia aqueles  desconjuntados por causa de sua má situação de vida, Jesus proclamou liberdade aos cativos.
4-Sacrifício de amor
·       A suportar a Cruz, por amor a nós, era um sacrifício  que bem poucos poderiam suporta.
·       Um sacrifício Ordálio terrível – è uma prova judiciária feita com a concordância de elementos da natureza e cujo resultado era interpretado como um julgamento divino:Juízo de Deus.
·       Jesus suportou sua prova, com o auxilio do Espírito santo.
·       Ele veio não para nos salvar em nossos pecados, mas para nos salvar de nossos pecados.
·       Cristo, concede o arrependimento por meio do seu  Espírito,que opera através da Palavra para despertar a consciência, dando nos  um sentimento de tristeza pelos pecados cometidos.
5-Ressurreição
·       É o evento chave da doutrina cristã e sua teologia. De acordo com o Novo Testamento, Jesus foi crucificado, morreu, foi sepultado em um túmulo, e ressuscitou três dias mais tarde (João 19:30-31, Marcos 16:1, Marcos 16:6).
·        O Novo Testamento também menciona várias aparições de Jesus ressurreto em diversas ocasiões aos seus doze apóstolos e discípulos, incluindo os "mais de quinhentos irmãos de uma só vez" (1 Cor. 15:6).
·       A morte de Jesus juntamente com a sua ressurreição fazem parte dos fundamentos da doutrina da salvação.

Pr. Carlos Borges(CABB)


Nenhum comentário:

Postar um comentário