segunda-feira, 1 de junho de 2015

O ESPÍRITO SANTO E A BÍBLIA

2 Pe 1.16-19
Introdução:Deus em sua sabedoria, comunicou-se com o homem, inicialmente através da informação verbal, de pai para filho ao longo das gerações,depois Ele mesmo deu as leis a serem seguidas( os Dez Mandamentos ),mas, a humanidade parece que não levava muito a serio,O Espírito Santo inspirou vários homens a Escreverem as Escrituras Sagradas as instruções de Deus.Os profetas não eram levados a serio, Deus então envia a Palavra Viva, Jesus Cristo,que habitou entre nós, nos deu exemplo de como seguir as diretrizes de Deus para alcançarmos as moradas celestiais. Ainda hoje Deus fala através de seus profetas, sua Palavra Escrita e pelo seu Espírito Santo.

I  UM ESCRITO NECESSÁRIO
1-Revela a Salvação   
·       Através da sua  Palavra  escrita  Deus tem se revelado aos homens(salvos e não salvos), que ele é o Senhor.
·       Todos os homens são culpados de pecar e precisam de perdão — Romanos 3:23; 6:23; 1 João 1:8, 10.
·       Deus deseja que todos os homens se convertam do pecado e sejam salvos — 1Timóteo 2:4; 2 Pedro 3:9; Tito 2:11-12.
·       Jesus morreu para colocar a salvação ao alcance de todos os homens — 1 Timóteo 2:6; Hebreus 2:9; João 3:16; Mateus 11:28-30.
·       Para serem salvos, os homens precisam ouvir, crer e obedecer ao Evangelho — João 6:44-45; 8:24,32; Hebreus 5:9; 2 Tessalonicenses 1:8-9; 1 Pedro 1:22; Romanos 6:17-18; 1:16; 10:14,17.
·       Assim, Deus deseja que todos os homens aprendam o Evangelho para que tenham oportunidade de crer e obedecê-lo — 1 Timóteo 2:4; Mateus 28:18-20; Marcos 16:15-16; Atos 2:38-39; 17:30-31; Lucas 24:47; Colossenses 1:28.
·       O evangelho, revelado no primeiro século aos apóstolos, está completo, provendo tudo o que é bom e tudo o que necessitamos saber para agradar a Deus — João 14:26;16:13; 2 Pedro 1:3; 2 Timóteo 3:16-17; Atos 20:20,27; Mateus 28:18-20; Tiago 1:25.
·       Por estas passagens concluímos que todas as pessoas precisam do Evangelho, Deus quer que todos conheçam o Evangelho, por isso a mensagem do Evangelho está completa, acurada e adequadamente revelado no primeiro século.
·       Desde que todos os homens necessitavam do  Evangelho no passado, as pessoas de hoje também precisam dele.
·       É propósito de Deus  que todos o conheçam, podemos estar seguros de que ele( Deus ) o tornará acessível ao povo de hoje. A questão, então, é: Como o Evangelho chegou a nós, hoje?
2-A finalidade da Palavra
·       Existe uma frase que o grande amante da Palavra de Deus, o apóstolo dos gentios, Paulo, escreveu ao irmão na missão, Timóteo, sobre a Sagrada Escritura, que é lapidar.
·       Encontra-se na segunda carta de  Paulo a Timóteo: “Toda Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para argumentar e para corrigir e educar conforme a justiça”.
·       São três finalidades apontadas nesta frase de  Paulo.
·       A primeira finalidade – Indicar que  a Palavra de Deus é “útil para ensinar”.
·       Quando se fala de ensinar, logo nos vem à mente o caminho. Ensina-se para vislumbrar o caminho certo.
·         A Palavra de Deus, de fato, ensina o caminho certo a seguir. E este é Jesus Cristo, pois Ele se auto-define como sendo “o Caminho”.
·       Feliz daquela pessoa que se deixa ensinar pela Palavra de Deus a seguir o Caminho certo, que é Jesus Cristo, no meio de tantos caminhos falsos propostos pelas forças do mundo atual.
·       A segunda finalidade – É proposta por  Paulo, vemos a Palavra de Deus como sendo “útil para argumentar”.
·        Quando se pensa em argumentar, logo nos vem à mente a verdade. A Palavra de Deus, de fato, argumenta a verdade segura a abraçar.
·        E está também é Jesus Cristo, pois Ele continua se auto-definindo como sendo “a Verdade”.
·        Feliz daquela pessoa que se inclina diante dos argumentos da Palavra de Deus para abraçar a Verdade segura, que é Jesus Cristo, diante de tantas verdades ilusórias apresentadas pelas ideologias do pensamento atual.
·       E a terceira finalidade - Apresentada é que a Palavra de Deus é “útil para corrigir e educar conforme a justiça”.
·        Quando se propõe o ato de corrigir e educar, repercute em nós a vida. Corrige-se e educa-se para a vida, e não para qualquer vida, mas sim para a vida conforme a justiça.
·        A Palavra de Deus corrige e educa para a vida plena a ser assumida. E esta é igualmente Jesus Cristo, que se auto-define finalmente “a Vida”.
·        Feliz daquela pessoa que se deixa, embora nada fácil às vezes, corrigir e educar conforme a justiça pela Palavra de Deus para assim assumir integralmente a Vida plena, que é Jesus Cristo, no meio de tantas vidas vazias oferecidas pelas idolatrias do mundo.
3-Manual da vida Pessoal
·       Há três tipos de Conhecimento Bíblico que é necessário que precisamos ter: o Conhecimento Simples; o Conhecimento Espiritual e o Conhecimento Prático.
·       Conhecimento SIMPLES – Trata-se de conhecer a Bíblia, suas narrativas, histórias, personagens, etc.
·       Este tipo de conhecimento pode ser obtido de duas maneiras: 1º) Através da leitura sistemática da Bíblia. Uma boa idéia é pedir ao seu instrutor um plano de leitura para ler a Bíblia inteira em um ano.
·       2º) Através da seguinte pergunta ao terminar de ler seu texto devocional: “O que a Bíblia está dizendo?” Ao responder você  recordará o que leu em suas próprias palavras.
·       O primeiro: Conhecimento SIMPLES – Trata-se de conhecer a Bíblia, suas narrativas, histórias, personagens, etc. Este tipo de conhecimento pode ser obtido de duas maneiras: 1º) Através da leitura sistemática da Bíblia. Uma boa idéia é  obterr um plano de leitura para ler a Bíblia inteira em um ano; 2º) Através da seguinte pergunta ao terminar de ler seu texto devocional: “O que a Bíblia está dizendo?” Ao responder você recontará o que leu em suas próprias palavras.
·       O segundo: Conhecimento ESPIRITUAL – Trata-se de compreender o que a Bíblia diz – é o significado do texto. Este pode ser adquirido também de dois modos: 1º) Lendo um bom livro de Teologia, ou consultando um Comentário Bíblico; 2º) Fazendo a seguinte pergunta ao seu texto devocional: “O que isto quer dizer?Que perguntas devemos fazer ao ler nosso texto devocional, para se obter:Conhecimento espiritual?
·       O terceiro: Conhecimento PRÁTICO - É o que devemos fazer,  como devemos viver, uma vez que sabemos o que a Bíblia ensina. Este tipo de conhecimento é adquirido ao fazer a seguinte pergunta ao texto devocional: “O que isto se aplica à minha vida?” Quais são as perguntas que devemos fazer ao texto devocional para ter:Conhecimento:pratico.
II  UM ESCRITO PROTEGIDO
1-Espírito Santo
·       O Espirito Santo é o autor, inspirador e protetor e continua como iluminador, dando luz sobre entendimento das Escrituras,para que não fique qualquer duvida.
·       Os homens que escreveram  a Bíblia eles tiveram sua mentes e corações guardado pelo Espírito Santo de Deus,para evitar qualquer outra influencia nociva.
·       Os que navegam na internet, conhecem coisas boas e ruins, mas, os que navegam pela Bíblia, só conhecem coisas boas.
·       Nas orações falamos com Deus, porém quando lemos a Bíblia conhecemos Deus em sua essência.
2-Os Escritores da Bíblia
·       Deus escolheu homens santos para poderem escrever as paginas do Livro Santo.
·       O Espírito Santo distribuiu entre os 40 escritores, porções da Palavra de Deus, como se fosse um quebra – cabeça.
·       Quando as partes escritas foram ajuntadas, tornou-se um Livro Único, perfeito, santo, inspirador, transformador e sábio.
·       Os autores escreveram em seus contextos pessoas, históricos e culturais.
·       Pesar de usarem suas próprias mentes, seus talentos, sua  linguagem, e seus estilos,eles escreveram o que Deus (Espírito Santo) queria que eles escrevessem.
3-Unidade da Bíblia
·       Não há qualquer contradição nas Escrituras Sagradas.
·       Mesmo havendo distancia entre os escritores (em termos de localidade),tempo(em termos de anos),costumes (cultura),a Bíblia foi escrita harmoniosamente e verdadeira.
·       Foi escrita para consolar, instruir, redargüir,orientar, ensinar, repreender e conscientizar.
4-A transmissão da Palavra
·       A Palavra de Deus foi transmitida de uma geração para outra, através dos judeus escribas, que se dedicaram em  estudar e transcrevê-la, para outras gerações.
·       Eles primavam em evitar que erros fossem transcritos nas novas copias.
·       O Espírito Santo, cuidou  para que os escritos originais,não contivessem erros, que poderiam  tornar as Escrituras Sagradas um documento inconfiáveis, quando fossem copiados e transmitidos para nós hoje.
III  UM ESCRITO RECONHECIDO
1-A autoridade divina
·       Jesus confirmou a autoridade da Bíblia. Ele confirmou a inspiração do Antigo Testamento. Muitas vezes, ao referir-se às Escrituras, disse: "não lestes . . .?" ou "está escrito". Ele disse que a Escritura não podia falhar (João 10:35), e nem mesmo um i ou um til jamais passaria da lei até que tudo se cumprisse (Mateus 5:18).Jesus afirmou a autoridade dos apóstolos. Ele prometeu enviar o Espírito Santo, o qual os guiaria para revelar toda a verdade (João 14:26; 15:26,27; 16:12,13).
·       Enviou os apóstolos com a missão de lhe servirem como porta-vozes e representantes (João 20:21; Mateus 28:19,20; Atos 1:8). Os próprios apóstolos afirmaram ter recebido a sua mensagem por revelação de Deus (Efésios 3:3-5; 1 Tessalonicenses 4:2; 1 Coríntios 2:10-13).
2-O Antigo Testamento
·       Muitos séculos antes de Cristo, escribas, sacerdotes, profetas, reis e poetas do povo hebreu mantiveram registros de sua história e de seu relacionamento com Deus.
·       Estes registros tinham grande significado e importância em suas vidas e, por isso, foram copiados muitas e muitas vezes e passados de geração em geração.
·       A Lei compreende os primeiros cinco livros, tais como na Bíblia cristã. Já os Profetas incluem: Isaías, Jeremias, Ezequiel, os Doze Profetas Menores, Josué, Juízes, 1 e 2 Samuel e 1 e 2 Reis.
·       Os escritos reúnem o grande livro de poesia, os Salmos, além de Provérbios, , Ester, Cantares de Salomão, Rute, Lamentações, Eclesiastes, Daniel, Esdras, Neemias e 1 e 2 Crônicas.
·       Os livros do Antigo Testamento foram escritos em longos pergaminhos confeccionados em pele de cabra e copiados cuidadosamente pelos escribas. Geralmente, cada um desses livros era escrito em um pergaminho separado, embora a Lei ocupasse espaço maior era escrito em dois grandes pergaminhos.
3-O Novo Testamento
·       É o nome dado à coleção de livros que compõe a segunda parte da Bíblia cristã. A primeira parte é denominada Antigo Testamento.
·        Seu conteúdo foi escrito após a morte de Jesus Cristo e é dirigido explicitamente aos cristãos, .embora dentro da religião cristã tanto o Antigo quanto o Novo Testamento são considerados, em conjunto, Escrituras Sagradas. Os livros que compõe essa segunda parte da Bíblia foram escritos a medida que o cristianismo era difundido no mundo antigo, refletindo e servindo como fonte para a teologia cristã.
·       Essa coleção de 27 livros influenciou não apenas a religião, a política e a filosofia, mas também deixou sua marca permanente na literatura, na arte e na música.
4-O Impacto na história
·       A Bíblia, um livro que tem continuado vivo através dos séculos e indispensável aos Servos do Rei.O termo Bíblia tem origem no grego "Biblos" e somente foi usado a partir do ano 200 d.C pelos cristãos é um livro singular, inspirado por Deus, diversos Escribas, Sacerdotes, Reis, Profetas e Poetas (2Tm 3.16; 2Pe 1.20,21) a escreveram, num período aproximado de 1.500 anos, foram mais de 40 pessoas e notadamente vê-se a mão de Deus na sua unidade.
·        Estes textos foram copiados e recopilados de geração para geração em diversos idiomas, tais como: Hebraico, Aramaico e grego; até chegar a nós.A história humana é uma série de eventos sem sentido? Ou há um rumo central em direção a um objetivo específico, tudo de acordo com um plano? A Bíblia deixa claro que a segunda opção é a verdadeira. Os escritores da Bíblia, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, insistem em afirmar que Deus dirige a história e Se revela nela.
·       No entanto, nem tudo na história revela a vontade de Deus: os seres humanos são livres para fazer más escolhas, que acabam influenciando a história. A questão é: o fato de que Deus atua na história não significa que Ele causa tudo que acontece. Em vez disso, significa que, apesar das maquinações e da maldade do ser humano, Deus está presente, executando Sua vontade soberana e trará a história da humanidade a um fim grandioso e glorioso.
·       5-O poder da Palavra
·       O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.Mt 24:35, Lc 21:33.  A Palavra de Deus é o alimento espiritual do qual nós temos de que nos alimentar para cumprir seu propósito. O Momento de louvor na igreja é essencial, mas a palavra é insubstituível.
·        A Bíblia é chamada de nosso leite, pão, comida sólida e doce sobremesa.
·        Essa refeição completa é o menu do Espírito Santo para o fortalecimento e crescimento espiritual. Pedro nos aconselha: “Desejem de coração o leite espiritual puro, para que por meio dele cresçam para a salvação” (I Pedro 2:2).
·       Ela nos fortalece, Sl 119.28, Jesus em Lc 4.4 Nem só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.
·       Ela nos sara, Sl 107.20;Ela nos santifica, Jo 17.17;Ela nos alegra, Jr 15.16;Ela nos guarda, Sl17.4;Ela nos vivifica, Sl 119.25;Ela nos limpa, Jo 15.3.

Pr. Carlos Borges(CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário