sexta-feira, 12 de junho de 2015

O BATISMO COM O ESPÍRTIO SANTO



At 2.1-5
Introdução:O batismo com  o Espírito Santo, não é apenas uma manifestação sobrenatural, é o mover do Espírito Santo de Deus na vida do crente e da sua Igreja, cuja finalidade principal e capacitar os servos e a igreja, com poderes especiais para realizaram as obras de Deus, no universo onde estamos inseridos(congregação,lar,setor de trabalho, escola etc..)e na igreja para impactar o mundo sem Deus(não salvos) e trazê-los para a igreja(Eclésia - chamados para fora).

I  IMPORTÂNCIA  DO BATISMO  COM O ESPÍRITO SANTO
·       1-Prometido por Deus
Ref. Jl 2.28-E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos me vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.
Ref. Is.44.3-Porque eu sou o SENHOR, teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador; dei co Egito por teu resgate, a Etiópia e Sebá, por ti.
Ref. Mat.3.11-E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; não sou digno de levar as suas 6sandálias;ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.

·       2-Recebidos por Jesus
Ref. At.10.30-como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele.
Ref. Jo.3.34-Porque aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, pois não lhe dá Deus o Espírito por medida
Ref. Jo. 1.33-E eu não o conhecia, mas o que me mandou a batizar com água, esse me disse: Sobre aquele que vires descer o Espírito e sobre ele repousar, esse é o que batiza com o Espírito Santo.
Ref. Rm 8.11-E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo também vivificará o vosso corpo mortal, pelo seu Espírito que em vós habita.
·       3-Ordenado para os discípulos
Ref. Jo.14.16,17-16 E eu rogarei ao Pai, e rele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre,
17 o Espírito da verdade,que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco e estará em vós.
Ref. Lc 24.49-E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.
Ref. At. 1.8-Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.

·       4-Um Mandamento para a igreja
Ref. Ef. 5.18-E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito.
Ref. 1Co.2.4- A minha palavra e a minha pregação não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração do Espírito e de poder,
Ref. 2Tm.1.7-Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.
Ref. At 2.39- Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar
II A NATUREZA DO BATISMO  COM O ESPÍRITO SANTO
·       1-Distinto da salvação
Ref. Ef. 1.13,14- 13 em quem também vós estais, depois que ouvistes na palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa;
14 o qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de Deus, para louvor da sua glória.
Ref. Jo.20.22-E, havendo dito isso, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.
Ref. At.2.1-4- 1 Cumprindo-se ao dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar;
2 e, de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.
3 E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.
4 E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
Ref. Lc 24.49 - E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.
·       3-Batismo com o Espírito Santo
Ref. Jo.7.38,39-38 Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.
39 E isso disse ele do Espírito, que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado.
Ref. At.1.5-Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.
·       4-Enchimento
Ref. At. 2.4-E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
Ref.At. 4.31-E, tendo eles orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo e anunciavam com ousadia a palavra de Deus.
Ref. At.6.3-  Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete varões de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio.
Ref.At.7.55-  Mas ele, estando cheio do Espírito Santo e fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus e Jesus, que estava à direita de Deus,
Ref. AT. 9.17- E Ananias foi, e entrou na casa, e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo.
VENTO - Ref. Jo.3.8-O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.
Ref. Jo.20.22-E, havendo dito isso, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.
ÓLEO - Ref. Sl. 133.2-É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes
ÁGUA - Ref. Jo.7.37-39 -37 E, no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, que venha a mim e beba.
38 Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.
Ref. Is.44.3-  Porque derramarei água sobre o sedento e rios, sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade e a minha bênção, sobre os teus descendentes.
CHUVA-Ref. Os. 6.3- Conheçamos e prossigamos em conhecer o SENHOR: como a alva, será a sua saída; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.
Obs- At.2.16-21-lêr na Bíblia.
Ref. Jo.4.13,14-13 Jesus respondeu e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede,
14 mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna.
III  PROPÓSITOS DO BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO
·       1-Testemunhar de Cristo
Ref. At 1.8- Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins terra.
Ref. At 4.3-então, eles, vendo a ousadia de Pedro e João e informados de que eram homens sem letras e indoutos,  se maravilharam; e tinham conhecimento de que eles haviam estado com Jesus.
Ref.At.2.14-Pedro, porém, pondo-se em pé com os onze, levantou a voz e disse-lhes: Varões judeus e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras.
·       2-Vencer as adversidades
Ref.At.4.19- Respondendo, porém, Pedro e João, lhes disseram: Julgai vós se é justo, diante de Deus, ouvir-vos antes a vós do que a Deus;
Ref. At.5.29-Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: aMais importa obedecer a Deus do que aos homens.
Ref. 2Co.4.11-E assim nós, que vivemos, estamos sempre entregues à morte por amor de Jesus, para que a vida de Jesus se manifeste também em nossa carne mortal.
Ref.2Co.4.17- Porque a nossa leve e momentânea tribulação rproduz para nós um peso eterno de glória mui excelente.
·       3-Operar prodígios
Ref. At.2.22- Varões israelitas, escutai estas palavras: A Jesus Nazareno, varão aprovado por Deus entre vós com maravilhas, prodígios e sinais, que Deus por ele fez no meio de vós, como
vós mesmos bem sabei
Ref.At. 15.12-Então, toda a multidão se calou e escutava a Barnabé e a Paulo, que contavam quão grandes sinais e prodígios Deus havia feito por meio deles entre os gentios.
Ref. Jo.4.12-E muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo pelas mãos dos apóstolos. E estavam todos unanimemente no alpendre de Salomão.

IV RECEBENDO O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO
·       1-Ser salva em Jesus
Ref. At. 19.2-3- 2 disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo./
3 Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados, então? E eles disseram: No batismo de João.
Ref. Jo. 14.17-o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco e estará em vós.
·       2-Obedecer
Ref. At. 5.32- E nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem.
Ref. Gl 5.16-Digo, porém: Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne.
Ref. Rm 8.4- para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.
·       3-Crer no Batismo
Ref. At. 2.38-E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.
Ref. At.8.36,37,38- 36  E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado?
37 E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.
38 E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou.
·       4-Pedir o batismo
Ref. Lc11.13-Pois, se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?
 Ref. Mt.7.7-Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á.
Ref. At. 2.1-14- 1 Cumprindo-se ao dia de Pentecostes, bestavam todos reunidos no mesmo lugar;
2 e, de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.
3 E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.
4 E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
Pr. Carlos Borges(CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário