sábado, 12 de março de 2016

APOSTASIA

Diz o apóstolo Paulo: "Mas o Espírito expressamente diz que,nos últimos tempos(dias), apostatarão alguns da fé,dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios"(1 Tm 4.14). Apostasia(gr. apostasia) significa "desvios", "afastamento","abandono". Tem o sentido de "revolta", "rebelião", no sentido religioso. Numa palavra mais clara, apostasia tem o significado rela de  "abandono da fé".Isso ocorre quando quando alguém, individualmente ou em grupos, passam a aceitar "doutrinas" estranhas ou heréticas, em contrario a Palavra de Deus e suas instruções que eram aceitas antes do desvio doutrinário( 2Tm 4.4), em oposição aos falsos  mestres, Paulo afirmou que tudo o que Deus criou é bom .Devemos  pedir  a bênção de Deus sobre as dádivas que Ele criou e que nos dá prazer, e agradecer-lhe  por elas. Isto não significa que devemos abusar daquilo que Deus criou (por exemplo a glutonaria é um abuso dos alimentos que Deus nos deu, a luxúria é um  abuso do amor, que é um dom de Deus; e o assassinato é um abuso da vida, que também é um dom de Deus). Em vez de abusar devemos apreciar estes dons usando-os para servir e honrar a Deus.
A apostasia é um sinal fortíssimo do prenuncio da vinda de Cristo. "Ninguém, de maneira alguma, vos engane, porque  não será assim sem que antes venha a apostasia e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição(2 Ts 2.3).Ao longo da história muitos indivíduos se posicionam ao lado do mal, sendo  hostis a tudo o que Cristo representa(confira com 1 Jo.2.18; 4.3; 2 Jo.1.7).Estes anticristos viveram em todas  as gerações  e continuarão a existir e agir conforme a sua maldade.
Assim  sendo,pouco antes  da segunda  vinda de Cristo surgirá " o homem do pecado", "o filho da perdição", alguém  completamente maligno. Ele será um instrumento de Satanás, equipado com o poder de Satanás(2 Ts. 2.9). esse homem impio  será o Anticristo.
Na vida espiritual, ou  religiosa, são esses os sinais  mais marcantes que antecedem  a volta de Cristo.
Hoje, a apostasia , na área do ensino, tem assumido proporções muito significativas, e há igrejas que comemoram festas judaicas, como Festa dos Tabernáculos, a Festa das Colheitas e até a Páscoa, que  são festas  eminentemente judaicas.
Em algumas denominações, ou igrejas neo pentecostal, há " cultos aos anjos", onde o ministrante ou dirigente, em manipulação a  a "massa" ou auditório, no intuito de mostrar "espiritualidade", fala ao seus ouvintes que ele está vendo "anjos" e mais adiante ele informa ao grupo "hipnotizado" que o anjo já chegou, só ele vê, e continua a sua manobra "espiritual" e aplica outras invencionices, visando unicamente manipular os incautos e mantê-los atraídos pelos "acontecimentos" ali apresentados.
Há também a apostasia do caráter  moral e litúrgico, onde crentes, mesmo em igrejas pentecostais históricas(tradicionais), fazem do culto momentos de exibicionismos e emocionalismos escandalosos, com as demonstrações do chamado "ré-té-té", que depõe contra a ordem no culto e o bom do Evangelho.
Há igrejas que nos dias de cultos, para obterem mais espaço para suas "praticas", retiram os bancos ou cadeiras e fazem do lugar algo contrario a pregação do Evangelho, onde a adoração dá lugar a danças, movimentos semelhantes aos dos congás(umbanda), imitações de cantores de rock(com piruetas e hip-hop), e outras praticas "nocivas ao Evangelho".
Jesus está voltando,
Assim, antes do arrebatamento, temos as advertências de Jesus: "Acautelai-vos, que ninguém vos engane, porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos(Mt. 24.4,5).

Pr. Carlos Borges(CABB) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário