sábado, 26 de março de 2016

VIVENDO SEM MEDO

VIVENDO SEM MEDO


Introdução: O medo é uma das principais emoções humanas. O trecho de HB.2.15 reconhece  quão importante  é essa  emoção, dentro da  experiência humana, declarando que, por causa do temor da morte, os homens  passam  a vida inteira na  escravidão ao diabo.Existem temores  benéficos  e temores prejudiciais. O melhor temor de todos é o temor a Deus e das coisas que devemos evitar.

I-OS TEMORES DESTE SÉCULO

(1-) medo no indivíduo - Porque temos medo. O indivíduo de um modo geral tem medo de alguma coisa, pode ser invisível ou visível, o medo esta relacionando com falta de capacidade de enfrentar o problema, seja a nível social, etária, cultural ou espiritual
 2) – O medo nas comunidades (vv.31,32) - A nossa fé às vezes não consegue ver além das dificuldades óbvias. Julgamos as coisas pelo que vimos, mas não com fé, o que é comum  modus operandi das pessoas  que não  possuem a espiritualidade especial que só Deus pode dar.

  3) – O medo do mundo O nosso século tem sido assolado por grande cataclismo que levam terror as comunidades, como aconteceu com a Indonésia com aquele grande Tsunami que ceifou várias vidas, e destruíram várias casas, deixando milhares de pessoas desabrigadas, e lares enlutados, coisas que o homem não consegue explicar a luz do conhecimento humano. Em Lc 21.25-33, são cumprimento da Palavra de Deus, através das  profecias já enunciadas, pelos profetas no passado, o problema, é que o homem pouco caso faz da Palavra de Deus, em conseqüência  os fatos acontecem porque está escrito, e Deus não tem ninguém por inocente, já tudo esta previsto em sua Palavra.
Cabe ao homem ou a humanidade, voltar-se para Deus que tudo sabe, e tem tudo em controle, para o seu Deus tem um grande livramento, que acontecerá no momento de Deus.

II - OS MEDOS DO SER HUMANO

1-     Medo do Insucesso – Quem não tem medo de ser mal sucedido seja nos estudos, trabalho, ou vida social, isso tudo leva o homem a se preocupar demasiadamente ao ponto de se estressar, sendo consequentemente alvo das doenças do século, assunto já estudado na lição 1 (convém rever ou reler a lição 1).
Porém quem teme ao Senhor, está liberto dessas apreensões, pois confia naquele que pode todas as coisas em nosso favor. Em Jr.29.11, todos nós somos   encorajados por um  líder que  nos impulsiona a seguir adiante, alguém  que acredita que podemos fazer a  tarefa que nos  deu e que  estará   conosco por todos o  caminho. Deus é este tipo de líder. Ele conhece o futuro, e seus planos para nós são bons e cheios de esperança. Uma vez que Deus sabe o que esta por vir, fornece nosso programa de trabalho e permanece conosco à medida que cumprimos sua missão. Podemos ter  uma esperança  ilimitada, isto não significa que seremos  poupados da dor ou das  dificuldades, mas  que Deus nos  ajudará a vencer  as  lutas, até alcançarmos um fim  glorioso.
2- Medo da morte – ( SL.23.4) A morte lança uma sombra   assustadora sobre  nós  porque somos completamente  impotente diante  dela. Podemos lutar com outros inimigos – a dor, o sofrimento, as enfermidades, os ferimentos – mas a força e a coragem podem superar a morte. Ela possui a palavra final. Somente uma pessoa pode caminhar conosco pelo escuro vale da morte e levar-nos seguramente  para o  outro lado: Deus da vida, o nosso Pastor. Como a vida é incerta, devemos seguir Aquele que nos oferece o conforto eterno.

3) Medo do futuro Há milhares de pessoas que andam alarmadas com o futuro, principalmente, no aspecto financeiro, político-social e qualidade de vida.
Em Nm14-1-9, temos o episodio dos israelitas que ao perderem as perspectivas certas, cederam ao momento, esqueceram-se de tudo que sabiam sobre o caráter de Deus. Se eles tivesses gasto a mesma energia para seguir em frente ao encontro das promessas de Deus, o resultado seria diferente.

a)     Não temas o futuro- (Pv. 27.1). Podemos planejar o futuro, porém não devemos nos preocupar excessivamente com ele, pois o futuro a Deus pertence, e nos não podemos acrescentar um palmo a nossa estatura nem mudar a cor de um fio de nosso cabelo (mudar biologicamente).
b)     Confiar em Deus(Hb11. 8)- A vida de Abraão foi cheia de fé, Creu na aliança que Deus fez com ele, em obediência a  Deus Abraão estava disposto até a sacrificar Isaque, nos estamos a sacrificar  nossos  Isaque para Deus, o Isaque do tempo, das fianças, da família etc..?.
c)      Seja fiel ao Senhor Jesus- (Sl. 37.25) – Na época de Davi, também havia crianças e pessoas passando fome, o salmista neste versículo quer dizer, que o crente deve ajudar os necessitados, a Deus que vê as nossas atitudes, de certo não nos deixará passar necessidade, pois assim como estendemos a mão ao necessitado, Deus que é justo, também estenderá sua mão para nós.


III-A RESPOSTA DE JESUS PARA O MEDO: NÃO TEMAS
Todos os heróis da Bíblia tiveram suas limitações, pois eram homens falhos e consequentemente, não havia em nenhum deles, se vangloriavam de coisa alguma, viviam na humildade e dependência de Deus, eles apenas se tornaram instrumento de Deus, colocando a sua disponibilidade a serviço do Senhor.

1)     Exemplo de coragem Quando se tem fé em Deus, consequentemente, temos coragem para seguir em frente, a fé é opositora de incredulidade, a fé nos leva ao futuro, a incredulidade nos leva ao passado, as lamentações e murmurações, a Bíblia nos relata homens de pouca expressão que se tornaram grandes heróis nas mãos de Deus.
a)      JOSUÉ E CALEBE – Faziam parte do grupo de espias que foram comissionados por Moisés, a espiarem a terra, eles voltaram com grande confiança em Deus, ainda que o que eles viram fosse contrário aos olhos humanos, mas com Deus à frente, tudo era possível (tudo é possível ao que crê).
b)     GIDEÃO-Também um homem simples que estava trabalhando em suas atividades diária, Deus o chamou para uma missão, Gideão não viu a missão pelo mesmo ângulo de Deus, ele achava que precisava de muitas pessoas, mas o plano de Deus tem qualidade não quantidade, os propósitos de Deus não os nossos propósitos, se Gideão vencesse a guerra com os 35.000, é possível que Gideão se orgulhasse do feito, mas Deus queria mostrar para ele que ele seria apenas um instrumento na mão de Deus, por isso 300 estava de bom tamanho para Deus, é Deus foi glorificado, e o homem conscientizado que em Deus podemos todas as coisas.
c)      DAVI-Também foi outro personagem bíblico que, nas mãos de Deus fez prodígios e maravilhas, quanta vitória Davi alcançou, não pelo seu braço, mas pelo braço de Deus (I Sm. 7.41-50).
d)     ELIAS – Enfrentou o reinado de Acabe e Jezabel, enfrentou os profetas de Baal, matou os profetas de Asera, fez tudo em nome do Senhor, quando o servo anda em obediência ao seu Senhor, sempre as suas orações são respondidas com grandes milagres e prodígios.
e)      DANIEL – Era um jovem temente a Deus que não se curvou aos mandamentos contrários a sua crença, nem teve medo da morte, mais sabia em quem tem crido, ele sabia que se morresse estaria com Deus, e se vivesse Deus seria com ele. (Dn 6.16.23).
f)      PEDRO – Foi um dos heróis da fé do Novo Testamento, nos deixou grande ensinamento, principalmente após a experiência que teve ao negar o Mestre, a quem tinha prometido morrer por ele, quão falha é a pretensão humana. (At.4.1-13)
g)     PAULO-É outro exemplo, Paula passou de perseguidor a perseguido, sentiu na pele o mal que infringira aos crentes, até ser confrontado pelo próprio Jesus, ninguém que tenha de fato um encontro com Jesus, continue a ser a mesma criatura. (At.24.22-27 ; 28.30,31).

IV – COMO VENCER O MEDO

1)     Fazer a Vontade de Deus. - Quando fazemos a vontade de Deus, nossa consciência fica em paz, podemos dormir tranquilamente, é a  consciência do dever cumprido, não há nenhuma acusação, por mais que Satanás, venha nos oprimir, há um respaldo profundo nas Escrituras que nos diz,  não estamos em falta com Deus, com a  sua Palavra, e estamos em obediência ao seu  Espírito Santo. Jesus teve vitória diante de Satanás, porque além de ser o filho de Deus, andava conforme as Escrituras, nós também somos filho de Deus, que precisamos andar conforme as Escrituras. - ESTÁ ESCRITO.
2)     Busque a presença de Deus - Há muitos crentes que moram em cidades violentas, sob constantes cataclismos, e situações totalmente adversas, mas se os crentes, buscarem a presença de Deus, tudo será possível, os problemas serão contornados, as trevas terão suas ações contidas e o nome do Senhor será glorificado.

3)     Busque o refúgio do Senhor- (Sl. 46.1-2) as o salmista diz que, ainda que o mundo venha a ser abalado, não precisamos temer. Deus é o nosso refúgio mesmo em  meio à destruição total.Ele não é somente um abrigo temporário, é o nosso refúgio eterno e pode  dar-nos  forças sob qualquer circunstâncias.   

Pr. Carlos Borges (CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário