sexta-feira, 18 de março de 2016

CONVIDADO SEM AS VESTES DE BODAS- Parte final

“A parábola das bodas (Mat. 22. 1-14)  apresenta-nos uma lição da mais elevada importância. [...] Pela veste nupcial da parábola é representado o caráter puro e imaculado, que os verdadeiros seguidores de Cristo possuirão. [...] O linho fino, diz a Escritura, ‘é a justiça dos santos’. Apoc. 19.8. A justiça de Cristo e Seu caráter imaculado, é, pela fé, comunicada a todos os que O aceitam como Salvador pessoal... Somente as vestes que Cristo proveu, podem habilitar-nos a aparecer na presença de Deus. Estas vestes de Sua própria justiça, Cristo dará a todos os que se arrependerem e crerem.” Parábolas de Jesus, pp. 307, 310, 311. 
6.   Como explicamos que embora muitos foram chamados da rua, somente um não tinha o vestido de bodas? O que significa a pergunta direta que lhe fez o rei? Mateus 22.12. 
                “E disse-lhe: Amigo, como entraste aqui, não tendo veste nupcial? E ele emudeceu.” 
“A mesma figura do casamento é apresentada na parábola do capítulo 22 de Mateus, onde claramente se representa o juízo de investigação como ocorrendo antes das bodas. Previamente às bodas vem o rei para ver os convidados (Mat. 22.11), a fim de verificar se todos têm trajes nupciais, vestes imaculadas do caráter lavadas e embranquecidas no sangue do Cordeiro (Apoc. 7.14). O que é encontrado em falta, é lançado fora, mas todos os que, sendo examinados, se verificar terem vestes nupciais, são aceitos por Deus e considerados dignos de participar de Seu reino e assentar-se em Seu trono. Esta obra de exame do caráter, para determinar quem está preparado para o reino de Deus, é a do juízo de investigação, obra final do santuário do Céu.” O Grande Conflito p. 428.
“Este vestido fiado nos teares do Céu não tem um fio de origem humana. Em Sua humanidade, Cristo formou caráter perfeito, e oferece-nos esse caráter. ‘Todas as nossas justiças’ são ‘como trapo da imundícia.’ Isa. 64.6. Tudo que podemos fazer de nós mesmos está contaminado pelo pecado.... Por Sua obediência perfeita tornou possível a todo homem obedecer aos mandamentos de Deus. Ao nos sujeitarmos a Cristo, nosso coração se une ao Seu, nossa vontade imerge em Sua vontade, nosso espírito torna-se um com Seu espírito, nossos pensamentos serão levados cativos a Ele; vivemos Sua vida. Isso é o que significa estar trajado com as vestes de Sua justiça. Quando então o Senhor nos contemplar, verá... Suas próprias vestes de justiça que são a obediência perfeita à lei de Jeová.” Parábolas de Jesus, pp. 311, 312.  
7.   Quem são representados pelos que não têm as vestes de graça e justiça? Podemos esperar entrar no reino dos céus apoiados em nossos próprios méritos, sem a veste de luz que Deus dá? Mateus 22.13, 14. 
                “Disse, então, o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, levai-o, e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes. Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos.” “Lembrai-vos, porém, de que todos os que forem encontrados trajando a veste nupcial terão vindo de grande tribulação” Recebereis Poder, MM.1999, p. 371.
“Não é bastante crer na teoria da verdade. Não é bastante fazer profissão de fé em Cristo, e ter nosso nome registrado no rol da igreja. ‘Aquele que guarda os Seus mandamentos nEle está, e Ele nele’.... Esta é a evidência genuína da conversão. ualquer que seja nossa profissão, nada valerá se Cristo não for revelado em obras de justiça.” Parábolas de Jesus, p. 313.


 Pr. Carlos Borges(CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário