1 Tm.5.1-5
Introdução: Como aprendemos tanto com Paulo quando ele
procura ensinar a Timóteo dando-lhe conselhos que servem de regra bíblica para
nossas igrejas hoje. Percebe-se em Paulo um respeito muito grande pelas
pessoas. Ele trata as pessoas como pessoas ou trata gente como gente.
I GERAÇÕES DIFERENTES
1- Homens e
Mulheres (1 Tm. 5.1)
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Em 1 Timóteo 5, Paulo orienta Timóteo no
tratamento com os diversos públicos da igreja.
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Desde os
anciãos até aos mais jovens, o apóstolo diz como o jovem pastor deve tratar.
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Ele separa uma parte generosa do texto para
orientar Timóteo no tratamento com as viúvas, deixando claro que elas não devem
ser desamparadas.
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Os pastores da igreja devem ser honrados com
cuidado, por parte do rebanho e respeitado. Qualquer acusação não pode ser
aceita contra eles, antes os requisitos da prova precisam ser cumpridos.
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Paulo encerra com diversas recomendações a
Timóteo, sobretudo de que ele e a congregação devem estar atentos a obedecer às
suas palavras, pois elas são da parte de Deus.
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Não repreendas asperamente aos velhos, mas advirta-os
como a pais; aos rapazes, como a irmãos.
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E às ( mais) idosas, como a mães; e as moças,
como a irmãs, em toda pureza.
·
Honra as viúvas que verdadeiramente são
viúvas.
2- Idosas e jovens (1 Tm. 5.1-2)
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Paulo aconselha Timóteo quanto a diversos
relacionamentos na igreja local: homens e
mulheres mais velhos e mais novos, viúvas, presbíteros.
·
Com os irmãos em geral.
·
O jovem Timóteo
precisava manter o relacionamento certo com cada membro da igreja.
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Ele não foi deixado em Éfeso para dominá-los, mas
para exortá-los em amor (veja 1:3-5).
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Os membros da “casa de Deus” (veja 3:15) devem ser
tratados como “pais”, “mães”, “irmãos” e “irmãs” no Senhor.
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Os idosos merecem respeito, e a conduta do
evangelista entre os da mesma idade deve ser temperada com amor e cautela
(5:1-2).
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Não repreendas (gr. epiplêssõ) significa
não atacar de forma abrupta os idosos.
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Homens mais novos não devem repreender
severamente os mais velhos.
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Toda a pureza é uma advertência típica feita a
um homem moço como Timóteo.
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Paulo manda-o respeitar a pureza das jovens como
a pureza de uma irmã.
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Honra é a recomendação para que mostre respeito
a alguém, seja pela atitude, seja por meio de ajuda (v. 4,8).
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O termo viúvas aqui se refere às que tenham
família para sustentá-las (v. 4,16), enquanto a expressão verdadeiramente são
viúvas se refere às que não têm sustento.
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Se esse tipo de cuidado fosse exercido pelos
cristãos de hoje, especialmente para com seus pais, a quem devem honrar,
haveria pouca necessidade de contar com o auxílio de instituições do governo ou
particulares às viúvas e idosos em geral que não têm sustento próprio.
3- As Viúvas (1 Tm 5.3-16)
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Para Paulo, é melhor até que viúvas mais nova
voltem a casar (1 Co 7.39,40).
·
Do contrário, podem tornar-se ociosas, sem
trabalho, paroleiras(tagarelas) e curiosas.
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Sua preocupação era que as viúvas mais novas não
tivessem coisas suficientes para fazer e, assim, importunassem os demais com
conversas inúteis ou mesmo palavras nocivas, causando problemas e dissensão.
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Algumas dessas viúvas mais novas ignoraram o
modelo bíblico para um novo casamento e se desviaram, indo após Satanás.
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A responsabilidade pelo sustento da viúva cabe,
em primeiro lugar, à família (v. 4,8).
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Quando as famílias cristãs cumprem suas
responsabilidades, a igreja pode cuidar daqueles que não têm nenhum recurso familiar.
-
·
A preocupação de Paulo em identificar as viúvas
necessitadas e fornecer a elas o cuidado adequado forma o cenário para a
discussão dos problemas das viúvas mais jovens, algumas das quais aparentemente
haviam sido influenciadas pela falsa doutrina em Éfeso.
·
A verdadeira viúva necessitada não tinha família
de quem receber o sustento (vs. 8,16); se tivesse, esses deveriam aprender a
primeiramente colocar a sua religião em prática cuidando delas.
·
Não podem ocultar-se. As boas obras que
passem despercebidas se tornarão evidentes, se não nesta vida, certamente
perante o tribunal de Cristo (1 Co 3.10-15).
II PASTORES DA IGREJA
1- Dobrados honorários (1Tm.5.17,18)
·
Do mesmo modo que havia feito com relação às
viúvas, Paulo dirigiu-se às questões da honra adequada devida aos presbíteros e
a maneira de lidar com os que pecavam.
·
A honra da posição bem como a remuneração
financeira (vs. 18) é destacada por Paulo nesses versículos.
·
Essa é uma referência a dois tipos de
presbíteros: aqueles que presidem na
igreja e aqueles que acrescentam à governança o ministério mais especializado
da pregação e do ensino.
·
A principal função dos presbíteros é governar
bem.
·
A palavra
honra era usada em textos antigos fora da Bíblia como referência à remuneração
financeira.
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Duplicada
se refere a dois tipos de honra: (1) respeito
por governar bem e (2) pagamento adequado por cuidar com diligência da igreja
(1 Co 9.1-14).
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Os que
trabalham na palavra e na doutrina eram os presbíteros que se dedicavam a
pregar e ensinar continuamente as Escrituras.
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Porque diz a Escritura.
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Com duas
citações, uma delas de Deuteronômio 25.4(impedir
de comer enquanto trabalha) e a outra das palavras de Cristo em Lucas 10.7(para seus discípulos aceitarem a
hospitalidade de bom grado - sem reclamar).
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Paulo
apresenta evidências que favorecem o princípio de oferecer remuneração
financeira aos presbíteros pelo seu serviço.
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A
passagem de Lucas é especialmente digna de nota porque mostra que já para
Paulo, na época, aquele evangelho era considerado tanto Escritura quanto o
livro de Deuteronômio.
2-Crédito Moral aos fiéis (1 Tm.5.19)
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Não
aceites denúncia contra presbítero, senão exclusivamente sob o depoimento de
duas ou três testemunhas.
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Com os presbíteros (5.17-19).
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Os presbíteros que “se a fadigam” no seu trabalho com a palavra também merecem “dobrados honorários” pela igreja.
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Esta honra inclui ambos a possibilidade de um
salário (5.17-18), e respeito pelo caráter dele.
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O trabalho do presbítero de atender pelo rebanho
de Deus (veja Atos 20.28-32) o coloca como alvo dos que estão insatisfeitos.
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Por isso,
a “honra” insiste que uma denúncia
contra um presbítero seja aceita somente com testemunho incontestável (5.19).
3-Repreensão Exemplar (1 Tm 5.20)
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Ao
lidar com irmãos que “vivem no pecado”,
às vezes é necessário repreendê-los publicamente como lição para todos (5.20).
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Tal ato é muito sério, e não deve ser feito “com parcialidade” ou “precipitadamente”, pois é possível pecar
ao repreender alguém por motivos errados ou sem examinar os fatos (5.21-22).
·
É
melhor agir com paciência, pois com tempo os pecados se manifestam assim como
boas obras não permanecem escondidas (5.24-25).
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Os maus
exemplos devem ser banidos do meio do povo de Deus, a disciplina deve ser
aplicada, pois Deus também disciplina seu s servos.
·
A
disciplina e a doutrina são parte inerente ao povo de Deus, Disciplina é ordem,
e Doutrina é conhecimento das regras.
·
A
própria Bíblia ensina que a criança deve ser ensinada e repreendida – ...ensina a criança no caminho que deve
andar e quando adulto não se desviará
dele.Pv.22.6.
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Se a igreja ensinar a santa doutrina aos seus
novos convertidos (crianças na fé), quando estiverem adultos (maduros na fé)
dificilmente se desviarão dos caminhos do Senhor.
III CUIDADOS PESSOAIS
1- Imparcialidade (1 Tm 5.21)
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Devemos estar constantemente prevenido contra o
favoritismo, contra dar tratamento preferencial a algumas pessoas e ignorar
outras.
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Vivemos em uma sociedade que privilegia os seus
favoritos.
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É fácil dar tratamento especial àqueles que são
talentosos, inteligentes, ricos, ou bonitos sem perceber o que estamos fazendo.
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Tenha certeza de que você honra as pessoas pelo
que são em Cristo, não pelo que são no mundo.
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O sentido da passagem permanece o mesmo.
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Muito solenemente, Timóteo é obrigado a cumprir
os diversos deveres de sua grande acusação, o governo da Igreja de Éfeso,
imparcialmente - não fazendo nada apressadamente, sempre vigilante de si mesmo.
2- Cuidados Pessoais (1 Tm 5.22,23)
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Este
versículo adverte de não se reintegrar precipitadamente um líder que caiu.
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Corrigi-lo com amor e restaurá-lo à comunhão
deve ocorrer tão logo seja possível, mas sua reintegração à liderança não deve
ser feita sem que haja tempo e avaliação bíblica.
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Outra
interpretação sugere que se avalie com cuidado qualquer pessoa que seja considerada
para a liderança, não somente ex-líderes que desejam ser reintegrados (1 Tm
3.1-14).
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Conserva-te a ti mesmo puro é advertência para
que Timóteo não seja responsável pelos pecados de outros, ao reintegrar ou
designar alguém não devidamente qualificado.
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Paulo lembra Timóteo da propensão deste a um
problema de estômago.
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Isso certamente pode ter fundamento por estar
ele dedicadamente envolvido na disciplina necessária a um presbítero e
principalmente por causa de sua possível timidez.
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O
apóstolo incentiva Timóteo a usar vinho como um remédio por causa do [...]
estômago e das frequentes enfermidades.
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Nossos
problemas de saúde muitas vezes afetam nossa capacidade de atuação. Ter a
sabedoria de cuidar-se e buscar a cura é sempre uma atitude prudente.
3-Discernimento (1 Tm.5.24,25)
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Discernimento espiritual significa ter a capacidade de distinguir entre
o que é certo ou errado, verdadeiro ou falso na área espiritual.
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A pessoa que tem discernimento espiritual sabe a
diferença entre o que vem de Deus e o que não vem. O discernimento espiritual é
um dom de Deus.
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Quem tem discernimento não cai facilmente em
armadilhas, porque consegue ver a intenção por trás de ações e palavras (Provérbios 20:5).
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Em algumas situações não é fácil entender a
origem de uma ação.
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As aparências podem ser enganosas.
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Mas a pessoa com o dom de discernimento
espiritual, através da orientação de Deus (pelo Espírito santo), descobrirá a
verdade e poderá saber como agir da maneira correta.
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O discernimento espiritual é um dom muito útil
para a igreja, porque ajuda a seguir o caminho correto.
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Esse dom desmascara mentiras e doutrinas falsas,
protegendo as pessoas do perigo.
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Também
ajuda a manter a ordem, para que os fiéis não cometam loucuras (como tentar
expulsar demônios de alguém que precisa de ajuda médica, ou vice-versa).
Pr. Carlos Borges(CABB)
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