quarta-feira, 28 de agosto de 2019

O DILÚVIO

                           UM NOVO COMEÇO PARA A HUMANIDADE
                                              Gên.61-8
A terra não era mais  o paraíso perfeito que Deus  havia preterido. É assustador ver quão rapidamente toda a humanidade se esqueceu de Deus. Inacreditavelmente, em todo o mundo, apenas um homem e sua família  ainda adoravam a Deus. Esse homem foi Noé. Devido à sua fidelidade e obediência, Deus salvou a ele e a sua família de um grande  dilúvio que destruiu todos os seres humanos da terra. Esta narrativa nos mostra como Deus detesta o pecado e julga aqueles que o praticam.
O dilúvio  foi um juízo de Deus sobre o pecado predominante no mundo, purificando sua criação e criando um novo começo, com Noé e sua família.
Algumas pessoas pensam  que os " filhos de Deus" eram anjos caídos,mas os " filhos de Deus" provavelmente não eram anjos, porque os anjos  não se casam nem se reproduzem (Mt.22.30; Mc 12.25).
Porém alguns estudiosos acreditam que esta  expressão se refere aos descendentes de Sete, que celebravam casamentos internacionais com os perversos descendentes de Caim. Isto teria  enfraquecido a boa  influência  do fiéis  e  aumentado a depravação moral no mundo, resultando um uma explosão do mal.
Alguns comentaristas  interpretam  a  expressão " Os seus dias serão como 120 anos" como significando  que Deus estava  permitindo que as pessoas  dos tempos  de Noé vivessem 120 anos, para que pudessem modificar seus caminhos pecaminosos.
Deus também mostra sua grande paciência conosco (2 Pe.3.8,9). Ele está nos dando tempo, para que  deixemos de viver à nossa maneira e comecemos  a viver à sua maneira, no caminho que Ele nos mostra, em sua Palavra.
Embora 120 anos possa parecer um período muito longo, de tempo, esse tempo um dia se acabou e as águas  do dilúvio varreram a terra.
Seu tempo também pode estar acabando (2 Pe.3.10-14). Peça que Deus perdoe seus pecados. Você não sabe quanto tempo Deus lhe dará, para que se converta a Ele, e quando  chegar essa ocasião, não haverá mais oportunidade.
Na época em que os "filhos de Deus", começaram a se casarem com os filhas dos "homens" e delas geraram filhos, estes eram gigantes, com 2,7 a 3 metros de altura. A mesma palavra hebraica foi usada para  mencionar uma raça de pessoas altas, em Nm. 13.33. Golias possivelmente fazia parte dessa raça, pois media 2, 7( 1 Sm 17. Os gigantes usavam  sua vantagem física para oprimir o povo à sua volta ( Lembrem-se do episódio de Davi e Golias).
Isso quer dizer que Deus se arrependeu de criar a humanidade? ele estava admitindo que  havia  cometido um erro? Não, Deus não muda  de ideia (1 Sm. 15.29). Em vez disso, Ele estava expressando tristeza pelo que as pessoas haviam feito a si mesmas, como  um pai poderia  expressar tristeza por um filho rebelde. Deus lamentou que o povo escolhesse  o pecado e a morte, em lugar de um relacionamento com Ele.
O pecado do povo entristeceu a Deus. Nossos pecados  partem o coração  de Deus, tanto quanto o pecado partiu  seu coração, nos tempos de Noé. No entanto, Noé agradou a Deus, embora  estivesse longe de ser perfeito. Podemos seguir  as orientações de Deus para nossa vida e achar graça aos seus olhos, como fez Noé, apesar do pecado que nos rodeia.

                                                         TESTEMUNHO DO CRISTÃO  
                                                                      Mt.7.21-27
Não existe cristianismo sem a verdadeira pratica cristã no dia a dia.
Um dos pilares  fundamentais que sustentam a vida cristã é o seu comportamento condizente com a Palavra de Deus.
O pecado escraviza as pessoas de tal forma que elas se tornam insensíveis  para poderem distinguir o certo do errado.
São os procedimentos, atitudes, as palavras e a convicção da salvação em Cristo Jesus, que de fato mostram se a pessoa é um verdadeiro cristão.Como diz a Palavra de Deus, pelos frutos os conhecereis.
OS FARISEUS - Demostravam  tristezas, semblantes caídos para dar a entender que jejuavam(Mt. 6.16).
Davam esmolas estendendo a mão para serem visto por todos (Mt. 6.1)
Também existe aqueles  que exibiam manifestações físicas para mostrarem  espiritualidades ( pulos, rodopios,gritos, rolar no chão).
Nada disse traduz espiritualidade, porque o coração, está cheio de mágoas, rancor.
Jesus comparou o homem que houve a Palavra  e pratica  como o homem que edificou sua casa na rocha
 Os tempos estão se abreviando e Jesus está voltando, muitos estão como os contemporâneos de Noé, sem nenhuma  perspectiva da volta de Jesus, hoje para nós, Jesus é a nossa Arca, no tempo de Noé Deus fechou a arca por fora, o tempo da graça está terminando, breve Jesus voltará e a porta da arca será fechada.
Busque um lugar onde se fala de Deus, onde Jesus é o Senhor, e se congrego com um povo remido, leia a Palavra de Deus, se puder leia de Gêneses   a Apocalipse, e tome conhecimento das instruções de Deus para seus servos nos dias de hoje.

Pr. Carlos Borges (CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário