segunda-feira, 5 de agosto de 2019

APOSTASIA E O CUIDADO COM A DOUTRINA


1 Tm. 4.1-4
Introdução: O significado de apostasia na Bíblia se fere ao abandono deliberado da fé. A Igreja Cristã tem enfrentando casos de apostasia desde a época dos apóstolos. “Isso indica que todo cristão verdadeiro, comprometido com o Evangelho de Cristo, deve entender o que é a apostasia e quais são as suas implicações.” Meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não seja sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da Lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.

I PREDIÇÕES DA APOSTASIA
1- O que é apostasia (1 Tm. 4.1,2).
·        Apostasia vem do grego apostasia.
·        Originalmente esse termo grego tem um significado técnico relacionado à “revolta política”.
·        Mas nas Escrituras apostasia significa “abandono ou deserção da fé de forma consciente”.
·        O comportamento apóstata caracteriza uma rejeição definitiva à verdade da Palavra de Deus.
·        Os falsos mestres eram e ainda são uma ameaça para a igreja.
·        Jesus e seus apóstolos fizeram repetidas advertências contra eles (Mc. 13.21-23; 2 Ts. 2.1,2; 2 Pe. 3.3-7).
·        O Perigo que Timóteo enfrentou em Éfeso parece ter vindo de certas pessoas na igreja que seguiam alguns filósofos gregos defensores da ideia de que o corpo era mau e somente a alma tinha importância.
·        Os falsos mestres se recusavam a crer que Deus da criação fosse bom, porque seu contato com o mundo físico o teria maculado.
·        Apesar de alguns membros da igreja influenciados pelos gregos honrarem a Jesus, não podiam crer que Ele era verdadeiramente humano.

2- Doutrina Satânica (1 Tm. 4.1-5).
·        Paulo disse que os falsos mestres eram mentirosos e hipócritas, e encorajavam as pessoas a seguirem “espíritos enganadores” e a doutrina de demônios.
·        Satanás engana as pessoas oferecendo uma imitação inteligente de algo real.
·        Os falsos mestres ditaram regras severas (como proibir as pessoas de se casarem ou de comer certos alimentos).
·        Isto os fez parecer autodisciplina e justos.
·        Sua rigidez disciplinar para com o corpo, porém, não podia remover o pecado (Cl. 2.2-23).
·        Não devemos ficar indevidamente impressionado com o estilo ou com as credencias de um ensinador, devemos observar os ensinamentos que ele transmite a respeito de Jesus Cristo.
·        Suas conclusões a respeito do Senhor mostram a fonte de sua mensagem.

3- Gnosticismos (! Tm. 4.2-4).
·        Gnose- ciência, sabedoria, conhecimento esotérico da verdade espiritual- seus adeptos são os gnósticos, e a pratica- gnosticismo.
·        Gnosticismos – Era um sistema de falsos ensinos durante os primeiros séculos do cristianismo.
·        Os gnósticos acreditavam que o conhecimento era o caminho para a salvação.
·        Por esse motivo, o gnosticismo foi condenado como falso e herege por vários escritores do Novo Testamento.
·        O mundo físico que Deus criou deve ser recebido com ações de graça pelos fieis que conhecem a verdade.
·        Devemos procurar a bênção de Deus sobre as dádivas que Ele criou e que nos dão prazer, e agradecer-lhe por elas.
·        Isto não significa que devemos abusar daquilo que Deus criou (ex. Glutonaria – é um abuso dos alimentos que Deus nos deu; a luxuria (interesse incansável por prazeres carnais) é um abuso do amor que é um dom de Deus; e o assassinato é um abuso da vida, que Deus também é um dom de Deus).
·        Em vez de abusar, devemos apreciar estes dons de Deus, e usa-los para servi-lo e honrar a Deus.

II PIEDADE NECESSÁRIA
1- Característica Necessária (1 Tm. 4.5,6).
·        A verdadeira piedade está radicada no conhecimento de Deus e inclui atitudes e ações que são direcionadas à adoração e serviço a Deus.
·        Em outras palavras, a piedade que realmente agrada a Deus, tem que estar absolutamente fundamentada da Bíblia.
·        Eis a razão da nossa afirmação: a piedade é fruto do conhecimento de Deus!
·        E, como ensinou Calvino, tem relação com a atitude correta do homem para com Deus.
·        O que naturalmente, inclui conhecimento genuíno, culto sincero, fé salvífica, temor filial, submissão no espírito de oração e amor reverente.
·        Tudo, efetivamente, para a glória de Deus, visto que, o alvo da piedade, bem como de toda a vida cristã, é a glória de Deus.
·        Sabemos que Deus redime, adota e santifica o Seu povo para que Sua glória resplandeça neles e o livre de uma ímpia busca egoísta.
·        Portanto, a mais profunda preocupação do homem piedoso é o próprio Deus e as coisas de Deus – a Palavra de Deus, a autoridade de Deus, o evangelho de Deus, a verdade de Deus.
·        Ele deseja ardentemente conhecer mais de Deus e a comunicar-se mais com Ele.      

2- Preeminência da Piedade (1 Tm 4.7,8)
·        Faça exercícios para a piedade  (voz ativa), e parece que o Apóstolo explica isso com o exercício físico, v.8.
·        Há pessoas que são firmes nos exercícios para o corpo, mas nos exercícios disciplinares da alma não.
·        Paulo faz uma comparação, o exercício físico é bom pra esta vida, mas a piedade tem a promessa agora e da vida eterna.
·        É preciso ser cuidadoso, Paulo não está falando que você é salvo pela prática da piedade, mas a piedade é o exercício de quem é salvo, v.8.
·        Ele se esforça sobremodo, porque ele sabe que Deus salva e ajuda especialmente aqueles que são fiéis, Cl 1:29. 
·        Disciplina espiritual é a prática do exemplo, v.11-12.
·        Ordena e ensina estas coisas, v.11 são mais dois imperativos que mostram isso.
·         Aqui temos um verso famoso aplicado ao jovem Timóteo que é preciso colocar no devido contexto por que este verso carrega outro imperativo mais importante: torna-te padrão (τύπος) dos fiéis, (veja 3:1ss presbíteros e diáconos).
·        Porque ter cuidado consigo e com a doutrina?
·        Fazendo assim, continuando a fazer assim salvarás a tua vida e a dos que te ouvem.
·        É preciso ter esse cuidado nas coisas de Deus, não sendo uma pessoa negligente.

3-Exemplos piedosos (1 Tm. 4.9-12).
·        Timóteo era um jovem pastor.
·        Seria fácil para os cristãos mais velhos trata-lo com desprezo por sua pouca idade.
·        Para ganhar o respeito dos anciãos ele tinha que ser o exemplo na Palavra, no trato, na caridade, no espírito, na fé e na pureza.
·        Não importa a sua idade, Deus pode lhe usar.
·        Seja você jovem ou velho, não considere sua idade como um impedimento.
·        Viva de tal forma que os outros possam ver Cristo em sua vida.
·        Para treinarmos a nós mesmos como servo do Senhor, devemos desenvolver nossa fé usando as habilidades que Ele nos deu para servi-lo na igreja.

III ENSINOS E DONS
1-Dedicação à leitura e ensino (1 Tm. 4.13).
·        Compromisso com Deus é algo que precisamos demonstrar e viver ao longo da nossa caminhada cristã. É algo indispensável.
·         Um Deus magnifico como o nosso exige isso.
·        Dedicação a ele e a sua Palavra é a demonstração de que reconhecemos sua majestade e nos submetemos a ela. 
·        Ao longo da história do cristianismo não é incomum encontrarmos pessoas querendo fazer uma série de coisas “em nome de Jesus”, mas sem nenhum compromisso com a Palavra de Deus.
·        Inúmeras heresias, homens e mulheres sem paixão.
·         Discursos vazios, pregações entediantes.
·         Tudo isso e muito mais é fruto de relacionamentos sem compromisso com o Senhor e com a sua Palavra.

2- Diligencia nos uso dos dons (1 Tm. 4.14).
·        Um dom espiritual é uma capacidade de certa forma de expressar, celebrar, expor e, portanto, transmitir Cristo.
·         Sabemos que os dons, corretamente usados, edificam os cristãos e as igrejas.
·        Mas somente o conhecimento de Deus em Cristo edifica; portanto, cada Carisma deve ser uma capacitação de Cristo para mostrar Cristo e participar dele de um modo edificante.
·        Paulo descreve os nove dons, ressaltando que todos são igualmente dados mediante o mesmo Espírito.
·         “Porque a um é dada, mediante o Espírito, a palavra da sabedoria; e a outro, segundo o mesmo Espírito, a palavra do conhecimento; a outro, no mesmo Espírito, a fé; e a outro, no mesmo Espírito, dons de curar; a outro, operações de milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a um, variedade de línguas; e a outro, capacidade para interpretá-las.” 1ª Coríntios 12:8 a 10 Assim, temos a lista dos famosos nove dons espirituais.

3- Conduta Consagrada (1 Tm. 14.15,16).
·       A vida de consagração deve ser uma busca constante.
·       Até que alcancemos a dimensão de ser totalmente santificados para Deus, precisamos abrir mão de muitas coisas.
·       Mesmo assim nunca podemos desistir de fazer esta entrega dos pés à cabeça, para que o “Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” (I Tessalonicenses 5.23).
·       Por isso devemos nos entregar irrestritamente a Deus em cada parte de nosso corpo.
·        Existe alguma parte em seu corpo que ainda não entregou ao Senhor?
·        Uma vida consagrada é uma vida pura.
·        Embora Jesus tenha sido o único a levar uma vida sem pecados, aqueles que se achegam a Ele e tomam o Seu fardo sobre si têm direito a Sua graça, que os tornará como Ele é: sem culpa e sem mancha.

Pr. Carlos Borges CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário