segunda-feira, 26 de agosto de 2019

OS DONS ESPIRITUAIS

Paulo em sua carta aos Corinto (2 Co.12.9-11), faz uma listagem didática sobre os dons espirituais, abaixo fazer fazer um breve apanhado sobre o assunto.
Os Dons Espirituais são 9 conforme Paulo lista em sua carta aos Coríntios.
1º Palavra de Sabedoria
2º Palavra de Conhecimento
3º Fé
4º Dons de Cura
5º Poder para Operar Milagres
6º Profecia
7º Discernimento de Espírito
8º Variedades de Línguas 
9º Interpretação de Línguas


No Entendimento de Paulo, esses dons não são os únicos dons que Deus concede às pessoas.
Então Paulo faz uma listagem, para fins didático fins facilitar o entendimento de seus leitores que estavam na Igreja de Corinto.

Os Dons Espirituais e sua importância, valor, sentido, conceito, no meio do povo de Deus (denominação ou igreja na atual dispensação).
Seguindo esta lista formada por Paulo, vamos tomar conhecimento da importância desses dons no meio do povo de Deus, principalmente dos Pentecostais.Alguns desses dons tem algum relacionamento entre si e significado bem próximos, fins facilitar o entendimento, vamos agrega-los em grupos.

1º OS DONS  TIDOS COMO PEDAGÓGICOS
 PALAVRAS DE SABEDORIA -É o dons que outorga a pessoa que o possuir ou  lhe dado para que ela fale de uma maneira sábia, não uma sabedoria humana mas divina, pois haverá circunstância na vida que haverá a necessidade de alguém trazer algo fora do contexto humano.Paulo então informa que é o Espírito Santo que revela essa sabedoria a pessoa para um propósito Divino e não humano. Em outras palavras, é falar sabiamente sob a orientação de Deus, muitas vezes com a finalidade de levar o conhecimento da Escrituras para uma pessoas arredia as coisas de Deus, isso nos leva a sabedoria do Evangelho e dar conselhos a pessoas que estão desorientada em sua vida espiritual ou mesmo material.

PALAVRA DE CONHECIMENTO- Há uma distinção entre conhecimento  e sabedoria, sendo conhecimento tem haver com intelecto, inteligência, estudos etc.. Já  sabedoria tem algo a ver com coisas do Espírito, algo que está mais ligado a Deus do que os conceitos humanos.Desse modo as palavras de conhecimento pode ser o fato de ter o dom de conhecimento para estudos seculares, como estudar para obter uma profissão ou ensino de ciências humanas.


Dessa maneiro podemos observar que os primeiros dons estão ligados aos dons pedagógicos, isto é ensinos nas áreas espirituais e materiais.Aqui cabe uma orientação, a Palavra de Deus nos informa o seguinte: Tg.1.5 Se, porém, algum de vós  necessita de sabedoria, peça a Deus, que a todos dá liberalmente e não o lança em rosto, e ser -lhe dada.

2º  OS DONS SOBRENATURAIS

FÉ - Esse dons está   na terceira posição da lista de Paulo, há um adendo aqui, está fé não tem  nada a haver com a  fé salvífica ( aquela fé que se crê em Jesus  como salvador).
O dom de fé listado por Paulo tem muito a haver com outros dons  e estão ligados a  outros dois dons sobrenaturais  dessa lista: curas e milagres.
Quando alguma pessoa vai orar por algum enfermo ou endemoniado, quem ora tem que ter uma fé bem sólida, e confiança em Deus para poder ser um instrumento nas mãos de Deus.É aquela confiança completa imperturbável no fato de que Deus irá agir e fará o milagre.

DONS DE CURA -  A fé e os dons de cura estão intimamente ligados, em fé não há cura e para haver cura cura tem que haver fé, isso é ponto pacifico.
Uma narrativa bíblica vem corroborar isso em At.3.3-8, quando Pedro e João iam ao Templo orar, no caminho na porta chamada formos, havia um coxo, que lhe pediram uma esmola, como eles não tinha dinheiro, disse Pedro, Não tenho ouro nem prata, mas o que tenho (fé - e poder de curar), mas o que tenho isso te dou.em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda.O coxo foi curado e andou saltando de alegria.

PODER PARA OPERAR MILAGRES - Sabemos que poder para fazer milagres e o dom de cura é temporário, pelo simples fato que o dom não é propriedade de ninguém, é uma ferramenta espiritual que Deus concede aos seus servos(as) para uma missão especifica, uma vez terminada a missão é dever do servo, transferir todo o exito da missão a Deus.
Vamos fazer uma analogia: Quando num hospital uma paciente vai se submeter a uma operação, os auxiliares do médico(enfermeiros, anestesista etc.) providenciam os instrumentos( esterilizam e afiam), para que no adia da operação o médico possa fazer a cirurgia sem danos tanto para o médico como o paciente, uma vez feito a  operação, com exito, a quem os familiares do paciente vão cumprimentar e agradecer?  É ao médico, e não aos instrumentos, estes por sua vez vão voltar ao esterilizado (para ser purificados e afiados) para serem preparados para a próxima operação cirúrgica.Do mesmo modo o crente que tem o dom de cura, feito a obra, a glória e os méritos são de Deus, nós somos apenas instrumentos que Ele usa para sua Glória.

3º OS DONS DE COMUNICAÇÃO

PROFECIA - Na igreja primitiva era ligado a predição(ação de predizer, previsão, vaticínio) AT. 21.11.
Também tem muito a haver com pessoas que Deus escolhe para interpretar a sua vontade á Igreja(Ef. 4.11 ).
Paulo fala de pessoas que Deus escolheu para serem um instrumento em sua mão para levar instrução, revelação e encorajar os crentes em meios a grandes tribulações devido as perseguições e outras situações fora do contexto humano, mediante as perseguições da época.

DISCERNIMENTO DE ESPÍRITO- é um dom que esta ligado ao anterior, porém  Paulo informa que algumas pessoas receberam o dom para poderem avaliar as manifestações de espírito no seio da igreja. 
Qual seria a utilidade desse dom nos dias em que estamos vivendo? A utilização desse dom ajuda a igreja(denominação) a fazer uma avaliação dos pregadores ou outras manifestações no meio do povo de Deus. quem tem o dom do Espírito do discernimento, tem a habilidade de saber se o que está acontecendo vem de Deus ou não, pois sabemos que há muita coisa acontecendo nos movimentos pentecostais, que não provem de Deus, em algumas situações a igreja é alvo de zombaria e escárnio, levando a mesma ao descrito, e muitas vezes dificultando o trabalho evangelístico na área. Há casos de haver a necessidade o espírito estranho ser  expulso em pleno culto, deixando a igreja pronta para prosseguir na sua liturgia.

4º OS DONS DE LÍNGUAS

Estes dons fazem partes dos dons de comunicação.Porém para facilitar a compreensão, vamos colocar os dois últimos em um mesmo tema, assim ficará fácil a didática.

VARIEDADE E INTERPRETAÇÃO DE LÍNGUAS - Quando se fala de línguas pode ser uma conhecida ou o modo de falar para outrem.
Na cidade de Corinto, um centro comercial e internacional, havia vários idiomas falado pelas pessoas que ali residiam ou visitavam essa cidade. 
Em Corinto a igreja  tinha a experiência de falar em outras línguas diferentes mas, isso está dentro da glossolalia (falar em línguas estranha), isto, dentro do contexto espiritual.
Paulo ele usa um termo, como "variedades de línguas".
Por exemplo, em uma igreja começa o culto, em dado momento o ministro, faz uma pausa no que está pregando, fala uma língua que ninguém entende( não é nenhuma língua pátria, de outra nação, mas uma língua espiritual que o Espírito Santo concedeu ao ministro para aquele momento, então ele fala, se houver alguém na igreja que tenho o dom de interpretação, essa pessoa traduz em língua local, o que ele está falando, muitas vezes é um recado de Deus para uma pessoa especifica ou para a própria igreja, pode ser um aviso de admoestação ou para a pessoa individual ou para a igreja coletivamente.
As recomendações de Paulo é que no máximo dois ou três, mas, também recomenda que haja interprete, porém se não houver interprete que fique calado(1 Co.14.27,28).
Há também uma situação que uma pessoa com o dom de línguas, pode orar em línguas a Deus, e  ninguém entende o que ela esta dizendo, é também uma estrategia  espiritual de Deus, como nós estamos em guerra constantemente, é necessário que o crente use desse expediente, como estrategia, como acontece nas grandes guerras, os adversários usa de código para se comunicar com seus aliados, sem que o inimigo saiba do conteúdo da conversa.
Assim devemos fazer com os dons espirituais, vamos usa-los para a glória de Deus e o crescimento da igreja.

Lembrando que os dons espirituais não são propriedade do crente, sem deve ser utilizado da vanglória de ninguém, e sem para a glória de Deus e crescimento da sua igreja.
Muitos que não souberam utilizar os seus dons, Deus os tirou, e o resultado é que em algumas ocasiões, essas pessoas que perderam esse dom, para não ficarem em desvantagem, fazer movimentos no sentido de mostrar que ainda tem os dons espirituais.
A mídia está cheia de vídeos com situações semelhantes, criam -se "modismo", "prega-se heresias", manipula-se os cultos, mas Deus não se faz presente.
A história de Saul, nos remete para a falsificação dos movimentos espirituais modernos e o descrédito de algumas denominações ( entidade religiosa  ) ou congregações (lugar de reunião -templos.
Espero que este pequeno comentário ajude a muitos a se posicionarem como verdadeiros seguidores de Cristo.
Pr. Carlos Borges (CABB). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário