sábado, 19 de outubro de 2019

A ENTRADA TRIUNFAL DE JESUS EM JERUSALÉM (Estudo na Bíblia Aplicação Pessoal)




Mt. 21.1-11- 1 Quando se aproximaram de Jerusalém, e chegaram a Betfagé, ao Monte das Oliveiras, enviou Jesus dois discípulos, dizendo-lhes:
2 Ide à aldeia que está defronte de vós, e logo encontrareis uma jumenta presa, e um jumentinho com ela; desprendei-a, e trazei-mos.
3 E, se alguém vos disser alguma coisa, respondei: O Senhor precisa deles; e logo os enviará.
4 Ora, isso aconteceu para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta:
5 Dizei à filha de Sião: Eis que aí te vem o teu Rei, manso e montado em um jumento, em um jumentinho, cria de animal de carga.
6 Indo, pois, os discípulos e fazendo como Jesus lhes ordenara,
7 trouxeram a jumenta e o jumentinho, e sobre eles puseram os seus mantos, e Jesus montou.
8 E a maior parte da multidão estenderam os seus mantos pelo caminho; e outros cortavam ramos de árvores, e os espalhavam pelo caminho.
9 E as multidões, tanto as que o precediam como as que o seguiam, clamavam, dizendo: Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas!
10 Ao entrar ele em Jerusalém agitou-se a cidade toda e perguntava: Quem é este?
11 E as multidões respondiam: Este é o profeta Jesus, de Nazaré da Galiléia.

·        V.1- O subúrbio de Jerusalém, uma longa estrada dispersa rumo ao monte das Oliveiras (sobre o qual os judeus esperavam a aparição do Messias).
·        Todos os quatro evangelistas registram a entrada de Cristo em triunfo em Jerusalém cinco dias antes de sua morte.
·        A Páscoa era realizada no decimo dia do mês, e este era decimo dia, no qual alei apontava que o cordeiro pascoal deveria ser tomado (Êx. 12.3) e separado para esse serviço.
·        Naquele dia, Cristo, nossa Páscoa, que seria sacrificado por nós, foi publicamente exposto.
·        Este foi o prelúdio de sua Paixão.

·        V.2,3 - Nosso Senhor Jesus viajava muito, e Seu costuma era viajar a pé, o que era humilhante e penoso.
·        Ainda que uma vez em sua vida ele tenha cavalgado em triunfo, agora Ele entrava em Jerusalém para sofrer e morrer.
·        Os jumentos eram muito usados para viajar naquele país.
·        Cavalos eram usados somente por homens importantes e para guerra. Senhor precisa deles: Não era Seu (jumento), mas emprestado.
·        Aqueles que têm necessidade não devem envergonhar-se de receber suas necessidades.
·        Por outro lado, ninguém deve aproveitar-se da generosidade de seus amigos ao solicitar ou pedir emprestado quando não tem necessidade de nada.
·        Cristo poderia dizer aos seus discípulos onde eles deveriam encontrar uma jumenta amarrada, e um jumentinho com ela.
·        Ele prevê algum obstáculo.
·        Cristo, ao pedir um jumento para servi-lo e fazer com que o proprietário o enviasse, sem segurança adicional, mostrou que Ele pode dobrar o coração do homem.
·        V.4,5 cumprisse- Assim como os profetas esperavam por Ele, Jesus considerava todas as coisas escritas a respeito do Messias, que deviam ser cumpridas Nele.
·        Isto particularmente (refere-se) a Zacarias 9.9, que é anunciado numa larga predição sobre o Reino do Messias, teu rei ai vem: Jesus Cristo é o Rei da Igreja.
·        Ele vem para governar a ti e por ti, assentado sobre uma jumenta: Quando um rei vem, algo grande e magnifico é esperado, especialmente quando ele vem para tomar posse de Seu Reino.
·        Quando Cristo veio, Ele veio em mansidão, não em majestade.
·        Sua aparência é muito (comum), assentado sobre um jumento, criado não para a pompa, mas para o serviço, não para guerra, mas para fardos.

·        V. 7 vestes – eles não tinham nenhuma sela para o jumento, mas os discípulos arremessavam algumas de suas roupas sobre este (jumento).

·        V.8 estendiam (...) vestes – Assim como eles costumavam fazer na festa dos Tabernáculos como símbolo de liberdade, vitória e alegria.

·        V.9- Hosana nas alturas- Hosana significa “Salva-nos, nós te suplicamos”, referindo-se ao Salmo 118.25,26, onde o Messias é profetizado como a “Pedra de Esquina Angular”, e todos os Seus leais súditos são trazidos, em triunfo com Ele.
·        Nós todos devemos dizer, “Bendito o que vem, para adorá-lo e estar contente com Ele”.
·        Que Ele tenha um nome acima de todo nome, um trono acima de todo trono.
·        Que o adoremos da melhor maneira possível por meio da Sua igreja enquanto ascendemos ao céu, e aos mais altos céus.

·        V.10 – cidade se alvoraçou – Todo mundo percebeu Sua presença.
·        Alguns se alvoroçaram para admirar a novidade; outros com risos pela (vulgaridade) da coisa.
·        Alguns foram movidos pela alegria.
·        Outros da turma dos fariseus foram movidos pela inveja e pela indignação.
·        Quem é este? – Eles eram ignorantes em relação a Cristo.
·        Embora Ele fosse à glória do Seu povo, Israel não o conheceu.
·        Embora Jesus se distinguisse pelos milagres que realizava.
·        Ele os realizou entre eles, os filhos de Jerusalém não o conheceram.
·        O Santíssimo desconhecido na cidade santa.


·        V.11 - Profeta de Nazaré-Antes disso, Ele foi reconhecido como profeta, ensinando e realizando milagres.
·        Agora eles o recebem como Rei.

 Pr.Carlos Borges (CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário