terça-feira, 15 de outubro de 2019

OS DOZE E A SUA MISSÃO


OS DOZE E A SUA MISSÃO
Jesus enviou os doze com estas instruções:
Mateus 10.5-11
 5 "Não vão aos que não são judeus, nem entre em nenhuma cidade dos samaritanos,
6 mas vão ao povo de Israel, as ovelhas perdidas de Deus.
7 E enquanto vocês estão indo, preguem, dizendo: ‘O reino dos céus está próximo’.
8 Curem os enfermos, ressuscitem os mortos, curem as pessoas com lepra e expulsem os demônios. Assim como receberam de graça, deem também de graça!
9 Não levem nem ouro, nem prata, nem cobre em seus cintos;
10 não levem nenhum saco de viagem, nem uma roupa extra, nem sandálias, nem bengala, pois o trabalhador é digno do seu sustento.
11 E em qualquer cidade ou vila que entrarem, procurem alguém disposto a receber vocês e fiquem na casa dele até irem embora daquele lugar.

V.10.5,6-Porque Jesus não enviou seus discípulos primeiro aos gentios ou aos samaritanos? Gentios era o nome dado a qualquer pessoa que não fosse judia, e os samaritanos pertenciam a um povo que resultara de casamento misto entre judeus e gentios, após o exilio babilônico (ver 2 Rs. 17.24).
Jesus pediu a seus discípulos que procurassem apenas os judeus, porque Ele deveria se manifestar-se primeiro a eles (Rm. 1.16), pois Deus os havia escolhido para que falassem a seu respeito ao mundo. Assim, depois de pregado o evangelho aos judeus, os apóstolos e os outros discípulos de Jesus pregariam as boas novas da ressurreição de Cristo a todos os povos controlados pelo Império Romano e, em pouco tempo, os gentios começaram a formar a igreja cristã.
Os textos bíblicos nos ensinam que a mensagem de Deus sobre salvação é dirigida a todas as pessoas, sem distinção de etnia, nacionalidade, sexo e classe social (Gn). 12.3; Is 25.6; Ml1. 11; At. 10.34,35; Rm. 3.29,30; Gl. 3.28.

V.10.7- Os judeus esperavam um Messias para governar um reino humano. Esperavam por um reinado político e militar que libertasse da dominação romana e trouxesse de volta os dias de glória da época de Davi e Salomão. Mas Jesus falava sobre um Reino Espiritual.
As Boas Novas de hoje são que esse Reino está ainda mais próximo. Jesus Cristo, o Messias, já inaugurou seu Reino na terra, estabelecendo domínio sobre o coração de cada um de seus seguidores. Um dia este Reino estará completamente estabelecido, então, o mal será destruído e todas as pessoas viverão em paz uma com as outras.

V. 10.8 – Jesus estabeleceu uma diretriz para guiar seus discípulos quando fossem pregar as Boas Novas: “de graça recebeste, de graça dai”. Por Deus ter nos coberto de bênçãos, devemos conceder generosamente uma parte de nosso tempo, de nosso amor e de nossas posses aos semelhantes.

V.10.10- Jesus disse que é necessário cuidar daqueles que evangelizam. Os discípulos podiam esperar receber alimentos e abrigo pelos serviços espiritual que prestavam.
Quem são os ministros que o assistem? Tenha a certeza de estar cuidando dos pastores, missionários e mestres que servem a Deus abençoando a sua vida (Ver 1 Co. 9.9,10; 1 Tm. 5.17).
O relato em Marcos 6.8, sobre recomendação de Jesus para levar apenas um bordão, parece contradizer o texto neste versículo e em Lucas 9.3, em que, Jesus afirma que os discípulos não deveriam levar bordão, bolsa nem sandálias extras, ou seja, não levariam nada além do que tinham. O principio era que deveriam sair prontos para cumprir o dever, viajar sem estarem sobrecarregados pelo excesso de peso ou cuidado com os bens materiais.

Pr. Carlos Borges (CABB)    
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário