terça-feira, 1 de outubro de 2019

O PAPEL DO HOMEM E MULHER, JOVEM E IDOSO.



                                                          Tt.2.1-6

Introdução: A família é uma das unidades básicas da sociedade, que mantém a sobrevivência das pessoas. No seio da família, as pessoas cultivam cooperação, solidariedade e união. Porém, na realidade cotidiana da família, muitas mulheres sofrem incompreensão, submissão e violência verbal e física. Na maioria das vezes, as mulheres são sobrecarregadas de obrigações e sofrem de preconceitos, principalmente no domicílio familiar.

I  CLASSES DE PESSOAS
1- Pessoas Idosas (Tt.2.1-3)
·        A velhice chega para todos, ou pelo menos para aqueles que pela graça e bondade do Senhor ultrapassam os 70 ou 80 anos.
·         Para alguns, muito tempo, para outros pouco tempo, a depender da qualidade de vida.
·        Muito tempo para quem passa por sofrimentos, tribulações e enfermidades.
·        Pouco tempo para aqueles que sempre se consideraram jovens.
·         Entendendo que fomos feitos para a eternidade, o que são 80 ou 90 anos?
·        Pouco tempo. “Uma jornada que logo termina; uma jornada contada rapidamente; um dia cujas horas passam apressadamente”.
·        “Como um vapor que sobe e então desaparece; como uma chama que queima por um breve momento e então retorna à sua origem e some”.

2-Juventude e Tito (Tt. 2.4-8)
·        O fato de haver pessoas  de todas as idades  na igreja a fortalece, mas  isto também traz em seu bojo o potencial de gerar problemas.
·        Paulo aconselhou  a Tito  sobre como ajudar vários grupos de pessoas.
·        As pessoas mais velhas deveriam ensinar as mais jovens (novas) por meio  de suas palavras  e exemplo.
·        É assim que os valores são passados de geração para geração.
·        Nossa igreja desempenha essa função básica?
·        Paulo exortou Tito  a ser um exemplo para aqueles que estivessem a sua volta.
·        Tito deveria dar o exemplo  para que estes pudessem  ver as suas  boas obras e imitá-los.
·        A vida de Paulo  daria um impacto maior  às suas palavras.
·        Se queremos que alguém  aja de determinado modo, certifiquemo-nos  que nós estamos vivendo desse modo.

3- Escravos (Tt.2.9,10)
·        Todos os seres humanos nascem como escravos e inimigos: escravos do pecado, servos do mundo e inimigos de Deus.
·         Sendo servos de um senhor tão horrível, vivíamos em temor e terror, praticávamos toda sorte de injustiças e éramos dignos de morte.
·        Mesmo, às vezes, refletindo sobre nossas atitudes e percebendo quão cruéis eram, ainda assim, em pouco tempo, esquecíamo-nos de tudo isso e voltávamos a praticar as mesmas coisas.
·        Não podíamos praticar o bem, mesmo se desejássemos fazê-lo, pois como escravos, estávamos continuamente debaixo do jugo dessa servidão.  
·        Foi nessa condição terrível que o Senhor Jesus nos viu e, pelo seu muito amor, fez-se homem para retirar o jugo do pecado de sobre nós!
·         Livrou-nos do espírito de escravidão e nos concedeu o Espírito de Adoção, o Espírito Santo da Promessa, para sermos fortalecidos e ensinados em toda justiça, piedade e verdade.
·        Quebrou as cadeias e correntes que nos prendiam nas trevas, desfazendo todas estas coisas pelo seu sangue, chamando-nos para sermos novas criaturas.
·        Reflitamos por um instante no benefício que nos foi concedido por Jesus Cristo.


II GRAÇA SALVADORA
1- Abnegação e Piedade (Tt.2.11,12)
·        As instruções deste capítulo estão endereçadas a Tito diretamente nos versículos 7, 8, 15; mas, por intermédio de Tito, Paulo estava instruindo toda a igreja de Creta.
·        Seu tema central é a SÃ DOUTRINA aplicada, resultando em boas obras.
·        Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens.
·        Ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas (Tito 2:11,12 NVI).
·        Paulo diz a Tito, que o motivo para tais atitude é a manifestação da graça de Deus que deseja salvar a todos.
·        Além disso, a graça de Deus nos conduz a RENÚNCIA DO PECADO.
·        Isso se dá, pelo fato de que o remido aguarda ansiosamente a manifestação de Jesus.
·         Paulo dá então, um destaque ao maravilhoso sacrifício de Jesus na Cruz, ele nos comprou com seu sangue para sermos dedicados a boas obras.
·        É sobre isso que Tito deve falar.


2- Bendita Esperança ( Tt. 2.13)
·        Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens.
·        Ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente,  enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo.
·        Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras. (Tito 2:11-14). 
·        Se alguém pergunta por que Jesus morreu, uma grande porcentagem dos membros da Igreja geralmente diria que Ele morreu para nos salvar dos nossos pecados.
·         É verdade que “Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras” (1 Coríntios 15:3), mas esta não é a completa resposta.
·        Muitos cristãos pensam da morte de Cristo só em termos do que significa para eles, e não o que significou para Jesus. 

3- Viver em santidade (Tt.2.14)
·        O versículo 14 nos diz que Cristo morreu por nós para nos remir da iniquidade.
·        E não somente para nos impedir de ir para o inferno, mas “para purificar para si um povo seu próprio, ansioso para fazer o que é bom.”
·        Ele quer pessoas que vão fazer Dele o Senhor de suas vidas que estão ansiosos para fazer o bem e ser santo.
·         A morte de Cristo não foi apenas para nos salvar, mas também para purificar para si um povo todo Seu, zeloso de boas obras.  
·        “Cristo amou a igreja e entregou-se por ela, … para apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável” (Efésios 5:25, 27).
·         Foi a obra de Cristo na cruz, quando Ele deu a si mesmo para a igreja, que a fez limpa, purificada, e gloriosa, sem mancha nem ruga, e separada para Ele. 


III VERDADES URGENTES
1-Para serem ditas (Tt.2.15a)
·        Fala disto, e exorta e repreende com toda a autoridade.
·         Ninguém te despreze.
·        Nem sempre o ministro pode ser totalmente brando, pois não pode ser conivente com o erro.
·         Se alguém quiser permanecer no pecado e desprezar o ensino do pregador, este precisará repreendê-lo.
·         Se estivermos na posição de ouvir a repreensão de um servo de Deus, que não o rejeitemos.
·         Porque Deus consolou a Samuel da seguinte forma: não te têm rejeitado a ti, antes a Mim me têm rejeitado (1Sm 8:7).
·         Da mesma forma, se o pregador foi enviado por Deus, rejeitar a sua pregação é rejeitar Aquele que o enviou (Lc 10:16).
·        Há muito tem havido um movimento contrário ao estímulo dos estudos sistemáticos da Palavra de Deus infiltrando-se na Igreja de Cristo, sobretudo naquelas que creem na continuidade e totalidade dos dons espirituais e ministeriais.
·        Estimular a busca pelo conhecimento adequado e real das Escrituras tende a incomodar alguns e desmotivar outros.
·        E é fato que ministrações sobre prosperidade, cura, fé e outros temas semelhantes tendem a ser recebidos de forma mais entusiasmada.

2- Para serem exortadas (Tt.2.15b)
·        Não quero, com isso, apontar que esse ou aquele tema é mais importante.
·        Tudo que é ensinado nas Escrituras é de suma importância para nosso aprendizado enquanto filhos do Deus Altíssimo, caso contrário, não estariam lá para nós.
·        Todavia, é necessário sempre trazermos a memória que o estudo das Escrituras é um tema tão urgente quanto esses.
·        Afinal, como poderíamos tratar de qualquer um deles sem o estudo adequado daquilo que ensina a Palavra?
·        Alguns Exemplos de exortação: “Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido” (Josué 1.8 – AA)
·        “Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra” (II Timóteo 3.16-17 – AA).


 3- Para serem Respeitadas (Tt.2.15c)
·        Paulo completou as instruções para os grupos específicos dentro da igreja exortando Tito, pela segunda vez, acerca de suas responsabilidades.
·        Ele deveria ensinar, exortar e repreender com toda autoridade.
·        Tito tinha significativa autoridade porque ele era o representante de Paulo.
·       Tt 2:15 Dize estas coisas; exorta e repreende também com toda a autoridade. Ninguém te despreze.
·       A graça de Deus se manifestou salvadora e isso para todos os homens!
·       É ela também que nos educa em dois sentidos.
·       Primeiro, para renegarmos a impiedade e as paixões humanas.
·        Segundo, para vivermos sensata, justa e piedosamente neste século.
·       Mas como? A resposta está no próprio versículo: aguardando!
·       O que devemos aguardar?
·       A bendita esperança e a manifestação da glória do nosso Grande Deus e Salvador Cristo Jesus.
Pr. Carlos Borges (CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário