sexta-feira, 11 de outubro de 2019

SERVINDO COM RESPEITO E BOAS OBRAS



Tt. 3.1-5
Introdução: Em Tito 3, Paulo adverte Tito sobre o comportamento dos cristãos na sociedade de uma maneira geral. Assim como em Tito 2 devia ensiná-los sobre como proceder no trabalho, nos relacionamentos e que deviam fugir dos pecados da língua. Estes cristãos deviam ser influenciados pelo Espírito Santo, isto porque já haviam sido lavados pelo poderoso sangue de Jesus.

I DEVERES SOCIAIS
1- Respeito às Autoridades (Tt. 3.1ª).
·        Admoesta-os. -Paulo já instruíra os cretenses quanto à submissão e obediência às autoridades em suas comunidades.
·        Tito deveria lembrar-lhes que era seu dever serem bons cidadãos, uma virtude que os cretenses sabidamente não tinham (Tt 1.12).
·         A expressão principados e potestades costuma referir-se ao domínio dos anjos, tanto os bons (Ef 3.10) quanto os maus (Ef 6.12).
·        Aqui, ela faz referência aos líderes e às instituições civis.
·        A desobediência permeava o estilo de vida cretense, tanto na igreja (v.10) como no governo.
·        Tito deveria aconselhá-los a manter boas relações com as autoridades civis e a viver em paz com seu próximo.
·         Viver assim refletiria positivamente na fé cristã e, dessa forma, glorificaria Deus.

2-Pontualidade nas boas Obras (Tt. 3.1b).
·        Paulo dá outro motivo para praticar boas obras explicando como funciona a vida cristã.
·         Os cristãos deviam tratar os outros da mesma forma como, em Sua graça, Deus os tratara quando se envolviam nas atividades ímpias assinaladas neste versículo (Rm 5.8).
·        Não pelas obras de justiça. - Como Paulo andara exortando Tito a enfatizar as boas obras no seu ministério junto aos cretenses, ele quer deixar claro que tais obras não têm valor para salvar o homem.
·         É somente pela misericórdia divina que somos libertos da pena de nosso pecado.
·         A expressão lavagem da regeneração se refere à obra do Espírito Santo, que, em um momento, renova a pessoa por meio da limpeza da regeneração (o novo nascimento).
·        Essa nova natureza é a base para uma vida cristã e a realização das boas obras.
·        Renovação do Espírito Santo.
·        O processo contínuo da vida cristã existe graças ao Espírito Santo, resultando no crescimento de caráter e nas boas obras.

3-Cortesia para com todos (Tt. 3.2).
·        Para que não sejam infrutuosos. - Um tema recorrente em todo o Novo Testamento é que os cristãos precisam viver à altura de sua sagrada missão.
·         Eles devem permanecer em santidade (Hb 10.14,23-26).
·        A justificação é um dom exclusivo de Deus, mas seremos recompensados segundo o que tivermos feito nesta terra (Ap 22.12).
·         Será uma tragédia para certas pessoas a vergonha que sentirão na volta de Cristo (1 Jo 2.28).
·         É muito melhor sobejar nas boas obras que o Espírito Santo nos capacitou a praticar (Fp 4.17).
·        Os que nos amam refere-se aos amigos cristãos de Paulo em Creta.


II PECADO E SALVAÇÃO
1- Passado de Trevas (Tt. 3.3).
·        O apóstolo Paulo nos lembra de nossa conduta passada.
·        “Éramos néscios, desobedientes, desgarrados, escravos de toda sorte de paixões e prazeres, vivendo em malícia e inveja, odiosa e odiando-nos uns aos outros” (3:3).
·        A bondade e o amor de Deus foram manifestados quando salvou os homens pecadores como Paulo e aqueles com os quais Tito trabalhava.
·         Contudo, esta divina misericórdia tem consequências.
·         Deus não salvou os homens para que eles continuassem na sua conduta pecaminosa.
·        Tito é mandado lembrar seus irmãos de que o comportamento deles como cristãos precisa ser muito diferente do passado (3:1-2).
·        Observe que a conduta ordenada nestes versículos é diretamente oposta à que é descrita no versículo 3.
·        Ao invés de odiar aos outros ou agir com maldade, os cristãos têm que ser pacíficos e gentis com as pessoas, evitando falar mal delas.


2-Benignidade Manifestada (Tt. 3.4-5).
·        Tudo isso, no entanto, mudou quando se manifestou a benignidade de Deus, nosso Salvador. De acordo com o vs. 3, a principal preocupação de Paulo aqui era mais com a experiência da graça de Deus pelo pecador do que com a primeira vinda de Cristo (2Tm 1.10).
·        Ao mesmo tempo, a linguagem de Paulo chama a atenção para o fato de que a experiência do pecador com a graça de Deus envolve participação com a nova vida e nova criação que Cristo inaugurou na sua primeira vinda (veja 2Co 5.17).
·        A salvação é pela graça e não por obras (vs. 6; Ef 2.8-9; 2Tm 1.9).
·         Ele nos salvou. Veja 2Tm 1.9.
·        Ele nos lavou - limpeza espiritual, da qual o batismo é sinal e selo (1Co 6.11; Ef 5.26).
·         Ele nos regenerou e nos renovou. Ambas as palavras caracterizam "limpeza".
·        "Regeneração" é a nova vida que se inicia quando a pessoa começa a ter fé em Cristo (Jo 3.3,5; 1Pe 1.3,23).

3- Herdeiros com Cristo (Tt. 3.7).
·        Paulo ressalte a necessidade dos cristãos estarem prontos para fazerem boas obras (veja 1:16; 2:7, 14; 3:1, 8,14).
·        Paulo não quer que ninguém pense que sua salvação resultou de suas obras de justiça (3:5). Somos justificados pela graça através da lavagem espiritual cumprida no batismo (3:5; 1 Pedro 3:21; Efésios 1:7; Atos 22:16; Apocalipse 1:5; Romanos 6:3-4).
·        Não merecemos a herança que nos é dada, a vida eterna (3:7).
·        Enquanto os cristãos precisam buscar boas obras, precisam evitar discussões tolas e contendas que não edificam.
·         Precisam também ser cuidadosos com os irmãos facciosos.
·        Estes indivíduos devem ser admoestados uma e duas vezes e, se não se arrependerem, os irmãos devem evitá-los (3:9-11).


III RECOMENDAÇÕES FINAIS
1- Solícitos para o Bem (Tt. 3.8).
·        O apóstolo Paulo encerra sua breve e rica carta ao jovem discípulo-pastor orientando-o nos procedimentos ministeriais adequados na liderança das igrejas na ilha de Creta.
·         Reforça alguns conselhos e alerta Tito a fazer uso inteligente do tempo e das palavras tanto na proclamação da sã doutrina como na disciplina cristã.
·        Atitude ser adotada com os insubmissos e divisionistas que insistiam em ser ouvidos na igreja.
·        Os fiéis que se ocupam na prática das boas obras oferecem as respostas mais eficazes àqueles que pela negligência tumultuam o ambiente de paz a existir na igreja de Cristo.  .
·        No final de sua carta a Tito, o apóstolo Paulo relembra-o de que deve reafirmar as verdades fundamentais do Evangelho.
·        Deus em Cristo manifestou o Seu amor em graça e misericórdia na salvação daqueles que pela fé Nele creem como Senhor e Salvador. Efésios 2. 8 – 10.
·        Na salvação o que conta é o que Deus fez em Cristo por nós e em nós e não o que poderíamos fazer para alcançá-la ou merecê-la.
·         Ela não é conquista, é presente divino. João 3. 16; Romanos 5. 8.


2- Evitar debates vazios e hereges (Tt. 3.9-11).
·        Nossos dias são poucos, e são muito melhor gastos em fazer o bem, do que em disputas sobre assuntos que são, na melhor das hipóteses, de menor importância.
·        Os velhos escolásticos fizeram um mundo de discórdias pela sua incessante discussão de assuntos de nenhuma importância prática, e as nossas Igrejas sofrem muito com guerras mesquinhas sobre pontos obscuros e questões sem importância.
·        Depois de tudo o que foi dito que poderia ser dito, nenhuma das partes é a mais sábia, e, portanto, a discussão não mais promove conhecimento do que o amor, e é insensatez semear em um campo tão estéril.
·        Questões sobre pontos onde a Escritura é silenciosa; sobre mistérios que pertencem somente a Deus.
·        Sobre profecias de interpretação duvidosa, e sobre meros modos de observar cerimoniais humanos, são questões tolas, e os homens sábios as evitam.
·        Nosso negócio não é nem perguntar nem responder a questões tolas.
·        É evitá-las completamente, e se observarmos o preceito do apóstolo em ter o cuidado de manter as boas obras (Tito 3.8).
·        Vamos nos encontrar bastante ocupados com algo lucrativo para nos acharmos muito interessados com contendas inúteis, contenciosas e desnecessárias.

3- bons amigos e boas Obras (Tt. 3.12-15).
·        Havia dois missionários que precisavam do apoio de Tito: Zenas (diminutivo de Zenodoro) e Apolo.
·         Zenas é chamado de “doutor da lei”.
·         O termo grego é nomikos e era empregado para juristas e, provavelmente, era ele uma autoridade no direito romano.
·        Apolo já é conhecido desde o livro de Atos, como excelente orador.
·        Isto mostra que Tito tinha capacidade mobilizar uma rede de apoio aos missionários.
·         Talvez a autoridade moral e espiritual de Paulo sobre as igrejas desse ao apóstolo uma margem de manobra muito grande, em decisões (embora ele sempre respeite as igrejas locais), e ele atribui esta responsabilidade a Tito.
·        Mas Paulo insiste nas boas obras que os crentes devem ter (v. 14).
·        Parece que é no contexto de suprir os missionários, que, dedicando-se ao estudo e à pregação, não poderiam prover seu sustento de outra fonte.
·        O final é a costumeira bênção, desejando a graça sobre todos.

            Pr. Carlos Borges (CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário