quinta-feira, 2 de junho de 2022

JUDEUS E GENTIOS UNIDOS EM CRISTO

 


Ef.2.1-22

Introdução: Em Efésios 2, Paulo mostra como estávamos mortos em nossos erros e pecados. Anteriormente, além de vivermos na prática do pecado nós tínhamos prazer neles. Agora, em Cristo é tudo novo.

Fomos salvos única e exclusivamente pela graça de Deus. Portanto, nada que façamos será capaz de promover alguma compensação diante dele. De qualquer forma, o Senhor nos justificou, para que como seu povo sejamos cheios de boas obras.

 

I MORTOS NO PECADO

1-O pecado mata espiritualmente (Ef. 2.1)

1.      A expressão “mortos em ofensas e pecados” significa espiritualmente mortos e perdidos.

2.      A morte de Jesus na cruz promoveu a redenção e a reconciliação da humanidade com Deus.

3.       O seu sangue abriu o acesso a Deus Pai.

4.      Destruiu as barreiras raciais, étnicas, culturais e psicológicas.

5.      De agora em diante, não somos apenas servos de Deus, mas filhos.

6.      Somos família de Deus.

7.       Anteriormente, não éramos nem povo.

8.       Mas o sangue de Jesus Cristo promoveu reconciliação completa.

  

2-Satanás  e a vida pecaminosa(Ef.2.2)

1.      Noutro tempo, andastes. O verbo “andar” normalmente é usado na Bíblia para descrever o progresso normal e firme de um cristão com Deus (SI. 1.1).

2.       Aqui, Paulo se refere à antiga caminhada do cristão.

3.      Seja um caminho de negligencia moral ou a viela escura do mal, os cristãos não devem mais andar nos maus caminhos do passado (Ef. 4.17).

4.      Eles são salvos para que possam ter um estilo de vida pautado nas boas obras (v. 10).

5.       Devem andar de maneira digna de sua vocação (Ef. 4.1), o que significa andar em amor (Ef. 5.2), na luz (Ef. 5.8) e em sabedoria (Ef. 5.15).

6.      Paulo enfatiza para os efésios que antes eles andavam segundo os caminhos do mundo e seguiam o príncipe das potestades do ar, ou seja, Satanás.

7.      A expressão “filhos da” é um hebraísmo, uma forma de dizer que as pessoas [os filhos] têm como característica e caráter os mesmos traços de outrem [o pai].

8.      Portanto, os filhos da desobediência são pessoas que desobedecem a Deus, sejam cristãos ou não (Mt. 16.23; Lc. 22.31,32; At. 5.3).

  

3-O Pecado nos faz filho da  ira (Ef.3)

1.      Vontade, em vontade da carne, significa desejos fortes.

2.       Mesmo com o modificador da nossa carne, essa palavra é mais do que uma referência a desejos humanos.

3.       Refere-se também a algo mais profundo, a concupiscência da carne (ambição por bens materiais, o desejo veemente por fama, poder e riquezas (Gl. 5.19-21).)

4.      O homem (ou mulher ) não convertido, por natureza, é filho da ira, e pela obras que eles praticam, são característica de filhos desobedientes.

5.      A pessoa incrédula ( sem fé) não salva, já está  condenada (Jo.3.18).

6.      Quando Paulo fala da ira de Deus, ele está se referindo  ao contraste que há entre uma vida pecaminosa e a santidade de Deus.

7.      Parte da humanidade está desconectada de Cristo, e são filhos da ira, e a repercussão desse estado tem efeitos na vida presente e na futura, se não houver uma mudança de posição.

 

II SALVO PELA GRAÇA

1- O grande amor de Deus (Ef.2.4) 

1.      Em virtude do pecado de Adão, toda a humanidade está espiritualmente morta.

2.       Somente Deus pode dar-nos a nova vida e salvar-nos dessa terrível situação.

3.      Por Sua imensa misericórdia, o Senhor entregou Seu Filho por nós quando ainda éramos Seus inimigos.

4.       Ele nos amou muito antes de nós o amarmos (1 Jo. 4.9,10).

5.       Ele nos vivificou e salvou, a fim de que nos assentemos nos lugares celestiais em Cristo.

6.       Nos séculos vindouros.

7.      Deus deseja demonstrar sua benignidade por intermédio de Cristo Jesus, Seu Filho.

8.      Isso não tem nada a ver com nosso próprio mérito; o Senhor estende a mão para nos salvar porque Ele é misericordioso e bondoso.

  

2-Salvos pela Graça (Ef.2.8)

1.      Os cristãos foram salvos pela graça.

2.       A graça de Deus e a fonte de salvação; a fé é o meio para obtê-la, não a causa.

3.       As salvações não provem dos esforços das pessoas; ela é fruto da benignidade de Deus.

4.      Todo pecador convertido é um pecador salvo – Eles são livres do pecado  e da ira de Deus.

5.      Eles são levados a um estado de salvação e têm o direito, pela graça, à felicidade eterna.

6.      A graça  que os salva é a gratuita e  merecida bondade e o favor de Deus.

7.      Ele os salva pela fé em Jesus Cristo.

  

3- Não por obras, mas para boas obras (Ef. 2.10)

1.      “Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons” - Mt 7:18.

2.      Os fariseus faziam boas obras perante os olhos de seus semelhantes, entretanto, por rejeitarem a Cristo, continuavam sob o pecado de Adão.

3.      E tudo o que produziam era segundo a natureza pecaminosa que possuíam.

4.      Jesus ilustra a condição dos fariseus através da relação fruto – árvore.

5.      É pertinente à natureza das árvores boas produzirem frutos bons, e as árvores más produzirem frutos maus.

6.      Aquele que tem comunhão com Deus anda na luz; quem não tem comunhão, anda em trevas.

7.      Este princípio é semelhante ao da árvore.

8.      A árvore boa só produz bons frutos e a árvore má só produz frutos segundo a sua espécie: maus.

9.      Para ter comunhão com os irmãos, primeiramente é necessário ter comunhão com Deus ( 1Jo 1:6 -7).

 

 

III UNIDOS  POR JESUS

1-A condições dos gentios (Ef.2.12)

1.      Os cristãos gentios não deveriam esquecer que ‘noutro tempo’ eles eram gentios na carne, ou seja, noutro tempo eles não pertenciam a Deus.

2.       Ser gentio na carne refere-se à descendência, a origem do indivíduo quando separado da comunidade de Israel.

3.      Deus estabeleceu uma distinção entre gentio e judeu quando escolheu Abraão e lhe fez promessa.

4.      Esta distinção tinha a finalidade de preservar a linhagem que introduziria Cristo ao mundo.

5.      Porém os judeus não entenderam este contexto e se achavam melhores que os outros povos simplesmente por terem o rito da circuncisão.

6.       Tinham na circuncisão um elemento de salvação, visto que, através dela, avocavam a filiação de Abraão com direito a promessa.

7.      Por isso os judeus nomeavam os gentios de incircuncisos. os judeus nomeavam os gentios de ‘incircuncisão’ e se auto intitulavam de ‘circuncisão’.

 

 

2-Salvação dos Gentios (Ef.2.13)

1.      Paulo aponta cinco situações diferentes em que se encontravam os gentios: Sem Cristo; b) separados da comunidade de Israel; c) Estranhos às alianças da promessa; d) Não tendo esperança, e; e sem Deus no mundo.

2.      Porém, no tempo presente, o agora, os cristãos estavam em Cristo.

3.      O estar em Cristo remete a nova natureza, visto que aqueles que estão em Cristo, são novas criaturas

4.       “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” ( 2Co 5:17 ).

5.    O sangue de Cristo aboliu o pecado que fazia a separação entre Deus e os homens, e a lei,     que fazia separação entre judeus e gentios.

6.      É o mesmo que matar na cruz as inimizades.

7.      A cruz é o elemento reconciliador dos homens com Deus.

8.      Por quê?

9.      Porque por meio dela o homem morre para o mundo e é criado um novo homem que vive para Deus.

  

3-Judeus e gentios unidos na Igreja (Ef.2.16,17)

1.      Desta maneira os gentios se achegaram a Deus.

2.      Reconciliar ambos, judeus e gentios, com Deus.

3.      Quando Paulo aponta as inimizades, ele tem em mente a inimizade entre Deus e os homens pecadores, e a inimizade que existia entre judeus e gentios, visto que o véu do templo rasgou-se de alto a baixo.

4.      Paulo demonstra que Jesus não fez acepção de pessoas ao anunciar o evangelho da paz.

5.      Ele anunciou aos gentios e aos judeus a paz que excede todo entendimento.

6.      A cruz de Cristo produziu dois tipos de efeitos: Vertical e Horizontal.

7.      No efeito vertical- O homem é reconciliado com Deus, através da sacrifício de Jesus.

8.      No efeito horizontal – O homem deve se reconciliar com seu irmão, assim cmo Jesus nos reconciliou com Deus.

9.      I Jo. 1.7 –Mas, se andarmos na luz , como Ele na luz esta, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, Seu Filho, nos purifica de todo pecado

 

 

 Pr. Capl.Carlos Borges (CABB) 

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