Ef.2.1-22
Introdução: Em Efésios 2, Paulo mostra como
estávamos mortos em nossos erros e pecados. Anteriormente, além de vivermos na
prática do pecado nós tínhamos prazer neles. Agora, em Cristo é tudo novo.
Fomos salvos única e exclusivamente pela graça de Deus.
Portanto, nada que façamos será capaz de promover alguma compensação diante
dele. De qualquer forma, o Senhor nos justificou, para que como seu povo
sejamos cheios de boas obras.
I MORTOS NO PECADO
1-O pecado mata espiritualmente (Ef. 2.1)
1. A expressão “mortos
em ofensas e pecados” significa espiritualmente mortos e perdidos.
2. A morte de Jesus na cruz promoveu a redenção e a
reconciliação da humanidade com Deus.
3. O seu sangue abriu o acesso
a Deus Pai.
4. Destruiu as barreiras raciais,
étnicas, culturais e psicológicas.
5. De agora em diante, não somos apenas servos de Deus, mas filhos.
6. Somos família de Deus.
7. Anteriormente, não éramos
nem povo.
8. Mas o sangue de Jesus
Cristo promoveu reconciliação completa.
2-Satanás e a vida pecaminosa(Ef.2.2)
1. Noutro tempo, andastes. O verbo “andar”
normalmente é usado na Bíblia para descrever o progresso normal e firme de um
cristão com Deus (SI. 1.1).
2. Aqui, Paulo se refere à antiga caminhada do
cristão.
3. Seja um caminho de
negligencia moral ou a viela escura do mal, os cristãos não
devem mais andar nos maus caminhos do
passado (Ef. 4.17).
4. Eles são salvos para que
possam ter um estilo de vida pautado nas boas
obras (v. 10).
5. Devem andar de maneira digna de sua vocação
(Ef. 4.1), o que significa andar em amor (Ef. 5.2), na luz (Ef. 5.8) e em
sabedoria (Ef. 5.15).
6. Paulo enfatiza para os
efésios que antes eles andavam segundo os caminhos do mundo e seguiam o
príncipe das potestades do ar, ou seja,
Satanás.
7. A expressão “filhos da” é
um hebraísmo, uma forma de dizer que as pessoas [os filhos] têm como
característica e caráter os mesmos traços de outrem [o pai].
8. Portanto, os filhos da
desobediência são pessoas que desobedecem a Deus, sejam cristãos ou não (Mt.
16.23; Lc. 22.31,32; At. 5.3).
3-O Pecado nos
faz filho da ira (Ef.3)
1. Vontade, em vontade da
carne, significa desejos fortes.
2. Mesmo com o modificador da nossa carne, essa
palavra é mais do que uma referência a desejos humanos.
3. Refere-se também a algo mais profundo, a concupiscência da carne (ambição por
bens materiais, o desejo veemente por fama, poder e riquezas (Gl. 5.19-21).)
4. O homem (ou mulher ) não
convertido, por natureza, é filho da ira, e pela obras que eles praticam, são
característica de filhos desobedientes.
5. A pessoa incrédula ( sem
fé) não salva, já está condenada
(Jo.3.18).
6. Quando Paulo fala da ira de
Deus, ele está se referindo ao contraste
que há entre uma vida pecaminosa e a santidade de Deus.
7. Parte da humanidade está
desconectada de Cristo, e são filhos da ira, e a repercussão desse estado tem
efeitos na vida presente e na futura, se não houver uma mudança de posição.
II SALVO PELA GRAÇA
1- O grande
amor de Deus (Ef.2.4)
1. Em virtude do pecado de
Adão, toda a humanidade está espiritualmente
morta.
2. Somente Deus pode dar-nos a nova vida e
salvar-nos dessa terrível situação.
3. Por Sua imensa
misericórdia, o Senhor entregou Seu Filho por nós quando ainda éramos Seus
inimigos.
4. Ele nos amou muito antes de nós o amarmos (1
Jo. 4.9,10).
5. Ele nos vivificou e salvou, a fim de que nos
assentemos nos lugares celestiais em Cristo.
6. Nos séculos vindouros.
7. Deus deseja demonstrar sua
benignidade por intermédio de Cristo Jesus, Seu Filho.
8. Isso não tem nada a ver com
nosso próprio mérito; o Senhor estende a mão para nos salvar porque Ele é
misericordioso e bondoso.
2-Salvos pela
Graça (Ef.2.8)
1. Os cristãos foram salvos
pela graça.
2. A graça de Deus e a fonte de salvação; a fé é
o meio para obtê-la, não a causa.
3. As salvações não provem dos esforços das
pessoas; ela é fruto da benignidade de Deus.
4. Todo pecador convertido é
um pecador salvo – Eles são livres do pecado
e da ira de Deus.
5. Eles
são levados a um estado de salvação e têm o direito, pela graça, à felicidade
eterna.
6. A
graça que os salva é a gratuita e merecida bondade e o favor de Deus.
7. Ele
os salva pela fé em Jesus Cristo.
3- Não por obras, mas para boas obras (Ef. 2.10)
1. “Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a
árvore má dar frutos bons” - Mt 7:18.
2. Os
fariseus faziam boas obras perante os olhos de seus semelhantes, entretanto,
por rejeitarem a Cristo, continuavam sob o pecado de Adão.
3. E
tudo o que produziam era segundo a natureza pecaminosa que possuíam.
4. Jesus
ilustra a condição dos fariseus através da relação fruto – árvore.
5. É
pertinente à natureza das árvores boas produzirem frutos bons, e as árvores más
produzirem frutos maus.
6. Aquele que tem comunhão com Deus anda na luz; quem não
tem comunhão, anda em trevas.
7. Este princípio é semelhante ao da árvore.
8. A árvore boa só produz bons frutos e a árvore má só
produz frutos segundo a sua espécie: maus.
9. Para ter comunhão com os irmãos, primeiramente é
necessário ter comunhão com Deus ( 1Jo 1:6 -7).
III
UNIDOS POR JESUS
1-A condições dos gentios (Ef.2.12)
1. Os cristãos gentios não deveriam esquecer que ‘noutro
tempo’ eles eram gentios na carne, ou seja, noutro tempo eles não pertenciam a
Deus.
2. Ser gentio na
carne refere-se à descendência, a origem do indivíduo quando separado da
comunidade de Israel.
3. Deus
estabeleceu uma distinção entre gentio e judeu quando escolheu Abraão e lhe fez
promessa.
4. Esta
distinção tinha a finalidade de preservar a linhagem que introduziria Cristo ao
mundo.
5. Porém
os judeus não entenderam este contexto e se achavam melhores que os outros
povos simplesmente por terem o rito da circuncisão.
6. Tinham na circuncisão um elemento de salvação,
visto que, através dela, avocavam a filiação de Abraão com direito a promessa.
7. Por
isso os judeus nomeavam os gentios de incircuncisos. os judeus nomeavam os
gentios de ‘incircuncisão’ e se auto
intitulavam de ‘circuncisão’.
2-Salvação dos Gentios (Ef.2.13)
1.
Paulo aponta cinco situações diferentes em
que se encontravam os gentios: Sem
Cristo; b) separados da comunidade de Israel; c) Estranhos às alianças da
promessa; d) Não tendo esperança, e; e sem Deus no mundo.
2. Porém, no tempo presente, o agora, os cristãos estavam
em Cristo.
3. O estar em Cristo remete a nova natureza, visto que
aqueles que estão em Cristo, são novas criaturas
4.
“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas
velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” ( 2Co 5:17 ).
5. O sangue de Cristo aboliu o pecado que fazia a
separação entre Deus e os homens, e a lei, que fazia separação entre judeus e gentios.
6. É o mesmo que matar na cruz as inimizades.
7. A cruz é o elemento reconciliador dos homens com Deus.
8. Por quê?
9. Porque por meio dela o homem morre para o mundo e é
criado um novo homem que vive para Deus.
3-Judeus e gentios unidos na Igreja
(Ef.2.16,17)
1. Desta maneira os gentios se achegaram a Deus.
2. Reconciliar ambos, judeus e gentios, com Deus.
3. Quando Paulo aponta as inimizades, ele tem em mente a
inimizade entre Deus e os homens pecadores, e a inimizade que existia entre judeus e gentios, visto que o véu do
templo rasgou-se de alto a baixo.
4. Paulo demonstra que Jesus não fez acepção de pessoas
ao anunciar o evangelho da paz.
5. Ele anunciou aos gentios e aos judeus a paz que excede
todo entendimento.
6. A
cruz de Cristo produziu dois tipos de efeitos: Vertical e Horizontal.
7. No efeito vertical- O homem é
reconciliado com Deus, através da sacrifício de Jesus.
8. No efeito horizontal – O homem deve se
reconciliar com seu irmão, assim cmo Jesus nos reconciliou com Deus.
9.
I Jo. 1.7 –Mas, se andarmos na luz , como
Ele na luz esta, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo,
Seu Filho, nos purifica de todo pecado
Pr. Capl.Carlos
Borges (CABB)
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