terça-feira, 7 de junho de 2022

OS DEVERES SOCIAIS E ESPIRITUAIS DA IGREJA

 

Hb.13.1-25

Introdução: O cristianismo não é teoria, mas prática. A sã doutrina deve permear a vida cristã de qualquer servo do Senhor Jesus. Uma vida só poder ser  transformada se seguir as orientações do Espirito Santo que são confirmadas pela Bíblia. Por isso que é aconselhável que cada servo (crente) tenha grande intimidade com o Espírito Santo e seja um leitor assíduo da Bíblia. Não podemos basear nossa vida cristã em cima de “slogan” musical ou fraseado. Faço uma analogia: A doutrina está para o crente fiel, como o trilho para o trem, o trem não anda fora dos trilhos, se o trem sair dos trilhos, descarrilha e provoca acidentes com morte ou danos materiais. O crente fora da doutrina, sofre um descarrilamento espirituais, com prejuízos materiais(perda da benção) e morte espiritual( perda da salvação).

  I  DEVERES SOCIAIS DA IGREJA

1-O Amor fraternal (Hb.13.1)

1.      O que é o amor fraternal? Amor relativo a irmão, próprio de irmão, afetuoso, cordial.

2.      O verdadeiro amor  aos outros produz  ações tangíveis; (1) hospitalidade aos irmãos; (2) empatia por aqueles  que estão em prisões  e por aqueles que foram maltratados; (3) respeito pelos seus votos de casamento; (4) contentamento com aquilo que você tem.

3.      Certifique se de seu amor seja suficiente profundo, a ponto de afetar  sua hospitalidade , empatia, fidelidade e contentamento.

4.      Em Hebreus 13, o autor começa falando sobre a importância da hospitalidade.

5.      Devemos cultivar a prática de receber bem e com prazer aos nossos irmãos na fé, em casa. Isso fortalece a comunhão e o amor.

6.       O Senhor permanecerá nos ajudando em todas as nossas lutas, seu amor e cuidado permanecerão nos fortalecendo.

7.      É nosso dever cuidar, respeitar e amar os líderes do povo de Deus que são fiéis na pregação do Evangelho.

8.       Não me refiro aos lobos ou mercenários, mas aos homens e mulheres de Deus que são fieis e dedicados ao ministério.

 

2- Hospitalidade e encarcerados  (Hb.13.2-3)

1.      Gênesis 18:2 – Abraão ergueu os olhos e viu três homens em pé, a pouca distância. Quando os viu, saiu da entrada de sua tenda, correu ao encontro deles e curvou-se até ao chão.

2.      Gênesis 19:1 – Os dois anjos chegaram a Sodoma ao anoitecer, e Ló estava sentado à porta da cidade. Quando os avistou, levantou-se e foi recebê-los. Prostrou-se, rosto em terra,

3.      Levítico 19:34 – O estrangeiro residente que viver com vocês será tratado como o natural da terra. Amem-no como a si mesmos, pois vocês foram estrangeiros no Egito. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês.

4.      Deuteronômio 10:18 – Ele defende a causa do órfão e da viúva e ama o estrangeiro, dando-lhe alimento e roupa.

5.      Juízes 13:15 – Manoá disse ao Anjo do Senhor: “Gostaríamos que ficasses conosco; queremos oferecer-te um cabrito”.

6.      1 Reis 17:10 – E ele foi. Quando chegou à porta da cidade, encontrou uma viúva que estava colhendo gravetos. Ele a chamou e perguntou: “Pode me trazer um pouco d’água numa jarra para eu beber? ”

7.      2 Reis 4:8 – Certo dia, Eliseu foi a Suném, onde uma mulher rica insistiu que ele fosse tomar uma refeição em sua casa. Depois disso, sempre que passava por ali, ele parava para uma refeição.

 3- A Honra ao Matrimônio (Hb.13.4)

1.      O casamento é honroso em todos – O objetivo aqui é afirmar que “honra” deve ser mostrada na relação matrimonial.

2.      Não deve ser subestimado pela pretensão da pureza superior de um estado de celibato, como se o casamento fosse impróprio para qualquer classe de pessoas ou qualquer condição de vida; e não deve ser desonrado por qualquer violação do contrato de casamento.

3.       O curso das coisas mostrou que havia abundante razão para o apóstolo afirmar com ênfase que “o casamento era uma condição honrosa da vida”.

4.       Houve um esforço constante para mostrar que o celibato era um estado mais sagrado.

5.      Que havia algo no casamento que o tornava “desonroso” para aqueles que estão no ministério e para aqueles de ambos os sexos que seriam eminentemente puros.

6.      Esse sentimento foi a causa de mais abominação no mundo do que qualquer outra opinião que afirma ter uma sanção religiosa.

7.      É um dos apoios sobre os quais repousa o sistema papal e tem sido um dos principais defensores de todas as corrupções em mosteiros e conventos.

8.      O apóstolo afirma, sem nenhuma restrição ou qualificação, que o casamento é honroso em todos.

9.      E isso prova que é lícito que os ministros da religião se casem e que toda a doutrina da pureza superior de um estado de celibato é falsa.

10.    Veja este assunto examinado nas notas de 1 Coríntios 6: 9 . Os pecados aqui mencionados prevaleceram em toda parte, e, portanto, havia mais propriedade das injunções frequentes e solenes para evitá-las que encontramos nas Escrituras.

 II DEVERES ESPIRITUAIS  DA IGREJA

1-Lembrar dos Pastores (Hb.13.7.17)

1.      Hebreus 13:7 e 17 "Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver. Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil."

2.      Tem pessoas que vão perder a salvação porque não obedecem a essa Palavra, porque entendem que as coisas não são desse jeito.

3.      Mas a Palavra de Deus é bem clara, obediência gera a Benção, a desobediência gera a Morte.

4.      Então não são dois pesos e duas medidas, o nosso Deus é justo, então quando a Palavra de Deus nos diz para lembrar nos  dos nossos Pastores.

5.      Deus coloca sobre a vida do pastor uma responsabilidade muito grande sobre a vida espiritual e pessoal de cada um de seus filhos.

6.      Porque Deus vai cobrar o pastor se alguma ovelha se perder, e vai cobrar da ovelha o motivo da desobediência.

7.      Então amados, se quisermos ter uma vida abençoada e prospera temos que ser obedientes a Palavra de Deus.

8.      Não nos esquecendo de que Deus levantou homens e mulheres para cuidar de você, de orar por você.

9.      Também se preocupar com você, nunca se esqueça disso, lembrar dos pastores é respeitar a Deus e ser obediente a Palavra de Deus.

 

2- Obedecer aos Pastores (Hb.13.17)

1.      Obedeça aos que têm domínio sobre você – Hebreus 13: 7 . A referência aqui é a seus professores religiosos, e não a governantes civis.

2.       Deviam mostrar-lhes o devido respeito e submeter-se à sua autoridade na igreja, na medida em que fosse administrada de acordo com os preceitos do Salvador.

3.      A obrigação de obedecer, obviamente, não se estende a algo que esteja errado em si mesmo ou que seja uma violação da consciência.

4.      A doutrina é que a subordinação é necessária ao bem-estar da igreja.

5.      Deve haver uma disposição para render toda a devida obediência àqueles que são colocados sobre nós no Senhor; compare notas sobre 1 Tessalonicenses 5: 12-13 .

6.      Crisóstomo diz que ele nunca leu essas palavras do apóstolo sem tremer, embora muitas vezes pregasse várias vezes ao dia.

7.      Quão vigilante, então, deve ser todo pastor, quão cuidadoso com todas as almas comprometidas com sua carga; para que eles possam fazer isso – que possam cuidar de você; com alegria e não com tristeza.

 

3-Orar pelos Pastores (Hb.13.18)

1.      O escritor de Hebreus reconhece a necessidade da oração.

2.      Os lideres cristãos são especialmente vulneráveis à critica  dos outros, ao orgulho( se têm sucesso), à depressão (se falharem) e aos constantes esforços de Satanás para destruir a obra que realizam para Deus.

3.      Eles precisam desesperadamente das nossas orações!

4.      Por quem você deve orar regularmente?

5.      Tem orado pelo lideres de sua igreja?

6.      Hebreus 13: 18-19 . Ore por nós – Por nossa liberdade e sucesso em pregar o evangelho  e nossa libertação dos inimigos da fé.

7.      Embora nossos inimigos possam significar insinuar o contrário, e embora a doutrina inculcada nesta epístola possa não ser agradável para alguns de vocês.

8.      Confiamos que temos uma boa consciência – agimos e continuamos a agir conscientemente diante de Deus, seu povo e todos os homens, e executamos nossa confiança fielmente, declarando todo o conselho de Deus.

9.      Disposto –  desejando e resolvendo; em todas as coisas .

10.    Pode significar, tanto entre os irmãos da igreja(judeus) quanto entre os não membros da igreja (gentios) VIVER HONESTAMENTE .

 

III  JESUS CRISTO É O MESMO

1-Jesus é o mesmo (Hb.13.8)

1.      Jesus Cristo é o mesmo ontem … – Como isso está em nossa tradução comum, transmite uma ideia que não está no original.

2.      Parece significar que Jesus Cristo, o Salvador imutável, foi o fim ou o objetivo da conduta dos referidos, ou que eles viveram para imitá-lo e glorificá-lo.

3.       Mas este não é, de modo algum, o significado no original.

4.      Ali está como uma proposição absoluta, que “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente”, isto é, que ele é imutável.

5.      O argumento aqui, portanto, de perseverança é fundamentado na “imutabilidade” do Redentor.

6.      A única maneira pela qual podemos perseverar na fé correta é nos apegar ao fundamento, e não no menor grau para nos afastar dele.

7.      Pois quem não se apega a Cristo não conhece nada além de mera vaidade.

8.      Embora possa compreender o céu e a terra, pois em Cristo estão incluídos todos os tesouros da sabedoria celestial.

9.      Esta então é uma passagem notável, da qual aprendemos que não há outra maneira de ser verdadeiramente sábio do que fixar todos os nossos pensamentos somente em Cristo.

 

 

2-O Grande Pastor das Ovelhas( Hb.13.20)

1.      Somos alcançados por Deus por meio de seu Filho, o GRANDE PASTOR DAS OVELHAS.

2.      Este título indica a inteireza do ser de Jesus, lembremos que as ovelhas são animais naturalmente inseguros, frágeis e submissos.

3.       Elas vivem em rebanhos e geralmente seguem um líder, geralmente um carneiro.

4.      As ovelhas domésticas dependem dos seres humanos para sua proteção.

5.       Elas são muito tímidas.

6.      Ora, o Deus da paz, que tornou a trazer dentre os mortos a Jesus, nosso Senhor, o grande Pastor das ovelhas, pelo sangue da eterna aliança, vos aperfeiçoe em todo o bem, para cumprirdes a sua vontade, operando em vós o que é agradável diante dele, por Jesus Cristo, a quem seja a glória para todo o sempre. Amém! (Hebreus 13.20-21)

 3-A Ele seja a Gloria para Sempre (Hb.13.21)

1.      Por meio de Jesus Cristo – A ideia é que Deus não converte e santifica diretamente o coração, e por sua ação imediata, mas é através do evangelho de Cristo, e todas as boas influências na alma devem ser esperadas através do Salvador.

2.      Para quem seja glória para todo o sempre – isto é, para Cristo; pois assim a conexão evidentemente exige.

3.      Não é incomum o apóstolo Paulo introduzir doxologias dessa maneira no meio de uma carta; veja as notas, Romanos 9: 5 .

4.      Era comum entre os judeus, como é agora nos escritos e conversas dos muçulmanos, quando o nome de Deus foi mencionado para acompanhá-lo com uma expressão de louvor.

Pr. Capl. Carlos Borges (CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário