quarta-feira, 20 de julho de 2016

O REINO DE DEUS ATRAVÉS DA IGREJA - Primeira parte

                                                               Lc 17.20,21 ; Mt 18.1-5 ;Mc 10.42-45
Introdução:Pela graça Divina, tornamo-nos parte da sua Igreja, que é o seu corpo mistico, e como tal devemos nos apresentar diante do mundo(sistema mundano), como verdadeiros representantes do Reino Celestial. Isto implica  que devemos viver,divulgar com zelo e amor os valores  do Reino de Deus, no mundo em que vivemos. Se vivemos neste mundo sem fazer  distinção entre cidadãos do céu e mundanos(que vivem conforme o sistema mundano), estamos na contra mão do ensino da Palavra de Deus.

O REINO DE DEUS  E A IGREJA
1-Igreja, Representante do Reino
  • Deus é o eterno soberano de todas as coisas.
  • Como Rei, Ele constitui seus súditos e embaixadores
  • Os quais têm o dever de representar o seu Reino onde forem ou onde estiverem
  • Israel foi constituído por Deus para representá-lo diante das nações.
  • Com a falha de Israel, Deus constituiu a igreja(porque os gentios também falharam).
  • Porque a Igreja está constituída de judeus e gentios.
2-A Igreja comissionada por Cristo
  • Para a grande comissão, Jesus escolheu um grupo de pessoas, com a finalidade de proclamar o seu Evangelho a toda criatura.
  • No Evangelho de Mateus 16.18; 18.17, temos a formação do grupo(os apóstolos), que iria constituir a igreja(ekklésia (gr)- chamados para fora).
  • No pentecoste a igreja cresceu, multiplicou-se e continua em expansão até a vinda de Jesus.
  • No Reino de Deus, não pode haver acepção de pessoas, o reino é composto de todo o tipo de classe social(homens,mulheres e crianças).
3-A Igreja na Sociedade
  • Para muitos Jesus é apontado como o fundador de religião.
  • Agora cabe a igreja apresentá-lo como o único Salvador do Mundo.
  • Para isso a igreja deve testemunhar que seus membros são de fato salvos(cidadãos do céu).
  • Como podemos apresentá-lo como verdadeiro Deus e verdadeiro homem?
  • A igreja precisa  provar que é a expansão do Reino de Deus, visível aqui na terra. 
  • Qual a consciência que temos de que Jesus é, fez e representa?
II O REINO DE DEUS PRESENTE NA IGREJA
1- Na pregação cristocêntrica
  • Na verdadeira igreja de Cristo, a característica de suas  pregações deve ser sempre cristocêntrica(Isto é Cristo deve ser o centro de tudo).
  • Temos o exemplo do apóstolo Pedro, que pregou no dia de Pentecoste(At.2.36) o Cristo crucificado.
  • O apóstolo Paulo também fez ênfase ao Cristo crucificado(1 Co 2.2)
  • Essa experiência na igreja nos seus primórdios dias de vida, fez  com que a mesma crescesse em quantidade e qualidade no poder do Espírito Santo.
  • Com isso aprendemos que Jesus, jamais deverá ser substituído por outro qualquer movimento, nos cultos e nas pregações na sua igreja.
  • É importante  e fundamental que Ele seja  considerado o fundamento maior de todas as coisas.
  • Devemos pregá-lo com absoluta  fidelidade, visando que as Boas Novas cheguem a toda humanidade.
2- Na comunhão
  • Devemos entender o que significa comunhão, não devemos  confundir com comunismo que não é a mesma coisa(comum+egoísmo).
  • Comunhão é fazer as coisas em comum(junto), compartilhamento(dividir= sentimento,pensamentos, ideias etc).
  • Na igreja primitiva, essa era a marca dos cristãos daquela é´poca, com isso a igreja caia no agrado do povo.
  • A comunhão é uma característica dos cidadãos do Reino de Deus, e Deus  deu-nos o exemplo, quando fez o universo, as palavras de Deus são enfáticas " façamos o homem"
  • Se não houver comunhão no meio do povo de Deus, como as pessoas poderão  acreditar no Evangelho de transformação, pois a comunhão é impulsionada pelo amor  de uns com os outros(Jo 13.35).
Pr. Carlos Borges(CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário