sábado, 9 de fevereiro de 2013

A SOBERANIA DE DEUS E OLIVRE ARBÍTRIO



A Soberania de Deus e o Livre-Arbítrio Humano

Introdução: Nesta lição estudaremos a luz da Palavra de Deus, a relação entre a Soberania Divina, o Livre-Arbítrio do Homem e a Salva ação em Cristo.

I - A ONIPOTÊNCIA DE DEUS
1-Deus é Onipotente
O verdadeiro poder pertence ao Altíssimo. Ele é o criador e, pela sua força, todas as coisas  preservadas. Deus é o Senhor, Todo- Poderoso, que sustenta sua criação através das leis por Ele estabelecidas

2-A Onipotência e a vontade de Deus
Deus só fará  de fato o que está de acordo com sua vontade. Deus pode pode fazer tudo o que quer,mas não quer fazer tudo o que pode.O amor de Deus não anula sua Justiça nem a sua Justiça anula seu amor.

II – A SOBERANIA DE DEUS E O LIVRE-ARBÍTRIO HUMANO

Deus, ao criar o homem, deu-lhe o livre-arbítrio, que é a faculdade mediante a qual o homem é dotado d poder para agir sem coação externa e de acordo com a sua própria vontade ou escolha.

1-Vontade Permissiva e livre-arbítrio
O homem é a imagem moral de Deus, que á a capacidade de fazer suas próprias escolhas, inclusive àquelas que não estão de acordo com a vontade de Deus, é neste caso que entra a vontade permissiva de Deus, que permite tal situação, para levar o homem a aprender com seus erros, e aceitar a vontade diretiva de Deus em sua vida.

2 – Vontades diretiva e predestinação    
A vontade diretiva de Deus opera em conformidade com sua SABEDORIA e SOBERANIA.
É aqui que entra a ELEIÇÃO.
Desde a fundação do mundo o homem foi escolhido por Deus para a SALVAÇÃO(II Ts  2.13).
Os frutos de piedade na vida  são uma prova da eleição divina, conforme  lemos em  I Ts 1.3-4. Além disso, a eleição visa  indivíduos, e não nações, como se isso significasse que certas nações receberiam a oportunidade de ouvir o Evangelho, aopasso que outras  não teriam  esse  privilégio, embora isso  também expresse uma verdade( Rm. 9.11-16).

III - PREDESTINAÇÃO E LIVRE ARBÍTRIO
A  Escritura Sagrada, tanto no Novo como no Antigo Testamento, ocasionalmente, apresentam uma forma teísta de determinismo ou predestinação, em que  o Ser de Deus, a mente divina, determina os acontecimentos previamente. Tais acontecimentos podem ser: físicos,celestiais, cosmológicos, humanos, em  suma, todas as coisas que existem na criação de Deus,é determinada por vontade  Dele. 
O homem é pintado como uma criatura totalmente depravada ( Ver 3º cap. de Romanos) e portanto somente a graça divina é que pode salva-lo.
A salvação do homem, pois, se alicerça sobre a VONTADE e a GRAÇA divina, e não sobre esforços humanos.

2-A obra redentora e a presciência de Deus
O que  é presciência? – É um atributo de Deus de prevê o futuro, e está ligado a sua ONICIENCIA, logo Deus é o conhecedor do PASSADO, PRESENTE E FUTURO.
A presciência de Deus, prévio um Salvador para o homem caído, pois o livre-arbítrio do homem não pode mudar a VONTADE DIRETIVA de Deus. Logo concluímos que a vontade PERMISSIVA de Deus, tem por objetivo, permitir que o homem aprenda com seus próprios erros, e se volte para Deus, se redimindo do seu erro( pecado) e se submeta a VONTADE DIRETIVA, aceitando seus de signos para seu próprio bem, inclusive a  salvação.


IV- OBSERVAÇÕES DOUTRINARIAS

1 segurança salvífica
O crente só pode assegurar sua salvação enquanto ele estiver em Cristo( nossa arca)

Não há segurança espiritual para quem vive em pecado, pois a obra redentora de Cristo não foi para guardar o crente no pecado, mas para guardá-lo do pecado.

O crente deve obedecer a Deus,não para ser salvo e se manter salvo, mas como uma expressão da sua salvação, do seu amor e da sua gratidão a Deus pelo sacrifício de seu filho amado.

O crente tem de fazer a obra de Deus, não para ser salvo, mas porque já é salvo.    

Que Deus abenções a tua vida eque o Santo Espírito te orienta  na tua jornada.

Ev. Carlos Borges(CABB) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário