quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

SINAIS DA VOLTA DE JESUS PARTE 3


uma centena de partículas menores e subpartículas, como os quarks e os glúons. A grande vitória da física atômica foi, em 1939, a descoberta de que os átomos podiam ser quebrados e recriados artificialmente (fissão e fusão). Isso levou ao desencadeamento da energia contida nos átomos, e à coisas boas e ruins, como as bombas atômicas e a energia atômica para fins pacíficos.
4) A célula: os naturalistas descobriram, através do uso de um novo instrumento, o microscópio, que os organismos eram constituídos por unidades muito pequenas, denominadas células. Bactérias, protozoários e alguns tipos de algas são unicelulares, mas a complexidade da vida aumentou muito com o surgimento dos seres pluricelulares. Seu funcionamento pode ser explicado como uma cooperação integrada entre grupos de células especializadas em determinados tipos de funções, como suporte, nutrição, respiração, comando, etc. A teoria celular deu origem também à medicina científica, ao levar-nos a entender que as doenças surgem em decorrência do malfuncionamento ou morte de grupos dessas células, e abriu as portas para o diagnóstico e a terapia modernos.
5) Teoria da evolução: Até a publicação do pioneiro estudo do naturalista inglês Charles Darwin no século XIX, existiam muitas teorias que procuravam explicar, de forma insatisfatória, a diversidade das espécies vivas no planeta e o fato evidente de que algumas descendiam de outras. Darwin propôs, brilhantemente, o mecanismo para a evolução, através da teoria da seleção natural, ou da adaptação seletiva, pela qual pequenas mudanças nos organismos vivos afetam sua sobrevivência em relação a mudanças ambientais, e que os mais aptos conseguem se reproduzir em maior quantidade. Constitui, até hoje, o embasamento que tudo explica, na biologia.
6) Teoria da relatividade: descoberta no começo do século pelo físico alemão, Albert Einstein, alterou de forma profunda e radical nossa percepção acerca do Universo, da matéria, da energia e do tempo. Abalou e alterou a física newtoniana, predominante por mais de 200 anos, e abriu campos inteiros novos da física, principalmente nos fenômenos de larga escala e enorme velocidade, como a astrofísica e a cosmologia. Não é à toa que Einstein foi eleito a personalidade do século pela revista Time.
7) Física quântica: proposta inicialmente por outro gênio, compatriota e contemporâneo de Einstein, o físico Max Planck, foi outro grande terremoto científico, ao reformular profundamente nossa concepção sobre o micromundo, o ambiente dentro dos átomos, das distâncias e das forças abismalmente pequenas. A essência da teoria é que a energia oriunda das interações atômicas não é emitida em forma contínua, mas sim em "pacotinhos" (quanta) de intensidade fixa. Um dos grandes desafios da ciência é unificar esses dois mundos, o dos fenômenos quânticos e o dos fenômenos relativísticos.
8) Placas tectônicas: descobertas pelo geocientista alemão Wegener, no século XIX, essa teoria foi ignorada e até ridicularizada por muito tempo, até se comprovar verdadeira. Segundo ela, a crosta terrestre é formada de placas enormes, que se movimentam lentamente, e que alteram a posição e a conformação dos continentes ao longo dos milênios. As colisões e atritos entre as placas explicam os terremotos e os vulcões, e incontáveis outros fenômenos físicos, como o próprio clima, a distribuição e evolução das espécies vivas.
9) Big-Bang: qual é a origem do Universo? Muitas evidências indicam que toda a matéria e a energia nele existentes, e o próprio espaço e tempo, se originaram há uns 20 bilhões de anos, a partir de um único ponto, chamado singularidade, que "explodiu" e ainda está se expandindo. A expressão foi cunhada por um físico russo-americano, George Gamow. Continua sendo uma teoria, pois suas evidências são indiretas; seria impossível observá-lo. Mas o Big-Bang mudou tudo na maneira de encararmos a criação, inclusive do ponto de vista filosófico.
10) Código genético: a descoberta da estrutura e da função do DNA e do RNA na codificação genética e nos mecanismos da herança e das funções celulares é um dos mais espetaculares avanços científicos de todos os tempos, tendo revolucionado profundamente a biologia e a medicina. O feito é devido a dois cientistas ingleses na década dos 50s, Crick e Watson (que ainda estão vivos). Abriu o caminho para uma nova era da humanidade, através da engenharia genética, a terapia gênica, a síntese de novas formas de vida, e assim por diante. É o ser humano brincando de Deus.
 
4.2) As Grandes Invenções da Tecnologia

1) - Imprensa  = alemão Johannes Gutenberg, em 1462. (Biblia, o primeiro livro impresso)
2) - Energia elétrica =  americano Thomas Alva Edison, em 1879
3) -  Transistor = três físicos e engenheiros americanos, da Bell Laboratories (tornou possível equipamentos cada vez menores e com menor consumo de energia)
4) - Computador digital: (Soma de invenções e melhorias) O computador é o "motor" das economias pós-industriais, ou da chamada "sociedade da informação", ou "economia baseada no conhecimento".
5) Motor a vapor =  escocês James Watts, em 1765 – Deu origem a várias máquinas e causou a Revolução Industrial, que por sua vez, transformou radicamente a economia e a sociedade, em pouco mais de um século.
6) Motor a explosão: alemão Rudolf Diesel em 1892 - Substituiu de maneira muito mais compacta, eficiente e barata o motor a vapor, e levou ao desenvolvimento das indústrias automobilística e aeronáutica, e que, por sua vez, constituem o maior "motor" das economias da era industrial.
7) Telégrafo: americano Samuel Morse, em 1837 - A possibilidade de enviar notícias e mensagens quase que instantâneamente entre dois pontos quaisquer do mundo mudou praticamente tudo na humanidade: os jornais, a guerra, os relacionamentos sociais, o comércio e a indústria, a velocidade de propagação das novidades e modas, e muito mais. Também não teria existido sem a eletricidade. Foi a Internet da era vitoriana!
8) Telefone: Inventada simultaneamente por várias pessoas, a telefonia deve sua existência ao americano Alexander Graham Bell, em 1876, que, como Edison, iniciou praticamente sozinho um dos maiores setores econômicos da era industrial.
9) Rádio: italiano Guglielmo Marconi, em 1896 - substituiu o telégrafo, e transformar-se também na maior indústria de entretenimento e informação da primeira metade do século, pelo menos aparecer até outra grande invenção, a 

                                        
                                                                                                         Fim Parte 3
EV. Carlos Borges(CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário